Além de uma grande oportunidade que e ventilada na mídia sueca sobre o Embraer KC-390 , vir a concorrer com a Lockheed Martin (C-130 J) em substituição aos os oito Lockheed Martin C-130 da Força Aérea Sueca (o primeiro dos quais foi incorporado em 1965), o qual também e utilizado pela Noruega, Reino Unido, Dinamarca e outros membros da NATO, o Super Tucano também poderia ser uma opção para seu futuro avião de treinamento algo a ser considerado pelo governo sueco.
A Força Aérea Sueca, irá substituir em breve dezenas dos seus treinadores a reação Saab 105 ( SK-60) utilizados por este país e pela Áustria na formação dos seus pilotos de caça, no caso sueco, existem entre 41 a 72 unidades, de acordo com várias fontes.
As autoridades aeronáuticas consideravam até recentemente, o BAE Systems Hawk, o PC-21 ou o M-346, mas depois do governo brasileiro ter escolhido o Saab Gripen NG, com um pedido firme do primeiro lote de 36 aeronaves e que futuramente pode chegar a 120 aeronaves, as mesmas autoridades começaram a repensar suas considerações.
A Embraer em contrapartida poderia oferecer uma versão mais “nórdica” do EMB-314 que hoje conta com cerca de 200 aeronaves entregues, talvez numa versão mais voltada para o treinamento do que o COIN, como são majoritariamente vendidos até hoje, pois a grande maioria dos seus clientes, até hoje exigem a opção de combate leve.
FONTE : defensa.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO : Defesa Aérea & Naval
A Embraer não pode perder essa oportunidade a Suíça cancelou num referendo a compra de 22 caças Gripen, que agora sera comprado pelo governo sueco numa ajuda a Saab. Em contra partida a empresa Pilatus da Suíça e fabricante do turbo hélice PC 21 iria fechar um contrato com a força aérea Sueca caso o referendo suíço fosse favorável ao Gripen. O PC 21 seria usado pela Suécia para treinamento de pilotos de caça, seria fornecido 20 aeronaves da Pilatus, como a contrato dos Gripen não vingou é hora da Brasil meter uma pressão pró Embraer pela escolha do ST A29, que é muito melhor.
Em caso de sim ao Gripen, Pilatus venderá aviões para a Suécia
Acordo – No caso da compra do Gripen pela Suíça, o fabricante suíço de aviões Pilatus venderá para a Força Aérea da Suécia uns vinte aviões de treinamento PC-21.
28/03/2014
http://www.lematin.ch/suisse/cas-oui-gripen-pilatus-vendra-avions-suede/story/26589223
Isto nao vai acontecer.
A Saab esta associada à Boeing, para o desenvolvimento de um treinador para participar da concorrencia da USAF. Não tem sentido eles desenvolverem um treinador e no fim comprar do Brasil.
Quanto ao KC 390, este sim tem grandes chances
A meu ver não há lógica para escolher outra aeronave que não seja o Tucano.
Poderiam escolher o Pilatos Suiço para treinamento básico, e o Tucano para treinamento avançado.
Treinamento a reação avançado e a motor a jato, porque não desenvolver um treinador nos moldes do TX americano já aproveitando as necessidades das três Forças e pronto.
Fecha-se o pacote, bate o martelo.
Quero ver como ficaria o ST na rede Sueca, que sensores e doutrina seria aplicada.
Aco que oque eles procuram é o mesmo que nós procuramnos para substituir os Xavantes. Seria uma boa o KAI 50 da treinamento para nossa força. Oui quem sabe, uma engenharia reversa no A4 Skyhawk para servir de treinador tanto para a FAB quanto a MB.