São José dos Campos, SP — 4 de fevereiro de 2025 – A Eve Air Mobility (“Eve”) anuncia sua colaboração com a PRS Aeroportos – consórcio formado pela Pax Aeroportos SA, concessionária do Aeroporto Campo de Marte, e pela UrbanV SpA, operadora de vertiportos – e com a VertiMob Infrastructure Ltda no sandbox regulatório para vertiportos, organizado pela Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (Anac). A iniciativa representa um passo fundamental para o estabelecimento de regulamentações operacionais para aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL).
O projeto sandbox, com duração de 24 meses, oferece um ambiente para que as empresas desenvolvam soluções inovadoras para vertiportos. As áreas de foco incluem regulamentações essenciais, como capacidade da infraestrutura física, sistemas de combate a incêndios, requisitos de ruído das aeronaves e medidas de controle de acesso. A colaboração também abordará layouts de pouso e decolagem das aeronaves, trajetórias de aproximação final e partida, além de instalações de manutenção e suporte.
A Eve aplicará sua expertise como fabricante de eVTOL para aprimorar as características das aeronaves e os requisitos de desempenho. A empresa compartilhará seu conhecimento sobre as melhores práticas operacionais, com base em sua experiência em tecnologia aeroespacial, incluindo verificações pré-voo e procedimentos padrão. Além disso, a Eve está ativamente envolvida na evolução das dinâmicas do mercado de mobilidade aérea avançada (AAM), contribuindo para definir a gama de serviços que serão oferecidos nos vertiportos para atender às necessidades futuras.
“Desde o início, a visão da Eve sempre foi mais ampla do que apenas a aeronave. Estamos profundamente comprometidos em moldar e integrar a indústria de mobilidade aérea avançada como um todo”, disse Johann Bordais, CEO da Eve. “Nossa colaboração no sandbox regulatório da Anac é uma demonstração clara desse compromisso. Essa parceria com os operadores de infraestrutura nos permite abordar todos os aspectos da indústria, desde a infraestrutura de vertiportos até as operações de eVTOLs, em alinhamento com os padrões e expectativas das agências reguladoras globais”, acrescentou o executivo.
A Anac publicou recentemente os critérios finais de aeronavegabilidade para o eVTOL da Eve, marcando um passo significativo rumo à certificação de tipo, abrindo caminho para que a Eve defina os meios de conformidade do seu eVTOL junto à Anac. A empresa continua trabalhando em estreita colaboração com a agência para obter o Certificado de Tipo (TC) e validar essa certificação junto à Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA).
A Eve já realizou estudos de Conceito de Operações (CONOPs) em diversas cidades globais, incluindo Rio de Janeiro, Chicago e Londres. Esses CONOPs delineiam a visão, os principais fatores a considerar, as necessidades operacionais para eVTOLs e a jornada dos usuários, além de serviços e suporte.
FONTE: Constant Contact