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Home Aviação

SAAB prevê oportunidades para o Gripen NG

Luiz Padilha por Luiz Padilha
04/11/2014 - 15:10
em Aviação
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Foto1GripenEMarketing.

Por Ivan Plavetz

A assinatura do contrato para venda de 36 aviões de combate Gripen NG (conhecidos também como Gripen E) para o Brasil poderá abrir novas chances de conversas com potenciais clientes.

A Finlândia, país que pretende substituir seus F/A-18 Hornets nos próximos 10 anos, poderia se engajar em mais um programa de modernização, mas de acordo com seu ministro da Defesa, Carl Haglund, não há outra opção a não ser adquirir um novo modelo de avião de combate.

As perspectivas para venda do Gripen NG para o país europeu, cujos requisitos são compatíveis com aqueles adotados pela OTAN, está sendo objeto de conversas com a Suécia no âmbito de um amplo plano de cooperação. Os dois países nórdicos não alinhados negociam a possibilidade de estabelecer operações coordenadas de patrulhamento de espaço aéreo com um compartilhamento de custos e atribuição de responsabilidades combinadas.

Foto2GripenEMarketing.

A potencial economia alcançada através da operação de um mesmo modelo de avião de combate já foi objeto de discussões entabuladas no dia 10 de outubro entre Haglund e seu colega sueco, Peter Hultqvist, na capital finlandesa Helsinki.

As últimas incursões de aviões militares russos no espaço aéreo nórdico, e demonstrações de força do governo de Moscou na área do Mar Báltico, reforçam a necessidade de consolidar um acordo bilateral de defesa incluindo a vigilância aérea, pondera Haglund. O ministro citou também o conflito na Ucrânia, somado às atividades das forças russas na região, como contribuinte para que a Finlândia estreite seus laços de cooperação militar com o vizinho.

Gripen NG _14

Haglund alega que Forças Armadas de credibilidade não se formam sozinhas no mundo atual. A cooperação sueco-finlandesa em defesa é considerada pelo governo de Helsinki como uma das mais importantes parcerias internacionais e deve ser acompanhada por outros países da região e alguns parceiros internacionais, incluindo os Estados Unidos, OTAN e a União Europeia.

Por outro lado, nem Finlândia e nem Suécia comentaram sobre uma possível cooperação industrial para desenvolvimento de um Gripen NG comum às duas partes, aponta Arvid Paulsen, analista político baseado na Dinamarca. Essa cooperação deverá começar a ser modelada a partir de fevereiro de 2015, enquanto projetos concretos estão sendo esperados para abril do próximo ano.

Gripenbrazil

Além dos 36 Gripen NG encomendados pelo Brasil, a Suécia assinou com a SAAB contrato para 60 unidades podendo ser adicionados mais 20 exemplares nos próximos anos. As entregas para a Força Aérea Brasileira terminarão em 2024 e para a Força Aérea da Suécia serão concluídas em 2026. Em contrapartida, se a aquisição do Gripen NG por parte da Finlândia chegar a um bom termo, e para isso o caça sueco deverá ser avaliado junto com outros modelos, as primeiras entregas deverão ocorrer por volta de 2025. Haglund informou que a próxima administração finlandesa necessitara priorizar dispêndios com defesa e pretende aprovisionar recursos para a compra de novos aviões de combate. Eleições parlamentares estão marcadas para abril de 2015.

No âmbito da necessidade de escolha de um novo avião de combate para substituição da frota de F/A-18 Hornet da Força Aérea, o Ministério da Defesa da Finlândia trabalha para identificar as opções mais adequadas no mercado, incluindo o Gripen NG. A conclusão desse trabalho será apresentada ao parlamento em maio de 2015. Uma projeção provisória da demanda divulgada recentemente indica que deverão ser adquiridos mais de 60 aeronaves para substituir os Hornets , negócio que custará entre US$ 7 bilhões e US$ 8 bilhões. A expectativa é de que a concorrência de seleção do novo avião de combate esteja definida em 2019.

Gripen E_05

Após a Suíça desistir da compra de 22 Gripen NG, a SAAB ampliou esforços para conseguir novos parceiros industriais no Brasil e procura novos colaboradores também na Europa, Ásia e América do Sul. No roll out do avião de transporte KC-390 da Embraer Defesa e Segurança, os Ministérios da Defesa de Brasil e Argentina assinaram acordo que coloca o país vizinho como potencial comprador dos Gripen NG produzidos aqui. De acordo com a SAAB, o contrato de aquisição dos caças para a FAB, celebrado no último dia 27, deverá alavancar novas oportunidades de mercado e estenderá seu horizonte operacional para além de 2050.

O CEO do Grupo SAAB, Håkan Buskhe, disse, durante reunião com investidores, que o Grupo projeta vender 400 Gripen NG até 2034.

Tags: Gripen NGSAAB
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Comentários 4

  1. WillHorv says:
    6 anos atrás

    Mas os valentes F5 não poderão voar pra sempre….chega uma hora que não da mais! É arriscar potencial humano e recursos. O que todos sabemos o quanto é pouco e restrito. Não digo mais 160…. mas que devem vir mais uns 108 a longo prazo devem. Formarão os 4 principais esquadrões de defesa aérea e ataque (sul, sudeste, centro-oeste e norte). Por isso acho que cairá a denominação gda e gav’s que temos hj. Bom, fora a Marinha que pode ser que os utilize …. mais umas 24 seronaves ahi.

    Responder
  2. B_MIKE says:
    6 anos atrás

    Seria muito bom se todas essas espectativas se concretisa-se, daria uma escala ao Gripen E, se a Saab depender de futras encomendas brasucas, pode ter uma dessepção enorme!
    A Suecia demonstra grande profissionalismo em encomendar 60 exemplares com possibilidade de mais 20, porque o Brasil não fecha um acordo semelhante de 36+50, se o preço não melhor pelo menos nao piora.

    Responder
  3. mauricio matos says:
    6 anos atrás

    Se a FAB for seguir o pensamento de comprar de 120 a 160 GRIPENS facilitaria a missão da SAAB de vender 400 Gripens.

    Responder
  4. Topol says:
    6 anos atrás

    O Lobby Americano para que a Finlândia selecione o F-35 para substituir os seus Hornets será grande, a exemplo da Noruega, país vizinho que também está no programa JSF.
    Embora o que pode pesar na decisão é o custo operacional mais baixo do Gripen E e a opção dos dois países efetuarem operações coordenadas de patrulhamento de espaço aéreo com um compartilhamento de custos, operando o mesmo vetor.

    Responder

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