Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Indústria de Defesa

Helibras conclui com sucesso testes de integração do H225M com míssil Exocet

Luiz Padilha por Luiz Padilha
03/12/2015 - 11:29
em Indústria de Defesa
54
0
compartilhamentos
493
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

h225_AirbusH Anthony Pecchi (3)

Sistema da versão Operacional dos helicópteros da Marinha realizou em laboratório a simulação de disparos do míssil.

A Helibras concluiu nesta semana a primeira etapa de testes da integração dos mísseis Exocet AM39 ao sistema de missão naval desenvolvido especialmente para a versão Operacional do helicóptero H225M da Marinha do Brasil. Durante as três semanas de atividades em laboratório, a equipe realizou com sucesso diversos disparos simulados dos mísseis.

Esta fase de ensaios foi realizada para a validação da conexão entre o Sistema de Missão Naval e os lançadores de míssil, o teste de diferentes modos de operação, a verificação da lógica de comando e checagem da instrumentação que será empregada nos ensaios em voos.

EC725ndia.

Já no início de 2016, as análises em bancada serão retomadas para que os mísseis possam ser testados na aeronave protótipo, em voo, no Brasil. As atividades estão sendo coordenadas pelas equipes do Centro de Engenharia da Helibras junto aos profissionais da Airbus Helicopters, MBDA, fabricante do Exocet AM39, Atech e Airbus Defence and Space.

“Essa era mais uma etapa planejada em nosso cronograma de trabalho e mostra o compromisso da Helibras com o programa H-XBR, além da capacitação cada vez maior de seus profissionais e de sua fábrica, no Brasil”, comentou Richard Marelli, vice-presidente de Operações da Helibras.

O sucesso na integração dos sistemas demonstra também a maturidade do desenvolvimento do Sistema de Missão Naval do H225M para a Marinha do Brasil, que é uma configuração completamente nova, projetada no país pela Helibras, em conjunto com o cliente, a Airbus Helicopters e empresas parceiras.

FONTE: Convergência Comunicação Estratégica

Tags: Airbus Defence and SpaceAM39 ExocetH225Helibras
Notícia Anterior

Medidas preventivas do Pan 2007 são modelo

Próxima Notícia

Aldo Rebelo debate ações da Defesa em audiência na Câmara

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Aviação

Airbus assina novo contrato de estudo para definir a futura aeronave de patrulha marítima da França

04/02/2025 - 11:13
Airbus H225M Caracal
Aviação

O ressurgimento do H225 impulsiona o crescimento anual de pedidos da Airbus Helicopters

29/01/2025 - 12:49
Aviação

Airbus e Navantia vão integrar o UAS SIRTAP ao BPE ‘Juan Carlos I’

28/01/2025 - 09:32
Carregar mais
Próxima Notícia

Aldo Rebelo debate ações da Defesa em audiência na Câmara

Comentários 54

  1. Roberto says:
    9 anos atrás

    Por que o Brasil não desenvolve um míssil antiaéreo (terra-ar) com alcance de 12 km ou mais com base na tecnologia do Missil ar-ar A-Darter?

    É melhor do que comprar por 2 bilhões de reais baterias russas Pantsir!

    Quanto custaria desenvolver essa tecnologia nacional? penso que não gastaria 2 bilhões de reais.

    Responder
  2. Roberto says:
    6 anos atrás

    Por que o Brasil não desenvolve um míssil antiaéreo (terra-ar) com alcance de 12 km ou mais com base na tecnologia do Missil ar-ar A-Darter?

    É melhor do que comprar por 2 bilhões de reais baterias russas Pantsir!

    Quanto custaria desenvolver essa tecnologia nacional? penso que não gastaria 2 bilhões de reais.

    Responder
  3. carvalho2008 says:
    9 anos atrás

    Caco, são poucas as forças navais com alerta aereo antecipado…mesmo a navy não consegue cobrir a todos os navios…então isto é relativo. Nem sempre as fragatas ou destroyeres estão no mesmo GT de um Nae ou LHA….mesmo helis com AEW são raros….é por isto que a confiança da defesa foi depositada no AEGIS…mas poucos o tem….

    Responder
  4. carvalho2008 says:
    6 anos atrás

    Caco, são poucas as forças navais com alerta aereo antecipado…mesmo a navy não consegue cobrir a todos os navios…então isto é relativo. Nem sempre as fragatas ou destroyeres estão no mesmo GT de um Nae ou LHA….mesmo helis com AEW são raros….é por isto que a confiança da defesa foi depositada no AEGIS…mas poucos o tem….

    Responder
  5. mauricio matos says:
    9 anos atrás

    Para quem não tem nada mais um opção dissuasória tem que ser comemorada que venham esses hélices logo.

    Responder
  6. carvalho2008 says:
    9 anos atrás

    No mínimo, somente uma task com Nae poderia parear com um conjunto deste, considerando o alcance somado do heli + o missil….

    Responder
  7. carvalho2008 says:
    9 anos atrás

    Se só tem tu…vai com tu mesmo…..

    Mas a possibilidade de operar um medio pesado com até dois exocets é sensacional e amplia muito a versatilidade não só dele, como de outros navios passiveis de embarca-lo.

    Responder
  8. mauricio matos says:
    6 anos atrás

    Para quem não tem nada mais um opção dissuasória tem que ser comemorada que venham esses hélices logo.

    Responder
  9. caco says:
    9 anos atrás

    Menos pessoal….. qualquer força decente possui alerta antecipado aí o caracal não vai chegar nem longe perto de um alvo importante é necessário escoltas e aí eu pergunto nos as temos?

    Responder
    • Gilberto Rezende - Rio Grande/RS says:
      9 anos atrás

      Sempre se pode pousar um H225 ASuW numa ilha e só ficar ali de tocaia esperando o inimigo desavisado se aproximar…
      Ter esta opção é muito melhor que não ter nenhuma…
      E nem sempre o teu inimigo é um força naval americana ultra preparada…
      Contra muitos outros oponentes possíveis este vetor é um pesadelo…

      Responder
      • Gilberto Rezende - Rio Grande/RS says:
        9 anos atrás

        Sem falar que qualquer helo brasileiro a distância pode ser ou não armado com o Exocet, como o oponente vai saber qual dos 5/8 helis no TO está armado com o Exocet ?

        Todos os alvos terão que ser encarados com ameaça letal pelo oponente…
        E isto faz uma baita diferença contra o teu oponente…

        Responder
  10. Renato espinosa says:
    9 anos atrás

    Precisamos é do desenvolvimento urgente do MANSUP ar superfície ,aí sim com dentes e independentes.

    Responder
  11. carvalho2008 says:
    6 anos atrás

    No mínimo, somente uma task com Nae poderia parear com um conjunto deste, considerando o alcance somado do heli + o missil….

    Responder
  12. carvalho2008 says:
    6 anos atrás

    Se só tem tu…vai com tu mesmo…..

    Mas a possibilidade de operar um medio pesado com até dois exocets é sensacional e amplia muito a versatilidade não só dele, como de outros navios passiveis de embarca-lo.

    Responder
  13. Carlos Franca says:
    9 anos atrás

    Boa notícia, é aguardar pra ver o teste do lançamento real e que esteja logo operacional!

    Responder
  14. Topol says:
    9 anos atrás

    Ótima notícia… é disso que precisamos. Com o Exocet AM-39 e o NDM Bahia já conseguiremos embarcar um vetor armado anti navio com um míssil de alcance médio, que hoje não temos…

    O MH-60 com Penguin de 25 km é muito pouco… o H225 com Exocet será um avanço e tanto.

    Depois é torcer para que venham logo os Harpoon para os Orion e fazer até mandinga se for o caso para virem uns RBS-15 para o Gripen NG.

    E que essa crise POLÍTICA acabe logo de uma vez para as coisas voltarem a andar.

    Responder
    • Ze Abelardo says:
      9 anos atrás

      Crise politica:
      pib 0,15 / -3,8 / -3,0
      Acao da Petrobras: 2008 – 48,00 2015 – 8,06
      Ibovespa: 46.000 pontos
      Inflacao 2015 10,04%
      Divida publica 2,8 trilhoes de reais
      Divida petrobras 522 bilhoes de reais
      Dolar de 2,7 a 3,8 em 2015

      Responder
    • Ze Abelardo says:
      9 anos atrás

      Foi a oposicao que inchou o gf de funcionarios publicos, iniciou dezenas de obras e em treze anos nao entregou nenhuma estourando o orcamento (belo monte, transp do sao francisco, angra 3, transnordestina, complexo de itaguai… todos para 2010), acabou com a industria nacional (de 30 para 10% do pib), privatizou 29 hidreletricas, aeroportos e vendeu 50 bilhoes em ativos da petrobras (privataria), escondeu 50-60 bilhoes em dividas (pedaladas fiscais).

      Responder
    • _RR_ says:
      9 anos atrás

      Topol,

      A variante do Penguin adotada pela MB é a MK2, com alcance de umas 18 NM ( o que dá uns 34km ). Tem a Mk3, com um alcance de uns 55 km…

      Se for usado contra um vaso sem proteção aérea, é possível um ataque a baixa altura e pegar antes do horizonte radar… Se bem que ainda é pouco, de todo o jeito…

      O que o País precisa mesmo é de uma bendita variante do AV/MT-300 que possa ser disparada de plataformas aéreas, navais e terrestres; e tenha dupla função, contra alvos navais e terrestres… Se tiver isso, pode dispensar até mesmo o RBS-15 e variantes mais avançadas do Exocet.

      Responder
      • Topol says:
        9 anos atrás

        Assino embaixo, falou e disse.

        Responder
      • Gilberto Rezende - Rio Grande/RS says:
        9 anos atrás

        O AV/TM-300 tem um problema congênito SÉRIO que é ser 100% Avibrás e estar vinculado apenas ao EB pelo Sistema Astros 2020; mas seu CORAÇÃO TECNOLÓGICO (que é a turbina) ser apenas uma variante licenciada de um antigo protótipo da antiga Polaris (agora Turbomacchine).
        Por causa disso após obter o AV/TM-300 do Astros 2020, a capacidade de fazer outros projetos ficará limitada, pois a Avibrás NÃO TEM expertise tecnológica na turbina e a Turbomacchine (COM CERTEZA) não vai dar de bandeja a turbina novamente (e ela tem coisa muito melhor em desenvolvimento).
        Por isso o MELHOR tecnologicamente (para o BRASIL) seria o Ministério da Defesa contratar a Turbomacchine e a ODT-Mectron para juntas desenvolver um novo modelo de míssil de cruzeiro para as três forças (independente do Astros 2020) juntando os dois CRAQUES no assunto (Mectron e Turbomacchine) para atender primeiramente a MB e a FAB (e eventualmente no futuro o EB).
        O AV-TM do Astros 2020, no meu ver, é um beco sem saída tecnológico E seria irrealistico esperar que a Avibrás abra espaço para a Turbo Macchine.

        Responder
    • ZorannGCC says:
      9 anos atrás

      O Harpoon já foi comprado, contrato assinado e tals.

      São 20 no total, se não me engano. Contanto os de manejo neste total. Não lembro a quantidade de cada, mas se não me engano, são 16 + 4 manejo. Se eu estiver errado, alguém por favor corrija as quantidades.

      Responder
  15. caco says:
    6 anos atrás

    Menos pessoal….. qualquer força decente possui alerta antecipado aí o caracal não vai chegar nem longe perto de um alvo importante é necessário escoltas e aí eu pergunto nos as temos?

    Responder
    • Gilberto Rezende - Rio Grande/ says:
      6 anos atrás

      Sempre se pode pousar um H225 ASuW numa ilha e só ficar ali de tocaia esperando o inimigo desavisado se aproximar…
      Ter esta opção é muito melhor que não ter nenhuma…
      E nem sempre o teu inimigo é um força naval americana ultra preparada…
      Contra muitos outros oponentes possíveis este vetor é um pesadelo…

      Responder
      • Gilberto Rezende - Rio Grande/ says:
        6 anos atrás

        Sem falar que qualquer helo brasileiro a distância pode ser ou não armado com o Exocet, como o oponente vai saber qual dos 5/8 helis no TO está armado com o Exocet ?

        Todos os alvos terão que ser encarados com ameaça letal pelo oponente…
        E isto faz uma baita diferença contra o teu oponente…

        Responder
  16. Renato espinosa says:
    6 anos atrás

    Precisamos é do desenvolvimento urgente do MANSUP ar superfície ,aí sim com dentes e independentes.

    Responder
  17. alexandre says:
    9 anos atrás

    Excelente notícia, o caracal é um excelente vetor de ataque quando armado com exocets, o mais importante é o domínio por parte do Brasil de toda a tecnologia de fabricação e integração destes misseis no caracal, com isso ficamos com uma força naval forte e com condições de em caso de guerra usarmos outros helicópteros destes e que estão a disposição das outras forças integrando tb essas armas, isso coloca o Brasil num outro patamar, é bom lembrar que o Caracal é um dos helicópteros mais vendidos no Brasil, se constitui numa grande frota entre os de uso civil e os de uso militar.

    Responder
    • Celso says:
      9 anos atrás

      Alexandre….este heli nao eh vetor de ataque no sentido exato do termo…alias nao foi pensado para isso. Porem pode receber adaptacoes q o coloquem num estado mais capaz para certas funcoes. Em tempo…ele nao eh o mais vendido no Brasil……se torna um dos visto a aquisicao das FAs………mas tem outros ai no mercado, certo q de outras categorias tbm…….Sds

      Responder
  18. Eduardo Pereira says:
    9 anos atrás

    Ficou bacana este heli com estas duas presas parecendo uma serpente.rs Com certeza já da pra fazer um possível agressor naval pensar bem antes de se arriscar a tomar uma porretada com um míssil deste. Parabéns aos envolvidos no projeto, creio que ainda verei um heli militar nacional (desde o projeto).

    Responder
  19. SPECTRE says:
    9 anos atrás

    É ISSO ,,,,precisamos disso ,,,DENTES ,,,,,BONS DENTES,,,, ÓTIMA NOTICIA,,,É BOM SABER QUE NEM TUDO ESTÁ PARADO,,,,,

    Responder
  20. Celso says:
    9 anos atrás

    Sei la…desde o inicio eu nao vi c bons olhos esta adaptacao…ainda nao consigo ver….mas se esta foi a decisao da MB por conta da aquisicao deste heli…entao va la….q funcione..mas q passa uma ma impressao , ahh isso passa sem duvida. Sds

    Responder
    • Topol says:
      9 anos atrás

      Má impressão por que Celso… Não vai falar que é gambiarra e que a porta não abre, pelamordedeus…

      Nos explique qual o problema?

      Responder
      • Celso says:
        9 anos atrás

        Topol, poderia ficar aqui escrevendo sobre meu ponto de vista…..alias eh soh uma opiniao, mas continuo a acreditar q isso nao eh o correto para este heli. Gambiarra foi vc q escreveu, eu citei ADAPTACAO e eh isso mesmo q foi feito…….rsrsrsrsrs O Guilherme citou ai abaixo sobre asas , mas sera mesmo q existe algum c esta configuracao q suportaria um Exocet……e esta adaptacao tbm foi feita pela marinha chilena…sera q foi copiado…… tbm citou sobre estes trilhos…. sera q alguem ja percebeu q este heli nao foi feito ou pensado para ter estes trilhos….posso citar o NH ou MH 101 para qualquer comparacao, sera q ja existe esta ADAPTACAO tbm para o mesmo……alguem ai sabe mais sobre o assunto, pois acredito q hajam outros helis c este tipo de emprego adaptados ou nao para lancar um missil anti navio……..Sds

        Responder
        • _RR_ says:
          9 anos atrás

          Celso,

          Isso não é sem precedente…

          Os AS-332 da marinha chilena também são dotados de Exocet. Aliás, a adaptação, fisicamente falando, foi muito similar…

          Saudações.

          Responder
        • Topol says:
          9 anos atrás

          Celso, desculpe meu simplismo com as palavras mas a real é que precisa ser um helicóptero grande e forte para transportar um míssil grande e pesado como o Exocet, que tem 70 km de alcance, somado ao alcance do H225M dá um belo combat radius para a MB se operado a partir de um NDM… E esse é o vetor selecionado pela Marinha, então esse é o nosso helicóptero.

          A MB tem o MH-60 Sea Hawk armado com míssil Penguin mas o inconveniente é que o míssil tem alcance eficaz de apenas 25 km, ou seja, muito próximo das defesas de ponto tornando o ataque impraticável contra um navio bem defendido…

          No mais é como o Padilha falou no post anterior, nossa Marinha não é rica, temos que nos virar com o que temos e sinceramente eu gostei bastante desse H225 ASuW !

          Responder
    • Guilherme Souza says:
      9 anos atrás

      Celso, se você parar para pensar que helicópteros não foram idealizados para portar armamentos, e para tal feito, todos tem “pequenas asas” para este fim, então seria tudo gambiarra. Em todo helicóptero de ataque naval, ele tem essa trilho montado abaixo das portas laterais, mas pelo fato do Exocet ser muito grande e pesado, precisou de um reforço extra. Se você pesquisar, o Super Puma da marinha chilena usa o mesmo princípio.

      Responder
  21. Carlos Franca says:
    6 anos atrás

    Boa notícia, é aguardar pra ver o teste do lançamento real e que esteja logo operacional!

    Responder
  22. Topol says:
    6 anos atrás

    Ótima notícia… é disso que precisamos. Com o Exocet AM-39 e o NDM Bahia já conseguiremos embarcar um vetor armado anti navio com um míssil de alcance médio, que hoje não temos…

    O MH-60 com Penguin de 25 km é muito pouco… o H225 com Exocet será um avanço e tanto.

    Depois é torcer para que venham logo os Harpoon para os Orion e fazer até mandinga se for o caso para virem uns RBS-15 para o Gripen NG.

    E que essa crise POLÍTICA acabe logo de uma vez para as coisas voltarem a andar.

    Responder
    • Ze Abelardo says:
      6 anos atrás

      Crise politica:
      pib 0,15 / -3,8 / -3,0
      Acao da Petrobras: 2008 – 48,00 2015 – 8,06
      Ibovespa: 46.000 pontos
      Inflacao 2015 10,04%
      Divida publica 2,8 trilhoes de reais
      Divida petrobras 522 bilhoes de reais
      Dolar de 2,7 a 3,8 em 2015

      Responder
    • Ze Abelardo says:
      6 anos atrás

      Foi a oposicao que inchou o gf de funcionarios publicos, iniciou dezenas de obras e em treze anos nao entregou nenhuma estourando o orcamento (belo monte, transp do sao francisco, angra 3, transnordestina, complexo de itaguai… todos para 2010), acabou com a industria nacional (de 30 para 10% do pib), privatizou 29 hidreletricas, aeroportos e vendeu 50 bilhoes em ativos da petrobras (privataria), escondeu 50-60 bilhoes em dividas (pedaladas fiscais).

      Responder
    • _RR_ says:
      6 anos atrás

      Topol,

      A variante do Penguin adotada pela MB é a MK2, com alcance de umas 18 NM ( o que dá uns 34km ). Tem a Mk3, com um alcance de uns 55 km…

      Se for usado contra um vaso sem proteção aérea, é possível um ataque a baixa altura e pegar antes do horizonte radar… Se bem que ainda é pouco, de todo o jeito…

      O que o País precisa mesmo é de uma bendita variante do AV/MT-300 que possa ser disparada de plataformas aéreas, navais e terrestres; e tenha dupla função, contra alvos navais e terrestres… Se tiver isso, pode dispensar até mesmo o RBS-15 e variantes mais avançadas do Exocet.

      Responder
      • Topol says:
        6 anos atrás

        Assino embaixo, falou e disse.

        Responder
      • Gilberto Rezende - Rio Grande/ says:
        6 anos atrás

        O AV/TM-300 tem um problema congênito SÉRIO que é ser 100% Avibrás e estar vinculado apenas ao EB pelo Sistema Astros 2020; mas seu CORAÇÃO TECNOLÓGICO (que é a turbina) ser apenas uma variante licenciada de um antigo protótipo da antiga Polaris (agora Turbomacchine).
        Por causa disso após obter o AV/TM-300 do Astros 2020, a capacidade de fazer outros projetos ficará limitada, pois a Avibrás NÃO TEM expertise tecnológica na turbina e a Turbomacchine (COM CERTEZA) não vai dar de bandeja a turbina novamente (e ela tem coisa muito melhor em desenvolvimento).
        Por isso o MELHOR tecnologicamente (para o BRASIL) seria o Ministério da Defesa contratar a Turbomacchine e a ODT-Mectron para juntas desenvolver um novo modelo de míssil de cruzeiro para as três forças (independente do Astros 2020) juntando os dois CRAQUES no assunto (Mectron e Turbomacchine) para atender primeiramente a MB e a FAB (e eventualmente no futuro o EB).
        O AV-TM do Astros 2020, no meu ver, é um beco sem saída tecnológico E seria irrealistico esperar que a Avibrás abra espaço para a Turbo Macchine.

        Responder
    • ZorannGCC says:
      6 anos atrás

      O Harpoon já foi comprado, contrato assinado e tals.

      São 20 no total, se não me engano. Contanto os de manejo neste total. Não lembro a quantidade de cada, mas se não me engano, são 16 + 4 manejo. Se eu estiver errado, alguém por favor corrija as quantidades.

      Responder
  23. alexandre says:
    6 anos atrás

    Excelente notícia, o caracal é um excelente vetor de ataque quando armado com exocets, o mais importante é o domínio por parte do Brasil de toda a tecnologia de fabricação e integração destes misseis no caracal, com isso ficamos com uma força naval forte e com condições de em caso de guerra usarmos outros helicópteros destes e que estão a disposição das outras forças integrando tb essas armas, isso coloca o Brasil num outro patamar, é bom lembrar que o Caracal é um dos helicópteros mais vendidos no Brasil, se constitui numa grande frota entre os de uso civil e os de uso militar.

    Responder
    • Celso says:
      6 anos atrás

      Alexandre….este heli nao eh vetor de ataque no sentido exato do termo…alias nao foi pensado para isso. Porem pode receber adaptacoes q o coloquem num estado mais capaz para certas funcoes. Em tempo…ele nao eh o mais vendido no Brasil……se torna um dos visto a aquisicao das FAs………mas tem outros ai no mercado, certo q de outras categorias tbm…….Sds

      Responder
  24. Eduardo Pereira says:
    6 anos atrás

    Ficou bacana este heli com estas duas presas parecendo uma serpente.rs Com certeza já da pra fazer um possível agressor naval pensar bem antes de se arriscar a tomar uma porretada com um míssil deste. Parabéns aos envolvidos no projeto, creio que ainda verei um heli militar nacional (desde o projeto).

    Responder
  25. SPECTRE says:
    6 anos atrás

    É ISSO ,,,,precisamos disso ,,,DENTES ,,,,,BONS DENTES,,,, ÓTIMA NOTICIA,,,É BOM SABER QUE NEM TUDO ESTÁ PARADO,,,,,

    Responder
  26. Celso says:
    6 anos atrás

    Sei la…desde o inicio eu nao vi c bons olhos esta adaptacao…ainda nao consigo ver….mas se esta foi a decisao da MB por conta da aquisicao deste heli…entao va la….q funcione..mas q passa uma ma impressao , ahh isso passa sem duvida. Sds

    Responder
    • Topol says:
      6 anos atrás

      Má impressão por que Celso… Não vai falar que é gambiarra e que a porta não abre, pelamordedeus…

      Nos explique qual o problema?

      Responder
      • Celso says:
        6 anos atrás

        Topol, poderia ficar aqui escrevendo sobre meu ponto de vista…..alias eh soh uma opiniao, mas continuo a acreditar q isso nao eh o correto para este heli. Gambiarra foi vc q escreveu, eu citei ADAPTACAO e eh isso mesmo q foi feito…….rsrsrsrsrs O Guilherme citou ai abaixo sobre asas , mas sera mesmo q existe algum c esta configuracao q suportaria um Exocet……e esta adaptacao tbm foi feita pela marinha chilena…sera q foi copiado…… tbm citou sobre estes trilhos…. sera q alguem ja percebeu q este heli nao foi feito ou pensado para ter estes trilhos….posso citar o NH ou MH 101 para qualquer comparacao, sera q ja existe esta ADAPTACAO tbm para o mesmo……alguem ai sabe mais sobre o assunto, pois acredito q hajam outros helis c este tipo de emprego adaptados ou nao para lancar um missil anti navio……..Sds

        Responder
        • _RR_ says:
          6 anos atrás

          Celso,

          Isso não é sem precedente…

          Os AS-332 da marinha chilena também são dotados de Exocet. Aliás, a adaptação, fisicamente falando, foi muito similar…

          Saudações.

          Responder
        • Topol says:
          6 anos atrás

          Celso, desculpe meu simplismo com as palavras mas a real é que precisa ser um helicóptero grande e forte para transportar um míssil grande e pesado como o Exocet, que tem 70 km de alcance, somado ao alcance do H225M dá um belo combat radius para a MB se operado a partir de um NDM… E esse é o vetor selecionado pela Marinha, então esse é o nosso helicóptero.

          A MB tem o MH-60 Sea Hawk armado com míssil Penguin mas o inconveniente é que o míssil tem alcance eficaz de apenas 25 km, ou seja, muito próximo das defesas de ponto tornando o ataque impraticável contra um navio bem defendido…

          No mais é como o Padilha falou no post anterior, nossa Marinha não é rica, temos que nos virar com o que temos e sinceramente eu gostei bastante desse H225 ASuW !

          Responder
    • Guilherme Souza says:
      6 anos atrás

      Celso, se você parar para pensar que helicópteros não foram idealizados para portar armamentos, e para tal feito, todos tem “pequenas asas” para este fim, então seria tudo gambiarra. Em todo helicóptero de ataque naval, ele tem essa trilho montado abaixo das portas laterais, mas pelo fato do Exocet ser muito grande e pesado, precisou de um reforço extra. Se você pesquisar, o Super Puma da marinha chilena usa o mesmo princípio.

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval