Em 22 de dezembro, a Diretoria de Armamentos Terrestres italiano assinou um contrato com a Iveco Defence Vehicles (IDV) para o fornecimento de 36 Veículos Blindados Anfíbios (VBA) para a Marinha Italiana.
O contrato surge no âmbito do programa de renovação do aumento da Capacidade de Projeção Marítima da Marinha Italiana.
O VBA é um veículo todo o terreno 8×8, capaz de ser lançado e recuperado por uma embarcação em mar aberto que oferece excelente mobilidade, proteção balística, antiminas e anti-IED de alto nível.
O motor FPT Cursor 16 de 700 CV, combinado com uma caixa automática de 7 velocidades e uma transmissão H, derivada do Centauro e do VBM Freccia, permite ao VBA atingir uma velocidade máxima na estrada de 105 km/h, enquanto que os dois motores traseiros com os hélices hidráulicos, garantem a navegação além do Estado de Mar 3 e com uma velocidade máxima de 6 nós. A plataforma está equipada com uma torre remota HITROLE Light, fornecida pela Leonardo, com uma arma de calibre 12,7 mm e sistemas C4 de última geração.
O VBA para a Marinha Italiana é baseado no SUPERAV 8×8, a plataforma de veículo anfíbio usada para o ACV (Amphibious Combat Vehicle) do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, que é fornecido em parceria com a BAE Systems.
Esses veículos anfíbios de última geração da IDV reforçarão a frota da Brigata Marina San Marco (BMSM).
Este VBA Italiano é da mesma categoria dos CLANFS Americanos ?