GEILENKIRCHEN, Alemanha – A OTAN prepara o envio de uma aeronave Airborne Warning and Control System (AWACS) para Bucareste, Romênia. A aeronave está programada para chegar em 17 de janeiro de 2023 e apoiará a presença reforçada da aliança na região e monitorará a atividade militar russa.
“À medida que a guerra ilegal da Rússia na Ucrânia continua ameaçando paz e segurança na Europa, não deve haver dúvida sobre a determinação da OTAN em proteger e defender cada centímetro do território aliado”, disse o porta-voz da OTAN Oana Lungescu.
“Nossos AWACS podem detectar aeronaves a centenas de quilômetros de distância, tornando-os uma capacidade importante para a postura de dissuasão e defesa da OTAN. Agradeço à Romênia por hospedar a aeronave, uma contribuição importante para o nosso AWACS”, acrescentou.
Em resposta à guerra da Rússia na Ucrânia, a OTAN aumentou sua presença no ar na Europa Oriental com caças adicionais, aeronaves de vigilância e navios-tanque. Desde fevereiro de 2022, os AWACS da OTAN realizaram patrulhas regulares sobre a Europa Oriental e a região do Mar Báltico para rastrear aviões de guerra russos perto das fronteiras da OTAN.
Os AWACS da OTAN iniciarão voos de reconhecimento, apenas sobre o território da Aliança, nos próximos dias. A missão está programada para durar várias semanas. A aeronave pertence a uma frota de 14 aeronaves de vigilância da OTAN, geralmente sediada em Geilenkirchen, Alemanha. Cerca de 180 militares implantarão a base da Força Aérea Romena em Otopeni, perto de Bucareste, em apoio à aeronave.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Allied Air Command Public Affairs Office