O Departamento de Estado americano confirmou que autorizou a venda dos Super Tucanos da Embraer adquiridos pelo Líbano. A intervenção dos Estados Unidos foi necessária porque os equipamentos estão sendo fabricados pela unidade de Sierra Nevada, no Colorado. Além dos caças, o negócio prevê a compra de equipamentos associados, peças e apoio logístico para um custo estimado de US$ 462 milhões. A Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa entregou a certificação necessária notificando o Congresso sobre essa possível venda em 5 de junho de 2015.
De acordo com o governo americano, o Líbano solicitou a venda de seis A-29 Super Tucano, oito motores turboélices PT6A-68A (6 instalados e 2 peças sobressalentes), oito Sistemas de Dispensação de Contramedidas ALE-47, 2 Sistemas de Detecção de Lançamento de Mísseis AN / AAR-60 (V), Sistema de Posicionamento Global / Sistema de Navegação Iniciado (EGIs) não-SAASM, peças sobressalentes e de reparo, testes de vôo , suporte de manutenção, equipamento de apoio, publicações e documentação técnica, serviços de apoio de engenharia e logística do governo dos Estados Unidos e outros elementos relacionados de suporte logístico.
A negociação dos Super Tucanos foi uma das pautas da reunião do ministro da Defesa libanês, Samir Mouqel, com Raul Jungmann. Além dos Super Tucanos, o País adquiriu 16 blindados Guarani, da Iveco. “Essa proposta de venda atende a interesses nacionais, econômicos e de segurança dos Estados Unidos ao fornecer ao Líbano capacidades aéreas necessárias para manter a segurança interna, cumprir as Resoluções 1559 e 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas e combater as ameaças terroristas”, divulgou o governo americano em nota.
As empresas que vão participar do negócio são: Sierra Nevada Corporation Centennial, BAE Systems, Pratt & Whitney East Hartford, Terma América do Norte Arlington e Sistemas L-3COM West Salt Lake City.
SIERRA NEVADA
A Sierra Nevada Corporation (SNC), com matriz na cidade de Sparks, no Estado de Nevada, é uma das empresas privadas dos Estados Unidos que cresce mais rápido. A empresa tem um acordo com a Embraer Defesa e Segurança (EDS) para a construção de Super Tucanos.
Fonte: Indústria de Defesa & Segurança
É meu caro Athos,sabe aquelas considerações que fiz mais acima acerca de chauvinismo e falso conhecimento? Pois então, respondem a sua pergunta…rs!
Sim Tireless, é que a mão de obra lá deve ser mais barata….faz todo o sentido!
Eu fico imaginando o quanto os Britânicos devem odiar a BAE produzindo equipamentos lá nos EUA…
Roberto B,eu não falei dos Guaranis,para não atiçar a sua fabricação na Itália ,kkkkk, sabe como é que é,temos que ficar pianinhos !
Grande abraço !
É essa treta é isso mesmo,se os EUA não mandarem o recheio para cá eles só vão ser fuselagens ao relento.
Parabéns, por causa de 29 Super Tucanos para o Afeganistão, abrimos mão de muitas exportações diretamente do Brasil. Puz!!!!
Detalhe, os governo dos EUA também tem oferecido o principal concorrente do A-29. O AT-6 Texan II tem sido ofertado para todo mundo.
Resumindo, ou os EUA ganham, ou os EUA ganham. O Brasil volta a mediocridade que sempre tivemos. Mas a Embraer, tanto faz, ganha do mesmo jeito, menos, mas continua ganhando (até aí, tudo bem, mas o Brasil perde projeção geopolítica).
É só abrir a porta que os arautos do “nacionalismo” (na verdade é chauvinismo pueril, primário e rastaquera) destilam seu falso conhecimento. Então fica a pergunta: a usar esse raciocínio o Gripen não é sueco certo?
E amigos hj são super tucanos ,amanhã kc 390 e depois dizem que a (EDS) não está à venda. Não está pq já foi ou será que não?????
Ainda tem gente que acredita que a EMBRAER é Brasileira !!!
O recheio do bolo (fuselagem), o qual realmente onde se encontra o valor agregado em termos de tecnologia, é quase 100% estrangeiro.
Ainda tem gente que acredita que a EMBRAER é Brasileira !!!
Cesar Pereira , o Jungmann foi vender também os 16 Guaranis também . Está no texto .
Aliás , como já disse outro colega , a fuselagem é produzida aqui no Brasil .
Esse Edson só pode tá fumando…EUA e o país mais corrupto do mundo, soh q la o nome é lobby, para baboes como você cultuarem kkkkkkkkkk a Embraer licenciou um projeto que era orgulho nacional por um desonroso made in usa,
Título absolutamente equivocado pois as aeronaves na verdade são apenas montadas nos EUA sendo suas fuselagens produzidas em Gavião Peixoto e montadas nas instalações da Embraer na Flórida. A Sierra Nevada faz apenas a integração dos sistemas. Mas nossos “nacionalistas” de plantão ao invés de pesquisarem preferem ficar aqui choramingando ( e pensando em reestatização da empresa)
Isso é muito bom, lá não existe corrupção e os aviões podem finalmente sair com um honroso Made in USA . . . . .
Oque o Jugmann foi fazer no Líbano, se o governo dos EUA foi quem negociou os A-29,um produto desenvolvido com impostos do povo brasileiro e que hoje gera emprego nos EUA !
Kkkkkk
De matar
Nos Estados Unidos