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Home Indústria de Defesa

Corveta ‘Tamandaré’ – Vejam os projetos que estão na final

Luiz Padilha por Luiz Padilha
15/10/2018 - 20:36
em Indústria de Defesa
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Consórcio DAMEN SAAB TAMANDARÉ – DAMEN Schelde Naval Shipbuilding B.V e SAAB AB, contando com as seguintes empresas subcontratadas: CONSUB Defesa e Tecnologia S.A, WEG equipamentos elétricos S.A, e WILSON SONS Estaleiros Ltda.

Consórcio Águas Azuis – ATECH Negócios em Tecnologias S.A, EMBRAER S.A e THYSSENKRUPP Marine Systems GmbH,contando com as seguintes empresas subcontratadas: ARES Aeroespacial e Defesa S.A, Fundação EZUTE, OCEANA Estaleiro S.A, OMNISYS Engenharia Ltda, SKM Eletro Eletrônica Ltda e WEG equipamentos elétricos S.A.

Consórcio FLV – FICANTIERI S.p.A, LEONARDO S.p.A e VARD PROMAR S.A., contando com as seguintes empresas subcontratadas: Fundação EZUTE e ARES Aeroespacial e Defesa S.A. 

Consórcio VILLEGAGNON – NAVAL GROUP, ENSEADA Indústria Naval S.A e MECTRON S.A.

Agora as empresas irão fazer sua oferta final à Marinha do Brasil que deverá decidir até o final deste ano o consórcio vencedor que irá construir as 4 Corvetas Classe Tamandaré no Brasil.



Tags: CCTCorveta Tamandaré
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Comentários 25

  1. Gilbert says:
    7 anos atrás

    Só uma pergunta a Mectron não tinha fechado?

    Responder
  2. Carlos Eduardo says:
    7 anos atrás

    espero que venha pra Sampa aqui as coisas andam ,e temos Usiminas do lado estaleiro

    Responder
    • Juarez says:
      7 anos atrás

      Carlos Eduardo, SP, com estaleiro Wilson Sons tem 50% de chances, depois do dia 28, veremos se vira 100%. os outros 50% por e qua to estão com o Oceana de SC, que pode virar 100% depois do dia 28.

      Responder
  3. Rodrigo says:
    7 anos atrás

    No meu ponto de vista a localização dos estaleiros vai definir o vencedor, pois dificilmente o proximo governo ira privilegiar estaleiro que esteja localizado em estado que seja governado por apoiadores de seu governo, por isso já descarto a Naval Group da concorrência.

    Responder
  4. Leonardo Costa da Fonte says:
    7 anos atrás

    Todas vão poder operar o Lynx?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      7 anos atrás

      Operar/hangarar os Super Lynx e operar com os Seahawk/UH-15. O convoo do novo navio será capaz de recebe-los.

      Responder
      • Fabiano says:
        7 anos atrás

        Não vai hangarar o Sea Hawk?

        Responder
        • Guilherme Wiltgen says:
          7 anos atrás

          Fabiano,
          O requisito é operar, e hangarar, helicópteros até a classe do Seahawk.
          Abs,

          Responder
  5. rafaeL says:
    7 anos atrás

    Padilha,

    Desculpa a ignorancia mas no caso da corveta ela seria pra que tipo de trabalho digamos assim, seria para proteger o que? ela tem raio de operação limitado ? Seria pra costa brasileira somente? Fiquei um pouco perdido até pq vi que ela tem VLS.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      7 anos atrás

      Ela terá total condições para fazer o que se espera de um escolta. Atualmente muitas marinhas chamam esse navio de fragata justamente por ser bem armada. Com um radar 3D ela poderá acompanhar um GT e protege-lo e poderá engajar alvos com seus mísseis.

      Responder
      • Rafael says:
        7 anos atrás

        Obrigado pelas respostas de ambos Padilha e André

        Responder
        • Andre says:
          7 anos atrás

          Se bem Rafael que um deles é porta-helicóptero e não navio anfibio.

          Responder
    • Andre says:
      7 anos atrás

      Rafael, a Marinha tem dois importantes navios anfíbios para serem escoltados (além dos outros claro!). Os Grumecs teriam mais essa opção de plataforma para apoiarem suas missões. Substituir duas fragatas Greenhalgs e as duas primeiras “Niteróis”. Plataformas anti-submarinas modernas para renovar as que já operam, ainda que limitadamente, é melhor do que nada.

      Responder
  6. Paulo Guerreiro says:
    7 anos atrás

    A proposta Damen/Saab é a melhor e mais bonita, adequada as necessidades atuais que as corvetas tem na Marinha do Brasil mas ainda é bom lembrar que 4 unidades é muito pouco e que outro lote deve ser contratado, ainda é bom lembrar que a Marinha do Brasil precisa sim com urgencia de fragatas tambem

    Responder
  7. Pablo says:
    7 anos atrás

    Padilha
    Assim que for escolhida a vencedora na licitação, quanto tempo terá para começar a construção das corvetas?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      7 anos atrás

      A assinatura do contrato deve levar mais ou menos 1 ano.

      Responder
  8. Wolfpack says:
    7 anos atrás

    Desculpe aqueles que gostam do desenho das Sigmas, mas no meu ponto de vista este desenho está mais para um iate deste que vemos nos GPs de F1 em Mônaco do que um navio de combate, mas foi selecionada no short list, e a MB deve saber o que está fazendo. Ainda acho a proposta da Ficantieri a que tem as maiores chances de vencer por ter o DNA da Emgepron. A TKS é muto questionada na Alemanha devido ao projeto das F-125. O grupo naval já está casado com a Marinha no Prosub, e vale a máxima de não colocar todos os ovos no mesmo cesto. Já a Damen é uma incógnita, desenho modular, ótimo, mas não é otimizado para combate como muitos já relataram em blogs, seu desenho tipo Lego pode falhar quando exigido. Sobra o que a MB deseja o seu projeto, nacional, com conteúdo local e todo simpatia dos almirantes. Vamos ver os custos, se estes forem abertos.

    Responder
  9. rafaeL says:
    7 anos atrás

    Padilha,

    Um navio desses faria frente a um navio do tipo USS Arleigh Burke ? Se não qual seria um navio moderno da atualidade ?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      7 anos atrás

      Todas as propostas são boas segundo a MB, mas essas quatro se sairam melhor na pontuação, por isso estão na short-list. Fazer frente a um navio da classe AB, teriamos que ter fragatas/destroyers e não corvetas. Mesmo com mísseis e demais sistemas uma corveta não é páreo para um Arleigh Burke.

      Responder
  10. Vovozao says:
    7 anos atrás

    SRS, a MB, tem que fazer logo a análise dos 4 finalistas, são ótimos meios, eles (MB) não pode se deixar levar pelas compensações, e, sim pela qualidade, sistemas e armas das corvetas, não podemos esquecer que elas deverão operar no mínimo 30 anos na MB, e, as compensações não contam muito, continuo acreditando nas DAMEN/SAAB, mas não sou eu quem julgo, que façam boa escolha

    Hoje saiu no Jane’s que o Canadá adiou escolha das fragatas irão substituir as HALIFAX.

    Responder
  11. rafaeL says:
    7 anos atrás

    Rapaz essa SAAB no meu ponto de vista e gosto é a mais bonita de todas

    Responder
    • BrComenta says:
      7 anos atrás

      Faço das as Minhas Palavras…é a minha preferida
      Mas a fincantieri rsrsrsrsrsssss… exatamente como o mb , engepron deseja ou to viajando ???

      Responder
  12. Marcelo R says:
    7 anos atrás

    Para quem foi de esquadra, o que é apresentado não corresponde mais ao sentido de unidades de esquadra, não é mais para uma esquadra, apenas me parece um OPV melhorado, para ser usado isoladamente em patrulha, sem considerar que o numero que se pretende construir é irrisório para quem tinha uma esquadra antes, o custo disto tudo é muito alto para se tentar substituir o que tínhamos antes em matéria de navios de guerra para “apresentar” o pavilhão nacional em águas costeiras e principalmente em águas internacionais, não representam a grandeza de nosso país, não representam a grandeza de uma Marinha com uma Histótia, sinto muito, mas estou desapontado com estas possíveis construções….

    Responder
  13. WESLEY ALVES DA FONSECA says:
    7 anos atrás

    Quais os locais dos estaleiros de cada consórcio? Gostaria muito de saber em qual local do Brasil elas podem ser construídaa.
    Abraços.

    Responder
    • Jr says:
      7 anos atrás

      Fincantieri em Pernambuco, TKMS em Santa Catarina, Damen /SAAB em São Paulo e Naval Group creio que na Bahia

      Responder

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