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Home Naval

Incidente com o Submarino ‘Riachuelo’

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
11/03/2021 - 22:49
em Naval
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MARINHA DO BRASIL
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA

NOTA À IMPRENSA

Brasília, DF.
Em 11 de março de 2021.

A Marinha do Brasil informa que hoje, cerca de 10h45, durante uma manobra de rotina para a realização de manutenção de equipamentos, o Submarino Riachuelo, atracado no Estaleiro de Construção em Itaguaí, adquiriu inclinação de casco a vante, provocando o embarque de água salgada no porão do compartimento da proa.

O Submarino reestabeleceu prontamente a condição de segurança e iniciou a limpeza dos compartimentos afetados.

Não houve acidente de pessoal.

Realizada inspeção com equipe de mergulho, não sendo verificadas avarias na estrutura do Submarino.

O Riachuelo permanece atracado, em segurança, conduzindo pesquisa de avarias.

Até o momento, não foram identificados danos.

Tags: Estaleiro de Construção (ESC)ItaguaíItaguaí Construções Navais (ICN)Marinha do Brasil (MB)Naval GroupSubmarino Riachuelo (S 40)
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Comentários 21

  1. Paulo Cesar Gonçalves says:
    4 anos atrás

    Gente, isso foi um erro de manobra e não defeito do submarino, ok?

    Responder
  2. eduardo madeu says:
    4 anos atrás

    Ainda bem que o Americano já tinha ido embora.. kkkkkkk foi cagada de alguém ali com certeza… mas vamos treinar mais… imagina se fosse com reator nuclear.. a cagada que não ia ser ? vamos treinar.. vamos investir.. não adianta.. nada.. se não tiver investimento em pessoal, acredito que em fim que haverá agora melhorias para que não se repita o mesmo erro.. imagina agua salgada nos circuitos eletronicos.. ja era. !! alguns milhões deverão ser gastos.. com certeza… espero que esteja em breve novamente em operação em defesa da nossa nação. !!!

    Responder
  3. Guatimozin says:
    4 anos atrás

    Nada entendo, logo escusas antecipadas pela ignorância. Mas, lembrei dos problemas de estabilidade que foram aventados pelos congêneres chilenos.
    Tomara, escudado na minha ignorância no tema respaldo meu temos, não seja isto tendo a ver com aquilo.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      4 anos atrás

      Prezado leitor, o incidente ocorrido não tem nenhuma relação com estabilidade.

      Responder
  4. filipe says:
    4 anos atrás

    é o mesmo que os Indianos fizeram no seu Submarino nuclear ?

    Responder
  5. Jorge Hekell says:
    4 anos atrás

    Trim é a inclinação para uma
    das extremidades, proa ou popa; o navio está de proa, abicado, ou tem trim pela proa, quando
    estiver inclinado para vante.

    Responder
  6. frapal says:
    4 anos atrás

    O Riachuelo ainda está “na garantia”😂😂😂Não se preocupem! Vai levar mais alguns anos para se tornar operacional, só isso, tudo tranquilo.

    Responder
  7. Ecosta says:
    4 anos atrás

    Tem procedimento conhecido para evitar danos no caso de alagamento? Lavar com água doce ou algo assim?

    Responder
  8. FERNANDO VIDAL says:
    4 anos atrás

    Alguém deve ter chupado bala durante a manobra… Nossa marinha têm Know How no assunto. Afinal já conseguiu afundar um submarino atracado (lembram do Tonelero), colocar fogo na base Antártica Comandante Ferraz e num Porta Aviões o São Paulo….Isso sem falar em outros casos mais antigos…Como o Álvaro Alberto naufragado na Lagoa dos Patos…

    Responder
    • Ecosta says:
      4 anos atrás

      Tem o cruzador Barroso também da wwii. Colocaram na conta dos nazis desavisados. :)))

      Responder
      • Clibanario says:
        4 anos atrás

        Cruzador Bahia, quer dizer.
        Segundo a MB, ocorreu num exercício antiaéreo, qdo projéteis atingiram bombas de profundidade no convés.

        Responder
      • Jorge Hekell says:
        4 anos atrás

        amigão, antes de postar aqui, vai estudar primeiro. Nunca houve na MB cruzador “Barroso” na época da WW2. Conselho sério: vá estudar.

        Responder
        • Milmar da Silva Lara says:
          4 anos atrás

          Cruzadores Bahia, Barroso e Tamandaré.
          Se não me engano,C 10,11 e 12.

          Responder
          • Wilson Look says:
            4 anos atrás

            O Barroso e o Tamandaré são dos anos 50, formam parte de um grupo de 6 cruzadores vendidos pelos EUA a países da América do Sul, no caso Argentina, Brasil e Chile. Todos eram navios da classe Brooklin, enquanto o Tamandaré era da subclasse Saint Louis.
            O Bahia e seu irmão Rio Grande do Sul, são unidades da chamada Esquadra de 1910 e ainda estavam em serviço durante a segunda guerra mundial.
            Teve um cruzador de 1896 que se chamava Barroso e foi tirado de serviço em 1931.

            Responder
  9. 737-800RJ says:
    4 anos atrás

    Na torcida para que não tenha ocorrido dano estrutural!

    Responder
  10. Benites says:
    4 anos atrás

    Meu coração chegou a parar.

    Responder
  11. Vinícius says:
    4 anos atrás

    Fase de testes é para isso mesmo, necessário é identificar o que ocasionou.

    Responder
  12. Satyricon says:
    4 anos atrás

    Cuma?

    Responder
  13. Ramos says:
    4 anos atrás

    Boa noite,
    Notícia assustadora!
    Pensei de imediato naquela cena do Submarino afundando no Caís.
    Vamos torcer para que não tenha nenhum dano significativo.
    Att.

    Responder
    • Bueno says:
      4 anos atrás

      Assim como os colega estou apreensivo com esta notícia.

      N aguardo de mais noticias

      Responder
    • Cláudio Severino da Silva says:
      4 anos atrás

      Ramos:
      Creio que te referes ao “Tonelero” que, atracado, afundou no cais do AMRJ em 24/12/2000. A Marinha desistiu de recuperá-lo, pois o custo seria muito elevado e demoraria dois anos para reativa-lo, sendo que ( segundo a MB) ele já estava no fim de sua vida útil e seria desativado em 2001 ou 2002.

      Responder

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