O helicóptero H-60 Black Hawk foi apresentado nesta quarta-feira (26/04) à comitiva da Organização das Nações Unidas (ONU) que visitou o Esquadrão Harpia (7º/8º GAV), na Ala 8, em Manaus (AM). A aeronave multimissão da Força Aérea Brasileira (FAB) é uma das cotadas pela instituição para levar o nome do Brasil em missões de paz.
A capacidade operacional da aeronave é um dos destaques apresentados à ONU, já que é empregada em mais de 80 países pelo mundo. A aeronave tem capacidade de transportar até 12 pessoas, consegue infiltrar tropas de segurança em áreas geográficas de difícil acesso, tem capacidade de transporte de carga externa de até quatro toneladas, tem equipe e material completo para atendimento e evacuação aero-médica, realiza missões busca e salvamento e, se necessário, defesa aérea.
Dois esquadrões da FAB hoje empregam a aeronave totalizando 65 pilotos capazes de operar em missões da ONU. Além do Harpia, o Esquadrão Pantera (5º/8º GAV), na Ala 4 em Santa Maria (RS), também emprega o helicóptero, totalizando 16 aeronaves no País.
A possibilidade de representar o Brasil em missões de paz é um dos fatores que tem motivado os esquadrões que operam o Black Hawk. Segundo o Tenente-Coronel Andrei Garcia Nunes, Comandante do Esquadrão Harpia, os militares voluntários estão na expectativa de uma resposta favorável da ONU. “Estamos todos muito bem motivados, no foco do treinamento, da preparação para não só representar a Força Aérea, mas todo o nosso País”, declara.
FONTE e FOTOS: FAB
Wellington, para mandar helis para qualquer lugar podem ser usados navios da MB, alugadas aeronaves de empresas privadas (já que vai estar à serviço da ONU), etc….transportar aeronaves para onde quer que seja não está atrelado unicamente aos meios disponíveis à FAB!
Quanto à instalação de RWR e chaff/flare é simples sim! Sendo julgado necessária, a instalação demanda poucos dias de trabalho em cada aeronave. E antes que você diga, a instalação desses equipamentos é vinculada à “conversa” entre as antenas e a central do RWR e os lançadores, portanto, não é condição que a aeronave seja dotada de glass cockpit. E os H-60 tem grife mesmo, mas fazem juz à grife….enquanto os H-36 te muito mais grife do que eficiência e resistência ao combate.
Se o EB não gosta dos H-60, repassa eles pra FAB. Serão muito bem aceitos.
Quanto às aeronaves colocadas à disposição e seus equipamentos, vc falou exatamente o que eu falei no meu post. Mas vai ver que a FAB é formada por acéfalos que querem colocar seus militares em perigo à troco de nada!! Você e eu sabemos que não é isso. Calma, pois quando eles forem enviados para um lugar “quente”, serão enviados plenamente equipados para enfrentar as situações previstas.
Quanto à usar menos o fígado, te garanto que o faço. Só não concordo com muitos de seus posicionamentos e ideias e falo abertamente. Se discordar do que vc fala é ser visceral, paciência, mas vou continuar falando todas as vezes que discordar!
Até logo!
Flanker, já passou pela sua cabeça que a própria FAB não tem em quê mandâ-los?! Os UH-60 podem ser embarcados nos C-130, os H-36, não. Daí se faz a necessidade de comprar, no futuro próximo, aeronaves de carga maiores. Detalhe, isto eu já venho dizendo a muito tempo, justamente por conta destas demandas em missões de paz, mas claro, tem gente assim como tu que pensa pequeno.
Quanto a instalação de RWR e Chaff/Flare, tu fala como se fosse barato e acontecesse de uma hora para outra, putz!!! Depois sou eu quem desinforma. Isto é o que dá comprarem helicópteros de grife, mas que vêm pelados!!! Gastaram mais de 600 milhões de dólares em helicópteros que não podem ver um fogo de artifício. Uma aeronave cara, mas que se pegar um TO quente, arrega.
Ah tá, o EB gosta tanto que já está trabalhando na substituição das 04 unidades existentes. Não falo da boca pra fora, pois isto está em documento estratégico pra aviação do próprio EB, divulgado a pouco tempo. Quer desmentir, então desminta quem o escreveu, não eu, eu não invento estória.
Sugiro, da próxima vez, pensarem mais com a cabeça e menos com o fígado. Seja mais racional e menos passional.
Ah tá, dos três modelos avaliados pelo pessoal da ONU, só os C-105 (C-295) estão Full para serem mandados a TOs quentes, nem os A-29, muito menos os UH-60 teriam condições de enfrentar conflitos em regiões onde MANPADs estejam sendo usados e ainda conseguirem sair ilesos. Aliás, quem ópera com aeronaves equipadas com RWR e Chaff/Flare já tem receio, o que dirá quem mete a cara neste TOs sem estes equipamentos?! Só pode não ter amor à vida.
Até mais!!!
Falo pelos H-36…. sabichão! Não esotou falando de uma possível nova compra de mais um modelo diferente.
E se os H-60 forem mandados pra algum lugar em que necessitem autodefesa, RWR e chaff/flare se instala até em aeromodelo hoje em dia. Mas falando nisso, porque as duas ou três células do H-36 rcebidas até agora equipadas com tais dispositivos não foram cogitadas para oferta à ONU? E os A-29 ofertados, também tem sistemas de autodefesa?
É né, então tá! rsrsrsrs
Só torço para que não mandem estas aeronaves para regiões com MANPADs, pois se for, as tripulações poderão ter sérios problemas.
Ah tá, não é helicóptero francês que o EB está de olho, mas italiano, sabichão!!!. rsrsrs
Juarez, isso vc, eu e outros sabemos bem! Mas tem quem insiste com esse heli francês ou ainda advoga a compra de mais um modelo diferente, para pulverizar mais ainda os parcos recursos em novas linhas de suprimento, treinamento e suporte. Já na FAB, tão criticada, o H-36 NÃO irá substituir o H-1H no 2°/10° GAV. O heli francês ficará restrito ao 1°/8° e ao 3°/8°, com 8 células em cada um. E já que o EB, SEGUNDO ALGUNS, gosta tanto dos helis franceses, que este então repasse seus 4 H-60 pra FAB e essa, depois de uma revisão geral neles, reequipa o Pelicano com eles. Mas garanto que o EB, da parte dele, não quer nem ouvir falar em se desfazer dos seus H60.
O BH e das anv mais admiradas pelo Cavex, e havendo disponibilidade financeira, este deve fazer a opção por mais três células.
Observaram que os inspetores dá ONU não vistoriaram o EC 725……querem anv militares verdadeiras….
G abraco
MF, o EB desistiu de adquirir mais unidades, pois os motivos para tal já não existem mais (Copa do Mundo e Olimpíadas), aliás, já estão é trabalhando num substituto com as mesmas capacidades, só que mais barato, assim tem-se maior escala e quantidade.
Assim como aconteceu, tempos atrás, com Land Rover, rádios R&S, etc…., o EB compra uma certa quantidade de um determinado equipamento, testando-o se além de bom, a manutenção (custos, tempos, etc….) é condizendo com as necessidades da instituição, se o fabricante falhar com isto, por melhor que seja o seu produto, o EB vai deixá-lo de escanteio em detrimento a quem possa dar a devida assistência de forma adequada às suas necessidades operacionais.
O EB não é a FAB.
MF, envie um cheque para o temeroso que ele compra. Com dinheiro do seu joguinho de banco imobiliário aí não dá kkk..
Dissemos “amém” a TUDO que vem da ONU, impressionante tamanha subserviência. A mais recente é essa lei de migração que é um crime contra a nação! E agora lá vai o Brasil torrar dinheiro com mais uma missão da ONU. Infelizmente não somos mais uma monarquia e a politicada não está nem aí para o Brasil. Tudo o que a ONU quer ela consegue de nós.
A necessidade da FAB era por mínimo 30 unidades, paramos em 16 e não tivemos mais avanços, ainda há os velhos Huey voando…
No EB apenas 4 Black Hawk…
Aqueles 3 UH-60M encomendados, nunca mais se ouviu falar, alguém poderia averiguar o que houve com esta compra, e se era pra FAB ou EB.
Padilha, segundo boatos que estão espalhando-se nos bastidores a Marinha pretende empregar o Batalhão Tonelero no Congo, sabe me dizer a veracidade desse boato?