Os caças norte-americanos F-35 são tão maus no combate aéreo, que mesmo os “antigos” caças soviéticos MiG-21 conseguem batê-los, considera o especialista militar norte-americano.
Segundo Pierre Sprey, famoso analista norte-americano, os caças da quinta geração Lockheed Martin F-35 Lightning II, que a mídia chama de “feira de ouro” devido a seu preço altíssimo, podem ser batidos pelos caças soviéticos de quarta geração Sukhoi Su-27 e MiG-29. Além disso, mesmo o “antigo” MiG-21 pode superá-lo.
Em entrevista dada a um canal de televisão russo, o especialista expressou o seu ceticismo quanto ao novo caça norte-americano: “Embora os Su-27 e MiG-29 não sejam ideais, eles têm a maior amplitude de asas em relação à respetiva massa, os motores são mais fortes, podem carregar mais mísseis “ar-ar” e “ar-terra”. Por isso, se o F-35 se encontrar com estes aviões, ele ficará desamparado.”
Alguns dias atrás, Bill French, outro especialista que trabalha na organização National Security Network publicou um relatório em que também criticou os F-35 de forma ainda mais severa: “Se bem que os F-35 tenham tecnologias furtivas e eletrônica de bordo superiores, em comparação com os Su-27 e MiG-29, podemos esperar derrotas 3:1, isto é, por cada Su-27 e MiG-29 eliminado, três F-35 poderão ser destruídos”.
Entretanto, é evidente que, nesta situação, o avião de combate norte-americano não poderá concorrer com o caça russo de quinta geração Sukhoi PAK FA. Também conhecido como T50, o caça deverá ser fabricado a partir de 2016. O avião possui tecnologias inovadoras, como, por exemplo, um sistema exclusivo de radares ativos e passivos.
FONTE:Sputniknews
Ha Ha ha Ha… A Verdade sempre vem à tona!
Me entristece muito ver o tipo de discussão que se desenrrolou nos posts deste artigo. Não existe quase nenhuma discussão técnica, mas sim achismos e paixões…
Em primeiro lugar, comparar o MIG-29 e o SU-27 com o F-35 é absurdo. Isso demonstra desconhecimento sobre o assunto ou má-fé. Como eu duvido da falta de conhecimento técnico da fonte do artigo, foi má-fé mesmo a comparação feita. É óbvio que esta comparação é totalmente direcionada para colocar o F-35 em uma perspectiva inferiorizada.
Dá para comparar um Bugatti Veyron e um Toyota Bandeirante (essa eu peguei pesado)??? Qual é melhor??? Obviamente, depende do uso, já que cada um foi projetado para um uso específico. Quem falar que o Bugatti é melhor, eu vou convidar para fazermos uma trilha lá em Ilhabela, para a praia de castelhanos, em dia de chuva. E para quem disser que o Bandeirante é melhor, vamos tirar um racha na Carvalho Pinto…
Tanto o MIG-29 quanto o SU-27 (e até mesmo o MIG-21), são aviões de combate aéreo (ar-ar). Já o F-35 é um multifunção.
É óbvio que se colocar uma disputa entre eles em um dogfight, é muito provável que o F-35 vá tomar uma surra. Li também falando do F-14. Também é outro caça de superioridade aérea e é bem provável que também dê uma surra no F-35.
A questão é simples. São projetos completamente diferentes. Tanto é que os EUA também tem o F-22, este sim de superioridade aérea. Porque não se compara o F-22 com o SU-27 ou o MIG-29??
Na minha opinião, o grande problema do F-35 é justamente sua multifuncionalidade. Quem quiser fazer tudo, nunca será muito bom em nada, e isso é um fato indiscutível. E foi isso o que gerou problemas em seu projeto e o encareceu tanto.
Outra questão é a perspectiva de sua aviônica não funcionar completamente, o que o tornaria uma presa fácil… Oras, o avião é tudo, inclusive (e principalmente, nos dias atuais), sua aviônica. Tire isso dele e ele não será mais um caça de 5a. geração. Ele foi projetado para operar em conjunto com outros aviões e sistemas de poio e é assim que ele será operado. Tenham certeza que se algo falhar, existirão os “planos B”, como os F15, F18… É o mesmo que pegar uma BMW M3 e tirar o controle de tração, estabilidade, etc, etc, etc… Deixa de ser uma M3 e vira um carro “comum”, que pode patinar em uma arrancada, sair de traseira em uma curva…
Quanto ao T50, já li muito a respeito e acho que é uma proposta fabulosa… Me parece que será mesmo um contraponto ao F22. Entretanto, ele ainda não passa de uma proposta. O dia que ele for testado, com as suas funcionalidades totalmente operacionais, poderemos fazer uma análise de suas qualidades, defeitos, e aí sim, poderemos dizer que ele é melhor ou pior que o F22. Antes disso, é supositório para disputas intelectuais entre “bolcheviques e yankees”.
Alexandre parabéns pelo comentário sensato.
Observo uma coisa:
O F22, que tem um projeto aproximadamente iniciado junto do F35 (que não é fornecido para nenhuma força aérea), não é sabido de nenhuma notícia sobre alguma dificuldade mais contundente no seu projeto, como no caso do F35. Sei que há muitas diferenças entre os projetos dos dois, mas sei que também das simetrias.
Por que, então, F22, que é mais complexo, está mais “evoluído” e maduro em relação ao F35? Não me apego às observações óbvias de dificuldades no projeto. Pra mim, há muito mais coisas ocultas. E isto envolve grupos industriais poderosos.
Na década de 60, os americanos tiveram uma lamentável surpresa quando perceberam que seus TOP Phanton F4, exclusivo da USAF e USNAVY, com pouca manobrabilidade, era de uma eficiência e aplicação estratégica questionável nas guerra do Vietnam. Logo perceberam que o projeto “popular” e liberado para exportação era bem mais eficiente contra os MIG´s, que foi o nosso até hoje F5. Geralmente, um raio não cai no mesmo lugar, mas vai que as bruxa$$ exi$tam?
O F-22 foi pensado para atender à USAF apenas.
O F-35 precisa atender à USAF, US Navy e o USMC
então, exigiu-se demais do projeto em uma época que
tais tecnologias não estavam maduras, talvez se o
projeto iniciasse hoje as coisas seriam mais fáceis e
muitas mudanças não precisariam ter sido feitas.
Para encerrar este debate temos que ver do seguinte modo o F 35 tem um radar de varredura eletrônica bem mais refinado, resistente, sensível e com uma emissão eletrônica bem menor.
O sistema DAS pode sim detectar e passar a informação para o IRST e este lançar e passar os primeiros dados para um míssil de curto alcance, se um Mig 29 faz isso porque um F 35 não.
Mesmo sem o pacote completo ele é superior.
Pode ser superior a um MIG-21, a um MIG-29 ou a um Mirrage 2000, também achei forçar a barra, mas…
Contra um SU-35, um Rafale ou um SU-30 no estado da arte ele só supera se estiver com todos os apetrechos da sua “necessaire” funcionando, e funcionando bem… Consegue entender essa lógica Munhoz.
A virtual superioridade do F-35 é interdependente da sua própria tecnologia superior e de seus componentes internos e externos tecnologicamente superiores e caros que se prestam a tarefas distintas dando-lhe a vantagem tática…
Quem quiser um caça F-35 padrão imbatível para superioridade aérea terá obrigatoriamente que meter a mão bem fundo no bolso e pagar pelo pacote completo, caso contrário não terá mais do que um caça comum de 4ª geração que custa “pelado” o preço de 5 Sukhois.
Por exemplo se no combate além do alcance visual o F-35 for compelido por algum motivo de atacar primeiro (interferência no seu radar ou ausência de um míssil BVR melhor do que o de seu oponente, ou ainda que tenha atacado primeiro e perdido seus mísseis por interferência de jammers DRFM que cegam os radares ativos de mísseis como o AIM-120) ele terá sua posição denunciada e sofrerá um ataque de retaliação antes de entrar no alcance efetivo do DAS e do AIM-9 de curto alcance.
Com sua produção em larga escala o preço vai ser reduzido, este caça pode ser equipado num futuro com vetoração de empuxo igual a um modelo testado no passado X-31, com casulos stealth para combustível e armas.
Se você verificar a propaganda do fabricante diz exatamente o contrario do você afirma, ( salientando que é propaganda).
Pessoal acha que F-35 sem E-3 irá ficar a pé. Engano de vocês, falta vocês estudarem mais as informações sobre o F-35.
Vem radar AESA, considerado radar que há de melhor no mercado e outro tipo de radar DAS, que dá visão 360 graus ao piloto, interceptando vetores inimigos em quaisquers anglos e miseis também, e podendo ataca-los, mesmo estando atrás dele. Isso tudo integrado com sistema do Helmet geração 3, ofereçe todas informações no capacete do piloto, assim, agilizando o processo, isso é inovação no mercado mundial. Isso tudo somado ao poderoso motor vetoração podendo fazer landing e take off vertical igual antigo Harrier e junto furtividade é o que há mais de moderno na atualidade.
Sds
Primeiro vc vem com a frase:
”falta vocês estudarem mais as informações sobre o F-35”
Logo em seguida vc diz isso
”… e ouro tipo de radar DAS, que dá visão 360…”
Veja que foi vc que não estudou as informações sobre o F-35, pois se tivesse saberia que o DAS não é um radar mas sim um sensor IR!
E como disse o camarada Rprosa logo acima, o DAS serve somente para dar uma melhor visão ao piloto na arena de combate.
É verdade, boa matéria DAN! Mas só prá constar, com relação a Guerra das Malvinas, em que os ingleses deram sorte com a mal funcionamentos dos exocets lançados pelos argentinos, aqui vai outra máxima: nessa vida não basta ser bom, é preciso um pouco de sorte para ser um vencedor.
os armamentos da otan sao chipados para falhar mesmo.armas que podem ser usadas contra judeu eles sabotam . eles não vão atirar no proprio pe.
Boa matéria DAN! Levantou muitas discussões e pontos de vista, li todos, ufa!
Prezado Luiz Padilha,
Uma atualizacao em meu comentario, o link certo para a entrevista e este:
A afirmacao em questao esta bem no final do video:
Digite no youtube:
`F-35 hopeless, less battle worthy than soviet jets from Cold War`
Eu não sei não… Acredito que os americanos não investiram no F 35 para ser um caça qualquer. Tem muita informação distorcida afim de prejudicar a imagem do caça. Vamos esperar aqui 10 anos ou um pouco mais para analisar e opinar com mais propriedade.
Como disse anteriormente os americanos não iam desperdiçar tanto dinheiro em um projeto facilmente superado, comentando um pouco fora do assunto acredito também que os E.U.A estão muito a frente em muitos projetos e não divulga – lo.
Pergunta que não se pode calar?
E se este piloto americano está a serviço da Boeing, causando assim um lobby a favor de manter a fábrica do SH ativa por mais tempo?
Senhores, esta discussão sobre os caças americanos e russos nos levarão a que ponto? Agora não seria a melhor hora de observarmos estas duas forças e procurar conhecer o que podemos aproveitar em nossa força aérea? Todos os aviões citados têm seus pontos fortes e fracos, mas dentro de uma hipótética necessidade de uso do nosso Gripen NG contra os aviões americanos ou russos quais seriam nossas vantagens e desvantagens? Qual seriam as chances de sobrevivência de nossos pilotos diante da necessidade de uso de nossos vetores autuais ou até futuros contra estes aviões? O que podemos aprender com isto? Dito isto ao meu ver, nem sempre tudo que contam ou propagam sobre determinados vetores é realmente verdade. Exemplo disto é o próprio F35 que não chegou e não sabemos se vai chegar até o ponto onde foi projetado.
Infelizmente fica inviável discutir a reportagem pois os “xpefcialistas” que só aceitam o New York Times como fonte ficam difamando outras fontes, e mais hilario ainda, até mesmo quando essas fontes tem por comentarista um NORTE AMERICANO! Enfim, poderia expressar minha opinião, mas vão retrucar dizendo que é sputinice, então não perderei tempo.
Rapaz, essa doeu em muita gente … Mig 21 ganha do F-35, já não bastasse a lavada que a Índia deu 12 X 0 nos royal , agora essa … vai faltar navalha e corda no mercado … rs rs rs .
É sempre assim, é muito blach, blach. blach, muita teoria, tale e coisa, coisa e tale, mas na hora do vamos ver mesmo, quando o bicho pega prá-capar de verdade, os caças inferiores do tio Sam quase sempre levam a melhor, e sempre deram conta do recado, até mesmo na derrota como a do Vietinã. Gente, não da pra comparar, o treinamento, as doutrinas operacionais, a estrutura da USAF, da OTAN e dos israelenses sempre pesam mais na
balança. e só para terminar com relação aquela polêmica vitória dos sukhois indianos sobre os typhoon ingleses vale aqui aquela maxima futebolistica: jogo é jogo treino é treino. O que o digam os argentinos nas Malvinas, onde os tijolos voadores, ou melhor, pedras voadoras dos sea harrier , com poucos pilotos bem treinados teram conta direitinho dos caças argentinos.
Pronto, chororô de novo… 12 X 0 e já era … esperneia …. Mig -21 detona F-35 … esperneia.
Agora nas Malvinas, deram sorte com os Exocets que não funcionavam e que faltaram e se derrubam o avião do Brizola vcs iam provocar um conflito em escala maior e aí eu queria ver … e ainda é o maior medo .
stadeu…
Que Exocet que não funcionou…?
Foram cinco lançados pelos Etendard e dois hits; nada de anormal para um míssil daquela época… E os dois navios atingidos afundaram… E ainda houve mais um lançamento de terra que acertou uma fragata inglesa…
Se não me engano, há apenas uma suspeita com relação ao lançamento que acertou o Sheffield, onde supostamente a cabeça de guerra não teria funcionado… Nos demais casos, nada de mais… O míssil só não adquiriu o alvo…
O único incidente de maior monta com a aviação comercial foi a interceptação de uma aeronave da Varig que sobrevoou a FT britânica em águas internacionais em 21/04/1982, que é o que levava o Brizola. Nesse caso, os ingleses é demonstraram ter o profissionalismo que sempre caracterizou suas forças armadas, confirmando a procedência da aeronave antes de apertar o botão…
No mais, como o colega Carlos falou aí em cima, da teoria pra prática, vai uma distância enorme…
Você pergunta e já responde, vou falar o que .
Em resumo…
O F-35 é/pode ser um tijolo voador… Mas quando for utilizado na obtenção da superioridade aérea vai estar junto de outros tijolos, nunca sozinho… Criando uma rede de combate que propõe deixar todo o trabalho sujo da manobrabilidade para os seus mísseis. O especialista, cogita o quão ruim este tijolo pode ser em um dogfight clássico, perdendo até para caças de terceira geração. Cabe lembrá-los que esta não é a proposta do F-35. Até mesmo seu canhão não foi pensando para tal fim. Esta lá para alvos de oportunidade e apoio, para quando não for justificado gastar caros mísseis ou bombas. Talvez a matéria tenha sido criada da distorção de uma entrevista dada pelo o americano, ou não. Não importa. Por mais que apedrejem o tijolo invisível, ele vai sair do papel. E ainda é um tanto quanto cedo para fazer afirmações do tipo 1:3, 2:1,12×0.
Se tudo o que estes especialistas falão do F-35 for real, cabe aos russos e demais países desenvolverem a capacidade de tecnológica de trazer o combate com o futuro tijolo para o
clássico dogfight, e aplicar esta tecnologia nos seus caças de 3°, 4°, 4,5 geração. Embora o que se vê são russos e chineses e outros países do mundo tentando desenvolver caças de 5°
geração, para tentarem assim se contrapor as novidades do pessoal da Otan.
Sds.
os problemas que estão ventilando sobre a falta de manobrabilidade do F-35, são problemas do F-35 e não problemas da 5ªG, tanto que o F-22 e os projetos orientais possuem alta capacidade de manobra com uso do TVC aliadas a furtividade
de fato a furtividade protege o caça de ser engajado na arena BVR, porém não é garantia de que ele engajará, e o apoio de aeronaves AEW&C é muito importante para que o caça possa manter-se sem emitir sinais, uma vez que se necessário uso ativo do radar, mesmo que o AESA tenha menor chance de ser detectado, ele pode ser detectado a uma distancia superior a que o retorno do sinal seria visto com alvo fazendo assim ineficiente a furtividade do 5ªG
Pedro então o que comentei, que sem apoio tecnologico o F35 fica numa cituação inferior aos MIG 29 O que tu esta dizendo pelo que entendi o F35 é totalmente dependente de ajuda externa sem a ajuda de uma aeronave AEW&C ELE FICA SIM EM MAUS LENÇOIS E PROVALVELMENTE É NISTO QUE OS RUSSOS TRABALHAM EM NEUTRALIZAR O APOIO DO F35 se estou errado corijame.
eu não digo que ele ficaria em maus lençois, mas o uso dos AEW&C dão uma vantagem considerável no TO
duas coias são decisivas numa batalha aérea, ver primeiro e não ser visto: ver primeiro te permite atacar, e não ser visto pra não ser atacado
Acho que o totalmente dependente de ajuda externa é enorme engano por parte do colega.
Talvez, pesquisar muito sobre inteligência eletrônica e sobre o DAS ajudasse.
Padilha desista de lembrar o pessoal de que o comentario só foi repasado,mas eu gostaria de entender pq os projetistas do F35 deram mais importancia a furtividade e deixaram a manobrabilidade em terceiro plano não sou expecialista na area mas me parece uma falha inoscente demais é menospresar a capascidade Russa de neutralizar este caça F35 tambem muito inoscente ate agora os EUA não conseguiram entender como um caça velho Russo conseguiu neutralizar as defesas de um de seus navios por pouco tempo mas o suficiente para colocalo fora de combate caso foce num conflito real, o mesmo pode acontecer com o F35 e com pouca manobrabilidade seus pilotos estariam em maus lençois MEU FALECIDO PADRASTO UMA VEZ ME CONTOU UMA HISTORIA E ELA COMESA ASSIM UM FORTÃO SEMPRE TIRAVA A MERENDA DOS PEQUENOS ATE QUE UM DIA UM DOS PEQUENOS RESOLVEU DAR UM BASTA SE ARMOU COM UMA FACA E ESPEROU O FORTÃO QUANDO ELE PUXOU A FACA SURPREENDEU O FORTÃO QUE CORREU E PEGOU UM PEDAÇO DE PAU E FICOU ESPERANDO O PEQUENO COM A FACA QUE AO INVEZ DE IR PARA CIMA DO FORTÃO PUXOU DAS COSTAS UM 22 EU PERGUNTEI QUAL A MORAL DA HISTORIA ELE ME RESPONDEU ESTEJA SEMPRE PREPARADO PARA SURPREENDER MAS TAMBEM PARA SURPRESAS POIS UM SEGUNDO É TEMPO SUFICIENTE PARA TE NEUTRALIZAR, SURPRESAS TE DÃO ESTE TEMPO E TAMBEM TE TIRÃO, sera que se este caça perder o apoio da tecnologia e pegar pela frente um MIG 29 TAMBEM desprovido de tecnologia num combate no alcance vizual qual teria as maiores chances.
Prezado Luiz Padilha,
Creio que a fonte original dessa informação seja uma já passada entrevista que Pierre Sprey tenha dado, onde o especialista disserta sobra as supostas deficiências do F-35. Em dado momento o mesmo afirma que aeronaves projetadas nos cinquenta, como o MiG-21 e Mirage francês, seriam superiores ao modelo americano no dogfight, em especial nas curvas de combate, mais precisamente que o F-35 não teria esperança nenhuma de sucesso em tal situação.
Não há dúvida que a chamada “é melhor que o F-35” foi feita para chamar a atenção à matéria, isso de certa forma não tem muita importância. O que é importante notar é o conteúdo da entrevista, e as importantes e interessantes informações que Sprey dá.
Vale a pena assistir:
Procure no YouTube por ‘AAA F-35 is a lemon Pierre Sprey’
Tempo de vídeo 10:39
Eu acho que isto é o lobby a favor do F 18 E/F.
Vocês são militares? Pilotos de aeronaves?
Esta é uma opinião própria sua, correto?
Qual site que tu pegou essa informação?
Como eu disse considero mais o DAN, e comentários especialistas no assunto que, meros fanboys hollywoodianos pró tio sam.
E o que a gente pode dizer dos meros russófilos pão com mortadela que acreditam em história da carochinha de Su-24 fritando AEGIS e os marinheiros pedindo baixa assustados?
E os fanboys pró rússia, china, coréia do norte, bolívia, venezuela…? Essa info é mais confiável? Quantos tiveram acesso ao F35?
Como é que um Su 24 vai ter energia para fritar o AEGIS de um AB? Onde estão os 27 marinheiros americanos que desertaram? O AB continuar a operar durante meses foi o quê? Um holograma da CIA no meio do mar? Consertaram o navio na Romênia e ninguém viu?
Só se ele estiver equipado com o dispositivo do programa “CHAMP” americano que alega possuir um equipamento capaz de fritar tudo quanto é sistema eletrônico por aí e ainda por cima fica alojado em um invólucro bem menor do que o do SU-24 que é o corpo do AGM-158 (JASSM) e portanto bem menos provável de ter uma grande fonte de energia… mas nesse caso é bem mais fácil de acreditar não é mesmo, é americano… e aí /??
Não, não é. Novamente é vc que está falando e imputando a outras pessoas suas próprias opiniões.
Uma mentira é uma mentira. Vcs é que defendem as mentiras.
Pelo menos um não acredita, teve nego aqui que jurava de pé junto que era verdade… menos mal.
O F 35 pode ser equipado num futuro próximo com casulos externos stealth para transporte de armas e combustível como já existe um programa para o F 18 E/F isto aumentaria a capacidade de transporte sem sacrificar muito sua invisibilidade.
Quanto a combater outros caças o F 35 possui vantagem tanto a curta distancia com seu sistema DAS como a longa distancia com seu radar de varredura eletrônica (que nem os russos e chineses conseguiram colocar em produção ainda).
Portanto se os russos não tiverem alguma carta na manga (tipo algum equipamento eletrônico revolucionário) para deixar o F 35 apenas com seu canhão para combater, eu não vejo logica nesta analise.
É fico bem chateado quando vejo que os americanos com sua melhor arma (propaganda e marketing), conseguiram através de filmes e programas de televisão recontar e criar história e estórias a ponto de formarem milhares de american fan Boys no Brasil e em muitos outros países, principalmente latino americanos, que defendem equipamentos e as forcas americanas com unhas e dentes sem abrir espaços para no mínimo buscar entender um artigo isento de um vies americanoide.
Há tempos os americanos inclusive pilotos de testes estão detonando o F35.
Mas América nunca perde né, no máximo fazem uma retirada heróica/estratégica do TO rsss
Pois é, o Chavez criou bolivarianos bem mais barato. O escudo de plasma do Su 27 é muito eficiente, não?
“O Chavez criou bolivarianos bem mais barato”… que coisa mais ridícula Sr. Abelardo… quer dizer então que qualquer um que não concordar com a manipulação hollywoodiana é de imediato e indiscutivelmente um “rubrocanhotopetista bolivariano” ???
Eu por exemplo concordo com o que o Bruno Rondi escreveu e nem por isso uso uniforme do PT ou de FDP nenhum meu chapa… essa mania e assimilar tudo que não lhes agrada a seus adversários políticos parece mesmo coisa paga… se você é afiliado a partido A ou B nada contra mas vá fazer proselitismo em um site de política ou de pesquisa eleitoral. depois chamam quem não se alinha com isso de MAVs, mas MAV para mim é isso que o Sr. está fazendo.
Vejo um comentário totalmente racional de um colega e uma resposta com uma comparação que leva a coisa totalmente para o lado político, chega a doer os meus ovos !!!
Muito pelo contrário. O primeiro comentário foi dele e eu respondi. Ele, e agora vc, é que gratuitamente estão ofendendo pessoas que não concordam com vc de serem isso ou aquilo. Neste caso, nada mais justo que responder. Filmes são apenas filmes, quem considera filmes reais é burro. Se vc não gosta do filme, basta não assisti-lo. A internet está aí e nos dá acesso a material do mundo todo. Vc assiste o que quer.
A propósito, o F35 está muito longe das promessas da LM, contudo pelos motivos que vc mesmo apresentou estará em vantagem contra caças 4G. Em pouco tempo será mais barato que os demais caças ocidentais. Em uma situação hipotética de dogfight, iria de evadir. Infelizmente, fugiram do assunto para discutir filmes e programas de TV.
Isso, assim que se faz e não ficar chamando os camaradas de bolivariano, petista, entre outros adjetivos nada a ver.
Mas em uma coisa você falou a verdade, se o F-35 chegar bem próximo é bom evadir mesmo se não é kill na certa…
Ah, e o preço baixar é ainda uma promessa pois pelo contrário, os EUA já anunciaram que não vão poder adquirir todos que haviam previsto, logo o preço vai manter, isso se mais gente não pular fora.
O programa do F-35 enfrenta críticas como qualquer outro enfrentaria sempre quando desafia certos paradigmas. O mesmo aconteceu quando do desenvolvimento do F-16, que foi atacado por inúmeros setores dentro da USAF, inclusive entre alguns pilotos, que enxergavam na simplicidade do novo caça apenas um Mig-21 Made in USA. E pugnavam pelo cancelamento do programa em prol da aquisição de mais F-15. Ademais, existem também muitos setores que defendem o F-35 pois, a meu ver, Estão sabendo enxergar a revolução que o caça está trazendo para a arena de combate.
Isso é normal em democracias como é o caso do EUA. Bem diferente da Rússia onde as notórias deficiências do T-50 (Motor, Radar e problemas com o RCS) são omitidas pela mídia, que apenas enaltece suas virtudes. Mas a Rússia é governada por um Déspota e seu círculo de oligarcas.
Como se vê, antes de destilar aqui aquele discurso com o selo Pão com mortadela de qualidade, é sempre de bom alvitre aos russófilos se informar mais. E melhor.
Tireless ou S-88, voce tem bola de cristal, pois qualquer um sabe que o programa do T-50 somente prevê a integração dos novos motores e do novo radar em 2020, sendo que em meados de julho do corrente ano a UEC confirmou que já esta em construção os dois primeiro protótipos e que estes dois primeiros motores estarão em testes no T-50 no ano de 2016, assim o plano segue conforme traçado, a unica alteração foi o cronograma de compras que foi diminuído, posto que num tempo de vacas magras, com a queda do preço do petróleo, não se demonstra certo adquirir um grande lote de T-50 com motores a radares que não os projetados para depois ter de fazer upgrade no caças adquiridos, assim a Rússia somente adquirirá o suficiente para, capacitar pilotos, bem como, desenvolver as técnicas e estratégias de voo.
Assim, Tireless continue a consultar sua bola de cristal, pois os russos ainda tem cerca de 4 anos para desenvolver, o motor, os radares, a eletrônica e os armamentos e tudo isso estava dentro do cronograma estabelecido, ou seja por enquanto ainda não há os problemas citados pela sua bola de cristal.
Devemos lembrar que o F-35 deriva do JSF, que um projeto para uma aeronave para ataque e não para caça puro. Este requesito foi incluído para o JSF após o cancelamento do F-22. A propaganda que e liberada pelo fabricante e massiva, mas em combate ar-ar e muito inferior ao F-22 com características stealth bem menores. O F-22 e o F-35 operariam em conjunto com o F-22 sendo o caça para superioridade e o F-35 para ataque. Deve-se lembrar também que radares na banda L que conseguem captar aeronaves stealth a longa distancia estão sendo instalados em caças russos como o SU-35 e o T-50, entretanto que não fornecem dados para os sistemas de armas. Mas indica para o inimigo que existem aeronaves inimigas e fornecem a direção e os sistemas FLIR podem trancar alvo.
Esse é aquele site que publicou que um Su 24 fritou o AEGIS de um destroier no mar negro. O navio se refugiou apavorado na Romênia e os tripulantes com medo pediram demissão. Engraçado porque a CIA escondeu tudo isso, ninguém viu o navio no porto e este milagrosamente continuou operando no mar por meses. Esses equipamentos russos e a ardilosa CIA podem tudo, até mudar as leis da física.
Eu, como muitos amigos aqui já conhecem, sou grande apreciador dos equipamentos russos, acredito que qualquer caça armado tem condições para derrubar o outro duas ou três gerações mais novo, basta que se de chances ao azar…
O piloto de um SU-35 que dê chances a um F-86 armado com seus canhões para ver o que acontece… da mesma forma um MIG-21 Bison pode derrubar um F-35, no entanto é muito improvável que isso aconteça !
Já falamos diversas vezes que se o F-35 ( a versão americana e não a versão dowgraded de exportação) estiver equipado com o AIM-120D, com o AN/APG-81, e com o apoio das plataformas externas como AWACS, satélites, estações em terra, drones, outro caças para um ENLACE DE DADOS que lhe proporcione VANTAGEM somado ao seu pequeno RCS tem a maioria esmagadora das vantagens… porém se uma dessas variantes lhe faltar sua superioridade se despedaça… e se o combate tiver que se desenrolar no digamos “forma convencional” sem tantos acessórios a coisa pode ficar bem ruim para o F-35.
Bom comentário amigo Topol! É sempre bom lembrar que o inexplicável por vezes acontece. Basta lembrar que na Guerra da Coréia um Hawker Sea Fury abateu um Mig-15. E no mesmo conflito também um F-4U Corsair também abateu um Mig-15. E na Guerra do Vietnã um A-1 Skyrider abateu um Mig-17
Mas e o DAS junto com um míssil de curto alcance que pega 360º ao redor de todo o caça, no futuro não se manobra mais, mesmo a curta distancia o F 35 é melhor, neste caso não tem como negar os EUA estão a frente, mesmo que seu radar falhe, com o DAS ele pega e dispara primeiro.
Nos combates do futuro vai ser assim que nem no velho oeste, quem disparar primeiro e tiver o míssil mais resistente eletronicamente ganha.
Munhoz o DAS do F-35 não direciona misseis, ao contrario ele detecta e rastreia misseis inimigos, calcula o ponto de lançamento de armas, integra e acompanha o IRST e propicia visão noturna ao piloto, quem faz integração, o rastreio e o acompanhamento dos misseis do F-35 é radar APG/81, assim o DAS somente serve para dar uma melhor visão ao piloto da arena de combate.
Topol,
Que eu saiba, não haverá versão dowgraded de exportação… No que tange ao F-35A, todos os usuários irão utilizar aeronaves com as mesmas características básicas. No máximo, haverão variantes modificadas de acordo com a necessidade dos clientes ( como parece ser o caso de Israel ), o que pode implicar em um ou outro sistema diferente…
A vantagem do F-35 também está na sua capacidade de maior controle das ondas que emite ( radar AESA com propriedades LPI, transmissões de informações ) e ampla resistência no espectro eletromagnético. Esses fatores, somados ao RCS baixo, proporcionam ao F-35 vantagens que podem ser decisivas, mesmo que opere isolado.
Primeiro, jammer nenhum vai interferir no que não consegue localizar a emissão. E segundo, radar algum vai travar no que ele não localiza.
Se o radar APG-81 tem capacidade LPI gostaria de saber a sua fonte, pois ate agora não encontrei nenhuma informação sobre tal.
Fernando,
A rigor, todos os radares AESA e PESA tem alguma capacidade LPI.
Uso de salto de frequências, utilização de banda larga, modulação de onda, compressão de pulso, são todos fatores que inibem a detecção das ondas…
Outro fator, mais bem explorado no AESA, se dá pelo uso de diversos feixes de diferentes frequências emanados ao mesmo tempo.
RR
De novo, não lhe mostrei essa informação esses dias mesmo ?
Entre em seu navegador e digite :”Exported/downgraded F-35 has beach ball-size RCS of 0,15m2″
Da mesma forma que eles não quiseram exportar o raptor para não correr o risco de ter que enfrentar um dia uma arma tão poderosa e perceberam como é duro ter que arcar com o custo de uma aeronave avançada sozinhos que tiveram que descontinuar o projeto bem antes do previsto devido aos custos astronomicos na casa dos 400 milhões de dólares que cada unidade chegou a custar
A solução para não passarem por isso novamente e ainda para que possam exportar o F-35 sem correr o risco de vender a bala de prata e ainda arrecadar bastante dinheiro dos países participantes foi acrescentar um substancial incremento no RCS das unidades voltadas para exportação, deixando o caça em um padrão LO se passando por stealth legítimo …
Mais uma trairagem dos nossos mui amigos do Norte.
Topol,
Não creio que foi comigo que falou… Me lembro de termos falado acerca do RCS do F-35, mas não desse caso em específico.
Seja como for…
Os dados apresentados nos supostos documentos do artigo que postou são bastante genéricos… Fala-se em RCS 95% menor que o de uma aeronave de quarta geração, mas não é específico; não fala especificamente do Hornet…
O artigo toma por base o valor do F-18C como sendo 3m2, quando existem fontes que citam o RCS dessa aeronave como sendo de 1.2m2. Logo, fazendo um cálculo tendo por base esse valor, chega-se num RCS de 0,06m2 para esse suposto F-35 piorado. E se se tomar por base outras aeronaves de quarta geração, então esse valor ficaria ainda menor…
Por incrível que pareça, não é tão simples reduzir o RCS de uma aeronave projetada como tal… Considerando que a parte mais considerável do RCS depende de técnicas de forma, então uma alteração tão abrupta no RCS ( de 0,005m2 para 0,15m2 ) certamente exigiria modificações estruturais ou algum penduricalho. Onde se pode realmente alterar o RCS sem alterar as formas estruturais seria com relação a materiais RAM, que corresponde a menor parte do RCS.
Exatamente isso, foi na qualidade do RAM que eles “subtraíram” a qualidade furtiva do F-35 destinado aos aliados do consorcio, de modo que externamente não há qualquer modificação mas um raio x minucioso poderia determinar que os materiais absorventes de ondas eletromagnéticas podem ser diferentes dos aplicados em suas próprias unidades do caça.
Sim, Topol.
Mas convenhamos que isso não geraria redução tão substancial de RCS; não como a propagada pelo artigo ao menos…
O material RAM corresponde apenas a uma pequena parte do RCS, no caso de aeronaves que aplicam pesadas técnicas de forma, como o F-22, o PAK FA, e o F-35…
A fonte do Sputnik pode até ser americana, mas aí dar credibilidade a ela precisavamos saber quem sao esses especialistas americanos para sabermos se tem credibilidade para tal. Eu não acredito que os EUA aceitariam trocar seus F15, F16 e F18 que são excelentes caças comprovadamente que levaram larga vantagem sobre os MIGs e Sukhoi acima citados por um tijolo voador que não dá conta do serviço que os antigos caças faziam com maestria. Pode ter algum defeito grave de aerodinâmica, motorização ou coisa do tipo para combate visível, mas devemos pensar que esses caças não foram desenvolvidos para abater outros caças com canhoes como na segunda guerra mundial. O propósito para eles está muito a frente disso, então essa forma de comparação é totalmente inválida.
A questão é que os americanboys não aguentam que critiquem mal desempenho de suas fabulosas máquina de guerra.
Alguém tem que encontrar defeitos na sputiniknews culpala mas se raciocinar vai entender que ela esta fazendo seu trabalho, divulgou que especialista militar norte americano Pierre spray e Bill French,
outro especialista que trabalha na
organização National Security
Network todos patriots USA ,criticaram essa espaço nave F35 carissima que detecta milhares de KM aeronaves em seu radar e tal etc..
Como eu disse antes em outros comentários considero muito mais o que especialistas militares dizem do que civis entusiastas fans americanos comentando bla bla bla
.
Com certeza bolivarianoboy, acredita no escudo de plasma do Su27 ou que um Su24 tem energia suficiente para jammear um destroier.
F-35 com problemas ? Qual a novidade nisso, já estão “fazendo” dele um caça de décadas para ser plenamente operacional. Dele perder em curto alcance para caças manobráveis como os russos Mig 29 e Su 27 (e suas variantes), qual a novidade ? Ele não é um lutador, ou ninguém ainda tomou noção disso ? Façam o favor senhores ……..
F-35 caça de primeiro mundo contra de terceiro, tem que ser 1×2 caças Russos, apesar que os misseis são de primeiro mundo na Russia
Nossa e incrivel! 9 em cada 10 americanofilos ao invés de usarem fatos e argumaentos sérios, para desmentir a materia, opta por falar um monte de sandices e criticar a sputnik que apenas divulgou a opnião de dois “especialistas” americanos.
Pois é, o seu comentário não tem argumento nenhum.
Vejo que a carrapuça lhe serviu, né senhor Ze?
O F-35 é um otimo vetor no combate BVR e WVR mas um péssimo lutador na arena Dogfight, não preciso de argumentos para provar o meu ponto de vista pois qualquer leigo com acesso a internet, e que tenha o minimo de inteligencia, pode descobrir isso por conta propria.
Creio que amanha aqui haverá poucos comentários, muita gente estará no Fora Dilma . . . .
Não entendi qual a relação com o artigo. A propósito, vc afirmou no outro artigo (BNDES) que este era o governo que fazia. Pedi que vc listasse as obras realizadas já que Belo Monte, transposição do São Francisco, Angra III, polo petroquímico de Itaboraí entre dezenas estão incompletas, atrasadas e com orçamento estourado. Só os estádios no meio do mato ficaram prontos pelo triplo do preço. Gostaria de conhecer essas realizações em 13 anos.
Concordo plenamente, já que os outros 7% vão fazer vigília em frente ao Instituto do Lula. Será que vai rolar um Pão com mortadela?
Quem está de vigília é o sr, que está praticamente onipresente aqui no DAN para defender um produto americano (e atacar um jornal Russo) ao invés de estar colaborando nas passeatas contra o governo corrupto.
kkkk, é por ai mesmo Padlha ,
Acho engraçado quando quando fala mal(usando dados técnicos) de qualquer coisa americana sempre vem os brasileiros americanófilos defenderem, parecem até que amam tanto os EUA que não conseguem nem aceitar críticas. Muito estranho isso. Pra mim isso é coisa de gente que gosta de ser colônia ou que gosta de ser submissa. Quando era pra falar mal do Gripen Ng tinha um monte de “brasileiros” que vinham pra dizer isso e aquilo, mas falou qualquer coisa de americano “não isso não pode” “eles são os melhores” “invencíveis” e bla bla bla. Só rindo mesmo.
quando quando = que quando
Concordo plenamente (:. As vezes me da vergonha de morar num país que não se valoriza, penso seriamente muitas vezes em sair do Brasil, porque quase sempre o que se encontra aqui são pessoas falando asneiras e outras sem devido estudo querendo dar opinião sobre algo que não sabe, mesmo sendo verdade.
Onde está o dado técnico do artigo? Só há afirmação.
Não há. O que há é a janela aberta para os leitores debaterem sobre o que acham do artigo.
Afirmações sem dados técnicos é achismo. Os comentários deste artigo em sua maioria são apenas isso: achismo e grosserias não provocadas. É óbvio que o F35 não será o caça definitivo nem chegará mesmo ao inicialmente prometido pela LM. Contudo compará-lo ao mig 21 é um pouquinho demais. Fora as questões bvr já levantadas, o combate aéreo atual é centrado em redes. O F35 luta 100% integrado e coordenado aos demais sistemas (navios, satélites, aew…) e com domínio do espectro eletromagnético. Combate aproximado com canhão é coisa da segunda guerra. Se colocado nessa situação, o que dificilmente ocorreria, o piloto deveria se evadir. Se uma info vaza para a imprensa, o pentágono já está careca de saber. Envelope e características de voo são testadas em simuladores e depois nos protótipos. Se o caça fosse inútil como dito, não teria sequer entrado em produção. O F35 terá superioridade completa sobre qualquer caça 4G por preço menor.
Abelardo
Depende… como já disse e volto a repetir, sua demasiada dependência de meios externos pode se tornar uma faca de dois gumes que irá pesar e muito contra o F-35 em uma ampla gama de missões que venham a surgir onde não haja disponível um ou mais dos seus pré requisitos básicos para a operação com superioridade.
Se o F-35 não possuir TODOS os meios necessários por exemplo a configuração limpa (que lhe reduz absurdamente sua capacidade de transportar armamentos), o AIM-120 ( que nem sempre estará disponível principalmente nos caças de exportação), o AN/APG-81 (funcionando perfeitamente sem interferência de jammer nem interferidores baseados no solo como o Krasukhas II) e um grande infraestrutura de dados enviados por diversas outra plataformas (nem sempre haverá um AWACS disponível)…. se o F-35 perder uma só que seja dessas pré requisitos ele se torna nada além de um caça de 4 geração e ainda por cima ruim de manobra, ruim de carga e lento e ainda custando a falácia de cinco vezes mais do que um SU-35.
Mesmo que faltem todos os meios necessários, um caça considerado “inferior” em desempenho ainda será superior em combate caso seja tripulado por pilotos bem treinados e seja de uma força aérea com uma forte doutrina operacional. Nos conflitos entre árabes e israelenses o Mig-21 além de ser mais manobrável tinha um radar melhor e mísseis melhores. O radar Cyrano dos Mirage III mostrou inefetivo (tanto que os israelenses o substituiram por um lastro) e os mísseis R-530 também tiveram vida efêmera na Heyl Ha’ Avir. Ainda assim os pilotos de Israel levaram vantagem, pelo simples fato que o seu treinamento e doutrina de emprego era superior à de seus inimigos.
Em 2015, ninguém luta sozinho. Quem estiver sozinho e puder, foge. Isso vale para qualquer arma.
Tireless
Se tiver mão habilidosas no comando pode até ser, mas lembre-se que o F-35 é um consórcio que será operado por vários países, dezenas futuramente… concordo que os pilotos da USAF e da USN são os mais bem treinados mas não posso dizer o mesmo dos demais participantes do programa
Pessoal desculpem-me por me intrometer num tema que parece interminável, mas acredito que alguns que aqui postam poderiam fazer um curso de interpretação de textos urgentemente, pois a tônica da matéria baseada em informações de especialistas americanos e não russos e veiculada no Sputnik, ou seja o Sputnik foi somente oc anal de divulgação como poderia ter sido na Janes ou na BBC, somente afirma que em dogfight o f-35 perderia té para o MIG-21, em momento algum o artigo afirma que o F-35 é inferior ao MIG-21, não vamos nos deixar por paixões ideológicas ou bairrismo, vamos cometar tão e apenas a noticia.
Desta forma, se o F-35 tiver que enfrentar uma caça de 3º, 4º ou 4º+ geração estará em sérios apuros, em função da sua limitada capacidade de combate a curta distância, impondo que o F-35 seja empregado tão e apenas em ambiente BVR, ou como parte de um pacote de armas.
Da mesma forma, esta premissa de que basta o F-35 ver mais longe e disparar seus AIM-120 que o problema esta resolvido esta longe de ser verdade, posto que o PK do AIM-120 e suas versões mais antigas ´é de 46%, ou seja de cada 10 lançados menos de cinco atingem o alvo, enquanto nas versões mais modernas estima-se o PK em torno de 55 a 60%, ou seja, mesmo vendo mais longe, contando com todos os sensores de armas, ECM, etc, o dis´paro de um AIM-120 não é certeza de abate e num perfil absolutamente stealth a capacidade de armas do f-35 é baixa, posto que internamente ele só pode carregar 2 misseis BVR e 2 misseis WVR, isso sem contar que o canhão somente estará operacional em 2017, razão pela qual o Pentágono já trabalha no desenvolvimento de misseis menores, porém com o mesmo alcance dos AIM-120, como o CUDA por exemplo, de forma aumentar a capacidade de armas transportadas pelo F-35 internamente.
Desta forma, independentemente da matéria ter sido veiculada no Sputnik, o teor dela e verdadeiro, pois até o mais insipido forista que aqui expressa seus comentários sabe que o f-35 não foi desenvolvido para ser um dogfighter, não foi desenvolvido para se envolver em uma luta em ambiente de proximidade, ele foi desenvolvido exatamente para evitar o confronto com outros caças, usando seus poderosos instrumentos eletrônicos de forma a atacar o inimigo sem se expor ao risco de combate.
Apenas um pouco de ironia, não podemos desejar que alguém que nasceu como pato, cace como uma águia.
Disseram o mesmo do “pato” F-14… E a história dele todos nós conhecemos… Mesmo em dogfigth, ele se mostrava competente…
O que vou dizer agora já foi debatido a exaustão, mas não custa repetir…
Na arena visual, sistemas de mira montada em capacete e mísseis WVR de quinta geração tendem a equilibrar o jogo.
Mesmo que o combate caia para o WVR, ainda vai uma considerável distância até o dogfigth puro, a tiros de canhão… Se antes era necessário encaldar alguém, hoje se dispara frente a frente se precisar… E aeronave nenhuma vai manobrar mais que um míssil… E enfim, o DAS é um conceito que vem para revolucionar o combate aéreo a distâncias mais curtas, permitindo consciência situacional em 360 graus…
Outro ponto: muitas analises parecem levar em conta que o F-35 vai combater sozinho. E isso é um engano. Ele não atuará sozinho… Atuará dentro de um ambiente de guerra centrada em redes, no qual haverão diversos outros elementos a disposição. Aliás, isso já ocorre hoje.
_RR_ desculpe contestar mas querer justificar o desempenho do f-35 com as capacidades do f-14 e apelativo, ao contrario do F35 o f-14 era um jato extremamente veloz, grande desempenho cinético, enorme capacidade interna de combustível, e grande capacidade de transporte de armas, além de ser dotado de asas com enflechamento variável o que lhe garantia excelentes performances em voo supersônico e subsônico, o que se critica no f-35 e exatamente o contrário das características do F-14.
Não há nada de apelativo na comparação feita pelo amigo RR. Embora de fato tivesse um desempenho cinemático melhor que o caça que lhe antecedeu, o F-4 Phantom, o F-14 Tomcat era acima de tudo um interceptador de longo alcance. Basicamente foi construído em função do radar AWG-9 e do AIM-54 Phoenix. E ainda tinha, na versão “A”, um grande complicador na forma do motor TF-30 que tinha grande percentual de falhas.
Ademais, se velocidade fosse absolutamente determinante como você coloca o melhor caça do mundo teria sido uma adaptação do SR-71 Blackbird, o Mig-25 teria um histórico de combate magnífico e os Mig-23 teriam sido os carrascos dos F-16 no vale do Bekaa.
Em combate com os iranianos,
Tireless ou S-88, comparar o desempenho de um F-14 com o desempenho de um F-35, não se demonstra correto e você sabe disso, pois o desempenho de um é muito superior ao outro, sedo que para o f-35 somente lhe sobressai seu perfil stealth e seus eletrônicos de última geração, de resto o F-14 passaria por cima dele facilmente.
Em momento alguma firmei que velocidade é tudo, mas ão deixa de ser um ás na manga a capacidade de manobrar e recuperar velocidade rapidamente, capacidade esta que o F-35 não tem.
É evidente que num cenário tipico para o qual foi projetado o F-35 se saíra muito bem contra seus oponentes, porém o que vocês atlanticistas insistem em ocultar e passam tão e somente a desmerecer matéria ou o analista que a subscreve ou que a embasou e que o F-35 num combate dogfight estará em maus lençois, face a sua pouca capacidade em combate aproximado, pura e simplesmente isso, elementos estes que já eram de conhecimento desde que o JSF encontrava-se nas pranchetas, posto que pelos planos do Pentágono o F-22 seria o responsável pela superioridade aérea e o F-35 pela manutenção desta superioridade e pelos pacotes de ataques.
Assim, apesar dos chiliques dos atlanticista a verdade é esta o F-35 nunca foi desenhado, planejado e desenvolvido para entrar num combate corpo a corpo simples assim e isso não quer dizer em momento algum que o F-35 não presta e que será um fracasso, muito pelo contrário, cabe aos possíveis oponentes criar meios e estratégias para vencer os pontos fortes do F-35 de forma enfrenta-lo num combate corpo a corpo onde ele é mais vulnerável.
A velocidade tem sua importancia, pois uma aeronave em alta velocida aumenta a energia do missil e consequentemente o seu alcance.
Rprosa,
O F-14 era realmente descrito como razoavelmente ágil ( superior a geração anterior, como bem descreveu o amigo Tireless ), mas ainda era inferior ao Mig-29 e similares em manobrabilidade…
Levando uns dois mísseis Phoenix, um par de Sparrow, um par de AIM-9 e uns 4/5 de combustível, o Tomcat chegava no máximo a mach 1.6, que penso ser mais ou menos a velocidade máxima possível do F-35 com baias preenchidas e mesma quantidade de combustível nos tanques… Mas seja como for, o dogfigth normalmente ocorre a velocidades inferiores a 850 km/h. E a razão peso/potencia do F-35, segundo o divulgado, é mais ou menos a mesma do Tomcat.
Nas mãos de pilotos competentes, o F-14 aproveitava o máximo de suas boas características. As tripulações eram constantemente treinadas contra caças mais manobráveis, de modo que aprendiam a explorar o máximo de suas máquinas. E penso que com o F-35 será o mesmo…
Será que todos aqui se esqueceram das iscas ativas? Destas que até nosso Gripen NG terá? Sim ele pode sobreviver ao BVR ou forçar o F-XXXX a ficar de “olho” nele ou fazer um “fire and forget” e mostrar sua linda assinatura IR e pelo que sei o “tijolo” aí não é bom “corredor”.
Quem iluminar primeiro será alvo primeiro, então me parece bom ter o Meteor para disparar no primeiro que te iluminar F-seja la o q for! se não apagar o radar vai morrer, naturalmente estou falando em ter uma suite eletrônica compatível a detectar às emissões destes radares.
Sr. Luiz padilha,
Não se trata de ser mestre de falácias, pois todos sabem que o cidadão tem um índice de erros muito grande em tudo o que publica. Com relação a esse artigo publicado pelo Sputinik, não é pelo fato do mesmo citar referências americanas que ele está correto. E cabe a vocês terem bom senso para saberem filtrar aquilo que publica. Essa é a razão pela qual as pessoas buscam sites mais especializados, como com DAN, por exemplo. No momento em que se assume como verdade algo publicado pelo Sputinik, só por estar citando uma fonte americana e de, nesse caso, interesses duvidosos, vocês colocam em jogo a credibilidade que sempre tiveram junto aos seus leitores.
O F-35 tem problemas? Claro que sim. Mas usar um artigo fajuto do Sputinik para retratar a situação não é a melhor forma de se abordar esse tema.
Otávio uma pena que você não entendeu o objetivo.
Nossa intenção é justamente fazer com que os leitores debatam sobre o que o americano disse.
Uma pena ver que alguns estão preocupados em criticar o site russo que apenas expôs a opinião do especialista ao invés de fazer o contraponto com qualidade, expondo os erros ou acertos do mesmo.
Sites como o nosso procuram trazer este tipo de posição justamente para que nossos leitores possam divergir.
Por favor exponha com dados técnicos sua opinião. Os leitores do DAN irão ganhar muito. E você também.
reportagem desnecessaria , nao vi nenhuma informacao tecnica de grande valia.Caro padilha uma critica sugestiva, acho que esses temas ja deu muito debate.Vi uma reportagem sobre o capacete do f-35, vou esta enviando para o amigo.
agora é contagioso
qualquer porcaria que o Sputinik divulga, os sites brasileiros também publicam. Até parece que ninguém sabe que Pierre Sprey preferia que o F-16 continuasse sendo modernizado, infinitamente.
Otávio fique a vontade para seguir seu mestre das falácias.
EDITADO
Otávio fique a vontade para seguir seu mestre das falácias.
A Internet é livre. Se não gosta do DAN, sempre tem uns sites que você poderá se identificar.
E se quiser continuar comentando aqui, seja mais educado.
É mais fácil falar que F-35 não presta. Do que assumir que Rússia, não tem dinheiro no caixa para fazer um caça stealh naval. O pouco dinheiro que tem já está gastando monte no T-50 e já está dando um baita dor de cabeça.
Sds
Camarada pelo se for assim, pelo tanto de dinheiro que o abacaxi já torrou ele deveria fazer tudo o que promete e ainda fazer uma massagem nas costas do piloto, mas pelo que sabemos não faz.
Topol,
Então porque os russos não invadem o espaço áreo americano para testar os F-35.
Criticar de longe é fácil, mas chamar pro fight não vai né.
Vide antiga URSS tremeu de medo do B-2 e SR-71.
Estão querendo perder de novo em uma nova Cold War 2.0??
Sds
Na verdade não tinha medo do SR-71 porque eles não eram vetores armados e sim de reconhecimento estratégico… os russos tinham é muita raiva dele pois por mais que disparassem mísseis SAM nunca conseguiram abater um troféu desses, e também porque boa parte do titanio usado na sua fabricação foi importado da Rússia disfarçadamente por terceiros a mando dos EUA… que sacanagem.
E mesmo que a Rússia em um espasmo de loucura resolvesse invadir espaço aéreo dos EUA seriam os F-22 e os F-15 responsáveis pela defesa aérea e dificilmente colocariam um pato para fazer o trabalho de uma águia.
Nem mesmo para interceptar os velhos Bears que invadem no Alaska direto nunca apareceu nenhum F-35, acho que eles não confiam muito nesse caça ainda…
Outra notícia da Sputnik falando 12 a 0 dos Su-30 contra Thypoons. E agora que o F-35 perde para Mig-21. Então, se eles acreditam muito que suas armas são um abismo de melhor, invade a Europa, invada o espaço área americano.
Aquele ditado: “Cachorro que late muito, não morde”
Sds
É mais fácil criticar um projeto que tem Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Itália, Dinamarca, Holanda, Noruega, Turquia, Israel, Koreia do Sul, Austrália e Japão. São 12 países maioria países ricos, desenvolvidos com melhores qualidades de vida do mundo. Que tem pedidos mais de 3000 unidades. Ou confiar, em um americano aleatório, junto com site, a voz russa??
A questão não é acreditar no site ou no americano. O que importa é sobre o que ele disse. Com dados e não apenas criticar por criticar, sem escrever uma linha de contraponto técnico.
Era isso que eu queria.
O f 35 é a obra de arte da tecnologia aérea Militar no mundo, só o f 22 para superar este e sendo que teria que passar pela modernização que está parada por falta de grana com a inclusão do irst original, sendo o f35 melhor que os russos e europeus no cenário bvr , contando com todo o apoio de satélites , descols, jammer e awacs sendo que no combate visual os mísseis de 5 geração os 3 irst e o capacete hmd iriam anular manobrabilidade de qualquer oponente.
O Ocidente só terá uma outra opção de caça de 5 geração competente em 2030 ou mais que seriam os projetos substitutos dos eurocanards.
Esse papo de radar vhf, sensor acústico e outras balelas são facilmente combatidos pelo poderio americano.
1) Creio que somente uma aeronave pode fazer frente ao F-35 e é o T50.
Porém o T50 num combate precisará ficar atento ao seu maior rival: F-22
Para o F-35 cogitou-se a possibilidade da MIG projetar e construir um concorrente.
2) Os EUA possuem mais aeronaves de combate que a Russia e se for pender o resultado de um hipotético combate para a quantidade sabemos então o resultado 🙂
3) Uma nuvem de F-16/F-15 pode ajudar os F-35 em sua missão sem serem notados e olhem que nem colocamos o F-22 na jogada.
4) O treinamento dos pilotos dos EUA são muito mais frequentes e com qualidade oque pode fazer a diferença.
Mas nem os próprios americanos admitindo a inferioridade do F35 frente aos aviões russos convencem o pessoalzinho americanizado…
Pois é. Criticam o site russo e não os americanos que publicam críticas ao caça.
Luiz Padilha
Realmente o pessoal lança criticas infundadas, pois nem se quer leem a matéria. Eu acho possível o que esse analista militar estadunidense diz, pois tem a outra matéria do exercício do Eurofigther perdeu em exercícios contra os Sukhoys Indianos de 12 x 0… Se os russos de alguma forma conseguirem detectar os F-22 e F-35 esses caças de maiores capacidades derrubam eles sem dúvidas. Os F22 e F35 estão super relativados, não são os Ufos e ovnis que aparecem e somem, são aeronaves do planeta Terra, falíveis como qualquer outra! Ótima matéria!
Adriano…
Concordo que não existe o invencível… E justamente por isso… 12X0 em um exercício de dogfigth…? Convenhamos… Ou os ingleses desaprenderam a voar ( o que acho improvável ), ou lutaram sob regras restritíssimas…
Ora pois, estamos a falar de um delta com canard de estabilidade relaxada e razão peso/potencia superior, contra um bruto que, apesar de dotado de vetoração de empuxo, pesa mais de 16 toneladas vazio… Ou seja, penso que estão muito próximos…
E enfim, dogfigth é dogfigth… Que se de chance a um Mig-15 pra ver o que acontece…
RR 12×0 é perfeitamente possível frente a um adversário duro como o SU-30 MKI nas mãos de pilotos que são considerados “ases” em seu país… e tem mais, que experiência os pilotos da nova geração da RAF tem? Nenhuma. Talvez uma Red Flag, Sabemos que os voos lá também estão restritíssimos e a RAF sem verba está palnejando cortar pela metade os seus Typhoons e aposentar os seus Tornados.
Topol,
Queira desculpar, mas isso não existe na realidade…
Qualquer força aérea competente ministra dogfight… Tipos como o Hawk foram pensados pra isso…
Não há força aérea que vá ser tão imprudente a ponto de se desconsiderar mais de 90 anos de aprendizado, e passando por conflitos reais.
Então me explique você o que aconteceu para a RAF ter levado essa coça ???
Se é que essa tão estrondosa vitória aconteceu mesmo…
Treinamento sob regras específicas, sem se explorar todos os sistemas da aeronave e/ou explorando apenas um ponto específico…
Essas avaliações feitas em treinos não devem ser levadas ao pé da letra, Topol… Eles nunca mostram o quadro todo, apenas algumas parcelas dele…
Ah tá, sei cumé meu amigo… Freud explica !!!
Isso tudo é a Guerra Fria, o F-35 está muito a frente no seu tempo, efectivamente não acredito que o Su-27 ou o Mig 29 tenham essa vantagem toda, nada melhor do que uma boa 3ª Guerra Mundial para testar esses sistemas de armamento, senão haverá sempre esse falatorio. Depois do Satélite Sputinik , Yuri Gagarin e Mig 15, Os sovieticos deixaram de ser pioneiros em quase tudo, Os estados unidos já lideram á mais de 30 anos, e quase de certeza que vão continuar liderando. Os Russos terão sempre de correr atrás do prejuízo, Da mesma forma que os americanos correram na década de 60.
Tudo bem filipe,. não se trata disso e também não foi falado nada de que o SU-27 e o MIG-29 tem vantagem contra o F-35, pelo contrário, a vantagem está com o caça americano, porém para que sua vantagem seja exercida de fato ele precisa de uma série de cinco ou seis “itens” que estejam obrigatoriamente a sua disposição, caso contrário ele se torna não mais que um caça comum de 4 geração e ainda por cima ruim de manobra ruim de carga e lento
Alex, pesquisa no Google sobre LPI (Low Probability of Interception) e depois escreve essa bobagem de novo. Russófilo detected………
Bom… Com todo o respeito a esses ditos “especialistas”, eu creio que eles deveriam ter se dado ao trabalho de estudar melhor os conflitos aéreos…
Do Vale do Bekaa até aqui, a lógica tem sido outra… Os super manobráveis raras vezes tem conseguido se aproximar das aeronave tecnologicamente mais avançadas e dotadas de sensores mais poderosos e mísseis mais potentes…
O Mig-29 por exemplo, que tanto maravilha multidões em shows aéreos, jamais ganhou uma única disputa em combate real… E o Tomcat, considerado por alguns como o pior dogfigther de sua geração, simplesmente pulverizou o que viu pela frente em todos os conflitos dos quais participou… E uma curiosidade: foi justamente a “pedra” Mig-25 a aeronave que teria obtido a única vitória ar-ar para os iraquianos na Primeira Guerra do Golfo… Enfim…
Não quero dizer com isso que o dogfigth é coisa do passado. Longe disso. Mas os encontros visuais entre aeronaves opositoras serão cada vez mais difíceis de ocorrer…
Em cenário de alta intensidade se o IFF não for excelente pode acontecer de caças serem derrubados por fogo amigo e aí a ordem de partirem para o campo visual para identificação dos contatos, nessa hora as coisa se complicam para o F-35.
Topol,
Normalmente, para se engajar, se opera de acordo com regras específicas, que podem variar de acordo com a situação ou lugar em específico. É comum se estabelecerem zonas de exclusão sobre uma área de interesse, de modo que qualquer indivíduo que ingresse nesse espaço que não apresente identificações é considerado agressor…
Se não se tem certeza do que se está engajando, então a decisão depende da situação específica. Se for uma região sensível, então normalmente a ordem é derrubar. E as aeronaves aliadas, claro, são informadas dessa situação e saberão onde exatamente voar… E há ainda a opção de se estabelecer contato por rádio…
E seja como for, decisivamente não se arrisca um caça de centenas de milhões de dólares de maneira tão leviana em tempos de guerra, aproximando-o para contato visual com um plot que apresenta claramente o perfil de um caça…
Por fim, tendo sistemas transmissão de dados em rede, então é possível obter a posição de cada aeronave linkada e retransmiti-la as demais, evitando fogo amigo…
Positivo, mandou bem camarada RR
O Abacaxi voador de ouro !
sou muito mais nosso Gripen NG.
Concordo com Gabriel
Negócio Gripen NG é melhor negócio para Brasil, muito mais barato que T-50. Tem rcs igual do T-50, acredito que datalink dele é melhor que T-50, hora-voo dele é muito mais barato, manutenção mais barato e irão transferir a tecnologia ainda. Negócio da China para Brasil.
Só falta chegar as crianças.
Sds
O gripen nem de longe tem o mesmo RCS do T-50, o NG tem um RCS, desamardo, de 1m2 enquanto que tem um RCS estimado de 0,01m2.
RCS do Gripen igual do T-50… sem baias internas, vá me desculpar mas só na sua cabeça fértil mesmo Leonardo, rsrsrsrsrs
Sputknice de sempre, muita propaganda e pouco trabalho.
Todo mundo sabe que dentro dos Estados Unidos eles pegam o anti-americanos, lá tem muitos que odeiam os Estados Unidos, todos países tem seus inimigos de dentro.
Contratam um anti americano, de dentro, e faz reportagem e mercandagem.
Essas reportagens tedenciosas só perdem a credibilidade junto com site.
sds
Se os americanos publicam lá a culpa é do Sputnik? ?
Bom tá se falando muito da superioridade dos americanos mais o próprio pentágono emitiu um relatório da superioridade dos mísseis russos ar – ar fora que os russos tem caças como o su-35 e o Mig 35 fora que o t-50 já vai entra na linha de produção fora que por mais que o f35 se esconda na hora que ele dispara seus mísseis ele vai aparecer.
Acredita quem quiser. O F-35 pode ser um Super Tijolo Stealth, pouco manobrável, mas conta com uma suíte defensiva extremamente automatizada, ou seja, antes de vencer o F-35, você tem de vencer o sistema de defesas ativas e passivas do avião americano. O problema é que, enquanto isso acontece, o piloto do F-35 já adquiriu a sua pessoa em um HMD que independe se o tijolo é manobrável ou não, e lançou contra ti um míssil BVR sem alerta de disparo, pois o radar dele trabalha no modo LPI com mais alcance que o sistema que você tem a bordo. Mesmo se o milagre de despistar salvas BVR for consumado, em combate WVR vai ficar muito difícil para SU-27, e impossível para os demais. Não há aqui torcida nem por um nem pelo outro. Apenas devemos assumir que o grito tecnológico do programa JSF e seu fruto F-35 é muito superior, por larga margem, as pesquisas e produtos russos dos anos 80\90. Agora, se você colocar o F-35 para combater contra o SU-35, bem meu amigo, aí quem vai correr se não passar caladinho pela greta é o F-35………………… Isso se o SU-35 estiver dentro de um ambiente KISS próprio. Não confio em aeronaves russas operando independente de apoio de solo…
O que dizer? Mais uma Sputnice…..
Sputnicie de especialistas americanos. Reparou no grifo?
Padilha, se dependesse do Pierre Sprey o F-16 até hoje seria um caça com um radar simples e um AIM-9 na ponta de cada asa. Resta mais do claro que a maneira pela qual se combate no céu está mudando, e quem estiver com a cabeça lá atrás vai acabar abatido.
Agora a parte mais risível da matéria é quando canta loas ao T-50, que vem enfrentando problemas de desenvolvimento, sequer possui motor e radar definitivos, tem problemas com a redução de RCS e tem suas aquisições limitadas até agora a 12 aeronaves. Como se vê meu amigo, não dá para levar a Sputnik a sério, especialmente quando enaltece a maravilhosa tecnologia plu-and-play da Russolândia.
Qual é a parte que vc não entendeu que o site apenas replicou a opinião do especialista americano? Criticar o Sputnik no lugar do americano? Não entendo crítica assim.
Se o sputnik publicasse isso vindo deles, eu nem colocaria no DAN.
Mas coloquei justamente por ser um americano detonando o caça. Se ele está certo ou não, o debate SOBRE O CAÇA está aberto. Agora ficar postando críticas de uma linha sem nem ler o artigo é que não rola.
Esse tipo de comentário não ajuda em nada.
Ademais a matéria é claramente sensacionalista e fanfarrônica!
Pierre Sprey não é crível, Carlo Kopp não é crível… quem é fonte digna para você meu amigo ? trilogipatas ? ou qualquer um que escreva o que você quer ler…
Não disse que o Pierre Sprey não é crível amigo Topol. Apenas disse que eu discordo da abordagem dele. Como eu disse mais acima, se dependesse dele o F-16 ainda seria um caça com um radar simples, um AIM-9 na ponta de cada asa e quem sabe levando duas bombas burras para ataque ao solo.
Já o Carlo Kopp a meu ver não é crível mesmo
Padilha… Pierre Sprey nao eh soh especialista… ele projetou o F-16 e teve participacao no projeto do A-10 … o melhor engenheiro aeronautico que conheci…. Por aqui, o F35 eh motivo de piada!! A ultima eu escutei veio de um Growler (piloto de EAF-18G), num jantar em Everett….
Para começar, acho que antes de inventar uma história é sempre bom checar os dados. Growler é o nome do EA-18G, versão de guerra eletrônica do Super Hornet, e não a designação do piloto da aeronave. Quanto a ser motivo de piada, é apenas mais uma daquelas invencionices típicas de quem não tem o que dizer. Programas militares muitas vezes são motivos de controvérsias como eu já citei aqui as próprias críticas sofridas pelo F-16, que era rejeitado por muitos oficiais e pilotos da USAF em virtude de sua simplicidade. Como da mesma forma o A-10 sofreu e sofre rejeições dentro da força. Basta vero esforço que fizeram para forçar sua aposentadoria e que foi apenas barrado pelos congressistas.
Por fim, ninguém aqui está duvidando das capacidades de Pierre Sprey. Ocorre que seu ponto de vista acerca de como os combates aéreos vão se desenvolver daqui para a frente possui uma grande chance de estar incorreto, especialmente quando se analisa o que se desenrolou nos últimos conflitos (Vale do Bekaa, Guerra do Golfo e Allied Force sobre o Kosovo)
AUhauhauhauhauahuahauh!!!!!!! MEU CARO! moro em Bellevue e sou vizinho de porta de Engenheiros da Boeing… conheco muitos GROWLERS SIM!!!! MAS SE VC ACHA que não é assim quem chamamos eles… então ta!!!! faça o seguinte pede meu IP pro Padilha… Essa turma de revistinha e super trunfo …. por isso eh q não comento nada…
Uau!!! Que legal!!! E eles já te levaram a passeio de SuperHornet?
A próxima vez q aparar a grama dos caras fala para eles que vas limpar os banheiros de graça, aproveita e rouba uns planos e documentos ultrasigilosos do f36, do f37, do f38… Sei lá rouba tudo quanto for possível e quanto mais avançado melhor!!! Depois como bom patriota brasileiro envia para a gente construir o nosso próprio super avião de combate de 10 geração…
Aham, ta certo. Meu amigo, a conta é simples, o F-35 pode ver todos antes e dificilmente será visto. Logo independente da carga que o modelo russo pode carregar a mais, basta um míssil BVR para que o F-35 cumpra a missão.
Agora se o F-35 se deparar com vários dos modelos citados, talvez os modelos russos possam chegar perto, operando no dito ponto fraco do F-35.
Quanto ao Pak-Fa ser superior não sabemos ainda. Talvez seja, talvez não.
Os americanos, com todos os parceiros envolvidos, com toda a grana empregada e com toda a expertise que possuem, lançaram uma aeronave com problemas a serem resolvidos. O que garante que os russos lançarão uma aeronave sem os mesmos percalços? Embora também tenham enorme expertise, é bom lembrar que no que tange ao cash, talvez não tenham tanto disponível para empregar no Pak-fa, comparativamente ao F-35.
Por essas e outras que o Sputnik não tem credibilidade. Tão de brincadeira com uma matéria dessa.
Caro amigo o Sputnik colocou a opinião de especialistas AMERICANOS. Nada além disso, ou agora não se pode publicar o que os americanos dizem sobre seus próprios equipamentos? Na dúvida olhe o grifo.
se tiver outras fontes que comprove, que foram realmente americanos que disseram isso,
ai eu acredito…
A minha sogra que mora nos Estados Unidos, faz as unhas da Michele Obama, e ela disse ter ouvido a mesma coisa a respeito dos caças . . . . tá bom assim ??? . . .
esse lance de “meu avô disse”, “um soldado disse”,
nem sempre funciona
Não foi esse mesmo Sprey que disse que o f-15 é um peru?
Bom…. se os caças russos usarem sensores passivos irst de longa distancia misseis bvr de longo alcance e a luta chegar no df aí esses especialistas estão corretos , mas considerando que a maioria dos caças russos citados estão equipados apenas com radares (alguns potentes outros nem tanto 60% dos caças russos necessitam up dates ), aí essa analise esta totalmente equivocada a coisa vai terminar mesmo no bvr , mesmo que esses caças russos forem apoiados por awacs. Enfim as possibilidades são imensas, nunca houve na historia dos combates aéreos um caça abatido a mais de 15 km . haja visto que até nossos f5 conseguiram aproximação suficiente para abater f15 , f16 e mirage apoiados por awacs.
Se um esquadrao de 80 aeronaves for intercepitada pelo esquadrao padrao da OTAN de 4 aeronave F-35 qm leva a melhor? que eu saiba cada F-35 nao leva mais de 20 misseis ou leva?