Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Exército

Ares conclui integração da torre UT30BR ao GUARANI

Luiz Padilha por Luiz Padilha
26/10/2015 - 13:56
em Exército, Indústria de Defesa
114
0
compartilhamentos
420
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Integracao-UT30BR-IVECO

A equipe da ARES realizou, nas dependências da IVECO, a integração de 05 unidades da torre não tripulada UT30BR às Viaturas Guarani. No total serão 10 viaturas a receber essa integração, conforme contrato firmado com o Exército Brasileiro.

A equipe da ARES que participou da integração realizou prévias inspeções nos veículo, executou a montagem de itens importantes para a instalação, atualizou o firmware e calibração dos sensores do sistema, coordenou todo preparo do anel de interface para receber a torre, fez todas as conexões dos cabos de interligação e para finalizar o processo, conduziu com sucesso um teste completo de funcionamento do sistema.

O sistema UT30BR foi projetado para atender uma variada gama de requisitos, oferecendo desempenho superior nas diversas condições de combate. Armada com um canhão automático calibre 30mm, dotada de uma metralhadora coaxial calibre 7,62mm e lançadores de granadas fumígenas, a UT30BR é resultado de mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas de tiro, aquisição e rastreamento automático de alvos em plataformas giro-estabilizadas.

Além disso, possui dentre suas principais características a montagem, que é realizada sobre o teto da viatura, garantindo maior espaço interno e a segurança da tripulação.

FONTE: T&D

Tags: GuaraniIVECOTorreta UT30BR
Notícia Anterior

CTS da Helibras recebe visitas da ANAC e da Petrobras

Próxima Notícia

3º CHC Brazil Safety & Quality Summit

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Indústria de Defesa

LAAD: Viaturas da IDV e CIO em exposição

07/04/2025 - 10:23
Indústria de Defesa

LAAD: Iveco Defence Vehicles confirma sua parceria de longo prazo com o Exército Brasileiro

05/04/2025 - 06:22
Exército

Exército quer comprar mísseis Javelin e fechar o contrato do Centauro II

26/12/2024 - 14:16
Carregar mais
Próxima Notícia

3º CHC Brazil Safety & Quality Summit

Comentários 114

  1. Foxtrot says:
    10 anos atrás

    Que pena que em país sem visão como o Brasil;tenham perdido o controle de uma empresa promissora e estratégica como a Ares.
    Ainda por cima desenvolveram a REMAX e futura TORC-30 mm com dinheiro nosso.

    Responder
  2. Leonardo rodrigues says:
    10 anos atrás

    Caros
    Segundo EB e Iveco este veículo possui célula de sobrevivência por isto que ele é muito mais alto que o urutu. Com proteção blindada STANAG 2, munição perfurante incendiária, minas anti-carro e IEDs. Sim, ele foi projetado para ser configurado de acordo com a missão através de blindagem adicional colocados nos elementos de fixação . Pode-se ampliar a configuração de acordo com a necessidade fica mais fácil do que utilizar um veículo pesado para uma tarefa que celeridade.

    Responder
  3. Foxtrot says:
    6 anos atrás

    Que pena que em país sem visão como o Brasil;tenham perdido o controle de uma empresa promissora e estratégica como a Ares.
    Ainda por cima desenvolveram a REMAX e futura TORC-30 mm com dinheiro nosso.

    Responder
  4. Rafael Oliveira says:
    10 anos atrás

    blindagem vergonha não aguenta .50 absurdo
    armas contra blindados e helicópteros tipo portáteis na lateral da torre.
    Deveria ser bem blindado e muito bem armado.

    Responder
    • Joaz says:
      6 anos atrás

      está vendo aqueles vários rebites na lataria? pois é, aquilo é para o veículo poder receber blindagem modular adicional, contra calibre 12,7mm, 20mm, anti-RPG, etc, conforme a necessidade do momento à escolha do cliente.

      Responder
  5. Rafael Oliveira says:
    10 anos atrás

    deveria ter mais equipamentos 4 misseis que possa atacar helicópteros, vants,e tanques
    estes canhões precisam de um reforço de misseis.
    É muito importante capacidade de atacar de forma defensiva qualquer ataque de helicópteros tanques.

    Responder
  6. Leonardo rodrigues says:
    6 anos atrás

    Caros
    Segundo EB e Iveco este veículo possui célula de sobrevivência por isto que ele é muito mais alto que o urutu. Com proteção blindada STANAG 2, munição perfurante incendiária, minas anti-carro e IEDs. Sim, ele foi projetado para ser configurado de acordo com a missão através de blindagem adicional colocados nos elementos de fixação . Pode-se ampliar a configuração de acordo com a necessidade fica mais fácil do que utilizar um veículo pesado para uma tarefa que celeridade.

    Responder
  7. Rafael Oliveira says:
    6 anos atrás

    blindagem vergonha não aguenta .50 absurdo
    armas contra blindados e helicópteros tipo portáteis na lateral da torre.
    Deveria ser bem blindado e muito bem armado.

    Responder
    • Joaz says:
      6 anos atrás

      está vendo aqueles vários rebites na lataria? pois é, aquilo é para o veículo poder receber blindagem modular adicional, contra calibre 12,7mm, 20mm, anti-RPG, etc, conforme a necessidade do momento à escolha do cliente.

      Responder
  8. Rafael Oliveira says:
    6 anos atrás

    deveria ter mais equipamentos 4 misseis que possa atacar helicópteros, vants,e tanques
    estes canhões precisam de um reforço de misseis.
    É muito importante capacidade de atacar de forma defensiva qualquer ataque de helicópteros tanques.

    Responder
  9. Ricardo Augusto de Oliveira says:
    10 anos atrás

    Pessoal.
    Já deu para entender que o TO deste meio é a GLO.
    Sendo assim, as minhas perguntas são?
    1º Para este teatro, ele é um ótimo meio? estamos bem servido?
    2º Para um cenário de guerra, temos algum meio em uso? este Guarani pode ser convertido? este tipo de meio faz parte de nossa estratégia de reação?

    OBS: não sou militar e por isso tenho tanta duvida.

    Responder
  10. Ricardo Augusto de Oliveira says:
    6 anos atrás

    Pessoal.
    Já deu para entender que o TO deste meio é a GLO.
    Sendo assim, as minhas perguntas são?
    1º Para este teatro, ele é um ótimo meio? estamos bem servido?
    2º Para um cenário de guerra, temos algum meio em uso? este Guarani pode ser convertido? este tipo de meio faz parte de nossa estratégia de reação?

    OBS: não sou militar e por isso tenho tanta duvida.

    Responder
  11. edimur says:
    10 anos atrás

    vai ficar top com morteiro120mm, parabens ao eb sem dindim sem nada tenta se virar

    Responder
    • Celso says:
      10 anos atrás

      Eimur…….ateh onde tenho lido a respeito, caberia sim um morteiro 81 mm, mas um 120 mm ainda esta fora de cogitacao por inumeras razoes, uma delas e q nestes casos este veiculo perde sua funcao inicial, ou seja, transporte de tropas e outros aspectos tbm geram limitacoes, tais como, elevacao da arma, recuo, etc….. Sds

      Responder
    • Gabriel says:
      10 anos atrás

      Com certeza , podemos desenvolver um caça tanques 8×8 baseado no guarani e ao invés de tropas colocarmos um compartimento para levarmos bastante munição.

      Responder
  12. Sandro Renan says:
    10 anos atrás

    Como sempre o Brasil pensa pequeno, um veículo de transporte como esse deveria suportar uma .50 com tranquilidade, já que o que mais vemos são .50 móveis, ou seja, uma caminhonete com uma arma dessa abate a tripulação quase toda ou até mesmo todos q estão dentro do guarani. Quem dera ter um blindado como o Namer Israelense, o Brasil é capaz de desenvolver um blindado bem melhor. Ou pelo menos pôr uma blindagem com compostos cerâmicos que aguentem as .50.

    Responder
    • Gabriel says:
      10 anos atrás

      O NAMER é um VBCI(veiculo blindado de combate de infantaria), veículos como guarani são VBTTR(veículo blindado de transporte de tropas sobre rodas) …são viaturas com funções e classes diferentes , mas a existência de ambas é importante para as forças armadas.

      O Exercito brasileiro fez um excelente trabalho projetando o Guarani

      Responder
    • Fred says:
      10 anos atrás

      Se preparado, ele suporta .50

      O Guarani sai da fabrica com uma blindagem capaz de resistir até tiros de fuzil 7.62 – Más dependendo da missão, pode ser rapidamente equipado com uma camada extra de blindagem, tornando-se capaz de suportar calibre .50

      Responder
  13. Cassio Fraccari says:
    10 anos atrás

    E aquela outra torre, a TORC 30, que estava sendo cotada para o Guarani? Vai ser testada e entrar em produção?

    Responder
  14. Cassio Fraccari says:
    10 anos atrás

    E aquela outra torrre

    Responder
  15. karlBonfim says:
    10 anos atrás

    O Guarani vai ficar ainda melhor com oito rodas e uma torre de canhão 105 mm. Será que cabe um de 120 mm como no CV90 120mm!?

    Responder
    • Celso says:
      10 anos atrás

      Uma torre c 90 mm sem duvida e ate mesmo um 105 mm mas so qdo sair um 8×8 e mesmo assim ainda vai demorar muitissimo…..rsrsrrsrsr…mas ai nao sera um veiculo de transporte e sim um MBT c 8 rodas e pneu. Sds

      Responder
      • Topol says:
        10 anos atrás

        Na verdade será um veículo de reconhecimento artilhado (VBR-MR)… um batedor com grande mobilidade e capacidade de resposta com a função de avançar no terreno inimigo e fazer o esclarecimento do local com capacidade de combate se necessário e que deverá substituir os vetustos EE-9 Casacavel para esta função nos regimentos de cavalaria mecanizada

        Responder
    • Gabriel says:
      10 anos atrás

      Esse veiculo 8×8 será uma viatura de combate caça-tanques e terá uma função diferente do Guarani , será um veiculo ligeiro de combate que poderá servir aos fuzileiros em operações de desembarque e ao EB em regiões do país onde o uso do MBT não é possível como em alguns locais da Amazônia e do Pantanal .

      Esta viatura 8×8 não substitui o MBT em regiões como o Sul , Sudeste , Centro-Oeste e Nordeste do Brasil…seria loucura pois estas regiões possibilitam o desembarque do inimigo com viaturas pesadas e de alto poder de fogo ( Jogar um Guarani 8×8 numa destas seria suicídio! ainda mais sabendo que teremos poucos….)

      Responder
  16. Marco says:
    10 anos atrás

    Como e coisa nova, para comparar, acho que o top em torreta dev ser aquela de 35mm com munição programável, derivada do Millenium Gun, agora se quiser gastar pouco os Russos tem para todos os gostos com bom preco. Parece que nosso carro ficou bem potente, e o preço como ficou?

    Responder
  17. edimur says:
    6 anos atrás

    vai ficar top com morteiro120mm, parabens ao eb sem dindim sem nada tenta se virar

    Responder
    • Celso says:
      6 anos atrás

      Eimur…….ateh onde tenho lido a respeito, caberia sim um morteiro 81 mm, mas um 120 mm ainda esta fora de cogitacao por inumeras razoes, uma delas e q nestes casos este veiculo perde sua funcao inicial, ou seja, transporte de tropas e outros aspectos tbm geram limitacoes, tais como, elevacao da arma, recuo, etc….. Sds

      Responder
    • Gabriel says:
      6 anos atrás

      Com certeza , podemos desenvolver um caça tanques 8×8 baseado no guarani e ao invés de tropas colocarmos um compartimento para levarmos bastante munição.

      Responder
  18. Willhorv says:
    10 anos atrás

    Saberiam me dizer, quantas unidades do Gusrani serão equipadas com esta torre? Os 10 são de um lote piloto, correto?

    Responder
    • jose carlos says:
      10 anos atrás

      Gostaria de saber se o sr. é metalurgico

      Responder
      • Willhorv says:
        10 anos atrás

        Não sou metalúrgico. No meu post anterior, leiam Guarani….e não Gusrani como escrevi….por favor…
        Lembro de algo em torno de 2000 viaturas Guarani….quantos devem utilizar esta torre?

        Responder
  19. Wesley Alves says:
    10 anos atrás

    Padilha, não entendo muito do assunto mas vejo alguns aqui falarem mal do Guarani e fico irritado porque não sei se é a velha síndrome de vira lata brasileiro ou se esses caras estão certos. Gostaria que tirasse minha duvida sobre o Guarani em um combate RPG, ele realmente não aguenta? Ele não foi construído para lidar com esse tipo de situação? Sds

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      Como já responderam, depende de onde o RPG atinge. Todo Blindado seja ele de que tipo for, possui um ponto fraco. O do Guarani eu não sei, mas os concorrentes tb possuem pontos fracos, logo, não estamos nem mal nem melhor do que outros operadores.

      Responder
      • Celso says:
        10 anos atrás

        Padilha, o guarani nao foi feito para resistir a nenhum RPG , o proprio Gilbero coloca este ponto corretamente e eu mesmo cito isso qdo gerei duvidas la em cima. Nem sei o qto aguenta em relacao a IEDS (minas anti carro) e isso esta claro qdo se le suas especificacoes, qdo muito podera resisitir a disparos de uma arma como a calibre .50. Este veiculo visa a mobilidade e nao ao confronto direto Sds.

        Responder
  20. Sandro Renan says:
    6 anos atrás

    Como sempre o Brasil pensa pequeno, um veículo de transporte como esse deveria suportar uma .50 com tranquilidade, já que o que mais vemos são .50 móveis, ou seja, uma caminhonete com uma arma dessa abate a tripulação quase toda ou até mesmo todos q estão dentro do guarani. Quem dera ter um blindado como o Namer Israelense, o Brasil é capaz de desenvolver um blindado bem melhor. Ou pelo menos pôr uma blindagem com compostos cerâmicos que aguentem as .50.

    Responder
    • Gabriel says:
      6 anos atrás

      O NAMER é um VBCI(veiculo blindado de combate de infantaria), veículos como guarani são VBTTR(veículo blindado de transporte de tropas sobre rodas) …são viaturas com funções e classes diferentes , mas a existência de ambas é importante para as forças armadas.

      O Exercito brasileiro fez um excelente trabalho projetando o Guarani

      Responder
    • Fred says:
      6 anos atrás

      Se preparado, ele suporta .50

      O Guarani sai da fabrica com uma blindagem capaz de resistir até tiros de fuzil 7.62 – Más dependendo da missão, pode ser rapidamente equipado com uma camada extra de blindagem, tornando-se capaz de suportar calibre .50

      Responder
  21. Thauno says:
    10 anos atrás

    Só serão 10 viaturas com este sistema? Está de brincadeira?

    Responder
  22. Carlos Franca. says:
    10 anos atrás

    Exército vai receber apenas 10 Guaranis com essa torre não tripulada de 30mm?

    Responder
    • Gilberto Rezende-Rio Grande/RS says:
      10 anos atrás

      Primeiro Lote, vamos com calma…
      A previsão na assinatura do contrato de produção inicial em dezembro de 2009 era de 2.044 unidades para entrega até 2030.
      Pode até já ter havidos cortes e/ou atrasos no cronograma de entregas mas estamos ainda no início da produção da viatura e ela terá vária versões e evoluções nos próximos 15 anos, vamos deixar de ser açodados no pessimismo…

      Responder
      • Carlos Franca. says:
        10 anos atrás

        Gilberto não fui pessimista, apenas fiz uma pergunta já que eu não sabia de quantas unidades o exército pretende ter, porque no texto dá a entender que serão apenas 10.

        Responder
  23. Cassio Fraccari says:
    6 anos atrás

    E aquela outra torre, a TORC 30, que estava sendo cotada para o Guarani? Vai ser testada e entrar em produção?

    Responder
  24. Cassio Fraccari says:
    6 anos atrás

    E aquela outra torrre

    Responder
  25. Gilberto Rezende - Rio Grande/RS says:
    10 anos atrás

    Esta história da blindagem não resistir a um RPG não adianta ficar batendo nesta tecla.
    A proteção blindada do veículo não constava dos Requisitos do EB e ponto final.
    O Guarani está mais talhado para GLO e controle de civis ou de insurgentes mal armados.
    Quem comprá-lo vai pagar mais barato e vai ter que SABER que no máximo ele resiste a .50 se adquirir a blindagem opcional.

    Responder
    • Gilberto Rezende - Rio Grande/RS says:
      10 anos atrás

      A proteção blindada para resistir a um RPG não estava nos requisitos do EB. Digo…
      Foi assim lá atrás no início para economizar custos.

      QUEM SABE se agora para a próxima versão 8×8 armada com uma torre de canhão os requisitos TENHAM que ser mais rigorosos que os de um simples transporte de tropa e incluam o piso em angulo e uma blindagem melhor contra RPGs PELO MENOS…

      Responder
    • Celso says:
      10 anos atrás

      Gilberto, eh exatamene isso…..esta protecao adicional so reforca e melhora suas cacteristicas de resistencia balisitica……por isso escrevi la em cima q nao acredito q resista a calibres maiores ou algum tipo de RPG. O q eh certo nao tem discussao…..Sds

      Responder
  26. karlBonfim says:
    6 anos atrás

    O Guarani vai ficar ainda melhor com oito rodas e uma torre de canhão 105 mm. Será que cabe um de 120 mm como no CV90 120mm!?

    Responder
    • Celso says:
      6 anos atrás

      Uma torre c 90 mm sem duvida e ate mesmo um 105 mm mas so qdo sair um 8×8 e mesmo assim ainda vai demorar muitissimo…..rsrsrrsrsr…mas ai nao sera um veiculo de transporte e sim um MBT c 8 rodas e pneu. Sds

      Responder
      • Topol says:
        6 anos atrás

        Na verdade será um veículo de reconhecimento artilhado (VBR-MR)… um batedor com grande mobilidade e capacidade de resposta com a função de avançar no terreno inimigo e fazer o esclarecimento do local com capacidade de combate se necessário e que deverá substituir os vetustos EE-9 Casacavel para esta função nos regimentos de cavalaria mecanizada

        Responder
    • Gabriel says:
      6 anos atrás

      Esse veiculo 8×8 será uma viatura de combate caça-tanques e terá uma função diferente do Guarani , será um veiculo ligeiro de combate que poderá servir aos fuzileiros em operações de desembarque e ao EB em regiões do país onde o uso do MBT não é possível como em alguns locais da Amazônia e do Pantanal .

      Esta viatura 8×8 não substitui o MBT em regiões como o Sul , Sudeste , Centro-Oeste e Nordeste do Brasil…seria loucura pois estas regiões possibilitam o desembarque do inimigo com viaturas pesadas e de alto poder de fogo ( Jogar um Guarani 8×8 numa destas seria suicídio! ainda mais sabendo que teremos poucos….)

      Responder
  27. mauricio matos says:
    10 anos atrás

    Parece que foi na LAAD 2015 a INVECO exibiu uma proteção para ser usada no Guarani para proteger o veiculo contra disparo de RPG. Vai ser somente estas 10 viaturas ou é somente um teste.

    Responder
    • Gabriel says:
      10 anos atrás

      É apenas o primeiro lote ,o ritmo da instalação vai de acordo com as verbas disponíveis

      Responder
  28. dilson queiroz says:
    10 anos atrás

    e só serão esses 10 Guaranis, os contemplados??

    Responder
  29. Marco says:
    6 anos atrás

    Como e coisa nova, para comparar, acho que o top em torreta dev ser aquela de 35mm com munição programável, derivada do Millenium Gun, agora se quiser gastar pouco os Russos tem para todos os gostos com bom preco. Parece que nosso carro ficou bem potente, e o preço como ficou?

    Responder
  30. adriano silva says:
    10 anos atrás

    O brasil….poderia vender o guarani,o exercito da colombia.Em 2018 os colombianos vão aposentar o velho blindado Cascavél.

    Responder
    • Topol says:
      10 anos atrás

      Para isso deveria estar disponível a versão de reconhecimento com canhão 105mm, caso contrário o Guarani não irá suprir a lacuna do EE-9 na Colômbia.

      Responder
  31. Johan says:
    10 anos atrás

    A minha crítica fica por conta da quantidade de apenas 10 unidades com esta torre. Espero que seja o 1º lote, embora que a grande maioria deste blindado será equipada com a torre manual.

    Responder
    • Gabriel says:
      10 anos atrás

      Não senhor! as torres do veiculos GUARANI serão todas automáticas e este foi apenas o primeiro lote a recebe-las

      Responder
      • Celso says:
        10 anos atrás

        Gabriel, nao foi isso q entendi desde q li pela primeira vez sobre as especificacoes deste veiculo. A torre UT30 calibre 30 pode ser operada remotamente, mas a torre REMAX c calibre .50 nao pode……mas posso estar enganado…….seria interessante q o DAN colocasse aqui mais e melhores informacoes sobre este veiculo….se eh q ja nao o fez….rsrrsrs Sds

        Responder
        • Gabriel says:
          10 anos atrás

          Eu li justo o contrário , a torre REMAX foi apresentada na LAAD 2009 como a primeira torre automática de fabricação sul-americana
          e pelas características dela me parece que não há como opera-la manualmente em combate….ela é automática e nacional !( fomos o primeiro país abaixo da linha do equador a desenvolver uma torre nacional)

          Responder
  32. Johan says:
    10 anos atrás

    Se este veículo for usado em missão real ele será equipado com blindagem extra. Este veículo já sai de fábrica com os pontos de fixação desta blindagem só não foi colocada, pois para treinamento não precisa já que aumenta o peso e consequentemente o cunsumo, o desgaste e por aí vai

    Responder
    • Celso says:
      10 anos atrás

      Johan, valeu….eu nao havia atentado para isso qdo vi este veiculo pela primeira vez……agora ja fico mais tranquilo, pra sorte de nossos infantes, …..rsrsrsrrsrsr Sds

      Responder
  33. Willhorv says:
    6 anos atrás

    Saberiam me dizer, quantas unidades do Gusrani serão equipadas com esta torre? Os 10 são de um lote piloto, correto?

    Responder
    • jose carlos says:
      6 anos atrás

      Gostaria de saber se o sr. é metalurgico

      Responder
      • Willhorv says:
        6 anos atrás

        Não sou metalúrgico. No meu post anterior, leiam Guarani….e não Gusrani como escrevi….por favor…
        Lembro de algo em torno de 2000 viaturas Guarani….quantos devem utilizar esta torre?

        Responder
  34. Wesley Alves says:
    6 anos atrás

    Padilha, não entendo muito do assunto mas vejo alguns aqui falarem mal do Guarani e fico irritado porque não sei se é a velha síndrome de vira lata brasileiro ou se esses caras estão certos. Gostaria que tirasse minha duvida sobre o Guarani em um combate RPG, ele realmente não aguenta? Ele não foi construído para lidar com esse tipo de situação? Sds

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      6 anos atrás

      Como já responderam, depende de onde o RPG atinge. Todo Blindado seja ele de que tipo for, possui um ponto fraco. O do Guarani eu não sei, mas os concorrentes tb possuem pontos fracos, logo, não estamos nem mal nem melhor do que outros operadores.

      Responder
      • Celso says:
        6 anos atrás

        Padilha, o guarani nao foi feito para resistir a nenhum RPG , o proprio Gilbero coloca este ponto corretamente e eu mesmo cito isso qdo gerei duvidas la em cima. Nem sei o qto aguenta em relacao a IEDS (minas anti carro) e isso esta claro qdo se le suas especificacoes, qdo muito podera resisitir a disparos de uma arma como a calibre .50. Este veiculo visa a mobilidade e nao ao confronto direto Sds.

        Responder
  35. Thauno says:
    6 anos atrás

    Só serão 10 viaturas com este sistema? Está de brincadeira?

    Responder
  36. Carlos Franca. says:
    6 anos atrás

    Exército vai receber apenas 10 Guaranis com essa torre não tripulada de 30mm?

    Responder
    • Gilberto Rezende-Rio Grande/RS says:
      6 anos atrás

      Primeiro Lote, vamos com calma…
      A previsão na assinatura do contrato de produção inicial em dezembro de 2009 era de 2.044 unidades para entrega até 2030.
      Pode até já ter havidos cortes e/ou atrasos no cronograma de entregas mas estamos ainda no início da produção da viatura e ela terá vária versões e evoluções nos próximos 15 anos, vamos deixar de ser açodados no pessimismo…

      Responder
      • Carlos Franca. says:
        6 anos atrás

        Gilberto não fui pessimista, apenas fiz uma pergunta já que eu não sabia de quantas unidades o exército pretende ter, porque no texto dá a entender que serão apenas 10.

        Responder
  37. Elcio says:
    10 anos atrás

    Padilha até que enfim uma boa notiçia e as viaturas de socorro de comando lança morteiros para quando sera

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      Ainda não sabemos.

      Responder
  38. Celso says:
    10 anos atrás

    Posso estar enganado, mas todo este armamento vai ser inutil caso este veiculo c esta blindagem tenha q enfrentar ate mesmo uma RPG simples…..minha opiniao OK……mas ja li muita coisa a respeito e nada altera este ponto de vista ate o momento………e ja sei q seu uso depende do ambiente ou da necessidade…mas q nao aguenta um disparo de RPG isso nao aguenta……ja escreveram q ate mesmo disparo de uma .50 pode danifica-la……….to em duvida. Sds

    Responder
    • Gabriel says:
      10 anos atrás

      Eu discordo , blindagem adicional pode ser colocada no Guarani caso se faça necessário e mais Veículos blindados para transporte de tropas não são MBTs ou veículos de combate de infantaria….a missão dele é o transporte de tropas(ônibus de guerra) e esta torre instalada é de finalidade quase puramente defensiva !
      No cenário continental do Brasil se colocássemos muita blindagem no Guarani aumentando demasiadamente o peso , inviabilizariamos a mobilidade do mesmo em diversas regiões do país.
      É preciso ter uma visão mais ampla de um cenário de guerra moderno e buscar conhecer pormenorizadamente todos os componentes da situação e como são empregados. Depois
      com base nisso faremos o juízo ok ?!

      Responder
      • Celso says:
        10 anos atrás

        Gabriel, coloquei a situacao na condicional , no presente momento c certeza esta blindagem nao resiste a nenhum tipo de embate , tenho certeza q estou correto na minha observacao……. colocar ou reforcar sua blindagem, eh obvio q isso ira ou podera ocorrer …mas sera q vai dar tempo……nunca entendi o pqe isso nunca foi feito no Cascavel q na minha opiniao continua a ser otimo. Este veiculo nao eh apenas transporte de tropas e nem tanto defensivo nesta configuracao, c esta torre de 30 mm eh muito mais ofensivo e acompanhara os MBT para abrir frente e supressao de fogo em auxilio a infantaria. Nesta situacao enfrentara mesmo armas RPG e outras . Com a torre e metralhadora .50, sera exclusivamente para apoio leve, Meu juizo esta em sintonia c a situacao atual e como voce, entendo o pqe desta configuracao…mas se o bicho pegar nao havera tempo para muita coisa melhorar em curto prazo……conflito nao manda recado nem carta por correio……….mas entendo sua mensagem Sds

        Responder
        • Topol says:
          10 anos atrás

          Celso, esta configuração é meramente um APC armado para defesa e apoio de fogo, deverá operar em áreas já dominadas e não na linha de frente atuando como um IFV.

          Responder
        • Topol says:
          10 anos atrás

          Um autentico IFV ou VBI deverá acompanhar o MBT na linha de frente, na linha de fogo direto enfrentando as mesmas ameaças e se locomovendo sobre o mesmo terreno… dessa forma deverá possuir uma blindagem espessa, sistemas de autodefesa além de locomoção sob esteiras para garantir que possa superar quaisquer obstáculos onde uma viatura sobre rodas não possa ir.

          Responder
    • oziel bandeira says:
      10 anos atrás

      caro celso,até um carro de combate não aguenta uma rpg

      Responder
      • Celso says:
        10 anos atrás

        Bandeira…….depende……..de qual ou quais veiculos de combate vc se refere…….veiculos leves concordo…mas dai pra frente ja existem inumeros veiculos q suportam graves danos e protegem seus tripulantes…mas ta claro q nem sempre vao continuar a trafegar neh….rsrsrsrrsrs Sds

        Responder
    • Popeye says:
      10 anos atrás

      O sr. quase sempre está enganado. Onde o sr. faz as suas leituras onde sempre denigrem as coisas do Brasil e idolatram as dos EUA? Qual sua fonte? Nos diga, tambem quero consulta- la e “aprender” mais. Mas o sr. e sua “fonte” estão certos, o Guarani nao presta mesmo, primeiro foi construído do avesso, os tiros saem pela culatra, quando se quer ir para a frente estranhamente entra a ré, os pneus são à prova de calibre 22 e por aí vai. Mas ele NAO FICA atolado em areia de praia, UFA!!! Pelo menos isso né?

      Responder
      • Celso says:
        10 anos atrás

        Popeye, felizmente estou quase sempre enganado….rsrsrrs eh para isso q existem as divergencias….o pior e q sempre existem pessoas sem o minimo do bom senso q insistem em nao entender ou compreender aquilo q esta escrito, mas pior ainda, nao percebem as barbaridades q escrevem …….conselho…va pra Russia, Cuba, China, Koreia do Norte, Ira, etc….otimos paises q combinam c sua ideologia tacanha.. Pode comecar sua leitura por alguma revista especializada tipo Seguranca e Defesa q tem otimas informacoes gerais sobre misseis, armas anticarros, etc……ou quem sabe acessar outtros sites q nao vou citar aqui, enfim, se souber ler e entender em ingles tvz possa aprender muito mais ainda. Eu opino naquilo ou sobre aquilo q leio , entendo e eventualmente tbm aprendo cada vez mais………so para te informar, minha formacao tem muito a ver em alguma das organizacoes de nossas FAs, e voce……..enfim caro e jovem popeye…coma menos espinafre, isso esta te fazendo muito mal, tenha e seja mais humilde. Sds

        Responder
  39. Gabriel says:
    10 anos atrás

    Qual é a empresa que fornece a torre automática do guarani?

    Responder
    • Gabriel says:
      10 anos atrás

      Já descobri é a Elbit

      Responder
  40. Carlos Crispim says:
    10 anos atrás

    Eu gosto muito desse veículo, se colocarem blindagens adicionais ativas, creio que será uma excelente arma para o EB, parabéns.

    Responder
  41. Gilberto Rezende - Rio Grande/ says:
    6 anos atrás

    Esta história da blindagem não resistir a um RPG não adianta ficar batendo nesta tecla.
    A proteção blindada do veículo não constava dos Requisitos do EB e ponto final.
    O Guarani está mais talhado para GLO e controle de civis ou de insurgentes mal armados.
    Quem comprá-lo vai pagar mais barato e vai ter que SABER que no máximo ele resiste a .50 se adquirir a blindagem opcional.

    Responder
    • Gilberto Rezende - Rio Grande/ says:
      6 anos atrás

      A proteção blindada para resistir a um RPG não estava nos requisitos do EB. Digo…
      Foi assim lá atrás no início para economizar custos.

      QUEM SABE se agora para a próxima versão 8×8 armada com uma torre de canhão os requisitos TENHAM que ser mais rigorosos que os de um simples transporte de tropa e incluam o piso em angulo e uma blindagem melhor contra RPGs PELO MENOS…

      Responder
    • Celso says:
      6 anos atrás

      Gilberto, eh exatamene isso…..esta protecao adicional so reforca e melhora suas cacteristicas de resistencia balisitica……por isso escrevi la em cima q nao acredito q resista a calibres maiores ou algum tipo de RPG. O q eh certo nao tem discussao…..Sds

      Responder
  42. mauricio matos says:
    6 anos atrás

    Parece que foi na LAAD 2015 a INVECO exibiu uma proteção para ser usada no Guarani para proteger o veiculo contra disparo de RPG. Vai ser somente estas 10 viaturas ou é somente um teste.

    Responder
    • Gabriel says:
      6 anos atrás

      É apenas o primeiro lote ,o ritmo da instalação vai de acordo com as verbas disponíveis

      Responder
  43. dilson queiroz says:
    6 anos atrás

    e só serão esses 10 Guaranis, os contemplados??

    Responder
  44. adriano silva says:
    6 anos atrás

    O brasil….poderia vender o guarani,o exercito da colombia.Em 2018 os colombianos vão aposentar o velho blindado Cascavél.

    Responder
    • Topol says:
      6 anos atrás

      Para isso deveria estar disponível a versão de reconhecimento com canhão 105mm, caso contrário o Guarani não irá suprir a lacuna do EE-9 na Colômbia.

      Responder
  45. Johan says:
    6 anos atrás

    A minha crítica fica por conta da quantidade de apenas 10 unidades com esta torre. Espero que seja o 1º lote, embora que a grande maioria deste blindado será equipada com a torre manual.

    Responder
    • Gabriel says:
      6 anos atrás

      Não senhor! as torres do veiculos GUARANI serão todas automáticas e este foi apenas o primeiro lote a recebe-las

      Responder
      • Celso says:
        6 anos atrás

        Gabriel, nao foi isso q entendi desde q li pela primeira vez sobre as especificacoes deste veiculo. A torre UT30 calibre 30 pode ser operada remotamente, mas a torre REMAX c calibre .50 nao pode……mas posso estar enganado…….seria interessante q o DAN colocasse aqui mais e melhores informacoes sobre este veiculo….se eh q ja nao o fez….rsrrsrs Sds

        Responder
        • Gabriel says:
          6 anos atrás

          Eu li justo o contrário , a torre REMAX foi apresentada na LAAD 2009 como a primeira torre automática de fabricação sul-americana
          e pelas características dela me parece que não há como opera-la manualmente em combate….ela é automática e nacional !( fomos o primeiro país abaixo da linha do equador a desenvolver uma torre nacional)

          Responder
  46. Johan says:
    6 anos atrás

    Se este veículo for usado em missão real ele será equipado com blindagem extra. Este veículo já sai de fábrica com os pontos de fixação desta blindagem só não foi colocada, pois para treinamento não precisa já que aumenta o peso e consequentemente o cunsumo, o desgaste e por aí vai

    Responder
    • Celso says:
      6 anos atrás

      Johan, valeu….eu nao havia atentado para isso qdo vi este veiculo pela primeira vez……agora ja fico mais tranquilo, pra sorte de nossos infantes, …..rsrsrsrrsrsr Sds

      Responder
  47. Elcio says:
    6 anos atrás

    Padilha até que enfim uma boa notiçia e as viaturas de socorro de comando lança morteiros para quando sera

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      6 anos atrás

      Ainda não sabemos.

      Responder
  48. Celso says:
    6 anos atrás

    Posso estar enganado, mas todo este armamento vai ser inutil caso este veiculo c esta blindagem tenha q enfrentar ate mesmo uma RPG simples…..minha opiniao OK……mas ja li muita coisa a respeito e nada altera este ponto de vista ate o momento………e ja sei q seu uso depende do ambiente ou da necessidade…mas q nao aguenta um disparo de RPG isso nao aguenta……ja escreveram q ate mesmo disparo de uma .50 pode danifica-la……….to em duvida. Sds

    Responder
    • Gabriel says:
      6 anos atrás

      Eu discordo , blindagem adicional pode ser colocada no Guarani caso se faça necessário e mais Veículos blindados para transporte de tropas não são MBTs ou veículos de combate de infantaria….a missão dele é o transporte de tropas(ônibus de guerra) e esta torre instalada é de finalidade quase puramente defensiva !
      No cenário continental do Brasil se colocássemos muita blindagem no Guarani aumentando demasiadamente o peso , inviabilizariamos a mobilidade do mesmo em diversas regiões do país.
      É preciso ter uma visão mais ampla de um cenário de guerra moderno e buscar conhecer pormenorizadamente todos os componentes da situação e como são empregados. Depois
      com base nisso faremos o juízo ok ?!

      Responder
      • Celso says:
        6 anos atrás

        Gabriel, coloquei a situacao na condicional , no presente momento c certeza esta blindagem nao resiste a nenhum tipo de embate , tenho certeza q estou correto na minha observacao……. colocar ou reforcar sua blindagem, eh obvio q isso ira ou podera ocorrer …mas sera q vai dar tempo……nunca entendi o pqe isso nunca foi feito no Cascavel q na minha opiniao continua a ser otimo. Este veiculo nao eh apenas transporte de tropas e nem tanto defensivo nesta configuracao, c esta torre de 30 mm eh muito mais ofensivo e acompanhara os MBT para abrir frente e supressao de fogo em auxilio a infantaria. Nesta situacao enfrentara mesmo armas RPG e outras . Com a torre e metralhadora .50, sera exclusivamente para apoio leve, Meu juizo esta em sintonia c a situacao atual e como voce, entendo o pqe desta configuracao…mas se o bicho pegar nao havera tempo para muita coisa melhorar em curto prazo……conflito nao manda recado nem carta por correio……….mas entendo sua mensagem Sds

        Responder
        • Topol says:
          6 anos atrás

          Celso, esta configuração é meramente um APC armado para defesa e apoio de fogo, deverá operar em áreas já dominadas e não na linha de frente atuando como um IFV.

          Responder
        • Topol says:
          6 anos atrás

          Um autentico IFV ou VBI deverá acompanhar o MBT na linha de frente, na linha de fogo direto enfrentando as mesmas ameaças e se locomovendo sobre o mesmo terreno… dessa forma deverá possuir uma blindagem espessa, sistemas de autodefesa além de locomoção sob esteiras para garantir que possa superar quaisquer obstáculos onde uma viatura sobre rodas não possa ir.

          Responder
    • oziel bandeira says:
      6 anos atrás

      caro celso,até um carro de combate não aguenta uma rpg

      Responder
      • Celso says:
        6 anos atrás

        Bandeira…….depende……..de qual ou quais veiculos de combate vc se refere…….veiculos leves concordo…mas dai pra frente ja existem inumeros veiculos q suportam graves danos e protegem seus tripulantes…mas ta claro q nem sempre vao continuar a trafegar neh….rsrsrsrrsrs Sds

        Responder
    • Popeye says:
      6 anos atrás

      O sr. quase sempre está enganado. Onde o sr. faz as suas leituras onde sempre denigrem as coisas do Brasil e idolatram as dos EUA? Qual sua fonte? Nos diga, tambem quero consulta- la e “aprender” mais. Mas o sr. e sua “fonte” estão certos, o Guarani nao presta mesmo, primeiro foi construído do avesso, os tiros saem pela culatra, quando se quer ir para a frente estranhamente entra a ré, os pneus são à prova de calibre 22 e por aí vai. Mas ele NAO FICA atolado em areia de praia, UFA!!! Pelo menos isso né?

      Responder
      • Celso says:
        6 anos atrás

        Popeye, felizmente estou quase sempre enganado….rsrsrrs eh para isso q existem as divergencias….o pior e q sempre existem pessoas sem o minimo do bom senso q insistem em nao entender ou compreender aquilo q esta escrito, mas pior ainda, nao percebem as barbaridades q escrevem …….conselho…va pra Russia, Cuba, China, Koreia do Norte, Ira, etc….otimos paises q combinam c sua ideologia tacanha.. Pode comecar sua leitura por alguma revista especializada tipo Seguranca e Defesa q tem otimas informacoes gerais sobre misseis, armas anticarros, etc……ou quem sabe acessar outtros sites q nao vou citar aqui, enfim, se souber ler e entender em ingles tvz possa aprender muito mais ainda. Eu opino naquilo ou sobre aquilo q leio , entendo e eventualmente tbm aprendo cada vez mais………so para te informar, minha formacao tem muito a ver em alguma das organizacoes de nossas FAs, e voce……..enfim caro e jovem popeye…coma menos espinafre, isso esta te fazendo muito mal, tenha e seja mais humilde. Sds

        Responder
  49. Gabriel says:
    6 anos atrás

    Qual é a empresa que fornece a torre automática do guarani?

    Responder
    • Gabriel says:
      6 anos atrás

      Já descobri é a Elbit

      Responder
  50. Carlos Crispim says:
    6 anos atrás

    Eu gosto muito desse veículo, se colocarem blindagens adicionais ativas, creio que será uma excelente arma para o EB, parabéns.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval