A experiência da empresa italiana Fincantieri na fabricação de navios para as Forças Armadas coloca o estaleiro Vard Promar, no Complexo Industrial Portuário de Suape, em patamar elevado para a próxima etapa da concorrência nacional para a construção das novas corvetas da Marinha do Brasil, Classe Tamandaré. A Fincantieri é dona do estaleiro pernambucano e o know how da controladora assegurou a participação na disputa. Além disso, entram na conta a localização geográfica do estado, a infraestrutura do porto e a proximidade do complexo aos centros tecnológicos. O contrato é de US$ 1,8 bilhão.
De acordo com o secretário de Produtos de Defesa do ministério, Flávio Basílio, as condições para integrar a concorrência exigem qualificação. “Várias empresas internacionais foram habilitadas e a italiana Fincantieri é uma empresa sólida, historicamente bem apresentada no mercado, na fabricação de produtos do setor e que conhece os processos das forças e os detalhes do projeto. É um diferencial. Pernambuco ganha com o fato de ela ser dona do Vard Promar, e estar em Suape”, ressaltou, destacando que a empresa vencedora será anunciada em 2018 e as entregas dos navios acontecerão entre 2019 a 2022. Cada navio terá custo médio de US$ 450 milhões.
A lista de empresas habilitadas na primeira etapa à concorrência foram:
- BAE Systems Ltd (Inglaterra);
- Chalkin Shipyards S.A. (Grécia);
- China Shipbuilding and Offshore Co.Ltd (China);
- China Shipbuilding Trading Co.Ltd (China);
- Damen Schelde Naval Shipbuilding B.V. (Holanda);
- DCNS do Brasil Serviços Navais Ltdª (França-Brasil);
- Ficantieri S.p.A. (Itália);
- German Naval Yards Inc. (Alemanha);
- Posco Daewoo do Brasil (Coreia do Sul);
- Rosoboronexport Joint Stock Company (Rússia);
- SAAB Ab (Suécia);
- Singapore Technologies Marine Ltd (Cingapura);
- State Research and Design Shipbuilding Centre (Ucrânia);
- Turkish Associated Shipyards (Turquia);
- Thyssenkrupp Marine Systems GmbH (Alemanha);
- Wuhu Shipyard Co (China) e
- Zentech do Brasi Serviços Técnicos Ltdª (Brasil).
Fonte: Diário de Pernambuco
Tomara que seja a FINCANTIERI, que é dona do Estaleiro Vard Promar em Pernambuco, que já é meu cliente e gostaria muito de fazer as maquetes , que é um sonho desde criança.
Muuuito caro….
E só acredito que as teremos quando forem entregues funcionando.
O navio de patrulha oceânica mais caro do mundo. Só na terra da jabuticaba para se gastar e desviar dinheiro do contribuinte. Precisamos de uma revolução. Ninguém no Estado tem capacidade intelectual para analisar casos como esse e como o FX2. Se drena recursos caros ao povo nestas aventuras da oficiais das três forças. Existe neste país a corrupção não oficial e a oficial. A oficial é através de incentivos, vantagens, sobre preço, aditivos ao contrato, e prazos infinitos. Se cozinha um projeto por décadas sugando recursos nacionais para manter a mordomia de alguns.
É esse preço por unidade que não dá pra entender, alguém consegue explicar porque vão ficar tão caras? Como que a Dinamarca constrói uma fragata com mais de 6000 toneladas custando 100 milhões de dólares a menos por unidade em relação a Tamandaré?
Muito boa notícia mas no pouco que entendo possui dois senões: primeiro e inacreditável o preço unitário (a Dinamarca construiu fragatas de 6.000 ton por um valor unitário menor que US$ 350 milhões) e segundo o número da tripulação (onde o mundo todo diminui e opera um número menor que 100).
Diz aí Padilha…ao ser ver quais seriam as boas entre tantas e o porquê…???
Padilha, e quanto essa polêmica do custo do projeto? Construir quatro corvetas novas e a modernização do estaleiro é algo barato? Se critica muito esse aspecto mas não há uma publicação oficial que explique esse montante. Qual é sua opinião? O que você pode elucidar sobre isso? Porque até agora não entendi o motivo da crítica. Projetos novos tendem a ser caros, ainda que seja um processo de aperfeiçoamento de longa data da classe Inhaúma, não é nem somente da Barroso!
boa noticia que venha para o nordeste agora a zentech do brasil se fosse eles para aumentar a chance na concorrencia e melhor se unir a uma estrangeira como a bae systems ou a saab que ja esta no pais com projeto da fab
Nossa, está foto está show, dá para ver mais ou menos como será a nova corveta.
Estilo stealth, belissima.
Gostei dos prazos de entrega!!!!!!!!!
Escreve aí, acho que Singapura vai levar
Muito boa notícia.
O mais interessante e até importante é que sai do eixo Sul / Sudeste e leva ao Nordeste investimentos para desenvolvimento da região.
O Brasil é muito grande.
Temos de pulverizar nossos centros de produção, em todos os níveis e áreas.
Desta forma, todo o país cresce e se desenvolve.
E que venham as Naves.
Legal, graças a Deus um projeto que irá sair do papel.
Não que outros não saíram, mas, é bom que tenha saído, agora depende do Almirantado.