O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) realizou, em 29 de janeiro, a docagem do Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” no Dique Almirante Régis, para execução do Período de Docagem de Rotina (PDR). Trata-se da primeira docagem do navio desde que foi incorporado à Marinha do Brasil, em 2016.
Os principais serviços a serem realizados durante a docagem são o tratamento e a pintura das obras vivas, revisão dos sistemas da propulsão (engrenagens redutoras, linhas de eixos e hélices de passo controlado) e do sistema de geração de energia elétrica (dois motores de combustão auxiliares).
FONTE E FOTO: MB
Algumas perguntas que eu leio aqui, cujas respostas estão no textos postados logo acima, são inacreditáveis!!!
Também inacreditáveis são as discussões pseudo ideológicas sobre todo e qualquer assunto, mesmo aqueles técnicos e sobre os quais não se tem informação completa.
Uma pena.
A SOLAS que é a convenção internacional para salvaguarda da vida humana no mar tem propósito de estabelecer os padrões minimos para a manutenção naval e estabelece procedimentos e emissão de certificados de segurança. Em seu capítulo 1, regulamento 10-V requer que todo navio seja docado pelo menos 2 vezes a cada 5 anos.
Este requerimento é aplicado pelas certificadoras com a ABS que utiliza como referência na manutenção e docagem de navios.
Amigo Padilha ou Guilherme voces sabem qual sera a proxima fragata a entrar em PMG esse ano?
obrigado
abraço.
Programa de manutenção de meios da MB está com cronograma bem ajustado, bom saber desta condição na força. Imprescindível que estes ciclos sejam completos e se havendo alguma não conformidade, sanados da melhor maneira.
para quando é sua volta à ativa?
Para Navios de Guerra , assim como o Atlântico o Bahia também é Banguelo , mas isso é só um detalhe
Qual o prazo previsto?
Concordo com o Alexandre Romualdo quanto a sua indagação e não vejo como redundância e sim como espanto; pois um navio com menos de 03 anos de incorporado e atividade junto a frota ter que passar por manutenção; de duas, uma. O navio necessita realmente desta programação de manutenção, ou o estão colocando em inatividade temporária?Outro fator importante é por quê gastar recursos agora em uma manutenção com este navio (novo comparado a outros) se existem outras naves que necessitam desta verba? O quê está acontecendo com o planejamento da Marinha? Preocupante…
Desde que o navio veio para a MB está docagem já estava programada. Isso é absolutamente normal e necessário para que o navio se mantenha e perfeito estado. Talvez vcs não conheçam essa parte de manutenção naval além de lembra-los que o Bahia não foi comprado 0km. Ele já tinha muitos anos de uso nas costas. Então a Marinha está fazendo o correto.
Olá Padilha.
Ok! Agradeço pela elucidação. Sim sei que ele era um Siroco francês e estava em atividade, mas o NDM Bahia não passou por um check-up antes de vir para o Brasil? Só estranhei o curto período de atividade em nossa Marinha para a primeira docagem.
Um grande abraço.
Cavalli sim ele doou revisado antes de vir mas existe uma cousa chamada “revisão calendarica” ou seja, se vc quer o navio 100% você tem que cuidar dele. 3 anos está de muito bom tamanho para o navio continuar operando bem.
Mas eu não estava indignado não! Só fiz uma pergunta, exatamente por não saber a resposta. Obrigado Padilha pelo esclarecimento e para quem problematizou minha pergunta, um conselho: se acalmem jovens!
Amigo sua pergunta é um tanto quanto redundante. Período de Docagem de Rotina (PDR).
Minha pergunta é o que ela é: uma pergunta. Se soubesse a resposta, não a teria feito.
Ma já? Era esperado/programado isso?
Também achei muito curto o tempo de uso para docagem. Porque gastam tanto (tempo e dinheiro) com docagens de manutenção? É para manter o meio desativado, ou gastos “extraordinários” de recursos? Não dá para entender…
Cara, esse é o navio-doca “Bahia”.
Você deve tá confundindo com o porta-helicópteros “Atlântico”.
Não confundi não! Apenas 03 anos de Marinha e vai para doca