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Cascavel NG vai ser equipado com motores MWM 6.12TCE

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
04/03/2024 - 22:55
em Exército
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A MWM anunciou uma parceria com Akaer para o fornecimento dos motores MWM 6.12TCE de 220 cv de potência, para equipar o Cascavel NG, versão modernizada da Biatura Blindada de Reconhecimento Média Sobre Rodas (VBR-MSR) EE-9 Cascavel, atualmente em execução pelo Consórcio Força Terrestre no Arsenal de Guerra de São Paulo.

Os motores MWM desempenharão um papel crucial na modernização do blindado Cascavel, o MWM 6.12TCE é desenvolvido e produzido na fábrica da MWM em Santo Amaro, São Paulo, possuindo robustez e qualidade, passando o Exército Brasileiro a contar com motores desenvolvidos no Brasil e com uma extensa rede de peças e serviços oferecidos pela MWM.

Motor MWM 6.12TCE

O Projeto Cascavel NG é executado pelo consórcio Força Terrestre, liderado pela AKAER, em colaboração com o Exército Brasileiro por meio da Diretoria de Fabricação (DF).

O início do fornecimento dos motores está previsto para esse ano de 2024.

Tags: Cascavel NGConsórcio Forças TerrestresDiretoria de Fabricação (DF)EE-90 CascavelExército Brasileiro (EB)Grupo AkaerMotir MWM 6.12TCEMWMProjeto de Modernização da VBR-MSR EE-9 CASCAVEL
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Comentários 12

  1. Ricardo says:
    1 ano atrás

    Esse motor e o mesmo que equipa os caminhões volvo VM 260 ate o 310 basta uma configuração na central e a troca de algumas peças para mudar a potência e claro que quanto mais potência menos durabilidade

    Responder
  2. Fabio says:
    1 ano atrás

    Boa tarde amigo Guilherme vc sabe quantos Cascavel serão revitalizado modernizados?

    Obrigado
    Abs

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      1 ano atrás

      Fabio,
      O programa prevê a modernização de até 201 EE-9 Cascavel.
      Na primeira fase serão 98.
      Abs

      Responder
  3. Francisco says:
    1 ano atrás

    Motor melhor e mais confiável do que os motores Iveco/Cursor dos Guaranis.

    Responder
  4. Roberto says:
    1 ano atrás

    Eu vejo o Cascavel NG como “material pedagogico militar”, ou equipamento aprimorado p formação de soldados e tripulantes de blindados básicos e avançados.
    Sei q foi feito contrato e negociação com empresas p a modernização do Cascavel, mas gostaria de sugerir q revissem o contrato e diminuísse o número de Cascaveis a renovar, e no lugar colocaria a modificação e modernização nos velhos obuseiros de 105mm q o Brasil desativou e reaproveitássem p outros fins como a mesma funcao/intenção q os russos fazem com os velhos t55 de 100mm na guerra da Ucrânia, e após modernizar os velhos obuseiros com as mesmas avionicas q querem por no Cascavel, colocaria estes obus de 105mm na fronteira com a Venezuela por exemplo.
    Já q estão mudando o motor do Cascavel, poderiam ampliar a reforma ou “recaxutassem”, colocando adicionando uma blindagem extra ou modular, e testar até qto aguenta p dar sobre vida.
    Penso q o exército deveria rever alguma “ideias” ou projetos e fazer ou construir Guarani 8×8 e novos Guarani 6×6 com blindagens mais reforçadas, e também o desenvolvimento de caminhões blindados de transportes de tropas e combates, hoje muitos exércitos utilizam…
    A parceria com indústrias e nações q poderiam fazer carrocerias, chassis, “carcacas” blindadas resistentes e leves seria uma boa p novos projetos de veículos blindados militares projetados e construídos no Brasil. O nosso parque industrial de caminhões, tratores, automóveis, motocicletas e até bicicletas são muito modernos e avançados e a eletrônica embarcada poderia ser nacional ou de parceiros externos.
    Hoje no mundo existem empresas q estão reformando ou modernizando velhos veículos militares como por exemplo o m60, e entrar nesta competição seria interessante p modernizar os veículos q a Engesas fez e exportou…, acho q o conceito de “guerra moderna” q está tendo na Rússia e Ucrânia, e o alto custo dos equipamentos militares, vai mudar a mentalidades de muitos, rever conceitos….
    Gostaria de lembrar, q eu sou a favor de equipamentos e armas novas, modernas e atualizadas p as forças armadas brasileiras, assim como reestruturação, reengenharia, inovar, renovar, acuracidade, processos…., p aproveitar o máximo do militarismo brasileiro sem gastar muito, pois falta tudo no universo civil e militar brasileiro….
    Está é a minha humilde opinião e sugestão.
    Namaste
    Abraço

    Responder
  5. Tomcat4,5 says:
    1 ano atrás

    Excelente, agora só na expectativa pelo protótipo com lançador de ATGM.

    Responder
    • Marcelo says:
      1 ano atrás

      e e qual seria o míssil? O MSS 1.2?

      Responder
      • Tomcat4,5 says:
        1 ano atrás

        Provavelmente o Spike !!!

        Responder
        • Diego Tarses Cardoso says:
          1 ano atrás

          Aí é que está, com Israel em guerra será que sai Spike para nós ? Acho que ficaremos no MSS 1.2 mesmo.

          Responder
  6. Dyeimys says:
    1 ano atrás

    Ótimo motor, não entendi a escolha da versão 220cv esse motor vai até os 330cv se for o euro5 a diferença é só na programação do módulo, restante é tudo igual, só justificaria se o preço fosse bem abaixo, o que não faria sentido pq não muda em nada. O único fator limitante seria a caixa de marcha que essa sim limita o quão potente pode ser o motor que roda ela.

    Responder
  7. Juarez says:
    1 ano atrás

    Motor simples, confiável, robusto e de fácil manutenção. Descendente da linha 6.10.

    Responder
  8. MMerlin says:
    1 ano atrás

    Robustes é pouco para o que plataforma MWM oferece.
    De longe o motor mais confiável do Brasil.
    Mais do que sábia a decisão.

    Responder

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