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Home Naval

Japão testará aeronave F-35B com o JS Kaga em San Diego

Luiz Padilha por Luiz Padilha
11/09/2024 - 11:11
em Naval
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Por Xavier Vavasseur

O porta-helicópteros da classe Izumo (classificado localmente como “contratorpedeiro de helicópteros”) JS Kaga (DDH 184) passou por modificações para operar o caça Lockheed Martin F-35B.

De acordo com um comunicado de imprensa da JMSDF emitido hoje, os testes operacionais serão conduzidos com o apoio da Marinha dos EUA em conexão com a modificação especial do contratorpedeiro Kaga. O propósito dos testes é “coletar os dados necessários para a operação do F-35B nos contratorpedeiros da classe Izumo”. Testes como decolagem curta, pouso vertical e operação a bordo do F-35B estão programados para serem conduzidos.

Os testes operacionais do JS Kaga serão conduzidos como parte de sua implantação “Indo-Pacific Deployment 2024” (IPD24).

Porta helicópteros JS Kaga (DDH 184)

As modificações nos dois porta-helicópteros da classe Izumo – JS Izumo (DDH 183) e JS Kaga (DDH 184), estão em andamento em dois estágios principais para coincidir com os programas periódicos de reforma e revisão dos navios, que ocorrem a cada cinco anos. A JMSDF espera que ambos os navios concluam todas as atualizações para se tornarem um porta-aviões leve operando caças F-35B por volta do ano fiscal de 2027.

A Japan Marine United (JMU) iniciou o trabalho de reforma do Kaga no estaleiro Kure da empresa em Hiroshima em março de 2022. Suas modificações iniciais incluem as modificações da seção de proa de seu convés de voo em um formato quadrado de um trapézio, semelhante ao encontrado nos navios de assalto anfíbio classe Wasp e classe America da Marinha dos EUA. As modificações do primeiro estágio também incluem o reforço do convés de voo para suportar peso adicional, a colocação de luzes de orientação adicionais, o desenho das linhas amarelas no convés de voo necessárias para o lançamento e pouso do F-35B e a instalação do navio com pontos de convés resistentes ao calor para pousos verticais.

JS Izumo (DDH 183)

O Ministério da Defesa Japonês (MoD) planeja adquirir um total de 42 F-35B, juntamente com 105 F-35A. Espera-se que os F-35B sejam enviados para a Base Aérea Nyutabaru da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) na Ilha de Kyushu. Ao enviar os F-35B para Nyutabaru, Tóquio pretende aumentar a capacidade do Japão de defender suas remotas ilhas do sul, incluindo aquelas perto das disputadas Ilhas Senkaku/Diaoyu. Essas ilhas são controladas pelo Japão, mas reivindicadas pela China e Taiwan.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Naval News

Nota do Editor: O Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico (A 140) da Marinha do Brasil, quando (ex-HMS Ocean), operado pela Royal Navy, recebeu as aeronaves V-22 Osprey em seu convoo. Apesar de serem diferentes, o F-35B e o V-22 Osprey, quando decolam ou pousam, geram enormes quantidades de calor, tornando necessárias modificações no convoo para poderem operar embarcados. Se um dia a Marinha do Brasil vir a optar por operar ambas aeronaves, (desde que haja orçamento para tal), será preciso realizar modificação semelhante a que a Marinha do Japão está realizando.

US Marine Corps (USMC) MV22s a bordo do HMS OCEAN em 2015.
Calor provocado pelo motor do F-35B durante um pouso a bordo.
Tags: F-35B Lightning IIJapan Air Self Defense Force (JASDF)Japan Maritime Self-Defense Force (JMSDF)JS Izumo (DDH-183)JS Kaga (DDH 184)
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Comentários 2

  1. Rodrigo Bueno says:
    8 meses atrás

    O NAM Atlântico tem dois pontos homologados para pouso e decolagem do Osprey. Mas não pode acomodá-lo no hangar, por restrições dos elevadores.

    Responder
    • Wagner Pedroso says:
      8 meses atrás

      Realmente, quando ainda era Ocean eles sempre operaram em cross-deck. Assim como os Chinook.

      Responder

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