Sucesso alcançado neste lançamento contribui para a continuidade das avaliações técnicas e operacionais do produto pelo Exército e Marinha do Brasil
Na manhã de 22 de agosto último, especialistas da SIATT, em conjunto com especialistas do Exército Brasileiro, realizaram lançamento do Míssil Superfície-Superfície Anticarro MSS 1.2 AC no CAEX – Centro de Avaliações do Exército, Campo de Provas da Marambaia, Guaratiba, Rio de Janeiro/RJ.
Foi o primeiro lançamento sob responsabilidade da empresa após a mesma ter assumido o programa em setembro de 2017. O sucesso do lançamento em questão contribui para a avaliação técnica e operacional do lote piloto do produto. Diversos lançamentos, em diferentes condições de emprego, estão previstos para os próximos meses.
Para o Diretor da SIATT, Rogerio Salvador, a atuação SIATT tem proporcionado confiança e segurança ao Exército Brasileiro e à Marinha do Brasil no emprego do MSS 1.2 AC: “Conseguimos preservar a capacidade da indústria nacional para o domínio tecnológico de armamentos desta classe. Esperamos fornecer novo lotes do MSS 1.2 AC às forças armadas nacionais, e forças amigas estrangeiras”.
Sobre o MSS 1.2 AC
O MSS 1.2 AC é um míssil superfície-superfície anticarro de médio alcance,
desenvolvido segundo requisitos do Exército Brasileiro. O sistema é constituído pela Munição (míssil em seu container lançador) e pela Unidade de Tiro. Emprega guiamento do tipo “beam-rider”, no qual o operador é responsável por realizar o apontamento óptico em direção ao alvo. Durante o voo do míssil, a Unidade de Tiro emite um feixe laser invisível codificado, harmonizado com a mira óptica, que provê a referência de guiamento para o míssil. Além da portabilidade e precisão, este sistema dificulta a utilização de contramedidas:
uma vez que o receptor laser está voltado para trás, não há ação que possa ser feita para interferir no guiamento do míssil. O Sistema MSS 1.2 AC engloba ainda um Simulador de Tiro, com alto grau de representatividade de ambientes reais, para adestramento de atiradores sem a necessidade de emprego de mísseis reais, e um Equipamento de Teste para medidas e alinhamento das Unidades de Tiro do sistema.
Sobre a SIATT
A SIATT é uma empresa que fornece sistemas integrados com alto valor tecnológico visando atender os mercados estratégicos do Brasil e internacionais. Com capacidade de integração de sistemas, a SIATT tem como visão ser referência na entrega de soluções para os mercados de Defesa e Aeroespacial.
As coisas vão caminhando, a passos de tartaruga é verdade, mas continuam caminhando… mas é importante lembrar que uma coisa é a empresa apresentar um produto final acabado certificado efetivo e de ponta, outra coisa bem diferente é o seu cliente principal fazer a sua parte e comprar um lote considerável para manter o expertise, a linha de montagem os empregos especializados e mais importante de tudo, estimular novos projetos mais ambiciosos
Bingo!
Após os testes e sua homologação e certificação, bem que poderiam analisar a possibilidade de emprega-los adaptados na torreta de tiro automática dos Guaranis…
Melhor retomar o projeto(Avibras) do FOG que é quase um HellFire nacional, mais pesado e ,moderno e efetivo.
Nao entendo faz mais de vinte anos que estão desenvolvendo este míssil e ainda estão testando…..credo e o exercito por incrível que pareça em pleno século 21 não tem um míssil ac operacional…….
Sempre tem uma mala para reclamar !!!!
Maravilha!!!
Wiltgen por acaso sabes se estão também abordando o projeto da versão lançada por aeronaves a qual não lembro o nome mas creio que tem 5.1 no meio ??
Tomcat,
Até onde eu sei, não estão! Mas vou perguntar…
Abs
Muito bom! É isso: desenvolver, comprar, continuar o desenvolvimento e exportar.