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Japão confirma que o JS ‘Izumo’ (DDH 183) vai operar caças F-35B

Luiz Padilha por Luiz Padilha
16/07/2020 - 12:39
em Naval
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Por George Allison

O livro branco “Defesa do Japão 2020” diz que isso é uma resposta ao novo ambiente de segurança e para “proteger as abordagens aéreas e marítimas do Japão”. A seção declara “Reforma parcial do Destroyer JS Izumo para decolagem e pouso pelo F-35B”. O Izumo de 248 metros de comprimento, e é o maior navio de guerra do Japão equipado com uma convoo plano, sendo projetado para receber caças F-35B.

Por exemplo, o elevador que conecta o convés ao hangar pode transportar a aeronave. Embora se saiba que essa seja a intenção há algum tempo, isso a torna oficial. O Japão anunciou anteriormente planos para converter o JS Izumo e seu irmão JS Kaga, da mesma classe, em porta-aviões leves capazes de operar jatos F-35B. O país também aumentou recentemente sua ordem de compra de F-35, incluindo 42 F-35B, tornando o país o segundo maior operador atrás dos Estados Unidos, um local anteriormente ocupado pelo Reino Unido.

As Diretrizes do Programa de Defesa Nacional anteriores, que estabelecem os objetivos e metas de capacidade para as forças japonesas em um período de cerca de 10 anos, declararam que o governo “permitirá que aviões de combate sejam operados a partir de navios de guerra existentes, se necessário, para melhorar a flexibilidade de sua operação”. Agora isso foi oficializado. Também foi relatado recentemente que o JS Izumo deve ser denominado como destroyer de escolta multiuso para cumprir a constituição pacifista do Japão que limita as capacidades do JSDF à autodefesa.

“O Izumo foi originalmente projetado como um navio de escolta multiuso, por isso não representaria nenhuma ameaça para outros países se jatos de combate fossem lançados nele”, disse o ministro da Defesa Takeshi Iwaya ao The Japan Times em 11 de dezembro. Segundo a agência Asahi, os jatos dos EUA provavelmente seriam os primeiros a usar o Izumo para pousos e decolagens.

“O governo também aprovou um plano para comprar caças F-35B fabricados nos EUA, que têm decolagem curta e capacidade de aterrissagem vertical. Os jatos F-35B serão usados ​​principalmente no Izumo e Kaga, mas a aeronave não será implantada até depois do ano fiscal de 2024. Isso deixa em aberto a possibilidade de pelo menos um período de três anos em que o Izumo poderia ser usado como um porta-aviões, mas com o JASDF não tendo tais aeronaves em seu arsenal.

 

De acordo com várias fontes do governo, quando o general Robert Neller, que era então comandante do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, visitou o Japão em março, oficiais do Ministério da Defesa informaram sobre os planos de modernizar o Izumo e disseram que os jatos F-35B militares dos EUA provavelmente seriam o primeiro a usar o navio depois que ele se tornou um flattop.

Eles pediram cooperação e conselhos dos EUA na operação dos jatos F-35B. Os jatos dos EUA provavelmente usariam o Izumo durante exercícios conjuntos de treinamento com a JSDF, bem como quando os jatos dos EUA enfrentassem uma situação de emergência que exigisse pouso imediato. O ministro Iwaya também reiterou que o navio de guerra não seria um “porta-aviões de ataque” capaz de operações militares ofensivas, embora seja difícil ver como essa distinção pode ser feita. Conforme relatamos recentemente, antes desta notícia, havia rumores de que a conversão dos porta-helicópteros existentes da classe Izumo era uma opção para os F-35Bs que o Japão deseja comprar.

FONTE: UK Defence

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Tags: Destroyer porta helicópteros JS IzumoF-35B Lightning IIJapan Air Self Defense Force (JASDF)Japan Maritime Self-Defense Force (JMSDF)JS Izumo (DDH-183)JS Kaga (DDH 184)JSDF - Forças de Autodefesa Japonesas
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Comentários 3

  1. GILBERT says:
    5 anos atrás

    Infelizmente PA defensivo era o nosso que mal saia do porto e tinha que retornar por causa dos problemas que siam se acumulando de velho e também pela falta de verba para fazer uma manutenção top

    Responder
  2. filipe says:
    5 anos atrás

    A China vai lançar os CVN Type 004 e o CV Type 003 ambos com catapultas EMALS. A Asia téra muitas tensões, a Coreia do Sul quase de certeza que vai avançar com um CVF de 74 000 Toneladas .

    Responder
  3. Alessandro Vargas says:
    5 anos atrás

    Olhando, mesmo que superficialmente, para essas imagens, dá de perceber que a Classe Izumo já tinha sido projetada com o propósito de operação da asa fixa. Por isso a rápida “conversão”, que permitirá, ao que parece, já dispor da capacidade “técnica” de operação ainda em 21-22, muito antes da efetiva “chegada” dos Bravo nipônicos. Mais um lance inteligente a meu ver, pois terão tempo de sobra para absorver a doutrina nos exercícios com os americanos, assim, quando chegarem os próprios F35B, estes estarão operacionais em curto espaço de tempo. Esse o legítimo padrão japonês de eficiência e eficácia. Que sirva de inspiração pelo menos.

    Responder

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