O Japão anunciou em 12 de janeiro que iniciou a construção do Field Carrier Landing Practice (FCLP), uma base para treinamento de pouso em porta-aviões. A base será em Mageshima, uma das Ilhas Satsunan.
A construção deve levar cerca de 4 anos e as pistas devem terminar em 2 anos. A base terá duas pistas, uma torre de controle, instalações de combustível e instalações de armazenamento de munição adicionadas durante a construção. Um cais para atracação de navios de guerra será construída no lado leste da ilha.
A Marinha dos EUA deve usar o FCLP para preparar seus pilotos para pousar em porta-aviões. Espera-se que um total de 20 dias de prática sejam realizados a cada ano.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Alert 5
Quem sabe algum dia o Brasil venha a construir uma instalação semelhante a esta ou nos ilhéus de São Pedro e São Paulo (muito difícil pelo tamanho e falta de fonte de água potável, mas de melhor posição estratégica) ou no Arquipélago de Trindade e Martin Vaz (mais viável, mas numa posição estratégica um pouco menos relevante)…
Mas ANTES a MB tem de voltar a operar Navios Aeródromos…
P.S. não vai aparecer nenhum ecochato japonês para protestar pela derrubada de árvores ou da perturbação de pássaros da fauna local??? KKK!!!
Será principalmente para treinamento das aeronaves da Quinta Ala Aérea que operam a bordo do NAe baseado no Japão, hoje, USS Ronald Reagan, uma grande melhoria já que utilizava-se a ilha de Iwo Jima muito mais distante
e será construída em ritmo acelerado justamente pela percepção de ameaça causada pela Cina.
Devem estar pensando em construir um NAE com sistema CATOBAR…