Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Geopolítica

Radar PS-05/A MK4 dá ao Gripen C/D desempenho operacional “Extended Range”

Luiz Padilha por Luiz Padilha
28/04/2015 - 20:29
em Geopolítica
16
0
compartilhamentos
193
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

PS-05A

A SAAB desenvolveu uma nova versão designada Mk4 do radar PS-05/A do caça Gripen C/D, melhorando seu desempenho e sua faixa de operação. O desenvolvimento é um passo significativo sobre o futuro aprimoramento das capacidades dos Gripen C/D.

O PS-05/A Mk4, é o desenvolvimento mais recente do renomado radar PS-05, originalmente desenvolvido para o caça Gripen. Através do desenvolvimento contínuo, o PS-05 tem mantido a sua posição como um dos radares para caças mais competentes do mundo.

A nova configuração de hardware com um completo e novo back-end, melhorou significativamente o desempenho do radar e seu alcance operacional, melhorando as capacidades do sistema de armas do Gripen e oferecendo total integração para os mísseis AMRAAM e Meteor. Ele também permite o aumento significativa por meio de atualizações de software, da capacidade para combater com êxito, ameaças em evolução nas próximas décadas.

Um novo modo de Ar-Ar foi implementado e demonstrou que o radar usa o máximo da capacidade de processamento de sinal e a geração de forma de onda flexível no PS-05/A Mk4. Este modo aumenta a gama de aquisição para 100% em baixas altitudes em relação a versão anterior do PS- 05/A. Este modo de radar também será útil para a detecção de alvos com assinatura radar baixa. O downlink do míssil Meteor é otimizado para manter o desempenho do radar durante lançamento de longo alcance com o uso de data-link.

gripen c foto-soren-augustesen

“O Mk4 é um radar multifuncional, com excelente desempenho ECCM, capacidade de crescimento e com muito baixo custo de seu ciclo de vida”, disse Lars Tossman, Chefe da Aérea de Sistemas de Vigilância da SAAB Defence Systems.

Com a nova atualização o PS-05/A MK4, vai continuar a melhorar as capacidades operacionais para clientes em todo o mundo. O PS-05/A Mk4, pode ser adaptado para caber na maioria dos plataformas aéreas. Compacta e leve, esta solução modular é ideal para integração em qualquer aeronave de combate multi-função, UAVs, treinadores avançados a jato ou outra plataforma aérea.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: SAAB

Tags: Gripen C / DRadar PS-05/A MK4SAAB
Notícia Anterior

NPaOc 'Apa' (P121) chegou hoje ao Líbano

Próxima Notícia

Pilotos de prova trocam Xavante por Super Tucano

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Indústria de Defesa

Sistema de Comunicação Integrada Saab TactiCall

14/04/2021 - 17:56
Aviação

Gripen: uma oferta forte para o programa Hx da Finlândia

20/03/2021 - 12:56
Indústria de Defesa

BAE Systems vai fornecer nova torre para os CV90 da Holanda

09/03/2021 - 19:44
Carregar mais
Próxima Notícia

Pilotos de prova trocam Xavante por Super Tucano

Comentários 16

  1. mauriciofsilva says:
    3 anos atrás

    O preço do NG ficou muito alto em relação ao C (quase o dobro). Poderiam ter esperado ficar pronto para ver os testes e pechinchando (o que a velha burocracia dificulta). Parece que estamos financiando a indústria bélica sueca.

    Responder
  2. alex says:
    6 anos atrás

    com certeza tem como copara com qualquer caça americano ou europeus afinal o gripen NG usa equipamentos americanos e europeus por exemplo o rada do gripen NG sera um radar ingles que por e so não tem com ser vendido para a argentina.

    Responder
  3. EMS says:
    6 anos atrás

    Alguém realmente acredita que este tem como comparar com um F-15E Strike Eagle, F-15SE, F/A-18 Advanced Super Hornet, Rafael ou Typhoon?

    Responder
  4. brazuca says:
    6 anos atrás

    Opsss não havia percebido,errei no abcdario c/d ,e/f ha ha .
    Enfim , se o gripen c/d serao incriveis no senario bvr os novos NG então terá um radar fabuloso digno do gigante Brasil.

    Responder
  5. Nelson Lima says:
    6 anos atrás

    Quanto tempo o Rafale levou pra deslanchar e oferecendo capacidade “omnirole”. O superHornet parec garantido na Austrália. O Eurofighter é garantido por 4 países. E o Gripen NG, só na Suécia e Brasil?? Quem mais vai comprar? Para a renovação das frotas de caças latino-americanos,.parece plausível crer nas soluções chinesas, livre das restrições ocidentais!EDITADO

    Responder
    • jsilva says:
      6 anos atrás

      Os Rafales só foram exportados agora e ninguem duvida da capacidade dele. A autralia, japao, reino unido são eternos compradores dos EUA e aliados. Colombia recebera este ano em torno de 117 milhoes de dolares dos EUA, o que ja acontece a anos; ou seja, a colombia sera eterna compradora de armamentos dos EUA. E sobre os gripen, os da versao C/D estao sendo usados sob leasing na europa para garantia de defesa de alguns paises. Sobre o Eurofighter, o projeto é europeu, e por logica, se eles mesmos nao comprarem seus produtos ai fica dificil. Só acho que o amigo deveria lembrar tambem dos fiascos europeus como os probllemas dos A-400M. Os F22 tambem passaram um periodo parado sob revisao do sistema de geracao de oxigenio. Não vou nem falar dos F35. abs

      Responder
  6. jsilva says:
    6 anos atrás

    A boa noticia que vejo é a possibilidade maior de integraçao com o que ja existe e sendo da Saab, mas, radar é uma tecnologia critica e se o brasil ficar optando o tempo todo por aquisicao estrangeira, ai vai ficar dificil; a ideia de nacionalizacao acaba por terra, pois reclama-se dos embargos, da falta de fomento da industria nacional, da necessidade de se desenvolver tecnologia local e quer importar mais. Ate a entrega dos Gripens NG o que mais aparecera é estrangeiro querendo vender seus produtos (com altissima qualidade sem sombra de duvidas). Ocorre que se optarmos por adquirir este ai ou os que virao, dificilmente, pelo menos a curto e medio prazos, pois custa dinheiro, os substituiremos. Na minha opiniao a industria nacional sera prejudicada, pois, precisa de investimento e mercado. E temos bons radares e que podem, ate la, evoluirem.

    Responder
  7. TOPOL says:
    6 anos atrás

    Senhores essa evolução de que trata a notícia não diz respeito ao futuro caça da FAB, ela se refere a versão C/D do Gripen que usa o radar PS-05 e que agora sofrerá um up-grade para a versão Mk4 de que trata a matéria… O futuro caça da FAB não é esse como é do conhecimento de todos e sim o Gripen E/F que usará o radar Raven ES-5 (AESA) , portanto bem mais avançado e capaz que esta nova versão do PS-05…
    Mas todavia pode ser que “se” o leasing de Gripens C/D tampões for mesmo assinado, talvez venham com essa configuração embora eu duvide que a Flygvapnet adotará esse radar, já que estão esperando 60 NGs novinhos e tem a possibilidade de elevá-los a classe NG também….
    Esse produto é mais para a Tailandia, a Africa do Sul, a Republica Tcheca que usam a versão C/D do Gripen.

    Responder
    • Edson says:
      6 anos atrás

      Se voce achasse um grande pacote de dinheiro iria reclamar do peso de carregar . . . . vai ser pessimista assim lá longe . . . .

      Responder
      • TOPOL says:
        6 anos atrás

        Tem certeza que você não escreveu no lugar errado Edson ??? Porque eu seria pessimista, me explique por favor…

        Responder
      • TOPOL says:
        6 anos atrás

        ja fazem 24 horas não respondeu então por favor preste atenção no texto parcero.

        Responder
    • Marcelo says:
      6 anos atrás

      A força aerea sueca talvez se interesse pela melhoria, para usar com o Meteor. Apesar de terem encomendado 60 NGs, vão demorar bons anos para serem entregues. E a Russia está bufando logo ao lado.

      Responder
      • TOPOL says:
        6 anos atrás

        Pode ser Marcelo, embora o mais sensato seria elevar sua frota de caças da versão C e D para a versão Next Generation retrofitando sua suite eletrônica e implementando o radar AESA Raven ES-05

        Responder
  8. Proud says:
    6 anos atrás

    É um radar AESA?

    Responder
  9. Marcelo Souza da Silva says:
    6 anos atrás

    Ótima notícia.
    Apesar de muitas opiniões contrárias, acredito que o Gripen dará a FAB uma respeitável capacidade de dissuasão. Com tripulações bem treinadas e adestradas imporemos muito respeito para eventuais aventureiros.
    Acho o SU-35 uma máquina fantástica, entretanto, fico feliz com o pequeno notável Gripen. Que novas capacidades sejam incorporadas!!!!!

    Responder
  10. brazuca says:
    6 anos atrás

    Resumindo,o brasil terá um super caça de combat atualizado no estado da arte na entrega.
    O brasil fez uma exelente escolha sem dúvida alguma em comprar da saab.
    Outra coisa me chamou atenção ,que este radar aperfeiçoado
    Dara um alcançe extendido , aos missil meteor ja impoem respeito e medo agora então serão letais …se já era bom ficará melhor ainda, incrível fiquei impressionado com esta notiçia,e ao meu ver a saab esta se dedicando muito para ficar independente.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Gilson Victorio em 5ª Divisão de Exército aumenta o poder de fogo da Artilharia Divisionária
  • eduardo madeu em 5ª Divisão de Exército aumenta o poder de fogo da Artilharia Divisionária
  • Filipe em O que o novo Comandante da Marinha pensa da conjuntura política
  • Dalton em Rota receberá mais dois destróieres da US Navy até meados da década, disse o chefe do EUCOM
  • Luiz Padilha em Marinha da Austrália comissiona seu novo NApLog HMAS Supply (II)
  • Carlos Eduardo em Marinha da Austrália comissiona seu novo NApLog HMAS Supply (II)
  • HMS TIRELESS em Rota receberá mais dois destróieres da US Navy até meados da década, disse o chefe do EUCOM




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

1º BAvEx relembra os 10 anos do recebimento do primeiro helicóptero H225M

NPaOc ‘Amazonas’ realizou exercício PASSEX com o USCGC ‘Stone’ da Guarda-Costeira dos EUA

Dia do Marinheiro é comemorado com dois importantes marcos do Prosub

Operação Poseidon: Exército, Marinha e Aeronáutica operam juntos pela primeira vez a partir do PHM ‘Atlântico’

Esquadrão HS-1 realiza o primeiro pouso a bordo com OVN na Marinha do Brasil

EXOP Tápio 2020 – Cenários de guerra durante exercício simulado

Por dentro do NApLog BAC Cantabria (A 15) da Marinha Espanhola











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval