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Home Indústria de Defesa

Os 10 maiores porta aviões do mundo: monstros flutuantes deslumbrantes

Luiz Padilha por Luiz Padilha
14/08/2015 - 18:48
em Indústria de Defesa
29
USS George Washington (CVN 73)

USS George Washington (CVN 73)

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Chakri
Chakri Naruebet

A Itália é o único país europeu com dois navios de guerra no ranking.

Por Matías Cortés

Um porta-aviões é um navio de guerra que também tem a capacidade de transportar e operar aeronaves. A graça é que ele está sempre em movimento, o que dá alta eficiência quando um ataque de surpresa ou inesperada. Em seguida, os 10 transportadores maiores no mundo.

10) Chakri Naruebet: É o primeiro e único Porta aviões tailandês. Seu modelo foi fabricado em 1997 e seu modelo é baseado no espanhol, Príncipe das Astúrias. Desloca em torno de 11.700 toneladas e sua principal missão é monitorar a zona econômica exclusiva da Tailândia.

Giuseppe Garibaldi
Giuseppe Garibaldi

9) Giuseppe Garibaldi: O navio pertence à Itália desde 1985. Caracteriza-se por ser um especialista na luta anti submarino, possuindo um arsenal completo de guerra. Tem a capacidade para deslocar 13.370 toneladas.

Illustrious
Illustrious

8) Illustrious: Porta-aviões pertencentes à Marinha Real desde 1982. Ele tem a capacidade de deslocar 22 mil toneladas e se caracteriza por sua alta capacidade de transportar caças bombardeiros.

Viraat
Viraat

7) Viraat: Porta-aviões construído pela Marinha Real em 1986 e vendido para a Índia. Desloca 28,7 mil toneladas, transportando cerca de 30 aeronaves de asa fixa e helicópteros. Espera-se que em 2020, seja substituído pelo VIKRANT que será fabricado na Índia.

Cavour
Cavour

6) Cavour: Porta aviões italiano que desloca 30.000 toneladas. Ele foi comissionado em 2009 e destina-se a operações anfíbias. Ele tem mísseis antiaéreos de curto alcance.

NAe São Paulo (A 12)
São Paulo

5) São Paulo: Porta aviões de origem francesa, foi comprado pela Marinha do Brasil em 2000. Desloca cerca de 32.000 toneladas e tem capacidade para 39 aviões, helicópteros ou caças. É o carro-chefe da Marinha do Brasil.

PAN Charles de Gaulle
Charles de Gaulle

4) Charles de Gaulle: Porta aviões francês é o único não americano a ter propulsão nuclear. É o segundo maior da Europa, deslocando cerca de 42.000 toneladas. Em 2013, ele passou por um processo de modernização que durou seis meses e pode acomodar 40 aviões e helicópteros.

Liaoning
Liaoning

3) Liaoning: Fabricado pela URSS, foi comprado pela China em 1998. O navio é utilizado para a formação e instrução da tripulação para atender aos requisitos necessários de um projeto do futuro porta-aviões chinês. Tem uma capacidade de 59.000 toneladas e pode transportar cerca de 50 aeronaves.

Admiral Kuznetsov
Admiral Kuznetsov

2) Admiral Kuznetsov: Porta aviões russo, com capacidade de deslocamento entre 58.500 e 67.500 toneladas. Sua grande área ao redor de 14.700 metros quadrados, permite operar aeronaves com características de decolagem curta e pouso vertical.

CVN 73 USS George Washington
USS George Washington

1) Classe Nimitz: Os porta aviões da classe Nimitz são movido a energia nuclear, tem uma capacidade de 97.000 toneladas. Esta navio tem o tamanho equivalente a um prédio de 20 andares e pode acomodar cerca de 3.200 membros.

FONTE: Guioteca.com

 

Tags: Admiral KuznetsovCavourClass NimitzGiuseppe GaribaldiHMS IllustriousHTMS Chakri NaruebetINS Viraat (R 32)Porta AviõesPorta aviões Charles de GaullePorta Aviões LiaoningPorta Aviões São Paulo A-12USS George Washington (CVN 73)
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Comentários 29

  1. Forte27 says:
    10 anos atrás

    Gostaria que o Brasil estivesse na lista com um porta-aviões realmente operacional, mas de toda forma, feliz por ver nossa bandeira na lista.

    Responder
  2. Raposo says:
    10 anos atrás

    São Paulo, porta aviões que não navega, que já remendaram bastante mas continua inoperante , nem deveria entrar na lista.Nem sei se um dia vai ficar 100% operante…Sou muito cético em relação ao São Paulo. Esse dinheiro dava de sobra para o Mistral.

    Responder
  3. André Luis says:
    10 anos atrás

    Lembrando que um NAVIO MULTIPROPÓSITO dá uma flexibilidade de configuração para o tipo de missão em determinado momento: + aviões ou – aviões; + meios anfíbios ou – meios anfíbios; + FN`S embarcados ou – FN`S embarcados e no caso de indefinição ou prontidão permanente do meio um equilíbrio de tudo citado acima.

    Responder
  4. André Luis says:
    10 anos atrás

    Essa opção reduziria gastos com diversos meios e centralizando os recursos num único meio e tendo navios no estado da arte.

    Responder
  5. André Luis says:
    10 anos atrás

    Uma idéia interessante para substituição do CAPITÂNEA/PORTA AVÍÕES, para um futuro na Marinha do Brasil, caso a manutenção do SP se torne inviável:

    Em vez de termos um CAPITÂNEA baseado num PORTA AVIÕES, poderíamos ter 03 CAPITÂNEAS baseados em NAVIOS DE PROPÓSITOS MÚLTIPLOS modelos: JUAN CARLOS I, LHD WASP e etc; baseados em Bases Navais no Nordeste, Sudeste e Sul.
    Ele cumpriria diversas missões e comum único modelo de navio:
    *OPERAÇÕES AÉREAS COM F-35B
    *OPERAÇÕES ANTI-SUBIMARINO COM SH-70 SEAHAWK
    *HELICÓPTEROS DE TRANSPORTE COM OS EC-725
    *MISSÕES AEW E DIVERSAS OUTRAS COM V-22 OSPREY

    Esse navio também cumpriria as OPERAÇÕES ANFÍBIAS também, assim ele só não poderia cumprir as missões dos SUBMARINOS, PATRULHA e de ESCOLTA.

    Responder
  6. by Edson Arruda. says:
    10 anos atrás

    Luiz Padilha ; parabéns pela materia é fantàstica e sençacional !!!
    Fiquei supreso em vê que o porta avião #SãoPaulo esteja em 5° lugar neste rank .

    Responder
  7. by Edson Arruda. says:
    10 anos atrás

    Só uma pegutinha que ñ que cala : se levamos + ou – 4 anos pra construir navios plataformas pra petrolões ,quanto tempo levaria pra o Brasil fazer um porta aviões ? Só mais uma pegunta : cadê o projeto poiseidon ???

    Responder
  8. Leonardo says:
    10 anos atrás

    Esse site guitece deve ser o sputinice americano, porque zuou legal com o PA russo, com fogão de lenha embarcado, kkkkkkkkkkkkk
    Mas se o Brasil pensasse em segurança sério e estivesse com economia crescendo à todo vapor deveria ter comprar os 2 mistrais, e poderia comprar uns 2 Nimitz que US Navy irá aposentar com entrada do classe Gerald Ford.
    Mas vamos de siroco mesmo, e reforma do velho SP.
    Sds

    Responder
    • Dalton says:
      10 anos atrás

      Oficialmente o que se sabe é que a US Navy irá retirar o USS Nimitz
      entre 2022 e 2024 quando então não apenas o navio estará com quase
      50 anos de excessivo uso como o combustível nuclear estará no fim.

      NAes da classe Nimitz foram projetados para ter uma vida de 50 anos
      e uma modernização de meia vida quando também são reabastecidos os
      2 reatores, algo que em dinheiro de hoje não sai por menos de 4 bilhões de
      dólares e consome cerca de 4 anos.

      Simplesmente não é viável modernizar e reabastecer o Nimitz uma segunda
      vez mesmo que alguma nação tivesse os meios para adquirir e manter e
      claro os EUA o colocasse à venda, algo que nunca irá ocorrer.

      Responder
  9. Proud says:
    10 anos atrás

    Não consigo enxergar o NAE Russo…a foto ta borrada. Deve ser má qualidade da foto ou o fotografo teve que prender a respiração e tremeu um pouco.

    Responder
  10. clibanario says:
    10 anos atrás

    Faltaram os 02 Canberras australianos e o espanhol Juan Carlos I. O Principe de Asturias estah encostado.

    Responder
  11. Elden Degen says:
    10 anos atrás

    O Viraat não foi construído em 1986 e sim em 1959. Ele é o antigo Hermes que participou da guerra das Malvinas em 1982. Foi vendido para a India em 1986.

    Responder
  12. satyricon says:
    10 anos atrás

    A reforma do São Paulo está estimada em R$ 1Bi. O custo estimado de um porta helicopteros LPH classe Dokdo da Coréia do Sul é estimado em U$ 298 Mi. Ao câmbio da semana têm-se R$ 1,04 Bi por um navio novo, com décadas de bons serviços pela frente. Será que a MB não vê isso?
    É capaz de operar initerruptamente toda a gama de helicopteros da MB e, diga-se de passagem, é mais que o A12 fez na última década. Os futuros 8 H-225M de ataque da MB e alguns SH-16 em seu deque seriam a mensagem de dissuação mais forte do hemisfério sul (e não o blefe que é o A12). O deque do Dokdo é revestido e permite a operação de aviões a jato, tanto que a Marinha Koreana estuda a adoção do F-35B (o que já acho demais para a MB) e do MV-22 osprey.

    Responder
  13. Arc says:
    10 anos atrás

    Caraca, pegaram um foto horrível do Kusnetsov, parece que o navio é movido a lenha de tanta fumaça.

    Responder
  14. Dalton says:
    10 anos atrás

    Não querendo ser chato, mas, já sendo, algumas informações
    adicionais:

    O NAe da Tailândia não opera mais com aeronaves de asa fixa, o
    “Harrrier” já faz muitos anos, apenas helicópteros.

    O Giuseppe Garibaldi irá operar como LPD até 2022 quando deverá
    ser retirado de serviço.

    O Illustrious já foi retirado de serviço.

    O Viraat oficialmente será retirado de serviço ano que vem, mas,
    já está sendo preparado para o descomissionamento agora e
    não apenas a idade está pesando mas não existem aeronaves de
    asa fixa suficientes, Sea Harrier.

    O CDG ano que vem passará por modernização e reabastecimento
    dos reatores algo que deverá deixa-lo inativo por quase 2 anos e
    quando retornar estará operando com 2 esquadrões de Rafales M,
    hoje apenas um está embarcado.

    O Kuznetsov hoje está em uma doca seca, provavelmente só sairá
    no fim de 2016, mas, novamente os russos adiaram a grande reforma
    que deveria durar 4 ou 5 anos.

    Quanto ao USS América em que pese ele possa em caso de necessidade
    vir a embarcar até 20 F-35B, seu papel será mais mundano, capitaneando
    um ARG, acompanhado por um LPD e um LSD, em suma, um navio anfíbio.

    Responder
    • Gabriel says:
      10 anos atrás

      O Giusepe Garibaldi provavelmente será o sucessor do São Paulo

      Responder
    • Ze Abelardo says:
      10 anos atrás

      É mais do que óbvio que um LHA não é um nae. LHA é LHA, senão a US Navy não teria classificado ele assim. Vou repetir: o LHA América tem mais capacidade de defesa aérea que quase todos os naes da lista. Quanto ao emprego, depende da missão e da geopolítica da época. Quando o Foch navegava, ele empregava 10 F8 e 14 SE.

      Responder
      • Dalton says:
        10 anos atrás

        Exato Zé…a lista é sobre NAes ou navios que mesmo menores
        que um LHA/LHD/LPD funcionam por pior que seja como NAes
        ou navios de controle marítimo e são assim considerados pelas
        suas respectivas nações.

        A única vez que um LHD funcionou como um “Harrier Carrier”
        foi em 2003 durante a invasão do Iraque quando 2 LHDs operaram
        por um curto tempo com 20 ou mais AV-8Bs e ambos nem mesmo deixaram
        suas respectivas bases assim equipados.

        Responder
    • Topol says:
      10 anos atrás

      Dalton, será o fim das operações embarcadas do Super Etendart ?

      Responder
      • Dalton says:
        10 anos atrás

        Sim Topol !

        o “SEM” Super Etendard Modernise, já deu o que tinha que dar e
        particularmente não vejo a hora de ver um segundo esquadrão
        de Rafales M embarcado no CDG lá por volta de 2018 após
        período de manutenção e reabastecimento dos reatores.

        Responder
        • Topol says:
          10 anos atrás

          Um segundo esquadrão de Rafales trará mais capacidades a Aeronavale mas honestamente vejo com nostalgia essa substituição…

          Responder
  15. yuri says:
    10 anos atrás

    deve ser bem facil detectar o porta-aviões russos,
    pois a fumaça que ele solta, não é pouca rsrsrsrsrsrs

    Responder
  16. Ze Abelardo says:
    10 anos atrás

    As informações sobre o Viraat estão equivocadas. Esqueceram o Vikramaditya, O LHA America é mais navio aerodromo do que os presentes na lista (45.000 tons e até 20 F35B).

    Responder
  17. Ebs75 says:
    10 anos atrás

    Detalhe: Classe Nimitz são dez (10) porta avioes que atualmente compoe a frota da US NAVY. Portanto essa lista é feita de 19 navios!
    Boa surpresa é saber que o Sao Paulo está na lista e bem posicionado. Tudo bem que nem sempre tamanho é tudo mas ajuda impressionar, botar respeito rsssss

    Responder
  18. Topol says:
    10 anos atrás

    O número relativo a tripulação do Nimitz diz respeito apenas ao pessoal de operação do navio… A sua ala aérea requer mais 2600 membros !!!

    Responder
  19. Felipe says:
    10 anos atrás

    Naquele programa “Obras incríveis”, do Nat Geo, com certeza os porta aviões devem estar entre as 10 mais espetaculares. Forçando um pouco, acredito até que entre as 05 mais fascinantes. Esse Nimitz é um monstro.

    A observação fica por conta do estado do porta aviões russo, tá mais para chaminé.

    Responder
  20. Gabriel says:
    10 anos atrás

    Eu penso que se o Estado brasileiro julgar indispensável um porta aviões , deveríamos substituir o SP por uma belonave igual a da Tailândia.

    Responder
    • Luiz Gabriel Garcia says:
      10 anos atrás

      concordo com vc,acho que 2 nae do mesmo estilo, ou com 15mil ton seria suficiente devido ao custo/beneficio

      Responder
      • Dalton says:
        10 anos atrás

        Só se for para operar apenas helicópteros médios, pois o
        F-35B pesa mais que o dobro do “Harrier” e exige entre
        outras coisas, mais combustível e quanto menor o NAe
        menos combustível haverá para operações aéreas por
        exemplo.

        O NAe que for operar o F-35B necessita entre outras coisas de
        um reforço na pista especialmente na área onde for ocorrer o
        pouso e toda uma instrumentalização necessária para operações
        aéreas, além de elevadores compatíveis, espaço para a “corrida”
        e estacionamento das aeronaves e um hangar com instalações
        próprias para atender uma aeronave tão sofisticada.

        Um navio de “apenas” 15000 toneladas não pode operar
        de forma sustentável o F-35B.

        Responder

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