No final de 2015, a Marinha do Brasil aprovou o projeto candidato de válvulas de casco dos submarinos, previsto no programa de nacionalização do Programa de Desenvolvimentos de Submarinos (PROSUB). A responsável pelo projeto foi a Micromazza, empresa brasileira, localizada no município de Vila Flores (RS), que atua no desenvolvimento de projeto de válvulas, com índice próximo a 100% de conteúdo nacional.
A Micromazza foi selecionada e capacitada para produzir as válvulas com base no projeto original da empresa francesa DCNS, responsável pela transferência de tecnologia, por meio de treinamento em duas etapas: a primeira realizada na França, pela empresa Issartel, e a segunda no Brasil, na sede da Micromazza.
A realização deste projeto representa um avanço tecnológico e abre as portas para a fabricação, no Brasil, de válvulas de casco dedicadas a submarinos e a navios de superfície, contribuindo para a consolidação da Base Industrial de Defesa. A produção, pelas empresas brasileiras, de peças, equipamentos, materiais e sistemas, que façam parte do pacote de Material Nacional dos Submarinos Convencionais previstos no PROSUB, permite que, ao final do processo de nacionalização, elas sejam capazes de produzir material de forma independente e autônoma. Muitos desses materiais têm uso dual, podendo ser empregados em outros setores da indústria.
FONTE: MB
Já vai vir algum juiz para embargar este tal válvula de casco, áh vem . . . . tem gente que não pode ver o Brasil andar mesmo que seja um pouquinho, o negócio deles é parar . . .” JN”: Explode escândalo das válvulas de casco . . . . transcrição do telefonema diz para entregar a válvula para o XJ, segundo fonte que não quer se identificar teria dito ter ouvido de alguem de quem não se recorda ao certo . . . . E lá o submarinho para mais 8 meses, . . . haja saco . . .
Ótimo, o problema do Brasil, ao meu ver, são na maioria das vezes, salve raríssima exceções, os nossos fantásticos ” Politicos ” , com sua enorme capacidade de estragar e sobretudo atrasar o país.
Boa notícia !