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Home Aviação

LAAD 2015: Honeywell vai fornecer os motores do KC-2 Turbo Trader da Marinha do Brasil

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
19/04/2015 - 08:14
em Aviação
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Honeywell_(Garrett)_TPE331-14

Por Guilherme Wiltgen

A Honeywell Aerospace foi escolhida pela M7 Aerospace, subsidiária da Elbit Systems of America, para fornecer o motor turboélice TPE331-14GR-801Z e o APU (Auxiliary Power Units) RE100CS das aeronaves C-1A Trader que estão sendo atualizadas para a Marinha do Brasil nos Estados Unidos.

A modernização das quatro células das aeronaves Trader para a versão Turbo Trader está sendo realizada pela M7 em sua sede em San Antonio, no Texas. Com previsão de durar cerca de cinco anos, todos os trabalhos são acompanhados pelo Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves COD/AAR (GFRCOD), composto por militares da Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM).

“Estamos muito animados em trabalhar com M7 e a Marinha do Brasil, para equipar a aeronave C-1A” disse um porta-voz da Honeywell Aerospace, que também confirmou que dois motores e cinco APU já foram entregues.

Designado como KC-2 Turbo Trader, estas aeronaves serão utilizadas a bordo do NAe São Paulo como COD/AAR, permitindo que a Marinha do Brasil possa realizar REVO (Reabastecimento em Voo) com os seus caças AF-1B/C e missões de Carrier-On-Bord Delivery (COD).

O primeiro voo do protótipo KC-2 é esperado para daqui a dois anos e a entrega da primeira aeronave operacional para a Marinha do Brasil está prevista para 2018.

Tags: Aviação NavalC-1A TraderCarrier-On-Bord Delivery (projeto COD/AAR)COD/AARElbit Systems of AmericaGFRCODGrumman C-1A TraderGrupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves COD/AAR (GFRCOD)Honeywell AerospaceKC-2 Turbo TraderM7 AerospaceMarinha do Brasil
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Comentários 22

  1. Dilson Queiroz says:
    10 anos atrás

    ……puxa ….eu não sabia dessa dos 22 bilhões….necessito me informar melhor também…Grato!

    Responder
  2. ZorannGCC says:
    10 anos atrás

    O A-12 é uma tremenda perca de tempo e dinheiro.

    Estavam estudando a troca dos geradores elétricos, por geradores a diesel. Agora pretendem trocar todo o sitema de propulsão por um diesel elétrico. A dita modernização só comtempla a “parte mecânica” do navio. Não existe nada de concreto sobre a modernização dos radares, armamento, enfim, a parte eletrônica do navi. O Período de 5 anos vai atrasar. Lá por 2023/2025 o navio estará de volta. Afinal 2015 já foi!! Ele deve ser operado seguramente até 2040. A modernização prevê uma sobrevida de 15 anos. Ou seja, teremos seguramente o Sea Gripen.

    Não temos condições de operar um PA a não ser que uma reforma enorme ocorra nas Forças Armadas. Não me venham falar que o orçamento é pequeno. Isto é lenda. O orçamento da defesa de 2014 foi de US$36 bilhões. Destes, US$14 bilhões foram gastos com aposentados e pensionistas. Ainda sobram US$ 22 bilhões para gastos em defesa. Isto é simplesmente 6 vezes oque o Chile gasta com defesa. Mais de 12 vezes oque a Venezuela gasta; 5 vezes o orçamento da Argentina, 4 vezes o orçamento da Colombia. Os gastos do Brasil representam quase a soma dos gastos de todos os países sulamericanos, representando 47% dos gastos do continente. Dados do SIPRI. Agora veja oque nós operamos e compare com estes países. Vc vai ver que gastamos mal, muito mal!!! Some os armamentos operados pelo resto do continente e veja quantas vezes este conjunto de tropas é mais capaz do que a gente.

    Falta dinheiro e a Marinha aumenta o efetivo em quase 30%.

    Eu sou contra a modernização do A-12, bem como tudo que envolva a modernização das aeronaves que serão embarcadas nele, incluindo os Trader e A-4. Não faz sentido ter aviões de asa fixa (a excessão seria se a Marinha operasse aviação de patrulha) se não temos onde embarca-los.

    É curioso uma Marinha que só tem 1 submarino em condições, só 1 Corveta operando, Fragatas com sérios problemas de desgaste e disponibilidade (além de obsoletas) querer operar um PA ao qual não tem como prover proteção.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      Zorann vc está mal informado. Todos os radares serão trocados. Se não apareceu ainda é porque o modelo ainda está sendo escolhido e não é hora de falar disso. Mas acredite, serão. Fica de olho em outro site que em breve ele dará o furo. rsrsrsrsrsrsrs

      Responder
      • ZorannGCC says:
        10 anos atrás

        Vcs são ótimos em furos.

        Vc me respondeu um comentário estes dias falando da remotorização das Niterói e acho que no 1 ou 2 dias depois o outro site fez uma postagem a respeito.

        Eu gosto do assunto e tento me informar, mas vcs é que tem acesso e o trabalho de ir atras das informações. Eu me baseio no que leio nos principais sites do assunto e nos editais lançados e que vem a público, muitas vezes publicados por estes mesmos sites. Seguramente sempre estarei mal informado. rsrsrsrs

        Responder
    • Gilberto Rezende-Rio Grande/RS says:
      10 anos atrás

      Primeiramente ZorannGCC, PERCA é denominação de qualquer espécie de peixe pertencente ao gênero-tipo dos percídios.
      Segundo o NAe São Paulo não é mais agora absolutamente uma PERDA de tempo sob nenhum aspecto.
      Até entendo que muitos pensem isto, até hoje, tanto do São Paulo como do Minas seu antecessor. Até hoje as duas unidades de porta-aviões que operamos APENAS nos possibilitaram de nos MANTER entre as pouquíssimas Nações cunhas Marinhas de Guerra possuem conhecimento de operação de unidades Navais com aeronaves de asa fixa embarcada. Conhecimento este que diversas nações como Argentina, Holanda, Austrália, Canadá perderam nas últimas décadas e algumas nações como Índia e China querem conquistar.
      Isto não é pouco, tanto que a China veio ao Brasil por ajuda nos seus estado inicial e DEMOS nossa contribuição (hoje comemos poeira atrás deles).
      O FATO é que com o PMM do São Paulo o Brasil dá um passo atrás mais cauteloso e abandona a TEMERIDADE do ProNAe direto para construir sem NENHUMA experiência de monta dois PORTA-AVIÕES. Tanto China como India ANTES de se meter de pato a ganso em construir, PRIMEIRO compraram NAes russos e reformaram seus cascos e APRENDENDO MUITO no processo.
      Nos não precisamos comprar um casco de NAe usado, já temos o São Paulo e o PMM foi a melhor e a coisa mais inteligente que a MB podia fazer ANTES do ProNAe.
      E tudo graças ao Sea Gripen….

      Responder
    • JP says:
      9 anos atrás

      Caro Zorann, gostaria de informa-lo que somente o Brasil inclui a verba para o pagamento de salário dos militares no dito “Investimento em defesa”. Daí o motivo do “elevado” investimento em relação a outros países latinos. Isso é mais uma das tantas manipulações de dados.

      Um abraço

      Responder
  3. Dilson Queiroz says:
    10 anos atrás

    ….pode ser que a Turbinas Polaris nos Estados Unidos tenha mudado de nome por causa da Polaris Industries, fabricante de quadriciclos e snowmobiles (motos para neve)…..ela inclusive tbm fabrica motos, mas com outro nome…….Sds

    Responder
  4. André says:
    10 anos atrás

    Ele fez referência a largura do A-12 e a redução drástica de carga da aeronave; mas vamos torcer que você esteja certo.
    Abraço.

    Responder
    • Diego says:
      10 anos atrás

      A catapulta de vante do SP pode lançar carga de até 20 t, o Sea G NG carregado Full vai ficar abaixo desse limite, agora, sabendo das mudanças na propulsão do SP pode-se especular até uma mudança nas catapultas, tirando as antigas a vapor e colocando atualizadas eletromagneticas… quem sabe, fica a torcida!
      um abraço.

      Responder
  5. André says:
    10 anos atrás

    Olá amigos, estive no estande da SAAB na LAAD , inclusive com direito a entrada no COCKPIT, mas uma coisa me preocupou; perguntei a um representante sueco da empresa sobre a quanto andava o estudo de viabilidade do Gripen para o A-12 e ele me disse que não haveria condições e que o SEA GRIPEN, somente para o próximo PA da MB.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      Esse sueco está desinformado. rsrsrsrsrsrsrs

      Mas tudo bem, nem todos os suecos estão diretamente ligados no programa Sea Gripen.

      Responder
  6. Dilson Queiroz says:
    10 anos atrás

    …..tenho fé que esses Traders virão em grande forma pra trabalhar no Sampa…o ideal seria ter mais dois de reserva ……mas como o tempo das “vacas magras” chegou…..paciencia…..

    Responder
  7. César Pereira says:
    10 anos atrás

    Alguém saberia informar se a Polaris apresentou, algum produto novo no LAAD, e se apresentou,qual foi?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      A Polaris mudou de nome e esqueceu de avisar a mídia.

      Alguns amigos tropeçaram no estande da Turbomachine e descobriram por acaso.

      Vou coletar o material que me foi enviado e subir para vcs.

      Responder
      • César Pereira says:
        10 anos atrás

        Nossa a empresa mudou de nome, e nem fez uma divulgação mais abrangente !

        Responder
      • Pedro2964 says:
        10 anos atrás

        poderia haver confusão com aquela polaris que fabrica veiculos né? faz sentido a troca de nome

        Responder
        • Pedro2964 says:
          10 anos atrás

          apesar de que o site deles como polaris tec continua on

          Responder
        • Luiz Padilha says:
          10 anos atrás

          Mas poderiam ter sido mais profissionais e terem avisado à mídia. Enfim vamos buscar para ver qual a novidade se é que tem.

          Responder
          • Vinícius Almeida says:
            10 anos atrás

            Nossa, trocaram um nome ruim por um outro pior ainda, falta de criatividade…

            Responder
          • pedro says:
            10 anos atrás

            pelo que vi de novidade, eles apresentaram um turbofam com 300lb de empuxo e 1.5:1 de bypass, um missil de cruzeiro pequeno e um turboprop

            Responder
  8. Diego says:
    10 anos atrás

    … outro detalhe, já que vão colocar um motor mais potente e atualizado vão colocar novas asas? se a resposta for não pode ocorrer os mesmos problemas do P-3BR…

    Responder
  9. Diego says:
    10 anos atrás

    Bom que o KC-2 esta andando e o Nae SP? Será que já existe previsão orçamentaria para seu PMM? se a resposta for não… enfim fica a torcida.
    um abraço!

    Responder

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