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Home Indústria de Defesa

Estágio atual do programa COD/AAR da Marinha do Brasil

Luiz Padilha por Luiz Padilha
04/01/2016 - 06:28
em Indústria de Defesa
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COD

Através destas imagens pode-se observar o estágio atual do programa COD/AAR (Carrier Onboard Delivery/ Air-to-Air Refueling) da Marinha do Brasil, na empresa M7 Aerospace LLC. San Antonio – Texas.

COD1

Anteriormente estocados pela US Navy, esses C-1 Trader serão retrofitados com motores turbo-hélices e ainda irão voar muito na Marinha do Brasil como KC-2 Turbo Trader.

COD2

A prontificação das aeronaves KC-2 Turbo Trader, marcará um novo patamar operacional para a MB, permitindo cumprir tarefas básicas como o transporte de pessoal de/para áreas terrestres e marítimas, inclusive mediante lançamento de paraquedistas; realizar esclarecimento; coletar dados meteorológicos e geográficos; efetuar operação de busca e salvamento e evacuação aeromédica (EVAM), além de aumentar a capacidade de apoio logístico móvel, por intermédio de reabastecimento em voo (REVO) das aeronaves AF-1B/1C Skyhawk.

FOTOS: M7 Aerospace LLC
Tags: Carrier-On-Bord Delivery (projeto COD/AAR)KC-2 Turbo Trader
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Comentários 21

  1. Celso Ricardo Saad says:
    9 anos atrás

    Este plano vai caminhar no mesmo passo do prazo de modernizacao do A12. assim como tbm a modernizacao dos A.4, ainda vamos esperar sentados o resultado de todo este pseudo investimento e o seu valor final e real……….afinal, a qtas andam as tais avaliacoes do A 12 e qdo vai realmente entrar em reparos de fato……….Sds

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      9 anos atrás

      Celso,
      Como já foi falado anteriormente, a reforma do A 12 só vai sair quando tiver verba para tal.
      Abs,

      Responder
    • Luiz Padilha says:
      9 anos atrás

      Celso vc está ficando repetitivo. Já foi falado aqui para vc que o A-12 só será reformado quando houver verbas.

      Pare de ficar perguntando a mesma coisa a todo momento, por favor.

      Responder
  2. Airacobra says:
    9 anos atrás

    Desmontado assim está até parecendo o Voyage GL 1.8 AP ano 90 que estou restaurando, estou trocando tudo nele e vai ficar zero bala, estou ansioso para vê-lo pronto, sentar no banco recaro e dar uma acelerada nele e sentir o prazer de deixar para trás umas máquinas bem mais novas e modernas, tenho fé que os turbo traders estão recebendo a mesma atenção e tratamento que meu voyajão está recebendo ou até melhor

    Responder
  3. Felipe Maia says:
    9 anos atrás

    Serão 8 aeronaves, sendo 4 delas AEW? Não eram apenas 4 COD-AAR e as outras 4 compradas para deposição de peças?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      9 anos atrás

      Sim. Mas as aeronaves AEW só sairão após o COD/AAR dar certo.

      Responder
      • Felipe Maia says:
        9 anos atrás

        Entendi. Então infelizmente vamos esperar um bocado. Mas com certeza será um ganho operacional formidável 4 AEW + 4 COD-AAR. Essas 4 aeronaves que foram compradas como sobressalentes é que serão transformadas e AEW? Ou serão compradas mais 4? Obrigado. Parabéns ao DAN, excelente noticioso militar.

        Responder
        • Luiz Padilha says:
          9 anos atrás

          As aeronaves para AEW serão outras. O DAN viu as aeronaves que serão usadas como fonte de peças nos EUA. Mas as AEW ainda não tivemos acesso.

          Responder
          • Felipe Maia says:
            9 anos atrás

            Luiz, obrigado pela informação! Pelo que pesquisei as aeronaves AEW serão 4 S-2 Trackers em bom estado pertencentes ao Uruguai. Inclusive houve uma visita técnica há alguns anos atrás para verificação do estado das aeronaves. O jeito é esperar pra ver. Abs.

            Responder
  4. Celso Reis says:
    9 anos atrás

    Os C-1 ficarão zerados, é uma pena que a quantidade irá trazer problemas de disponibilidade. Quanto as fotos parecem que não houve alteração desde que foi publicado o post do dia 23/04/15.

    Responder
  5. Andre Luis says:
    9 anos atrás

    Só a título de conhecimento, a US.NAVY tem realizado estudos para que, a bordo de seus Porta Aviões, essa funções sejam realizadas pelo V-22 OSPREY

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      9 anos atrás

      Eles podem! Rsrsrs

      Responder
  6. NelsonLima says:
    9 anos atrás

    Alternativa da MB é segura e vai se adequar a qualquer crise pela qual o Brasil venha a passar, afinal os os orçamentos militares serão ministrados a conta gotas. Os militares, geral, aproveitaram as “vacas gordas” para fazer o que nunca foi feito: o Plano de Governo Militar e a Constituição Militar. O END e o Livro Branco da Defesa. Isto é o norte, do qual nenhum governante poderá se desviar. Um projeto de ESTADO, e não, de governo. Nesse sentido, sou a favor a imediata reativação do programa das corvetas CV03, com algo em torno de 20 navios ao longo de vários anos entre versões de guerra e Napaocs. A Marinha deve observar com lupa a gestão e solvência dos estaleiros, com seus próprios critérios, como fez a FAB no FX2, e não aceitar às pressões políticas para levar para este ou aquele estado! As corvetas podem ser construídas até no Amapá, desde que o estaleiro esteja com tudo em ordem. Resta ainda saber como a Mb vai equacionar a solução AEW. Não seria o caso de trocar Turbotrackers por Drones (ARP`s)? A ver!

    Responder
  7. Carl says:
    9 anos atrás

    (continuando) … apoio pode ser feita de acordo om o desejado pela MB.

    Responder
  8. Tiago Silva says:
    9 anos atrás

    Particularmente acho um desperdício de dinheiro público, são aeronaves que estavam aposentadas a mais de vinte e cinco anos que isso.

    Sei que a MB necessita de vetores do tipo e que esbarra na impossibilidade do São Paulo em receber aeronaves de maior porte, me incomoda o fato de estarmos no século XXI operando aeronaves projetadas nos anos 50 e ainda modernizando estes aparelhos que praticamente não tem potencial algum de crescimento. O custo de manter e operar estes aparelhos não vai sair barato mas é aquilo já fizeram agora nos resta aguardar.

    Podem me criticar mas se bem pensado e planejado poderíamos ter aeronaves bem melhores para o nosso grupamento aéreo embarcado, mas levando em consideração as limitações físicas do “SP” é o que tem para hoje.

    Responder
    • mdt73 says:
      9 anos atrás

      Qual seria sua sugestão? Dada a limitação da catapulta e dos elevadores do São Paulo é o possível. Se forem bem modernizados, inclusive com motores turbo hélices zero, serão como aeronaves novas.

      Responder
  9. Carl says:
    9 anos atrás

    Apesar de muitos criticarem esse programa da MB, eu gostei, na verdade só não gostei mais devido ao número pequeno de aeronaves. O fato de elas serem modelos antigos não faz muito diferença se elas forem modernizadas, sua função de

    Responder
  10. Mateus Felipe Dias Barbosa says:
    9 anos atrás

    Muito bom!, Carlos Franca, serão 4 aeronaves para COD e 4 para AEW!

    Responder
    • Carlos Franca says:
      9 anos atrás

      Obrigado Mateus!

      Responder
  11. Carlos Franca says:
    9 anos atrás

    Bacana! São quantas aeronaves nesse programa?

    Responder
  12. _RR_ says:
    9 anos atrás

    Bacana.

    Bom ver que está andando.

    Responder

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