O Major Aviador Cristiano de Oliveira Peres, piloto de provas da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou, nesta quinta-feira (20), na Suécia, o primeiro voo de um piloto brasileiro no novo caça F-39 Gripen E.
A aeronave decolou do aeródromo da SAAB, empresa responsável pelo desenvolvimento do vetor, em Linköping, e sobrevoou o mar Báltico por aproximadamente 50 minutos. A atividade faz parte da verificação das qualidades de voo e pilotagem da aeronave.
O militar explica que a preparação para o voo desta quinta-feira foi intensa. Ele está desde janeiro em Linköping e tem passado por uma série de treinamentos que o qualificaram para a pilotagem. Entre eles, o estudo da documentação técnica do F-39 Gripen e muitas horas de treinamento em simuladores.
Para o Major Cristiano, realizar o voo foi uma grande responsabilidade dada a importância do projeto para a Força Aérea Brasileira. “O Gripen E FAB 4100 ainda é um protótipo e demandou muito tempo de preparação para esse voo. Mas quando eu ouvi da torre de controle a autorização para o pouso, tive a certeza que todo o esforço valeu a pena. Foi para isso que eu decidi me tornar piloto de ensaio em voo. Agradeço à FAB por ter confiado a mim a missão de levar ao alto a nossa bandeira em céus suecos”, acrescentou.
Gripen
As atividades conjuntas iniciaram em 2014 com a assinatura do contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas embarcados, suporte e equipamentos. As plataformas são desenvolvidas e produzidas com a participação de técnicos e engenheiros brasileiros. Essa integração faz parte da transferência tecnológica e visa a proporcionar o conhecimento necessário para a continuidade das atividades no Brasil.
IPEV
O Major Cristiano faz parte do efetivo do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O IPEV tem por finalidade prestar serviços tecnológicos especializados na área de ensaios em voo, instrumentação de aeronaves e telemetria de dados para apoio à pesquisa, ao desenvolvimento e à certificação de produtos aeronáuticos, bem como formar pessoal especializado em ensaios em voo. Realiza, ainda, pesquisas e desenvolvimento de técnicas e meios de ensaios em voo além de métodos de planejamento e apoio à decisão nas atividades de ensaios em voo, buscando soluções inovadoras e mais eficientes e eficazes.
Guilherme. Compare as ultimas imagens em relação com a segunda.
Existe uma grande diferença de cores no estabilizador vertical, tendo ele perdido o verde chamativo e praticamente mantido apenas a bandeira.
MMerlin,
Acho que é devido ao tempo fechado, o estabilizador vertical permanece com a nossa bandeira, talvez já um pouco desgastada por causa dos voos de testes.
Foi retirado o adesivo da camo pixelizada nas asas e nos canards.
Lembrando, mês que vem o FAB 4100 estará no Brasil!!!!!!
Abs,
Guilherme. Tenho pretensão de descer para navegantes para tentar ver a aeronave e tirar algumas fotos na saída do Porto e de sua decolagem.
Já sabemos que seu voo inicia dia 25/9 para Gavião Peixoto.
Já está disponível a informação de quando chega ao Brasil e será transportado para o aeroporto?
Excelente MMerlin!
Ainda não tenho a data exata da chegada do navio e do desembarque do FAB4100.
A única coisa certa até agora é que, a partir de 25/09, ele já pode decolar com destino a GPX.
Qualquer novidade, vamos divulgar aqui no DAN e não esqueça de nos enviar as suas fotos!!!!!!!
Abs,
Sem dúvida alguma! Obrigado e Abraço!
Os canopys estao com sensores inédito
Nova suite eletrônica?