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Home Geopolítica

China constrói porta-aviões com catapultas à vapor

Luiz Padilha por Luiz Padilha
13/02/2017 - 12:15
em Geopolítica
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O terceiro porta-aviões da Marinha da China pode ser construído até 2021, devendo a pista de decolagem ser equipada com catapultas à vapor em vez de Ski-jump, informou o “South China Morning Post”.

Atualmente a China tem em serviço o porta-aviões Liaoning, antigo cruzador soviético Varyag, comprado pela China à Ucrânia.

No fim de dezembro de 2015 o Ministério da Defesa da China anunciou o início da construção do novo porta-aviões para a Marinha – PLA Navy, o primeiro a ser desenvolvido de forma independente pelo país.

“O primeiro porta-aviões (Type 002), segundo as previsões, será construído até 2021”, segundo o “South China Morning Post” citando o analista militar chinês Gouliang.

Segundo ele a China planeja a construção de dois porta-aviões deste tipo, cujo deslocamento será de 85 mil toneladas (enquanto o Liaoning, desloca 55 mil toneladas).

Entretanto, uma fonte militar comunicou ao jornal que o porta-aviões será equipado com catapultas à vapor em vez de Ski-jump.

“Há alguns problemas técnicos no equipamento dos porta-aviões com motores nucleares, por isso o Type 002 vai utilizar catapultas à vapor. É um avanço, em comparação com o Liaoning e o porta-aviões Type 001A, que é equipado com Ski-jump”, acrescentou a fonte.

O primeiro porta-aviões chinês Liaoning era o antigo cruzador soviético Varyag, que após o fim da União Soviética pertencia a Ucrânia. O porta-aviões entrou no serviço da Marinha chinesa em setembro 2012 e já em novembro foram anunciados testes bem-sucedidos de aterrissagem do caça J-15 no convoo do navio.

FONTE: Sputnik

Tags: Liaoning CV 16PLA NavyPorta Aviões
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Comentários 8

  1. Renato says:
    4 anos atrás

    E catapulta é algo tão excepcional que os chineses não consigam projetar?
    O importante é saber o que faz.
    Ora, se essa tecnologia já existia no ocidente, por que achar que um país com grande investimento em tecnologia não conseguiria realizar esse feito?

    Responder
  2. Fred says:
    4 anos atrás

    Sem entrar no mérito das especificações de cada navio,
    creio que o resumo abaixo, do atual cronograma de construção dos porta-aviões chineses, deixa as coisas mais claras:

    CV-16—>Type 001—> Lançado e comissionado.
    CV-17—>Type 001A—>Data de lançamento estimada: 2017
    CV-18—>Type 002—>Data de lançamento estimada: 2021

    Responder
  3. Fred says:
    4 anos atrás

    Dalton,
    ok, começa com “F” também, más vc está respondendo ao Firebird, não à mim…:)

    Responder
  4. Dalton says:
    4 anos atrás

    Fred…
    .
    O texto está confuso…o casco que está quase pronto é o 001 “A”…o Liaoning é o 001, essa classificação faz sentido já que o 001 A será basicamente uma cópia do 001 o Liaoning !
    .
    O 002 será o terceiro NAe chinês, mas, o segundo construído integralmente na China, isso anda dando margem à confusões…
    seja como for, a construção do 002 ainda precisa ser iniciada, seguindo os passos tradicionais, como assinatura do contrato
    com o estaleiro, compra de materiais e contratação de serviços, início da construção de módulos, batimento da quilha,
    lançamento ao mar, término da construção e instalações enquanto atracado que é o que leva mais tempo e finalmente testes de mar antes da entrega.

    Responder
  5. J-20 Firebird says:
    4 anos atrás

    Dalton : a data está certa. O casco do type 002 está quase pronto, então é bem possível que ele seja concluído em 2021 e lançado ao mar no ano seguinte.
    Flanker: a China comprou um porta-aviões leve da Austrália que foi descomissionado, o HMAS Melbourne, um classe Majestic modificado. Basicamente, os chineses acabaram estudando a catapulta do Melbourne e desenvolveram o seu próprio. Mas sabíamos, desde o vazamento das fotos do J-15 com ganchos nos trens de pouso, que a China ia construir um porta-aviões CATOBAR. Basicamente não foi espionagem. Os australianos deram a tecnologia de bandeja

    Responder
  6. Flanker says:
    4 anos atrás

    A primeira frase do segundo parágrafo do texto está confusa, pois diz que há problemas com o equipamento dos porta-aviões com motores nucleares, por isso o 002 vai utilizar catapultas a vapor. Não entendi…o problema é em qual equipamento? Ski-jump, reatores nucleares ou catapultas a vapor? O texto quer dizer que há problemas com a ski-jump e por isso optaram pela catapulta……pelo menos isso foi o que entendi. E eles tiraram essa tecnologia das catapultas de onde?? Esses equipamentos são muuuuito difíceis de projetar e construir. Pelo que sei, só Reino Unido e EUA fabricam ou já fabricaram catapultas para uso em porta-aviões. Devem ter copiado. Mas daí, só se foi espionagem, pois não tiveram acesso (pelo que se sabe e se deduz) à uma catapulta de verdade. Teriam tido esse acesso onde? Na França, EUA ou Brasil? Pelo que sei, só esses países possuem PA com catapultas e mais a Inglaterra, que possui a tecnologia. Como sempre, a China copiando e espionando. Tudo bem, vão dizer: “copia e espiona, mas faz!” Sei disso, mas não deixa de ser ilegal. E vamos ver se funciona!!!

    Responder
  7. Dalton says:
    4 anos atrás

    No original em inglês o que entendi é que o terceiro NAe chinês e o segundo a ser construído integralmente na China terá
    propulsão convencional pois ainda há problemas técnicos a serem resolvidos ou seja ainda não está madura o suficiente a
    tecnologia de reatores navais, terá porém catapultas a vapor, algo como um “Forrestal” dos anos 50.
    .
    Quanto a data 2021 entendo que ele poderá ter sua construção iniciada no máximo até 2021 e efetivamente incorporado por
    volta de 2028 ou antes se também sua construção for iniciada antes.

    Responder
  8. Fred says:
    4 anos atrás

    “…cujo deslocamento será de 85 mil toneladas…”
    A China está, literalmente, pegando pesado!

    Há noticias, não confirmadas oficialmente, que a China desenvolve catapultas eletromagnéticas, porém se não vai utilizá-las nos Type 002, então ainda não devem estar prontas/maduras para entrarem em operação.

    E o Type 002 já terá propulsão nuclear? Caramba!
    Eu pensava que somente um próximo desenvolvimento, um futuro “Type 003”, lançado lá por 2028, seria equipado com reator nuclear…

    Responder

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