O primeiro F-35A pertencente a JASDF (Força Aérea de Autodefesa do Japão) chegou na Base da Força Aérea dos Estados Unidos em Luke, no Arizona, na terça-feira logo após o meio-dia. No seu comando estava o tenente-coronel Todd LaFortuna. O avião foi recebido por uma delegação conjunta da 944ª e 56ª Fighter Wings, representantes da Lockheed Martin e uma equipe da JASDF.
“Hoje é um grande dia para o comando de reserva da Luke AFB, 944ª Fighter Wing e para a JASDF. Temos uma grande equipe de aviadores que trabalharam duro para desenvolver um excelente programa de treinamento e estão dispostos a treinar os nossos aliados” – disse o comandante da 944ª, Col. Kurt J. Gallegos.
“A chegada Luke do primeiro F-35A Japonês é um outro evento importante nas relações entre nossas nações e o início da formação de um quadro de elite de pilotos e técnicos na JASDF” – disse o tenente-coronel Sean Holahan, comandante do 2º Grupo Operacional da 944ª Fighter Wing.
“A chegada dos F-35A japoneses é o começo de uma nova e excitante missão em Luke, a formação dos nossos aliados. Temos nos preparado para este programa ao longo dos anos. Nós renovamos uma grande equipe de pilotos profissionais, engenheiros e serviços de aviação e criamos um programa de formação especializada. Esperamos que esta missão reforce as relações entre os EUA e os países que participarão na formação” – disse o tenente-coronel Joe Bemis, vice-comandante do 2º Grupo Operacional da 944ª Fighter Wing.
O Japão é o sétimo país a operar o F-35. Logo, já em 12 de dezembro, o primeiro F-35 será transferido ao próximo usuário, Israel. Ao longo dos próximos anos, na base de Luke, serão treinados pilotos de F-35 do Japão, Israel e Coréia do Sul, bem como países que são parceiros no F-35, incluindo a Austrália, Itália, Noruega, Turquia, Holanda, Dinamarca e Canadá. A base tem 6 esquadrões estacionados e mantém 144 F-35.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker
FONTE: Altair
Se por aqui fosse somente um problema de revestimento ” stealth” nos caças . rsrssr Nem temos caças pra começar e somente teremos alguns lá por volta de 2019 . Eta nós .
Quem se interessar,
segue o título da matéria original sobre a “cobertura stealth” dos F-22 atuando no “Síria/Iraque”:
“U.S. Air Force Tackles Repair To F-22 Stealth Coating”
Será que estes F-35 já vem com revestimento absorvente de ondas de radar aperfeiçoado?
Porque segundo noticia que saiu na “Aviation Week”, os F-22 que participam de operações militares na Síria, começaram a perder seu revestimento absorvente de radar:
“O revestimento absorvente de radar que recobre as aeronaves entortou e começou a descascar. Segundo a Força Aérea dos EUA, as condições climáticas na área de uso dos aviões de guerra são uma das razões deste problema.
De acordo com o chefe do programa F-22 da Lockheed Martin, John Cottam, o revestimento enruga e descasca devido ao fato de que ele perde sua dureza e se transforma em seu estado líquido original. Ele também observou que esse processo é acelerado por fatores externos, incluindo chuva e poeira de areia.
Anteriormente, os pilotos dos EUA se queixaram da destruição do revestimento absorvente de radar durante o contato com o combustível e o óleo lubrificante. Em 2009, um ex-engenheiro da Lockheed Martin, Olsen Derrol, acusou a empresa de aplicar várias camadas excessivas do revestimento absorvedor de radar, a fim de esconder o fato de que o revestimento “invisível” é facilmente apagado dos caças sob influência de água, óleo e combustível.
Os desenvolvedores do F-22 Raptor afirmam que eles criaram uma formulação nova, mais estável e vão usá-lo em todos os 186 caças produzidos, durante as operações de manutenção. De acordo com estimativas preliminares, este processo levará pelo menos três anos.”