Em continuidade ao Programa de Modernização das Aeronaves AF-1, foi realizado, no dia 20 de janeiro, nas instalações da EMBRAER em Gavião Peixoto (SP), o primeiro voo de ensaio para a certificação da aeronave protótipo biposto modernizada AF-1C N-1022. O voo marca uma importante etapa do projeto e mostra a perseverança e o comprometimento da Embraer e da Marinha do Brasil na condução do Programa de Modernização.
Apesar das aeronaves mono e biposto serem aparentemente similares, somente 20% dos projetos coincidem e os estudos de engenharia desenvolvidos pela Embraer, para que estas aeronaves dispusessem de uma mesma arquitetura de aviônica, integração de armamentos e capacidades operacionais, exigiram um considerável esforço.
Tal fato representa um importante marco no cronograma do programa e, apesar das atuais restrições orçamentárias, há a previsão de entrega de duas aeronaves modernizadas ao Esquadrão VF-1 ao longo do ano de 2016, ampliando para três o número de aeronaves em uso no setor operativo.
FONTE :DAerM
NOTA DOS EDITORES: Em que pese as dificuldades enfrentadas pela Embraer e a MB, o programa prossegue. Há pouco tempo, saíram notícias de que os caças apenas “voavam” e que a Embraer teria pedido ajuda aos israelenses para fazer os sistemas funcionarem. Um fato importante, e que precisa ser mencionado, é que a empresa responsável pelo fornecimento e integração, desde o início do programa, é israelense.
Sugerimos aos nossos leitores cuidado com as (des)informações postadas em blogs e/ou sites que não possuem compromisso em informar de forma responsável.
Mesmo sendo completamente contra este processo de modernização é pelo menos bom saber que esta acontecendo. Já explanei várias vezes os meus motivos baseados em aspectos econômicos e técnicos, mas é apenas uma opinião.
Já que o processo seguiu que o mesmo seja concluído o quanto antes e que as aeronaves sejam entregues ao VF-1 introduzindo novas doutrinas e diminuindo o “gap” dos pilotos perante as novas tecnologias.
Uma boa notícia.
Quanto custam os aposentados e pensionistas?
Esse projeto serve para manter a equipe técnica em prontidão, treinada e talvez até aperfeiçoada. Não é o ideal, mas não é ruim.
Quanto ao A12, pior seria sem ele, pois aí sim haveria total ociosidade “operacional”, mesmo que seja bem pouca. A Marinha lutou décadas para ter uma aviação de asa fixa e não pode deixar este projeto ser até extinto, como alguns poucos defendem. Militares não, habilmente fazem projeções do cenário de defesa e guerra do presente e do futuro.
Quando ao orçamento, apesar de poder ser maior, é sempre bom lembrar também das questões com gastos administrativos e outros. Deixa-se esta temática de lado, e não é muito citado de quanto aumentou o orçamento das FFAA nos últimos anos.
Contra fatos, não há argumentos. O orçamento aumentou muito e os gastos também. Falta ser analisado e julgado o resultado realístico. Cada Comando estabeleceu as prioridades e diretrizes orçamentárias e administrativas.
Up
Sempre serão uma boa escola. Poderão servir de preparação para os sea gripen na marinha e gripen BR na FAB.
Acho que AF – 1 modernizados vão terminar sua carreira em terra, se o São Paulo voltar pra ativa será com outro caça, provavelmente com o Sea Gripen se vingar.
Vixi, demorou tanto para sair minha postagem que perdeu o sentido, o UP era em relação a essa postagem aqui e não em relação a que ela saiu abaixo, não entendo o porquê de tanta demora de um post aparecer depois de postado.
Airacobra,
Todos os comentários são moderados por mim e/ou Padilha, e nem sempre estamos na base para fazer isso. Eu estou na rua com o celular liberando, basta ter um pouquinho de paciência e compreensão.
eu tenho que ler antes.
Pois é amigos…eu penso exatamente o mesmo, e ja comentei a mesma coisa em outras postagens…Nosso querida nação infelizmente não dispõe dos preciosos recursos para manter e operar um NAE, porque sabemos que para operar com segurança, este meio, precisa de outros meios para apoio e proteção, se a MB fosse bem equipada, com novos e capazes meios, eu ……(não que a minha opinião vale alguma coisa)….diria que a MB esta certíssima em revitalizar tanto o NAE quanto os A1, mas infelizmente não é essa a realidade…para mim….tanto o NAE quanto as aeronaves remanecentes deveriam ser vendidos, utilizando estes recursos para continuidade de programas de maior impacto e importância para defesa de nossa nação que é ,julgo eu, seja sua autoproteção…
A realidade atual é que este programa trabalha com tremenda folga uma vez que a modernização do A-12 está envolta em pesadas nuvens orçamentárias, técnicas e de planejamento do tamanho e amplitude da modernização.
É bom saber que o programa está andando, mas como a modernização do A-12 pode demorar tanto que o Sea Gripen já esteja até em vias de estar disponível…
Não é de todo impossível que a carreira dos AF-1 no novo porta-aviões seja bem mais curta que o planejado SE a modernização ao final sair…
Agradeço o esclarecimento. Devido às inúmeras dificuldades q a marinha tem passado, a gente acaba acreditando em tudo que é publicado.
As coisas menos criveis atualmente, são as que são publicadas, tem muita gente interessada em que o Brasil não de certo, uma certa gente que faz a diferença, por exemplo . . . . .
A turma que assaltou e quebrou o país fez a diferença mesmo. Pagaremos por anos.
O que vai acontecer vai ser o seguinte vamos ter os caças mais não temos o A12 depois teremos o A12 e os caças que bom nada.
exelente noticia, apesar de não gostar do “caça”, eu ainda prefiro aposentar a estoria de NAe e formar 3 esquadrões de caças pesados na costa, SU 34, acho que seria mais barato, mais só opinião de um entusiasta, alguém sabe qual o numero real que serão modernizados?, afinal existem muitos numeros, e o ultimo que eu tinha ouvido eram 12 unidades.