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Acidente com um VBTP Guarani do EB

Luiz Padilha por Luiz Padilha
08/06/2015 - 12:59
em Exército
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guarani acidente

Um acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira, no Contorno-Oeste de Cascavel na BR 467 e envolveu um veículo Blindado do Exército Brasileiro.

guarani

Segundo informações, militares do 33º Batalhão De Infantaria Mecanizado voltavam de uma exposição de Toledo, quando foram fechados por um caminhão e acabaram capotando o veículo. Duas pessoas ficaram levemente feridas e foram encaminhadas ao hospital.

FONTE & FOTOS: Capital FM 102,7

Tags: VBTP-MR Guarani 6x6
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Comentários 24

  1. oséias m.g. says:
    10 anos atrás

    Esse aí botou o comandante durão e o inspetor clouseau no chinelo.
    Mas falando serio, se tivesse com a torre seria um belo prejuizo.
    Infelizmente acontece.
    Pra quem quiser rir é só pesquisar “tank fails” no youtube, tem varios tanques caindo na hora de subir da carreta.

    Responder
  2. Dilson Queiroz says:
    10 anos atrás

    …………..tem que reavaliar seu desenho,sua estabilidade e especialmente selecionar seus “motoristas”….por último dar um voto de fé aos Urutús e Cascavel com uma modernização EXEMPLAR,pois ainda são muito úteis……………lembremos que.são tempos de “vacas magras”………..din din ta curto……….

    Responder
  3. Larri Gonçalves says:
    10 anos atrás

    Saudades da ENGESA, não levo muita fé neste blindado (Guarani), tenho confiança no antigo Urutu e no cascavel, apesar de estarem tecnologicamente defasados, a IVECO é uma empresa Italiana, portanto a prioridade é produzir equipamento militar de qualidade para a República Italiana, não confio em multinacional produzindo equipamento militar para o Brasil, necessitamos ter empresas brasileiras criando e produzindo equipamento militar nosso e não depender de empresas estrangeiras, especialmente aquelas instaladas com o objetivo, somente de auferir lucro não preocupando-se com qualidade, pois o carro Italiano bom mesmo é o centauro, o resto é o resto, para exportação. Não venham me dizer que o desenvolvimento é nosso dos institutos militares, bom então tem que revisar o desenho do guarani, porque se capota nume estrada pavimentada em tempo de paz o que será em tempo de guerra ?

    Responder
  4. Adriano RCC says:
    10 anos atrás

    O bem é que não teve feridos graves né!! O motorista do caminhão é quem deve levar a conta do prejú!!!

    Responder
  5. Topol says:
    10 anos atrás

    É um veículo concebido para ser rústico e trabalhar em condições severas… dane-se a pitura, desvira ele e põe na rodagem e façam uma avaliação de danos como teste real pois uma capotagem aparentemente simples não pode tirar um veículo blindado desses de operação, se danificou demais a suspensão ou o chassis o problema deve ser informado a IVECO para fazer os próximos lotes (quando houverem) mais reforçados…

    Responder
  6. Proud says:
    10 anos atrás

    Não deveriam desviar do caminhão! rss

    Responder
  7. Gustavo says:
    10 anos atrás

    O blindado parece ter acertado o barranco “de bico” e depois virado. O gramado está marcado, mas não em marcas de rodas. E os pneus não estão sujos. Observem que há terra jogada sobre a pista.

    Responder
  8. Fernando falcom says:
    10 anos atrás

    Ainda prefiro na versão 8×8 o centro de gravidade e mais distribuído.

    Responder
  9. Bosco says:
    10 anos atrás

    Fica visível o chassi em V, que o protege de minas e IEDs.

    Responder
  10. Tomcat says:
    10 anos atrás

    Toda hora capotando viatura do EB e fica por isso mesmo! Isso é Falta de treinamento e responsabilidade do motorista e do exercito de deixar qualquer um pilotar. Toda hora tem viatura do EB capotada, caminhão, Márrua, até viatura Astros. Teve um Leopard que passou por cima de uma S-10 com o motorista dentro. Por sorte só se ferio de leve.
    Tem no Youtube urutu e Cascavel andando a 100km/h e fazendo ultrapassagem!!
    Um blindado desses chega bater em um carro de passeio morre todo mundo.

    Esse guarani passou por testes de inclinação padrão OTAN, não venha com essa que o problema é a viatura. Esse guarani estava em alta velocidade e o motorista é um irresponsável. Olha a cena ali, tem uma pista unica o caminhão veio da onde? foi ultrapassar o guarani e jogou o caminhão pra cima do blindado? Quem acredita nisso? nem tem lugar pra ultrapassar. Querem tirar todo mundo pra idiota.

    Se caminhões de carga perigosa possuem velocidade restrita, as viaturas do EB deveriam ter, e não andarem na velocidade máxima das vias isso quando não excedem. Olha os Vorker do EB andando a 100 km/h com soldado na carroceria, é seguro isso?? NÃO!! Já morreu soldado e o EB não ta nem ai. Incrível.

    Responder
    • ChDegelo says:
      10 anos atrás

      Estava pensando exatamente a mesma coisa. Por essas fotos não fica claro, mas, em outras publicações é nítido que a viatura está numa alça de acesso de um trevo na estrada. Não consigo imaginar como um caminhão “fechou” a viatura e provocou esse acidente, é uma faixa simples, pra um veículo (e o Guarani não ocupa pouco espaço, nem o suposto caminhão). Essa explicação oficial está muito estranha.

      Responder
  11. Celso says:
    10 anos atrás

    Em primeiro lugar…..este veiculo nao foi feito para manobras bruscas…..como ja dito…e alto e seu centro de gravidade eh instavel…….tem uma publicacao na revista quatro rodas onde o veiculo foi testado por civil e contem observacoes interesantes a repsito da dirigibilidade…inclusive qto a direcao nao se precisa, fato este ocasionado pelo fato de se um 6×6….enfim……parece tbm q faltou a habilidade do condutor para poder lidar c o veiculo numa via asfaltada….esse papo de q um caminhao fechou ja ta mais veio q meu bisavo……este veiculo nao foi feito para ser perfeito na estrada c asfalto e principalmente para ser dirigido e iu conduzido numa determinada velocidade……eh mais um fora de estrada…………….nota zero pro pessoal q ainda nao entendeu ou aprendeu como dirigir um veiculo VBTP.

    Responder
  12. FRL says:
    10 anos atrás

    Senhores, menos…
    Nitidamente o condutor da viatura, para evitar a colisão com o caminhão (que provavelmente seria destruído, resultando na morte do caminhoneiro), projetou o blindado contra o barranco, visivelmente de grande inclinação, deve ter escalado um bom trecho dele e se precipitado, havendo então o capotamento. É só desvirá-lo e fazer alguns retoques na pintura. Nada de erro de projeto ou centro de gravidade elevado… o militar condutor devia ser condecorado por ter salvo a vida de um civil.

    Responder
    • ChDegelo says:
      10 anos atrás

      Se reparar, o incidente ocorreu num trecho de sentido único, acredito ser uma alça de acesso de um trevo, ou algo que o valha, e a viatura está apontada para o sentido correto de fluxo. Consigo imaginar três hipóteses para a versão oficial estar correta: ou o caminhão veio na contra mão em velocidade suficiente para exigir uma manobra evasiva brusca da viatura (acho improvável), ou o caminhão tentou ultrapassar a viatura dentro dessa faixa pois ela estava em baixa velocidade em relação a ele e a empurrou pro barranco (nesse caso poderia ter freado??), ou a viatura estava em alta velocidade e tentou ultrapassar o caminhão num local inadequado, neste caso seria uma decepção. O que vocês acham?

      Responder
    • Fred says:
      10 anos atrás

      FRL,
      em relação a ter escalado o barranco e depois capotado, creio que você acertou em cheio…Basta ver, na foto abaixo, as marcas deixadas no barranco pela subida do blindado:

      http://catve.com/imagens/galeria/1433778950.jpg

      Agora, eu acho que foi o motorista do Guarani que perdeu o controle do veículo e fez barbeiragem da grossa, como outros já comentaram, o trecho era de mão única…

      Responder
      • Fred says:
        10 anos atrás

        Nesta outra imagem,
        pelas marcas deixadas na grama, acho que o Guarani antes de despencar e capotar,
        ainda andou uns 15 m pela altamente inclinada lateral do barranco.

        http://catve.com/imagens/galeria/1433778955.jpg

        Nada a ver com “centro de gravidade” e “instabilidade do veículo”, nesta inclinação qualquer veículo capotaria, ainda mais se subir no barranco em alta velocidade…

        Responder
  13. Elison says:
    10 anos atrás

    Viiixi, uma foto dessas não é nada boa pra propaganda desse blindado. Sempre achei esse blindado muito alto e estreito, ele desenvolve uma velocidade considerável e pelo visto em manobras fortes torna-se vulnerável pela instabilidade!

    Responder
  14. By Edson Arruda says:
    10 anos atrás

    Que bom que entre mortos e feridos só morreu o brindado guarani.

    Responder
  15. Augusto says:
    10 anos atrás

    Estas fotos não irão ajudar a IVECO a fazer propaganda do VBTP Guarani.

    Responder
  16. By Edson Arruda says:
    10 anos atrás

    Não é uma imagem muito bonito de ver , dà pra ver que està faltando esta bilidades em monobra defensiva , um fechamento fez tudo isso e em combate como sairia? Acho melho voltar pra pracheta para dà uma melhorinhas.

    Responder
  17. Dilson Queiroz says:
    10 anos atrás

    …………..é um blindado um pouco alto com chassi estreito…. ..ja vi blindados mais balxos,de outros países…tomara que o consertem rapidamente,não é uma foto adequada pra uma arma do seu tipo…principalmente em tempo de paz e num conflito a tripulação estaria comprometida. ….isso não é bom…deve-se verificar melhor o que houve,pra que não haja reincidencia…

    Responder
    • FERNANDO RODRIGUES DE FREITAS says:
      10 anos atrás

      Aposto que foi por alta velocidade.

      Responder
  18. Fernando says:
    10 anos atrás

    Esse e o mes dos capotes, recentemente um su 34 tambem capotou.

    Responder
  19. Álvaro says:
    10 anos atrás

    0 bala e já acabarão com a pintura kkkkk

    Responder

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