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Home Naval

Baterias de Íon-Lítio são ‘Game Changer’ no cenário submarino

Luiz Padilha por Luiz Padilha
04/06/2023 - 10:16
em Naval
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Por Dr. Lee Willett

O uso de baterias de Íon-Lítio (Li-Ion) a bordo de submarinos diesel-elétricos (SSKs) pode ter um impacto significativo nas operações navais subaquáticas, disse o contra-almirante Maurizio Cannarozzo, oficial da Marinha Italiana (ITN), gerente do programa U212 Near Future Submarine (NFS) da Marinha, durante o ‘Combined Naval Event 2023’ em Farnborough, Reino Unido, em 23 de maio.

A ITN está adquirindo até quatro submarinos U212 NFS para manter um nível de força de oito SSKs, juntamente com seus quatro submarinos diesel-elétricos Tipo 212A (T212A) em serviço da classe Todaro. Assim como os antecessores da classe Todaro, os novos submarinos serão adquiridos em dois lotes, com entrega prevista para 2027 e 2029 (para os submarinos U212 NFS NR.1 e NR.2, respectivamente) e 2030 e 2031 (para os submarinos NR.3 e NR.4).

Em fevereiro de 2023, foi anunciado que o programa havia ultrapassado o marco da Revisão Crítica do Projeto (CDR), antes de prosseguir para a produção dos dois primeiros submarinos. No início desta semana, veio o anúncio de que a construção da terceira embarcação foi aprovada pelo Parlamento italiano.

Dentro do foco abrangente em priorizar a tecnologia mais recente em todo o design e capacidade do submarino, as baterias Li-Ion devem ser instaladas em toda a classe. A tecnologia também será reinstalada no T212A em futuros trabalhos de atualização de meia-vida.

“Para o U212 NFS, o principal driver de design foi desenvolver tecnologia de ponta em qualquer aspecto do design e tecnologia do submarino,” disse o contra-almirante Cannarozzo.

A bateria Li-Ion tem sido um dos avanços tecnológicos mais importantes nas capacidades do novo submarino, acrescentou. Se esse desenvolvimento de capacidade for concluído, então – de acordo com informações disponíveis publicamente – a ITN seria a primeira Marinha europeia a implantar SSKs com tecnologia de bateria de íon-lítio.

Entregas previstas

U212 NFS NR.1 12/2027
U212 NFS NR.2 01/2029
U212 NFS NR.3 05/2030 (optional)
U212 NFS NR.4 06/2031 (optional)

A tecnologia Li-Ion para os barcos foi desenvolvida em conjunto pela OCCAR, a ITN e a indústria. Esta nova tecnologia oferece melhor desempenho, modularidade e escalabilidade, disse o contra-almirante Cannarozzo, com a bateria também projetada para aumentar a capacidade de integrar futuras tecnologias de células de combustível ou arquiteturas de bateria e reduzir os custos de manutenção. “A maior capacidade operacional foi confirmada por testes”, acrescentou o almirante.

O trabalho de desenvolvimento da bateria para atender aos requisitos de design e integração do U212 NFS está programado para ser concluído até o final de 2023. Esse trabalho de desenvolvimento inclui a bateria passando por seu próprio processo de CDR. O trabalho está em andamento no hardware e software da bateria e nos processos de produção, teste e certificação.

As baterias de íon-lítio são uma das várias melhorias de capacidade crítica que estão sendo entregues no design do submarino U212 NFS de 59 m e 1.955 toneladas (deslocamento em mergulho), explicou o contra-almirante Cannarozzo. Definido dentro de um foco geral de design em modularidade, capacidade de crescimento e maior integração, essas melhorias também incluem:

  • Capacidade de guerra eletromagnética aprimorada;
  • Automação adicional;
  • Instalação de mastros eletrônicos acionados eletricamente;
  • Sistema de gerenciamento de combate atualizado; e,
  • Um layout aprimorado do centro de informações de combate.

No geral, disse o contra-almirante Cannarozzo, os submarinos U212 NFS fornecem um passo evolutivo em relação à capacidade revolucionária fornecida no T212As, permitindo que a ITN mantenha a consistência na atualização de sua capacidade e flexibilidade submarinas em comparação com o aumento da complexidade operacional no domínio submarino. Como a ITN procura continuar evoluindo a capacidade dos submarinos U212 NFS, a Marinha e a OCCAR já estão avaliando qualquer tecnologia no horizonte ou além do horizonte que possa oferecer capacidade aprimorada. Em termos de energia do submarino e da bateria, uma área de foco é o gerenciamento de energia.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Naval News

Tags: Baterias de Ion-LítioMARINHA DA iTÁLIAThyssenKrupp Marine Systems (TKMS)U212 NFS
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Comentários 1

  1. André says:
    2 anos atrás

    Na primeira ilustração a proa do submarino lembra um dirigível e na segunda um submarino da classe Astute. Os japoneses tem submarinos com baterias ion litio que são da classe Taigei, sucessores da classe Soryu. Os italianos avançando em suas tecnologias submarinas.

    Responder

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