A aeronave AH-11A N-4001, primeiro helicóptero Super Lynx Mk21A a ser modernizado, iniciou, no dia 9 de junho, o seu transporte para o Reino Unido, dando prosseguimento às etapas previstas no contrato assinado entre a Marinha do Brasil e a empresa AgustaWestland para a remotorização e modernização das aeronaves AH-11A “SUPER LYNX”.
A aeronave foi transladada para o Porto do Rio de Janeiro (RJ) a fim de embarcar em um Navio que a levará até o Porto de Tilbury, na Inglaterra. Em seguida, será transportada por via terrestre até em Yeovil, também na Inglaterra, onde fica a sede da AgustaWestland, com previsão de chegada para a segunda quinzena de julho.
A aeronave N-4001 será o protótipo do programa que contempla a remotorização e revitalização dos Sistemas Aviônicos de oito helicópteros Super Lynx. Seu retorno ao Brasil, ao término da modernização, está previsto para o 2º semestre de 2017.
Para a Marinha do Brasil, a modernização das aeronaves AH-11A é mais um importante passo na revitalização dos meios aeronavais e os resultados alcançados permitirão que a Aviação Naval opere uma aeronave com sensores e equipamentos no estado da arte, representando um grande salto de qualidade na capacidade da Força.
FONTE: DAerM
Sinceramente, gosto do SeaHawk. Mas sempre acreditei que o Lynx é um helicóptero mais interessante para operar embarcado, pelo seu porte ser mais adequado a maior parte dos navios por aí.
O novo Wildcat. se armado com torpedos ASW e mísseis Penguin ( creio que pode ser integrado ao AW-159 também ), fará praticamente a mesma coisa que o SeaHawk.
Os nossos Super Lynx nunca dispuseram de sonar por uma opção da Marinha. Questões de peso e autonomia. Essa capacidade está presente nos Sea Hawk.
Vale lembrar que será a segunda modernização de algumas cédulas que o Brasil recebeu em 1978.
Seria bom se a MB tambem comprasse alguns wildcat.
Fernando esse aí da foto vai voltar de lá Wildcat, mesma eletrônica e mesma motorização…
Topol,
Na verdade vai voltar um WildLynx, quase um Wildcat!