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Home Naval

Grupo de Fiscalização e Apoio (GFA) do Navio Doca Multipropósito ‘Bahia’ (G40).

Luiz Padilha por Luiz Padilha
09/09/2015 - 16:36
em Naval
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sciroco

COMANDO DA MARINHA
GABINETE DO COMANDANTE
PORTARIA No 388/MB, DE 8 DE SETEMBRO DE 2015

O COMANDANTE DA MARINHA, no uso das atribuições que lhe confere o inciso VII do art. 1º do Decreto nº 2.790, de 29 de setembro de 1998, combinado com os art. 4º e 19 da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, resolve:

Art. 1º Designar os militares abaixo relacionados para as seguintes missões no exterior:
I – Pessoal:
Capitão-de-Mar-e-Guerra LUIS FELIPE MONTEIRO SERRÃO (Encarregado).
Missão – Integrar o Grupo de Fiscalização e Apoio (GFA) do Navio Doca Multipropósito “Bahia”.
Local – Paris e Toulon (França).

Período – de 10 a 18 de setembro de 2015, em Paris, e de 19 de setembro a 22 de dezembro de 2015, em Toulon, podendo se ausentar do País a partir do dia 4 de setembro de 2015 e retornar ao País até o dia 31 de dezembro de 2015.

II – Pessoal:
Capitão-de-Fragata LUIS EDUARDO SOARES FRAGOZO (Oficial de Logística);
Capitão-de-Corveta (IM) LUIZ GUSTAVO PRINCIPE CANEDO (Oficial de Abastecimento); e
Capitão-Tenente VINÍCIUS BARCELOS RANGEL (Ajudante do Oficial de Logística).
Missão – Integrar o Subgrupo ALFA do GFA do Navio Doca Multipropósito “Bahia”.
Local – Toulon (França).
Período – de 14 de setembro a 22 de dezembro de 2015, podendo se ausentar do País a partir do dia 8 de setembro de 2015 e retornar ao País até o dia 31 de dezembro de 2015.

Art. 2º As referidas missões são enquadradas como transitórias, militares, com mudança de sede, sem dependentes e inferiores a seis meses, de acordo com a alínea b do inciso I e alínea b do inciso II do art. 3º, e inciso VI do art. 5º da Lei nº 5.809, de 10 de outubro de 1972, regulamentada pelo Decreto nº 71.733, de 18 de janeiro de 1973.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na presente data.

EDUARDO BACELLAR LEAL FERREIRA

PORTARIA No 390/MB, DE 8 DE SETEMBRO DE 2015

O COMANDANTE DA MARINHA, no uso das atribuições que lhe conferem os art. 4º e 19 da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, e o art. 26, inciso V, do Anexo I ao Decreto nº 5.417, de 13 de abril de 2005, resolve:

Art. 1º Instituir, em caráter temporário, o Grupo de Recebimento (GR) do Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”, inicialmente funcionando no Brasil e, oportunamente, transferido para a França.

I – Missão: Executar as tarefas referentes ao recebimento do navio, a fim de incorporá-lo à Marinha do Brasil (MB);
II- Local: Rio de Janeiro-RJ e Toulon, França;
III – Período: da presente data até o dia de incorporação do navio à MB;
IV- Subordinação: Será subordinado à Diretoria-Geral do Material da Marinha, enquanto instalado no Rio de Janeiro, e ao Grupo de Fiscalização e Apoio (GFA), quando transferido para Toulon, França; e
V- Composição: Será composto por Oficiais e Praças da futura Tripulação do NDM “Bahia”.

Art. 2º O GR, quando na França, será apoiado pelo GFA.

Art. 3º Nomear o Capitão-de-Fragata ALEXANDRE ITIRO VILLELA ASSANO para exercer o cargo de Encarregado do GR do NDM “Bahia”.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na presente data.

EDUARDO BACELLAR LEAL FERREIRA

PORTARIA No 391/MB, DE 8 DE SETEMBRO DE 2015

O COMANDANTE DA MARINHA, no uso das atribuições que lhe conferem os art. 4º e 19 da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, e o art. 26, inciso V, do Anexo I ao Decreto nº 5.417, de 13 de abril de 2005, resolve:
Art. 1º Instituir, em caráter temporário, o Grupo de Fiscalização e Apoio (GFA) do Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”.

I- Missão: executar tarefas, que transcendam às atividades intranavio, durante o processo de obtenção do NDM “Bahia”, incluindo o gerenciamento dos recursos financeiros no exterior, a programação e realização dos cursos e treinamentos, a fiscalização técnica do Contrato, a obtenção de equipamentos, serviços e sobressalentes, além do apoio administrativo ao pessoal envolvido no recebimento do navio;
II- Local: Paris e Toulon, França;
III- Período: da presente data até o término das tarefas para o recebimento do navio; e
IV- Subordinação: O GFA ficará subordinado à Diretoria- Geral do Material da Marinha, que mantém a supervisão funcional do processo de obtenção do NDM “Bahia”.

Art. 2º O GFA será apoiado administrativamente pela Comissão Naval Brasileira na Europa e pelo Adido Naval na França e na
Bélgica.

Art. 3º O GFA terá a seguinte composição:
– 1 CMG;
– 1 CF;
– 1 CC (IM);
– 4 CC/CT (EN);
– 1 CT; e
– 2 SO.

Art. 4º Nomear o Capitão-de-Mar-e-Guerra LUIS FELIPE MONTEIRO SERRÃO para exercer o cargo de Encarregado do GFA do NDM “Bahia”.

Art. 5º O GFA será extinto mediante proposta da Diretoria-Geral do Material da Marinha.

Art. 6º O Diretor-Geral do Material da Marinha e o Diretor-Geral do Pessoal da Marinha estão autorizados a baixar os atos complementares que se fizerem necessários à execução desta Portaria.

Art. 7º Esta Portaria entra em vigor na presente data.

EDUARDO BACELLAR LEAL FERREIRA

Tags: NDM Bahia (G40)
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Comentários 42

  1. rafael damasceno says:
    10 anos atrás

    Dan voce poderia fazer uma materia sobre os Navios do Estaleiro Holandes Daman Sigma? eles tem umas Corvetas e uns LPDS interessates.Como o LPD Johan De Witt. vlw

    Responder
  2. Gabriel says:
    10 anos atrás

    Isso comprova o golaço do DAN com esse furo de noticia!
    Parabéns pessoal

    Responder
  3. Leo Tavares says:
    10 anos atrás

    Na wikipédia tem essa configuração:
    Três lançadores sup-ar Mistral (alcance de 6km)
    Três canhões 30mm
    Quatro metralhadoras 127mm
    É isso mesmo?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      Virá com o que tem.

      Responder
  4. rafael damasceno says:
    10 anos atrás

    Padilha tu sabe informar com quais ( armas) ele vem? podi vir com pants M ?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      Virá default

      Responder
  5. Claudio Moreno says:
    10 anos atrás

    Padilha,,

    Grato pela informação. Desculpe a ignorância, até porquê a MB não foi minha praia, acho que à algum tempo a MB colocou no setor operativo, uma ou duas lanchas de desembarque de material. Estou correto ou me confundi com a notícia?

    CM

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      Afirmativo

      Responder
  6. Adriano says:
    10 anos atrás

    Parabéns ao DAN!
    Mais uma vez demonstrando a excelência em suas matérias, e ao mesmo tempo calando a boca dos pessimistas de plantão!
    Abraços

    Responder
  7. rafael damasceno says:
    10 anos atrás

    Dan alguma novidade sobre os motores se vao ser trocados ou vao ser os mesmo?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      A MB está fechando isso neste momento. Não sei ainda como ficou o pacote.

      Responder
      • Claudio Moreno says:
        10 anos atrás

        Bom dia Padilha!

        Inicialmente uma vez mais, congratulações pelo furo de reportagem! O DAN foi o primeiro a noticiar a aquisição.

        Agora uma pergunta:

        _ As lanchas de desembarque virão no pacote?

        Um abraço,

        CM

        Responder
        • Luiz Padilha says:
          10 anos atrás

          Negativo. Não precisamos. Claro que um LCAT seria bem vindo mas não faz parte do negócio.

          Responder
  8. NUNES-NETO says:
    10 anos atrás

    André, como não? Guaraní, IA2,Gepard, MSS 1.2 ac, Astros 2020, matador 300, novo veiculo blindado 4×4, entre outros….Luís Gabriel, creio que como tudo,principalmente auxiliando as tropas no Haiti, vai usar todos os Helicopteros que a marinha dispões, mas principalmente o EC 725 Caracal, vão com certeza dar uma carona de vez em quando para os seahawk MH-16.

    Responder
  9. rafael damasceno says:
    10 anos atrás

    vai ser o “carro” de frete do mb

    Responder
  10. Erichwolf says:
    10 anos atrás

    Será o G40, Luis!

    Responder
  11. Luiz Gabriel Garcia says:
    10 anos atrás

    Amigos, desculpe a pergunta, mais qual o fundamento será usado o navio no momento atual da MB, como navio de transporte ou como porta helicoptero, e quais aeronaves irão ficar embarcada no bahia e nao vejo a hora de ve-lo com o nome no lado, e qual numeração ele vai ostentar em seu casco!

    Responder
    • Willhorv says:
      10 anos atrás

      Será “pau pra toda obra”…
      Se precisar levar mbts….leva! Se precisar containers….leva! Helis….vai também!
      Acho que em um contexto moderno, aplicando-se ao orçamento restrito e diminuto de nossa marinha, será polivalente mesmo!
      Que venha o grande “Painho”, se é que posso chamá-lo desta maneira….

      Responder
    • Luiz Monteiro says:
      10 anos atrás

      Prezado Luiz Gabriel, 

      O NDM “Bahia” possibilitará a  realização de Operações de Evacuação de Não Combatentes, Operações de Paz, respostas a desastres naturais, ambientais e Operações Humanitárias, todas incluídas no espectro das Projeções Anfíbias, das quais saliento:

      a) a capacidade de transporte de diversos tipos de meios, ampliam, consideravelmente, o espectro de operações a serem desencadeadas pelo Conjugado Anfíbio;

      b) o desembarque flexível por meio de EDCG, EDVM, CLAnf ou helicópteros de médio porte, a partir de um único navio;

      c) propicia a concentração de fuzileiros navais, viaturas, blindados e meios de apoio logístico em praias, portos e outros locais julgados de interesse operacional. (Tal fato potencializa relevantes características do Poder Naval e dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav);

      d) a versatilidade, enquanto aptidão para executar ampla gama de tarefas; e

      e) a flexibilidade, como possibilidade 

      de graduação do seu emprego.

      Abraços

      Responder
      • Delta says:
        10 anos atrás

        Prezado Alm. Luiz Monteiro, bom dia.

        O senhor sabe se existe alguma consulta no exterior sobre obtenção de navios escolta, sem ser no âmbito do PROSUPER?

        Desde já, agradeço sua resposta.

        Abraço.

        Responder
  12. mano brau says:
    10 anos atrás

    Parabéns pela escolha e que sorte a MB ter este navio, espero que continue a comprar com esta mesma qualidade.
    Sds

    Responder
  13. Luiz Monteiro says:
    10 anos atrás

    Prezado Gabriel,

    você tem duas opções:

    A primeira é ingressar na MB por meio de concurso público para a Escola Naval. Após conclusão do curso, cujo ciclo escolar dura 4 anos eo pos-escolar mais um ano.

    Durante sua carreira de oficial de marinha, você poderá optar por fazer uma prova de seleção para ingressar em uma universidade conveniada à MB (USP, UFF, UFRJ…) para cursar engenharia naval.

    Após formado na universidade, você poderá ser direcionado para o CPN, a DEN, a DGM ou outra OM que aproveitará seus conhecimentos.

    Quando fiz, a graduação que, para os demais alunos dura 5 anos, para quem vem da MB fazia em 4, pois materiais da EN podem ser aproveitadas no curso da universidade.

    A outra opção é você cursar engenharia naval em qualquer universidade. Após formado, poderá ingressar na MB por meio de concurso público para o Corpo de Engenheiros.

    Para maiores informações, entre no site da Diretoria de Ensino da MB:

    Responder
  14. Andre says:
    10 anos atrás

    Eu acho que a marinha deve pintar essas marcações no convés como fez com o porta-avião. Confesso que acho esse navio feio, com um aspecto bem estranho com essa superestrutura isolada na frente e atrás baixo. Mas o importante é que seja útil. Curiosamente gosto dos navios com superestrutura na popa, como os porta-conteineres mas nesse caso o conjunto compacto de container preenchem o convés.
    A marinha receberá submarinos novos, a força aérea os caças e o exército não tem nada de novo. Seria interessante que projetassem um carro de combate (ou viaturas antiaéreas aos moldes do Gepard) na versão moderna do Osório. Aí sim seria uma novidade significativa para o exército.

    Responder
  15. Gabriel Tavares Silva says:
    10 anos atrás

    Meu nome é Gabriel Tavares Silva, sou estudante do terceiro ano do Ensino Médio e me interesso muito pela carreira militar. Andei fazendo algumas pesquisas sobre os engenheiros navais da MB e queria saber mais sobre o assunto. Se alguém que está lendo essa notícia for engenheiro naval da marinha, ou conheça alguém que atue nessa posição e poderia me ajudar eu ficaria muito grato.

    Responder
    • Luiz Monteiro says:
      10 anos atrás

      Prezado Gabriel,

      você tem duas opções:

      A primeira é ingressar na MB por meio de concurso público para a Escola Naval. Após conclusão do curso, cujo ciclo escolar dura 4 anos eo pos-escolar mais um ano.

      Durante sua carreira de oficial de marinha, você poderá optar por fazer uma prova de seleção para ingressar em uma universidade conveniada à MB (USP, UFF, UFRJ…) para cursar engenharia naval.

      Após formado na universidade, você poderá ser direcionado para o CPN, a DEN, a DGM ou outra OM que aproveitará seus conhecimentos.

      Quando fiz, a graduação que, para os demais alunos dura 5 anos, para quem vem da MB fazia em 4, pois materiais da EN podem ser aproveitadas no curso da universidade.

      A outra opção é você cursar engenharia naval em qualquer universidade. Após formado, poderá ingressar na MB por meio de concurso público para o Corpo de Engenheiros.

      Para maiores informações, entre no site da Diretoria de Ensino da MB:

      Responder
      • Gabriel Tavares Silva says:
        10 anos atrás

        Caro Luiz Monteiro, você poderia me passar seu email, queria saber mais sobre a área de atuação, o dia a dia entre outras informações.

        Responder
    • Alexandre says:
      10 anos atrás

      Gabriel,

      Além da engenharia naval, vc também pode fazer qualquer engenharia (entre as principais) em uma universidade qualquer, e depois que terminar, fazer concurso pra entrar na Marinha pra trabalhar como engenheiro naval, na sua área de formação.

      Responder
  16. Adriano Luchiari says:
    10 anos atrás

    Tomara que chegue logo, belo vaso e grande aquisição da MB!

    Responder
  17. Luiz Monteiro says:
    10 anos atrás

    Prezado Padilha,

    Um pequeno esclarecimento.

    As Portarias nº 388 e n° 391 tratam do Grupo de Fiscalização e Apoio ( GFA ), conforme o título da matéria.

    Entretanto, a Portaria n° 390, dispõe sobre o Grupo de Recebimento ( GR ).

    Abraços

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      Oi Luiz, vc está certo, mas o título ficaria enorme, por isso priorizei os dois primeiros. O importante é informar nossos leitores com o máximo de informações possíveis, pois a ansiedade deles por este navio é tão grande quanto a minha.

      Obrigado por sua observação. O DAN é um espaço aberto e é sempre bom ter pessoas de alto nível por aqui.

      Forte abraço

      Padilha

      Responder
      • Luiz Monteiro says:
        10 anos atrás

        Prezado Padilha,

        Eu que agradeço pela consideração.

        Meu intuito é sempre contribuir para a divulgação da MB, trocar idéias sobre defesa e, sempre que possível, contribuir com os debates.

        Grande abraço

        Responder
  18. Leo Tavares says:
    10 anos atrás

    E a manutenção que estava prevista pra ser realizada na França, já aconteceu? Ou esse grupo está indo acompanhar o processo?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      Em negociação. O prazo poderá ser estendido dependendo da extensão das modernizações que a MB deseje ou possa fazer.

      Responder
  19. Celso says:
    10 anos atrás

    Tomara q esteja bem operacional e sem gdes necessidades de reparos……c certeza sera a melhor belonave da marinha a apartir de sua incorporacao…..acabou de bater uma leve brisa para a marinha neste momento de tanta obsolescencia e tormentas. Que venha logo e seja bem utilizado……

    Responder
  20. Pantaneiro says:
    10 anos atrás

    Padilha essa foto do alto ficou dez. Dá pra ver a dimensão do navio e imaginar o quanto será útil a nossa marinha.

    Responder
  21. Stênio says:
    10 anos atrás

    Primeira confirmação por parte da MB. Excelente. Parabéns DAN!

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      Como disse antes. O DAN não inventa.

      Responder
      • USP says:
        10 anos atrás

        Padilha e demais do DAN.
        Parabéns pelo furo de reportagem – único meio de comunicação que divulgou!
        Parabéns!

        Responder
      • Stênio says:
        10 anos atrás

        Padilha, posso ter deixado passar, mas acho que faltou a informação se o navio será ou não modernizado/reparado pela DCNS enquanto estiver lá.

        Responder
  22. Jr says:
    10 anos atrás

    Só uma duvida a MB tá mandando pessoal para lá antes de assinar o contrato ou o contrato já foi assinado?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      Nem sempre se anuncia, portanto, pense. Você acha que a MB vai designar tripulação e mandar para lá sem ter algo certo? O momento não é adequado para anúncios. Pelo menos não na grande mídia.

      Responder
      • Jr says:
        10 anos atrás

        Captei Padilha, realmente o momento não é nada adequado para esse tipo de anúncio, a sorte é que a MB chegou em um entendimento com a marinha francesa a umas semanas atrás. O negócio é continuar trabalhando com discrição e quando a grande imprensa perceber o navio já vai tá entrando na Baía de Guanabara.

        Responder

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