A oferta seria por fora da escolha, ainda indefinida, feita para reequipar a FAB; diferencial seria a fabricação total no Brasil
Uma delegação de ministros e técnicos da Rússia desembarcou nessa segunda-feira, 14, no Brasil para negociar o contrato de compra pelo Exército dos sistemas de defesa antiaérea Pantsir S1 e Igla 9K38, de porte individual, negócio avaliado em mais de US$ 1 bilhão. De quebra, o grupo quer apresentar uma proposta para a venda de 36 caças supersônicos Sukhoi-35, os mais avançados do arsenal russo.
A oferta seria feita por fora da escolha F-X2, aberta em 2006 pelo Ministério da Defesa para reequipar a Força Aérea Brasileira (FAB) e ainda sem definição de escolha. As empresas finalistas no processo são três – uma dos Estados Unidos, uma da França e outra da Suécia.
A ofensiva russa terá um diferencial em relação aos concorrentes: ela inclui a possibilidade de fabricação inteiramente no território nacional, em sistema de coprodução, primeiro os Su-35 e depois a futura geração de caças furtivos, os PAK FA/T-50, quinta geração de aviões militares da companhia Sukhoi. O problema é que a inclusão dos russos no procedimento só seria possível com o cancelamento da F-X2 e a abertura de uma F-X3, acarretando enorme desgaste diplomático e de credibilidade para o País.
A informação foi obtida pelo Estado de uma fonte diplomática brasileira envolvida nas negociações, reveladas também por reportagens da agência de notícias Ria-Novosti e pelo jornal Kommersant, ambos da Rússia.
Até aqui, a escolha F-X2 era disputada por três concorrentes: Rafale, da francesa Dassault, F-18 Super Hornet, da americana Boeing, e Gripen NG, da sueca Saab.
Decisão demorada
Em 2008, o Ministério da Defesa afastou três outros concorrentes: F-16 Falcon, da americana Lockheed-Martin, o Eurofighter Typhoon, do consórcio Eurofighter, e o Su-35 Super Flanker, da russa Sukhoi.
Com a demora na decisão brasileira, os russos voltaram à ofensiva e decidiram oferecer o caça ao Brasil em novas condições. A delegação, comandada pelo ministro da Defesa, Sergei Choigou, e por seu adjunto, Anatoli Antonov, chegou ontem a Brasília e permanece até o dia 17 na América Latina, passando também pelo Peru, que está comprando de Moscou tanques pesados, blindados e helicópteros.
Enquanto estiver no País, a delegação russa terá encontros com o ministro da Defesa, Celso Amorim, e com o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Carlos de Nardi. O grupo quer também um encontro direto com a presidente Dilma Rousseff.
A oferta russa inclui a venda dos Su-35 Brasil e a criação de uma joint venture russo-brasileira, para a construção em território nacional da nova geração de caças Sukhoi, o T-50. O projeto já é alvo de uma parceria com a Índia.
De acordo com a agência de notícias russa Ria-Novosti, um membro da delegação destacou que “quando das negociações no Brasil, nós estaremos prontos a oferecer não só a compra dos modernos Su-35, construídos pela Sukhoi, mas também a construção em conjunto dos caças ultrassofisticados T-50”.
FONTE: Estadão
O Br poderia manter sua moral e ainda se dar bem ao re-incluir o SU-45 na licitação e o fazer ganhar pois nunca o excluiu: foram os russos que o retiraram. De praxe faz o acordo por fora de cooperação com os russos para construir o T-50. Mata dois passaros numa única pedrada. A grande vantagem: dois aviões e duas tecnologias de uma só vez a ser construida por aqui. Super-equipa a Embraer pra um futuro e isolado projeto de caça. E ainda poderá dar suporte a manutenção desses caças russos comprados por outros países latinoamericanos. Ou seja, 3 passaros de uma pedrada. Sobre a manutenção barata ou cara dos aviões russos: seus maiores clientes são os países arabes: alguém ouviu alguma vez reclamação deles sobre manutenção ou custo? Nunca. Pelo contrário, sao muito mais baratos que de americanos e europeus. E sobre tecnologia: todo mundo sabe que os armamentos mais resistentes que existem são os russos: de tanques a rifles (o recordista AK-47), que tanto é que ate os americanos viraram seus clientes com os foguetes russos (e estação espacial muito mais russa que euro-americana) desde o fracasso dos onibus espaciais. Pode não serem os melhores na eletrônica, mas em mecânica e resistência são imbatíveis. Para o BR só isso vale como almejar ser alguém de 1o mundo e depois ser o melhor do mundo, um passo por vez). Já é muito, demais pro nosso camiaonzinho. E sobre segurança e confiança: os piores que existem são os americanos, pois se queimaram no mundo ao venderem F-15 pros Xãs iraianos na década de 70 e na queda deles pelos aiatolás (seus inimigos), nunca mais nenhum F-15 saiu do chão. Como? ninguém sabe. Por radio-controle? Ou seja, além dos americanos ão repassarem sua tecnologia, ainda controlam seus caças vendidos a outros países. Imaginem o vexame do Br tendo que vigiar as futuras bases americanas na fronteira paraguaia com o Br: nunca conseguirá com caças americanos.
” De acordo com o segundo figurino, seria comprado um caça de quinta geração, em negociação que contemplasse a transferência integral de tecnologia, inclusive as tecnologias de projeto e de fabricação do avião e dos “códigos-fonte”. A compra seria feita na escala minima necessária para facultar a transferência integral dessas tecnologias.
Uma empresa brasileira começa a produzir, sob orientação do Estado brasileiro, um sucedâneo àquele avião comprado, autorizado por negociações antecedentes com o país e a empresa vendedores.A solução em foco dar-se-ia por sequenciamento e não por simultaneidade”. -(Estratégia Nacional de Defesa-Ministério da Defesa-Governo Federal- 2008-pagina 31)
Espero realmente que minhas palavras sejam entendidas como uma tentativa de colaborar com o debate e não como uma agressão gratuita.
Dinheiro não é tudo…. O AMX pode ter custado mais caro do que se comprassemos caças “de prateleira”, mas, quanto a Embraer e o Brasil ganharam com a tecnologia dessa aeronave!!!! Graças ao AMX é que a Embraer tem a capacidade hoje de produzir toda uma excelente família de jatos regionais e executivos, de sucesso em todo o mundo.
Portanto, quem falou que produzir o novo Gripen com os suecos seria ruim está muito enganado, pois seria a oportunidade de aprendermos a fabricar um supersônico, coisa que o Brasil ainda não faz. E isso não tem preço! Ainda acho que o melhor para o País seria escolhermos o Gripen vencedor do FX-2……
Meu caro Antonio, também ainda sou simpático à opção pelo Gripen NG and Sea e a parceria de desenvolvimento com a SAAB… Mas, confesso, que não ficaria nada triste com uma decisão paralela de aquisição de, no mínimo, umas 2 dúzias de Sukhois 35S (e/ou 34 FN)… E, essa conversa de que não teríamos recursos e/ou capacidade técnico-operacional para operar ambos é pura “estória pra boi dormir”… E, só como exemplo, aponto os todos os valores que foram pagos indevidamente à funcionários do Senado e da Câmara Federal que, se forem devolvidos aos cofres públicos por decisão da “Justiça”, já dariam para fechar a compra do FX2 à vista… Enfim, todos sabemos que tudo depende de falta de vergonha na cara e pura vontade da nossa degenerada classe política e de seus abutres de estimação… E, tenho dito!… 🙁
Bom prezados, não irei usar este espaço para replicar. Já falei o que havia para ser dito.
De qualquer maneira, as propostas do FX2 já foram renovadas.
Sds.
Acho que já deu.
Sobre as propostas terem sido renovadas, me perdoe, mas a fonte carece de confiabilidade. Quando o MD se pronunciar oficialmente, ai sim, teremos a posição oficial.
Até lá, caro amigo, são “fuentes e mais fuentes”
Podem até ser “quentes”, mas o DAN, em se tratando de F-X2, prefere a posição do MD.
Um bom dia!
Ainda bem que não vai perder tempo (e gastar o nosso ao ler) em repetir argumentos sofríveis como estes:
“Falando sério senhores: confiar num caça russo como o Su-35 para a FAB seria um DESASTRE de proporções tão épicas que a Força Aérea Brasileira como força de combate EFETIVA e COMPLETA deixaria de existir.”
Efetiva e completa, infelizmente, a Força não o é, e acho que nem nunca foi…nem com equipamento francês, americano ou inglês na nossa aviação de combate nas últimas décadas.
“Teríamos que pedir benção aos amiguxos russos a cada vez que tivéssemos que abrir um painel, ou tirar um motor pra fazer manutenção de primeiro escalão.”
Mas isso já é quase de praxe HOJE, a não ser com sistemas mais antigos como os que atualmente existem. Por falar nisso, existe algo mais “artesanal’ do que o nosso centro de manutenção aeronáutica militar o PAMA ?
E a famosa retórica sobre as medidas das chaves… Por favor pare de usar esse argumento que só pega mal, pesquise sobre o sistema métrico decimal de padrão mundial, e o sistema de medidas inglês e depois pergunte sobre bitolas e roscas para alguém que já fez manutenção em um veículo ou máquina americana ou inglesa, principalmente fabricados até a década de 80 (justamente a mesma época dos F-5, por exemplo), é o inverso do que pode parecer, as medidas que hoje se deve estar usando é que estão fora do padrão, principalmente devido à idade dos equipamentos.
Nem vou me alongar mais e só para esclarecer: eu não sou defensor nem de russos, estadunidenses, europeus ou de qualquer origem geográfica (ou ideológica…) é que este post tem muito argumento fraco e errado para deixar passar.
Abs.
Sinceramente, não sei o que é mais absurdo: se comprar “de prateleira” Su-35 para equipar a FAB, atropelando o FX2 e jogando o que resta da credibilidade do país na lata do lixo, ou se entrar no projeto do Su-50, que enfrenta problemas ainda maiores que os do Gripen NG e do F-35 JUNTOS.
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A credibilidade, SE estivesse em jogo, deve sempre ser posta de lado diante dos interesses da nação, do Brasil.
É assim que as grandes potências agem, elas dão completa preferência para aquilo que lhes é mais importante e absolutamente nenhuma importância os interesses e pudores alheios.
Basta ver os EUA, que sistematicamente atacam países ao regaço da ONU e de toda a lei internacional. Isso sem citar a espionagem global, confirmada e afirmada por eles, de interesses puramente políticos e comerciais.
A oferta russa absolutamente não é “de prateleira”, nenhuma delas!
Ambas oferecem a fabricação local dos aviões, integral do SU-35S, de longe o melhor caça de 4ºG do mundo atualmente; e total ou parcial no caso do T-50.
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Falando sério senhores: confiar num caça russo como o Su-35 para a FAB seria um DESASTRE de proporções tão épicas que a Força Aérea Brasileira como força de combate EFETIVA e COMPLETA deixaria de existir.
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A FAB hoje não é nem completa, nem efetiva, nunca o foi no sentido da palavra.
Somente agora em 2013 temos imagens de aviões brasileiros lançando armas que nos dias atuais são consideradas corriqueiras, como bombas guiadas a laser. A Força nunca lançou um míssil anti navio sequer, coisa que a Argentina fez em 1982.
Portanto, falta à FAB uma estrada longa para se tornar realmente efetiva e completa.
Na verdade, a produção local do SU-35S daria à FAB um poder que ela jamais imaginou em termos de combate aéreo, alcance estratégico e capacidade de ataque naval. Nenhum lugar da América do Sul estaria imune aos nosso aviões, qualquer navio que se aventurasse pelo Atlântico Sul poderia ser alcançado por nossos caças, nenhum avião estando mesmo a 2 mil Kms das nossas fronteiras estaria seguro.
Teríamos de imediato o acesso a mísseis BVR e WVR no estado da arte e dos melhores do mundo, mísseis de cruzeiro e anti navio supersônicos, além de podermos integrar ao avião QUALQUER arma nacional, atual e futura.
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Teríamos que pedir benção aos amiguxos russos a cada vez que tivéssemos que abrir um painel, ou tirar um motor pra fazer manutenção de primeiro escalão. Ficar mandando motores para a Rússia a cada falhada que eles dessem.
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Se o avião vai ser integralmente feito aqui, não existe a menor chance de termos qualquer dependência logística da Rússia como temos dos EUA e seus equipamentos , por exemplo, dos quais não fabricamos sequer um rebite, e de quem precisamos autorização para manutenir mesmo os comuns motores GE LM-2500 dos nossos navios, apenas porque eles trocam de presidente.
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E ai de nós se os russos resolverem embargar peças como costumam embargar nossa carne suína e bovina: caças “na chom”.
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Se formos decidir nosso futuro estratégico na base de embargos a produtos comerciais, os EUA JAMAIS deveriam sequer passar perto de uma compra aqui. Eles acabam de defecar em cima de um acordo feito na OMC sobre algodão, ou seja, desrespeitaram e rasgaram um acordo feito num órgão internacional ligado a ONU. E se a ONU não vale nada prá eles, que dirá um país que se arrastava aos seus pés feito um capacho já fazem 60 anos!
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Sem falar na beleza de processo de produção deles, que não consegue padronizar nem um parafuso, dado que eles ainda estão na idade da pedra no que toca a gerenciamento de qualidade.
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A Rússia vendeu mais caças que todos os países ocidentais ano passado. Talvez juntos.
O controle de qualidade deve ser excelente, qualquer administrador gostaria de vender produtos “ruins” assim.
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Sem falar na troca de todo o ferramental ocidental de manutenção pelo completamente diferente e terrível ferramental russo, com o treinamento respectivo de equipes de manutenção em vários escalões, etc. Sem falar que o PAMA-SP teria que praticamente ser jogado no lixo ou doado a algum bolivariano, para ser adquirido outro, de procedência russa.
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O ferramental russo na verdade é no padrão brasileiro, o metro. O comércio de qualquer cidade média brasileira tem ferramenta suficiente, e todas as necessárias.
Se o PAMA consegue manutenir velharias dos anos 50, tendo se transformado num centro de restauração de peças de museu e relíquias históricas como o F-5; com absoluta certeza vai conseguir manter caças simples e fáceis de manter como os russos, que não precisam de ferramentas especias.
Está na hora de aprenderem a manter caças nos estado da arte, chega de reciclar lixo!
Seria excelente a FAB receber os SU-35S fabricados aqui e jogar no lixo, doar para algum museu ou alguma fundação histórica de aviação da primeira metade século passado, tudo relativo ao F-5 e outras lixeiras dos anos 50 que operamos como se fossem armas.
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Sem falar na troca total e absoluta de doutrina de emprego, jogando fora décadas de expertise em aeronaves ocidentais.
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Na verdade estaríamos nos livrando de uma doutrina dos anos 80 e entrando no século XXI com o melhor caça do mundo.
Doutrina não se confunde com vetores.
Se eu troco meu Gordini 1950 por um Audi 2014, eu não preciso voltar à auto escola e reaprender tudo, apenas ajusto minhas poucas habilidades (exigidas por um vetor obsoleto e extremamente limitado) ao meu novo vetor, muito mais capaz e que na verdade me proporcionará capacidades e aperfeiçoamentos espetaculares em doutrina e capacidades.
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Sem falar na integração de armamentos: nossas armas que estão sendo produzidas/projetadas tem todas padrões ocidentais de interface com o vetor, o que praticamente inviabiliza sua integração no vetor russo.
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TODAs as nossas armas poderão ser integradas sem problemas no SU-35S, esses aviões inclusive podem vir com barramento padrão OTAN/MIL STD 1553.
Os SU-30MKI indianos têm integrados na sua aviônica equipamentos israelenses, sul africanos e franceses.
Os caças russos já voam há muito tempo com eletrônica e armas ocidentais.
Ou seja, integrar nossas armas ao SU-35S será fácil na verdade.
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E aí? Iremos jogar fora o A-Darter? Iremos jogar fora as bombas que temos desenvolvido e toda a experiência que a duras penas temos conseguido acumular? Ou iremos fazer “gambiarras” utilizando adaptadores em nossos mísseis?
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Não, vamos pendurar oito toneladas delas em nossos caças, tudo integrado aqui, por brasileiros .
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Sem falar no principal: quem pagará a conta de tudo isso? O governo vai liberar os bilhões e bilhões que a FAB necessitaria para tudo isso?
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O governo teria que liberar esse dinheiro fosse qual fosse o ganhador do FX. NENHUM caça da bost-list tem integrados nossas armas.
Portanto, a despesa existirá de qualquer forma, e no caso do SU-35S seria menor, pois os caças sendo feitos aqui com transferência integral de tecnologia, nos permitiriam trabalhar com mais facilidade a integração de nossas armas.
A Boeing por exemplo prometeu que fará a integração, MAS POR ELES E SÓ ELES. Ou seja, teríamos que entregar todos os segredos de nossas armas.
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E o custo da hora-vôo de conhecidos beberrões como o os motores do Su-35? Será que uma força que mal tem combustível para manter F-5 voando conseguirá manter Su-35?
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O consumo específico dos motores russos é tão bom ou melhor que qualquer motor ocidental. E isso desde os tempos do SU-27. Hoje os motores russos são ainda mais econômicos, confiáveis e duráveis.
Obviamente que um caça maior consome mais, porém se a questão é economia, nós já temos o Super Tucano.
Entretanto, o que é economia?
O que é custo?
Um caça que não gere dissuasão suficiente por ser fraco, pequeno, obsoleto, dependente de licenças e embargos alheios; esse caça na verdade, mesmo que custasse um real por hora de voo é caríssimo.
Porque?
Porque ele não faria seu trabalho, que é EVITAR uma guerra através da dissuasão, e dissuasão só se consegue com o que há de melhor.
O caça baratinho que bebe pouquinho não terá condições de fazer aquilo para o que é feito, defender nosso país e evitar morte e destruição do nosso Brasil e seu povo.
Assim, ao perdermos uma parte do nosso território ou riquezas numa guerra não evitada pela dissuasão, além das inestimáveis vidas humanas, aquele caça que bebe pouquinho em tempos de paz mas foi incompetente a sua missão, nos terá custado algo incomensurável: Nossa soberania e o sangue de nossas crianças.
É por isso que as maiores potências militares da Terra não se armam com cacinhas baratinhos que bebem pouco. Se armam com o que precisam e que mande o recado inequívoco do “se vier vai lhe custar muito caro”.
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Por baixo, na minha modesta visão de leigo, calculo uns 10 anos pra essas aeronaves adquirirem a operacionalidade mínima que temos hoje com os Mirage-2000, e uns 20 (otimista) a 30 (realista) anos para adquirir operacionalidade total a nível do que fazemos com nossos F-5.
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A menos que sejamos mais incompetentes que países miseráveis da África, o que acredito absolutamente não ser o caso, a FAB honrará a competência seus homens e mulheres, operando este novo caça num tempo mínimo.
Precisamos parar de fazer paralelo com velharias e peças de museu e nos compararmos aos medíocres. A FAB precisa e merece o melhor, temos que dar aos nossos excelentes caçadores as ferramentas par que possam repelir qualquer ação contra o país.
Nosso pilotos têm que ir para o combate sabendo que seu inimigo estará tremendo de medo dele, mesmo que nosso guerreiro esteja só, num único avião.
Chega de nossos pilotos terem que inventar malabarismos para contornar a incapacidade de vetores ridículos.
Para homens e mulheres que defendem meu país com o risco da própria vida, eu só aceito o melhor.
CHEGA DE ESCÓRIA, CHEGA DE MULAMBICE!
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Dispomos desse tempo todo?
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Se dispusemos de vinte anos para NÃO decidir o FX, mais um ou dois para ter o SU-35S aqui é muito pouco!
E daqui a uns cinco anos já serão SU-35SBr.
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Quanto ao ingresso no tal PAK-FA “tipo NET” dos russos, é um programa ainda mais complicado, menos avançado, e mais incerto que o F-35 e o Gripen NG JUNTOS.
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Nada mais longe da verdade!
O Pak-FA segue dentro dos prazos e com encomenda firmes de no mínimo dois países, sendo operado pelo país fabricante.
No caso do Gripen-NG, SE e somente SE a Suíça comprar primeiro a Suécia vai reformar seus Gripen-C para NG, ou seja, nem novos serão na verdade.
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Se o Gripen NG já seria um AMX2 no mau sentido para o Brasil, imaginem o que seria esse caça russo. Imaginem a montanha de dinheiro que não drenaria da Força.
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Quem vive de passado é museu, as lições do passado servem para que não repetir os mesmos erros. Mas não se deve balizar o futuro focado na fracassomania nem na mendigaria ou mulambice eternas.
No caso do A-1, ainda que tenha custado “caro” (o que é altamente relativo), conseguimos com que a EMBRAER desse um salto qualitativo nos seus produtos.
E isso fabricando 30% do avião que na verdade não trazia nenhuma tecnologia de ponta, mesmo na época!
Hoje a EMBRAER poderia se beneficiar enormemente de um acordo estratégico com a Rússia, detentora de tecnologias aeronáuticas no estado da arte.
Além disso, muitos outros setores podem ganhar acesso à tecnologias de ponta num programa desses, basta ver o sucesso que é o spin-off do PROSUB.
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Honestamente, me admira que tenha gente séria (e não apenas os vermelhuxos esquerdopatas “sonháticos” de sempre) que realmente acredite que isso tudo seria possível.
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Graças a Deus nossa Marinha e Exército não leem essa cartilha ideológica partidária disfarçada de técnica!
A coragem e vontade fazer, de trabalhar pelo melhor para o PAÍS, permitiram à MB ter seu maior projeto estratégico, o PROSUB, consolidado e encaminhado. Assim como o EB e seu blindado sobre rodas e a nova Artilharia Anti Aérea, além de muitos outros projetos.
Quem quer trabalhar não tem tempo de ficar olhando as cartilhas macartistas dos anos 50, nem para tentar espalhar o medo do bicho papão.
O Brasil cresceu, amadureceu para além dos estigmas ideológicos, e com ele nossas Forças Armadas.
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E tem mais, quem avisa amigo é: se o Brasil fizesse isso, se o governo do PT realmente rasgasse o FX2 para adquirir uma aeronave russa, que se prepare, porque a vingança do “Ocidente” será maligna, como diria Bento Carneiro, o Vampiro Brasileiro.
A Embraer por exemplo pode dar adeus a qualquer cooperação com americanos, franceses, suecos, ou aliados de todos esses para sempre. Pode dar adeus ao mercado americano. pode dar adeus à venda de STs com peças americanas a quem quer que seja, o que vale dizer: pode dar adeus ao ST.
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Se considerássemos que em todos estes países existem idiotas e não adoradores do bom dinheirinho, essas ameaças poderiam ser tomadas como sérias, mas como vivemos num mundo menos afeito à pirraças e mais aos interesses comerciais, ninguém vaio fazer pirracinha ideológica. Até porque isso não existe nesse nível de interesses estratégicos.
Como exemplo de que o dinheiro fala mais alto, assim como os EUA, a Europa e o resto do mundo negocia normalmente com a China, a maior ditadura comunista da Terra, assim como ninguém deixará de comprar nosso petróleo, nossos minérios, nosso alimentos, nossos produtos. Nem deixará de vender motores aeronáuticos e insumos de aviação para guardá-los numa gaveta por causa do FX.
Me custa crer que os americanos deixarão de negociar com a 6º economia da Terra, perdendo um valiosos espaço para a China e outros novos jogadores do xadrez global.
Americanos são pragmáticos acima de tudo, a prova inconteste é que compram alegremente o petróleo venezuelano, negociam com a China comunista mais do que com qualquer outro país, têm como grandes aliados no Oriente Médio ditaduras islâmicas monárquicas radicais, alimenta de dólares e armas o Paquistão islâmico nuclear e recheado de Talibãns… enfim, a lista é bem longa.
Vão-se os anéis do FX, ficam os dedos da 6º economia da Terra.
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Felizmente, acredito que nem o governo do PT seria tão louco a esse ponto.
Saudações a todos.
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Se estamos nos referindo a manter o FX como está, mesmo depois de sabermos que o processo foi espionado e completamente contaminado, eu concordo plenamente!
Acho que o governo federal tem consciência de que o cenário estratégico mundial mudou muito ultimamente e por isso devemos nos reacomodar no tabuleiro.
Já não basta a ONU para frear os países predadores, tampouco a diplomacia baseada apenas nas palavras e sem o respaldo de uma longa e pesada espada.
O Brasil vai ter optar entre ser mais um medíocre, ou assumir seu lugar no mundo como potência.
É o que eu acho.
(!)… (?)… Percebo no recente cenário geopolítico mundial que, muito provavelmente, “recaminharemos” para uma nova era de Guerra Fria… Um novo ciclo inusitado de “globalização polarizada”… E, pelos ânimos de alguns irmãos & camaradas comentaristas também me parece que este novo processo de polarização já se reflete nos mais diversos fóruns e blogs que tratam sobre assuntos de Defesa (entre outros)…!!… Só que pelo nível do fervor polarizado de alguns debates, creio alguns compatriotas estão mais inclinados para promover uma “hot war” do que para reeditarem a Guerra Fria… Hehehe… 😉
Ah!… E só me complementando:
Agora me lembrei de uma outra matéria mais antiga (do mês de fevereiro) daqui do DAN que também anunciava esta pretensa oferta da Sukhoi (via gov. russo) ao Brasil… Cito: Rússia oferece caça de 5ª geração ao Brasil ( http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=15497#comment-1862 )… E, nesta ocasião eu até “devaniei” prazerosamente num longo comentário sobre o tema Sukhois and FX2 que, se fosse viabilizado, talvez até conseguisse alcançar a façanha de agradar a “gregos e troianos”, além de, finalmente, prover a nossa defesa aérea de uma capacidade dissuasória como “NUNCA DANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS”… hehehe … Por tanto, muita calma nesta hora Senhores… Pois, como bons e sensatos Brasileiros que somos sempre podemos optar por uma terceira via… Afinal, creio que a última coisa que queremos é que num novo cenário de polarização mundial o nosso enorme País entre para a lista dos países que tiveram seus territórios divididos ao meio por uma guerra entre “correntes radicais”… 😉
Esse jornal não sabe informar: primeiro diz que a oferta russa é por fora do FX2. Depois diz que a inclusão causaria problema de imagem e abriria outra concorrência. Se fosse assim o PROSUPER ja estaria cancelado com a compra da classe Amazonas!
Sonho à anos com esse tipo de parceria com a Sukhoi, o brasil ganharia muito com esse tipo de co-produção. Sem falar que a maior beneficiada seria a Embraer, pois não há outra empresa mais capacitada.
Quanto a credibilidade, creio que não somos nós que temos provar nada, com esse episódio de espionagem, podemos tomar a atitude que for e não seremos contestados.
Rezo a Deus que isso realmente aconteça, aí sim estaremos dando passos pra nossa real independência!!
O finado FX2 já está morto só esperando a missa do sétimo dia se o governo optar por caças russos ele tem fazer da maneira certa . Tem que da satisfações para os 3 concorrentes que o fx2 acabou e começar o FX3 da Dilma nessa nova novela ai sim pode rever as propostas russas. A coisa está tao rui na FAB mesmo se for comprado aviões russos não vai piorar uma força aérea que está para ser extinta .
“Prezado Leitor.
Você está recebendo este e-mail porque recebemos um comentário postado por você em nosso site.
A razão de estarmos lhe enviando o mesmo, é para lhe informar que não aceitamos comentários com palavras de baixo calão (palavrões) e nem ofensas ao nosso País ou aos nossos governantes.
Seus comentários sempre serão bem vindos, desde que sejam feitos em alto nível e não venham a provocar nenhum dos nossos leitores, levando a discussão para um nível que não admitimos.
O Nosso espaço é livre para que cada um possa expor seus pensamentos, desde que dentro dos nossos parâmetros.
Gostariamos de observar também que, comentários feitos com maiúsculas ou com Português sofrível, também não serão aceitos.
Nosso desejo, é que todos os nossos leitores possam ler os seus comentários, e por isso, pedimos a gentileza para que os faça seguindo as normas do nosso site.
Grato por sua atenção.”
Guilherme porque o md nao compra esses cacas com o orcamento que tem pois o orcamento da pra comprar sem interferencia presidencial
“Prezado Leitor.
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A razão de estarmos lhe enviando o mesmo, é para lhe informar que não aceitamos comentários com palavras de baixo calão (palavrões) e nem ofensas ao nosso País ou aos nossos governantes.
Seus comentários sempre serão bem vindos, desde que sejam feitos em alto nível e não venham a provocar nenhum dos nossos leitores, levando a discussão para um nível que não admitimos.
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Gostariamos de observar também que, comentários feitos com maiúsculas ou com Português sofrível, também não serão aceitos.
Nosso desejo, é que todos os nossos leitores possam ler os seus comentários, e por isso, pedimos a gentileza para que os faça seguindo as normas do nosso site.
Grato por sua atenção.”
Sinceramente, não sei o que é mais absurdo: se comprar “de prateleira” Su-35 para equipar a FAB, atropelando o FX2 e jogando o que resta da credibilidade do país na lata do lixo, ou se entrar no projeto do Su-50, que enfrenta problemas ainda maiores que os do Gripen NG e do F-35 JUNTOS.
Falando sério senhores: confiar num caça russo como o Su-35 para a FAB seria um DESASTRE de proporções tão épicas que a Força Aérea Brasileira como força de combate EFETIVA e COMPLETA deixaria de existir.
Teríamos que pedir benção aos amiguxos russos a cada vez que tivéssemos que abrir um painel, ou tirar um motor pra fazer manutenção de primeiro escalão. Ficar mandando motores para a Rússia a cada falhada que eles dessem.
E ai de nós se os russos resolverem embargar peças como costumam embargar nossa carne suína e bovina: caças “na chom”.
Sem falar na beleza de processo de produção deles, que não consegue padronizar nem um parafuso, dado que eles ainda estão na idade da pedra no que toca a gerenciamento de qualidade.
Sem falar na troca de todo o ferramental ocidental de manutenção pelo completamente diferente e terrível ferramental russo, com o treinamento respectivo de equipes de manutenção em vários escalões, etc. Sem falar que o PAMA-SP teria que praticamente ser jogado no lixo ou doado a algum bolivariano, para ser adquirido outro, de procedência russa.
Sem falar na troca total e absoluta de doutrina de emprego, jogando fora décadas de expertise em aeronaves ocidentais.
Sem falar na integração de armamentos: nossas armas que estão sendo produzidas/projetadas tem todas padrões ocidentais de interface com o vetor, o que praticamente inviabiliza sua integração no vetor russo.
E aí? Iremos jogar fora o A-Darter? Iremos jogar fora as bombas que temos desenvolvido e toda a experiência que a duras penas temos conseguido acumular? Ou iremos fazer “gambiarras” utilizando adaptadores em nossos mísseis?
Sem falar no principal: quem pagará a conta de tudo isso? O governo vai liberar os bilhões e bilhões que a FAB necessitaria para tudo isso?
E o custo da hora-vôo de conhecidos beberrões como o os motores do Su-35? Será que uma força que mal tem combustível para manter F-5 voando conseguirá manter Su-35?
Por baixo, na minha modesta visão de leigo, calculo uns 10 anos pra essas aeronaves adquirirem a operacionalidade mínima que temos hoje com os Mirage-2000, e uns 20 (otimista) a 30 (realista) anos para adquirir operacionalidade total a nível do que fazemos com nossos F-5.
Dispomos desse tempo todo?
Quanto ao ingresso no tal PAK-FA “tipo NET” dos russos, é um programa ainda mais complicado, menos avançado, e mais incerto que o F-35 e o Gripen NG JUNTOS.
Se o Gripen NG já seria um AMX2 no mau sentido para o Brasil, imaginem o que seria esse caça russo. Imaginem a montanha de dinheiro que não drenaria da Força.
Honestamente, me admira que tenha gente séria (e não apenas os vermelhuxos esquerdopatas “sonháticos” de sempre) que realmente acredite que isso tudo seria possível.
E tem mais, quem avisa amigo é: se o Brasil fizesse isso, se o governo do PT realmente rasgasse o FX2 para adquirir uma aeronave russa, que se prepare, porque a vingança do “Ocidente” será maligna, como diria Bento Carneiro, o Vampiro Brasileiro.
A Embraer por exemplo pode dar adeus a qualquer cooperação com americanos, franceses, suecos, ou aliados de todos esses para sempre. Pode dar adeus ao mercado americano. pode dar adeus à venda de STs com peças americanas a quem quer que seja, o que vale dizer: pode dar adeus ao ST.
Felizmente, acredito que nem o governo do PT seria tão louco a esse ponto.
Saudações a todos.
” se comprar “de prateleira” Su-35 para equipar a FAB, atropelando o FX2 ”
Se fosse o F16 tava de boa né.
” jogando o que resta da credibilidade do país na lata do lixo,”
A credibilidade foi jogada fora quando certas pessoas cometeram (e cometem) um crime de insubordinação, essas não pensam no seu pais, mas no próprio umbigo, e no dos filhos.
“ou se entrar no projeto do Su-50, que enfrenta problemas ainda maiores que os do Gripen NG e do F-35 JUNTOS.”
Tanto é que nunca voraria, jamais voaria , mas voou, já outro fotoshop…
“Falando sério senhores: confiar num caça russo como o Su-35 para a FAB seria um DESASTRE de proporções tão épicas que a Força Aérea Brasileira como força de combate EFETIVA e COMPLETA deixaria de existir.”
Melhor deixar os F5 Editado derrubadores de Rafales, muito mais modernos o capazes… Como disse um amigo meu, “é pouca zueira”.
“íamos que pedir benção aos amiguxos russos a cada vez que tivéssemos que abrir um painel, ou tirar um motor pra fazer manutenção de primeiro escalão. Ficar mandando motores para a Rússia a cada falhada que eles dessem.”
Bom mesmo é pedir benção na loginha de salim, ou na casa do patrão.
“E ai de nós se os russos resolverem embargar peças como costumam embargar nossa carne suína e bovina: caças “na chom””
Disso nós não precisamos nos preocupar com nossos irmãos do norte, tudo já está previamente embargado mesmo. Menos uma dor de cabeça…
“Sem falar na beleza de processo de produção deles, que não consegue padronizar nem um parafuso, dado que eles ainda estão na idade da pedra no que toca a gerenciamento de qualidade.”
São tão incompetentes. A estação espacial está lá para provar a chibunguice russa.
“em falar na troca de todo o ferramental ocidental de manutenção pelo completamente diferente e terrível ferramental russo, com o treinamento respectivo de equipes de manutenção em vários escalões, etc. Sem falar que o PAMA-SP teria que praticamente ser jogado no lixo ou doado a algum bolivariano, para ser adquirido outro, de procedência russa.”
Vai ser um prejuizo danado ter que trocar as chaves de fenda do F5 fabricadas em 1950, obra prima da engenharia moderna.
“Sem falar na troca total e absoluta de doutrina de emprego, jogando fora décadas de expertise em aeronaves ocidentais.”
Quanta bobagem, ops, desculpe ai modera. Fico com pena da MB que teve que jogar fora toda sua doutrina de emprego de uso de SUBs, já que partiu para algo novo com o SUB nuclear. Lamentável esse almirantado.
“Sem falar na integração de armamentos: nossas armas que estão sendo produzidas/projetadas tem todas padrões ocidentais de interface com o vetor, o que praticamente inviabiliza sua integração no vetor russo.”
Hummm, ah tá, entendi. é melhor ficarmos com o F5 mesmo, tá tudo integrado e certinho. tsc tsc
“Sem falar no principal: quem pagará a conta de tudo isso? O governo vai liberar os bilhões e bilhões que a FAB necessitaria para tudo isso?”
Itaguaí que o diga. É melhor fazer uma vaquinha, tá dando certo com a MB e com o EB.
“E o custo da hora-vôo de conhecidos beberrões como o os motores do Su-35? Será que uma força que mal tem combustível para manter F-5 voando conseguirá manter Su-35?”
Se não tem dinheiro para manter um SU-35 voando, muito menos terá para manter um F18, Rafale, Gripen NGhost.
“Por baixo, na minha modesta visão de leigo, calculo uns 10 anos pra essas aeronaves adquirirem a operacionalidade mínima que temos hoje com os Mirage-2000, e uns 20 (otimista) a 30 (realista) anos para adquirir operacionalidade total a nível do que fazemos com nossos F-5.”
Ainda bem que vc disse, na sua visão de leigo .
“Quanto ao ingresso no tal PAK-FA “tipo NET” dos russos, é um programa ainda mais complicado, menos avançado, e mais incerto que o F-35 e o Gripen NG JUNTOS.”
KKK, Ah tá, tem razão, é aquele programa que nunca voará, jamais ficará pronto, é só um SU27 modernizado. Vixe maria.
“E tem mais, quem avisa amigo é: se o Brasil fizesse isso, se o governo do PT realmente rasgasse o FX2 para adquirir uma aeronave russa, que se prepare, porque a vingança do “Ocidente” será maligna, como diria Bento Carneiro, o Vampiro Brasileiro.”
Nego lê o e-mail pessoal da presidente e nego ainda fala em vingança malígna. ah tá conta outra. Se preparem pela invasão dos marines.
Venda de ST, tu vive aonde meu filho, que contos de fadas andam contando para você, nem a embraer acredita que possa vender esses aviões para o parceiro estratégico.
-A credibilidade norte americana pós Snowden está aonde? No esgoto?
-As outras forças aéres que operam Flankers inclusive a Russa já evaporaram e deixaram de exisitir?
-Ainda bem que os yanques são confiáveis e não embargam nunca ninguem.
-Por isso que todos que atualmente tem que ir a estação espacial internacional vão de carona no seu foguete despadronizado e nada confiável da idade da pedra,inclusive norte americanos e europeus.
-Realmente ferramental russo e capacidade de equipes são o forte de grandes potencias como a Malasia e Venezuela,a preguiça e anafalbetismo aqui no Pama SP segundo voce impedirá os mecanicos da Fab a conviver e aprender qualquer coisa que não cheire a mais de 30 anos de uso made usa.
-Doutrina não tem nada a ver com hardware,doutrina como o próprio nome esclarece são normas perenes estratégicas de ação,adaptação a um equipamento novo não muda a doutrina já estabelecida,pode fazer com que seja cumprida melhor ou pior somente.
-Realmente os russos são muito picaretas e incompetentes a ponto de não conseguirem integrar armamentos,a um terrível,avançadíssimo e incompreensivel A Darter! e lidar com barramentos de comunicação,só foram para o espaço nos anos 60 coitados e depois dos yanques,são uns manés.
-Segundo o Baptista declarou ontem no 3 poderes ,os 3 da shortlist tem condições de serem mantidos pelo orçamento anual da Fab,ele mente? ou o caça russo não usa o mesmo querosene?Ou não usa motores a jato?Usa de dobra espacial? Usa vodka tri-destilada como combustível que é muito mais cara?
-Sua visão de leigo é uma visão realista,contundente e corajosa da incompetencia da Fab. Parabens pela coragem de vir a publico nos alertar, pois pensando aqui agora, uma força que demora 30 anos para lançar uma bomba guiada, nunca lançou um bvr na vida, realmente não deve possuir como você garante, nem capacidade, nem massa critica para algo que países africanos muito avançados conseguem. 30 anos é pouco para a Fab certamente.
-Tem razão, e pensar que alem dos vermelhuxos, a Copac cientificamente selecionou o caça Gripen NG baseada também em um folder! E olha que lá só tem gente séria! São uns sonháticos direitopatas estes técnicos da Copac.
-Mais dinheiro que a Embraer já drenou da FAB reformando sucatas em parceria com a Embraer é impossível.
-É comovente o sentimento forte e profundo dos patriotas com relação a empresa privada Embraer,voce também é acionista? Se for melhor mudar de carteira correndo já que prevê o holocausto comercial da empresa,pela retaliação dos espiões mundiais.
-Há! Estes malditos! Ficam querendo inventar de dar armas de guerra de verdade para a FAB! Ela não tem idade ainda para lidar com estas coisas.
Vader, desculpa mas você foi infeliz em seu comentário.
PAK-FA deverá ser menos avançado que o F/A-35A/B/C? Sim, poderá ser, mas o PAK-FA tem coisas que o F-35 não tem, como IRT (o IRST do F-35 é apenas para alvos em terra), vetoração de empuxo 3D (o F/A-35B possui, mas apenas para pouso e decolagens verticais que, por sinal, foi totalmente inspirado no YAK-141), antenas de banda L nas asas (como possui maior capacidade de detecção de aeronave Stealth do que banda X, isso praticamente anula a vantagem do F/A-22A e do F/A-35A/B/C por causa do menor RCS do que o PAK-FA) e carrega mais mísseis antiaéreos, além de dispor de mísseis R-27ET, que possuem grande alcance (120 km) e são guiados por IR, que possa vir ser uma bela arma anti-aeronaves furtiva e seu míssil anti-AWACS que poderá ser o RVV-SD ou K-102.
Você fala que é caro operar o Su-35S, o que é, por isso diz que esse é o motivo de que, em sua opinião, não deveria ser o vetor da FAB, mas ao mesmo tempo você apoia o SH, que tem um custo de hora de voo alto, por tanto, também caro de manter.
Mas o pior de seu comentário foi falar que o PAK FA tem maiores problemas que o Gripen NG. Isso foi ridículo. O PAK-FA tem 4 protótipos que estão voando desde 2010, enquanto o Gripen NG nem protótipo tem ainda.
Concordo que sofre mais problemas que o F/A-35A/B/C, mas também não é pra menos, pois o investimento encima do caça da LM é muito, mas muito maior.
Sempre leio seu comentário e vejo muito mais discursos á favor de algo por questão de país ou de ideologia, sendo que a Guerra Fria já acabou, e pouca coisa obre efetividade, Só para deixar claro sou Direitista, para não me chamar de esquerdopata, mas acima de tudo sou realista.
O PAK FA não vai competir com o F-35, que é um caça de ATAQUE e não de superioridade aérea, ele vai competir com o F/A-22A e com o J-20. Quem deverá competir contra o F-35 deverá ser o caça de 5ª geração da Mikoyan, o LMFS, que estão desenvolvendo.
O Su-35S é superior, mas muito superior ao SH e você tem que reconhecer isto, caso contrário, coloca em dúvida todo seu conhecimento na área.
Espero que seus comentário sejam um pouco mais técnicos e não ideológicos.
Um abraço.
Eu sempre gostei do gripen mas do jeito que as coisas vai sobre os su-35 e pegar ou pegar
Oferta melhor o Brasil não vai conseguir sendo essas tecnologias de 5g uma oferta dessas não é para pensar. Apear que nossos governantes não tem muita visão do futuro se queremos ser grande temos que pensar grande . Sinceramente eu não sei o que nosso governo quer os caças de graça ele não vai conseguir não decide o finado FX2 quando aparece uma proposta boa que vai melhorar a nossa industria aeronáutica fica nessa enrolação e não decide nada.
se o Brasil não embarcar nessa, sendo fabricados aqui, melhor oferta sei não, mesmo que seria um tapa na cara dos americanos, após o caso de epsionagem.
Caro , Norberto para o Brasil comprar estes caças russos, o Brasil teria que ser um país soberano, coisa que nunca foi, não é, e difìcilmente será.