A Ocellott, empresa brasileira de engenharia eletroeletrônica especializada no desenvolvimento e fabricação de sistemas para os mercados Aeroespacial, Defesa e T&M (Testes e Medições), assinou na última quinta-feira (27/10) um MoU (Memorandum of Understanding) com a MISA (Ministério do Investimento da Arábia Saudita). O objetivo do acordo é a aplicação de investimentos no desenvolvimento de baterias de propulsão para aeronaves elétricas, o eVTOL (Electric vertical take-off and landing).
Essa iniciativa está alinhada com o foco de investimentos da Arábia Saudita em aviação e eletrificação, assim como no desenvolvimento de uma cadeia de suprimentos de altíssimo padrão para o país.
Para a Ocellott, o acordo viabiliza a aceleração do desenvolvimento do produto e permite a entrega da solução com maior brevidade ao mercado aeronáutico do Brasil e do mundo.
Sobre a assinatura do acordo, Henrique Lemos (CEO da Ocellott) comentou que “A assinatura desse acordo é um passo importante na relação entre Ocellott e a Arábia Saudita, mas também um estreitamento da relação entre a Arábia Saudita e o Brasil, principal país da América Latina. Oferecemos uma colaboração tecnológica robusta e tecnologia aeroespacial de ponta que está alinhada a visão da Invest Saudi em desenvolver uma cadeia de suprimentos de altíssimo padrão no Reino da Arábia Saudita”.
Sou muito, mas muito reticente com os sauditas. Não acredito em suas intensões, toda vez que empresas brasileiras se alinham com eles, as mesmas são lesadas de alguma forma, a ultima foi a Novaer, que os prototipos voaram no Brasil sem licensa da ANAC e os sauditas mandaram para cá, aviões cargueiros e levaram embora os prototipos e hoje chamam eles de Calidus. Sem falar de outras. Não acredito nesses caras.