A Noruega e os EUA planejam instalar um novo radar militar na comuna de Vardo, além do já existente radar norte-americano Globus II.
O professor Theodore Postol, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, disse em entrevista a uma emissora norueguesa que isso pode levar a um conflito entre os Estados Unidos e a Rússia.
Vardo é uma cidade que fica perto da fronteira russa. Segundo Theodore Postol, a altura para instalar um novo radar norte-americano na Noruega, próximo à fronteira russa, foi mal escolhida.
“Do ponto de vista da Rússia, a perspectiva de ter um novo radar na Noruega como parte do sistema de defesa antimísseis é um mais um exemplo das más intenções dos Estados Unidos em relação à Rússia”, disse Postol.
O especialista declarou que o governo norueguês deve reconsiderar de forma muito séria estes planos. Segundo ele, eles podem representar uma ameaça para a segurança do país porque a Noruega pode ser envolvida em um conflito entre as duas superpotências.
“Penso que a instalação de um novo radar na Noruega é o resultado da lógica errônea da América”, Postol disse. “É somente uma questão de tempo até a atual escalada de armamentos resultar, por uma razão ou outra, em uma confrontação entre a Rússia, a China, os EUA e a OTAN”, opinou o professor.
O início da construção do radar está marcado para o verão de 2016 e esta deverá durar 3 anos, segundo as autoridades norueguesas.
“As funções do radar serão seguir objetos no espaço, monitorar os interesses da Noruega no norte e contribuir para o desenvolvimento nacional”, escreve a publicação Norway Today.
FONTE:sputniknews.com
Antes dos 2 virarem churrasco … depois que o Botão for apertado não tem volta .. não te sistema de contramedidas que de conta a quantidade e enorme ninguem vai disparar meia duzia e esperar para ver se o outro itercepta . como disse Khrushshov as Cinzas de ambos os lados vão se unir … ao vento..
Que continuem fechando o cerco. Com países como China e Russia tem que ser assim mesmo, conversar mostrando o porrete.
Que fechando cerco ? Os EUA estão implantando este radar provavelmente em substituição do Globus II, isto não é fechar cerco coisa nenhuma… ele é só uma forma que os americanos encontraram de ter tempo de rezar uma ave maria antes de virarem churrasco se realmente a Rússia cismar que irá fazer isso ! rsrsrsssss
Lamento que você seja um “torcedor de futebol” pró Russia. É patético ver gente delirando baseado nas posições ideológicas. A Russia de hoje n~]ao passa de uma sombra da União Soviética.
Sugiro mais um pouco de leitura para aprimoramento, pois quando falei sobre o cerco, não falei sobre um ponto específico. Nota-se claramente a dificuldade de interpretação de texto, seja pela falta de pratica em leitura ou por pura miopia ideológica. Passar bem “companheiro”. Não vou me rebaixar ao ponto de debater sobre isso com gente que possui posicionamentos “adolescentes” advindos de lugares como a faculdade de humanas da USP.
Automação e Controle de Processos para ser mais exato. mas não na USP, e também Eletrotécnica aplicada.
Saudações
enquanto os russos aprimoram as capacidades de seus mísseis, os americanos não podem instalar um sistema de defesa em países aliados ?
A empáfia do déspota do Kremin se fazendo presente através de sua risível mídia estatal. Será que ele ignora a soberania do governo norueguês sobre o seu próprio território?
EUA e seus aliados estão investindo pesado no programa NDM (National Missile Defence) para alerta imediato contra lançamentos de mísseis balísticos por parte da Rússia… recentemente a Noruega despachou um enorme navio de reconhecimento eletrônico equipado com radar banda X para monitorar o Mar de Barents e o Mar na Noruega, provável rota de ataque com SLBMs e agora um novo radar banda X terrestre que provavelmente deverá substituir o Globus II que já está bem velhinho, foi enviado da base de Vandenberg na Califórnia usado e recentemente uma tempestade arrancou a cúpula e danificou a antena.
Depois não diga que não foram avisados.