Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Indústria de Defesa

LH Colus amplia participação no projeto do KC-390

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
22/10/2015 - 09:59
em Indústria de Defesa
8
0
compartilhamentos
758
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

kc390

Por Virgínia Silveira

clippingA brasileira LH Colus conquistou novo contrato de fornecimento para o programa do jato militar KC-390. Ela vai produzir os assentos de revezamento da tripulação, que ficam localizados atrás da cabine de pilotagem do avião. A empresa já participava do projeto com fornecimento de 40 assentos de tropas duplos, que também podem se transformar em 74 macas.

Segundo o presidente da empresa, Luís Colus, participar do projeto do KC-390 representou um salto tecnológico. Além dos assentos propriamente ditos, o contrato inclui os seus componentes associados, como postes, vigas, ganchos e fitas, para a instalação dos equipamentos na aeronave. A montagem final dos assentos será feita pela Winnstal, de São José dos Campos.

A LH Colus já forneceu dois conjuntos completos de assentos do KC-390, algo em torno de 100 unidades. Para este ano o executivo disse que está prevista a entrega de mais dois conjuntos completos de assentos. “Para cada conjunto fornecemos cerca de 23 mil componentes”, disse.

Os testes de qualificação dos assentos do KC-390 foram realizados no Brasil e em laboratórios de testes de impacto dinâmico localizados nos Estados Unidos.

Especializada em gerenciamento de programas de desenvolvimento no setor aeroespacial, processos de validação de aeronaves estrangeiras no Brasil e análises de reparos estruturais, a LH Colus também atua em projetos de modificações de aviões. “Já temos mais de 150 projetos de modificações aprovados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)”, disse Colus.

A empresa conta com 16 funcionários, sendo dez engenheiros aeronáuticos e três projetistas. “Nosso plano para o futuro é ter mais capacidade para fazer montagens finais de produtos.”

A cadeia produtiva do KC-390, segundo a FAB, conta com participação de 70 empresas. Dentre os principais fornecedores, além da LH Colus, estão a Eleb, do grupo Embraer, que fornece o sistema de trens de pouso, e a AEL Sistemas, responsável pelo computador de missão e sistemas de autoproteção e de orientação do piloto. Já a Aerotron participa com o sistema de proteção balística fixa e removível do jato. As espanholas Aernnova e Alestis, a belga Sobraer e a brasileira Akaer participaram do desenvolvimento do KC-390, fornecendo pacotes de serviços de engenharia e projeto.

O KC-390 realizou o primeiro voo em fevereiro. Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer), o primeiro protótipo está sendo preparado para nova campanha de voo que começa ainda este mês. A previsão da Força Aérea Brasileira (FAB) é que o segundo protótipo voe em dezembro.

O desenvolvimento do cargueiro custará R$ 12,1 bilhões, dos quais R$ 7,2 bilhões serão destinados à aquisição de 28 unidades para a FAB. Os recursos alocados e liberados para o programa este ano, segundo a Aeronáutica, ficaram abaixo do previsto. “Neste sentido, a entrega da primeira aeronave ficará condicionada ao volume de recursos direcionados ao projeto em 2016”, informou.

A campanha de testes em voo, segundo a Embraer, está prevista para durar de 18 a 24 meses. Com o atraso no repasse de verbas, a Embraer teve de adiar em um ano a entrega do primeiro avião para a FAB. De acordo com a fabricante, a expectativa é de que a certificação do KC-390 seja concluída até o fim de 2017, com as primeiras entregas da aeronave no primeiro semestre de 2018.

Projetado para ser uma aeronave de transporte tático-logístico e de reabastecimento em voo, o KC-390 poderá cumprir missões de lançamento de paraquedistas, busca e salvamento, reabastecimento de outras aeronaves em voo e lançamento de cargas em voo.

FONTE: Valor Econômico

Tags: EDSEmbraerEmbraer Defesa & SegurançaKC390LH Colus
Notícia Anterior

EUA testam sistemas da DAM na Europa, mas contra quem?

Próxima Notícia

Alemanha considera usar aviões militares para deportações

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Exército

Exército aprova relatório de Teste e Avaliação do Radar SENTIR M20

20/05/2025 - 06:11
Aviação

KC-390 conclui com sucesso turnê de demonstração nos EUA

12/05/2025 - 09:32
Aviação

LAAD: Suécia confirma aquisição de 04 Embraer C-390

01/04/2025 - 11:51
Carregar mais
Próxima Notícia

Alemanha considera usar aviões militares para deportações

Comentários 8

  1. Alexandre says:
    10 anos atrás

    Excelente projeto realizado por esse governo, se nao me engano anunciado em 2009 e depois de 5 anos(2014) o primeiro prototipo estava pronto, agora o segundo ja esta pronto tb, isso mostra claramente nossa capacidade e determinacao, poucos paises tem a capacidade de projetar, desenvolver e tornar realidade um aviao destes em apenas 5 anos.

    Responder
  2. Carlos Franca. says:
    10 anos atrás

    Lento mas ta saindo, bom saber que irá acontecer novos testes.

    Responder
  3. César Pereira says:
    10 anos atrás

    Tem que ter muita paciência !muito saco !

    Responder
  4. Eduardo Pereira says:
    10 anos atrás

    Se já estivesse fazendo testes talvez pudessem aproveitar e testar a configuração de combate a incêndios aqui em MG na serra do Rola Moça.

    Responder
  5. Alexandre says:
    6 anos atrás

    Excelente projeto realizado por esse governo, se nao me engano anunciado em 2009 e depois de 5 anos(2014) o primeiro prototipo estava pronto, agora o segundo ja esta pronto tb, isso mostra claramente nossa capacidade e determinacao, poucos paises tem a capacidade de projetar, desenvolver e tornar realidade um aviao destes em apenas 5 anos.

    Responder
  6. Carlos Franca. says:
    6 anos atrás

    Lento mas ta saindo, bom saber que irá acontecer novos testes.

    Responder
  7. César Pereira says:
    6 anos atrás

    Tem que ter muita paciência !muito saco !

    Responder
  8. Eduardo Pereira says:
    6 anos atrás

    Se já estivesse fazendo testes talvez pudessem aproveitar e testar a configuração de combate a incêndios aqui em MG na serra do Rola Moça.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval