Por Luiz Padilha
Por ocasião de nossa visita ao Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), quando navegamos com a nova LOpRib (Lancha de Operação Ribeirinha), SINOP, observamos que o NPa Maracanã (P 72) se encontrava docado. Ao conversar com o diretor do AMRJ, Contra Almirante (EN), José Luiz Rangel da Silva sobre o Maracanã, fomos convidados a visitar o navio quando o mesmo estivesse atracado.
Naquele momento, o navio ainda não havia recebido o novíssimo canhão naval Bofors 40mm MK4 e muitos equipamentos comprados para seu acabamento, ainda estavam por chegar.
Ontem (3/5), realizamos a visita ao navio que se encontrava atracado no cais do AMRJ, e foi possível ver o seu canhão de 40mm instalado, demonstrando que a finalização de sua construção está “a todo vapor”, objetivando a incorporação do navio à Marinha do Brasil, no dia 7 de setembro, segundo previsão do CA Rangel.
O interior do NPa Maracanã
Para quem nunca teve a oportunidade de ver um navio sendo finalizado, pode pensar que ainda falta uma eternidade para o mesmo ser entregue, porém, como eu já tive oportunidade de visitar navios sendo construídos em outros estaleiros, acredito que sim, é possível. É absolutamente normal ver aquela quantidade de cabos pendurados ou enrolados, pois os mesmos estão prontos para serem conectados aos equipamentos em cada compartimento.
Durante a visita, haviam aproximadamente 30 pessoas (talvez mais), trabalhando no interior do navio, e os trabalhos segundo o CA Rangel seguem em ritmo acelerado, dependendo apenas de algumas encomendas chegarem para serem instaladas. Um exemplo é o revestimento anti-chama que precisou ser comprado fora do país, pois não há no mercado nacional, similar certificado.
A empresa brasileira contratada, possui larga experiência na área e segundo a pessoa responsável presente no navio, a data informada pelo diretor do AMRJ, é plenamente possível.
Com toda a cablagem já passada, e a parte hidráulica testada, MCPs (motores de propulsão) testados, MCAs (Motores de geração elétrica) testados, seguir a programação e instalar os sensores (radar, rádio e etc), para que o navio esteja pronto até julho para as provas de cais e de mar.
Abaixo os técnicos do AMRJ dão a partida em um dos dois MCAs, e podemos observar trabalhadores preparando a instalação do piso em um dos compartimentos do navio.
Fotos do Status atual do NPa Maracanã
NPa Mangaratiba (P 73)
O próximo navio patrulha será o NPa Mangaratiba, que se encontra dentro do prédio aguardando a entrega do Maracanã, para então, ter a mão de obra direcionada para sua construção. O AMRJ já construiu uma parte do casco que faltava do espólio do EISA, e assim que a mão de obra estiver disponível, a construção do navio deverá avançar mais rapidamente.
Diversas modificações tiveram que ser feitas no Maracanã, o que levou o AMRJ a ter que retrabalhar o projeto, pois haviam muitas partes mal construídas, um dos motivos do atraso de sua construção.
Com as mesmas modificações implementadas no Maracanã, o Mangaratiba, deverá ser entregue em dezembro de 2024.
Infelizmente, o material que a Marinha conseguiu recuperar, não deve ser possível aproveitar as partes que hoje se encontram no AMRJ para a construção do terceiro NPa de 500 toneladas classe Macaé.
Futuros Navios de Patrulha de 500 toneladas
O caminho a seguir agora é implementar o projeto do CPN/Emgepron, que já contempla diversas melhorias em comparação com o projeto da classe Macaé, e assim, após a construção dos 3 Avisos, manter o AMRJ ativo em busca do objetivo de se alcançar a construção de Navios de Patrulha Oceânicos, (OPVs) de 1.800 toneladas.
Sr. PADILHA será que eles vão dar continuidade no projeto e vão fazer mais umas 10 unidades dessa Classe ?
Não haverá continuidade desta classe. A MB irá construir uma nova classe com projeto 100% próprio.
” os outros 20 sairão igual a carros da linha de produção da CAOA, à jato e tinindo, rsrsrs! Abçs” …. ai vc cai da cama e acorda, aqui é Brasil, se sair mais 5 em 15 anos , levante as mãos p céu,kkkk
O que devemos considerar como navio pronto?
Todo o HAT e SAT realizados?
Ciclo de alinhamento finalizado pelo CASOP?
Entregue ao setor operativo?
Padilha, apenas para ajustar, no texto consta a previsão do Mangaratiba para dezembro de 2025, mas é dezembro de 2024, mesmo assim é um prazo absurdo, os franceses estão recebendo um navio de apoio de 31 mil ton em 3 anos.
Corrigido meu amigo. Erro de dedo. KKKKK
Se todos os cinco tivessem sido encomendados ao INACE, todos teriam sido entregues, mas foram colocar três pra serem feitos em um estaleiro no RJ….
O interessante é que o Macaé e o Macau, não possuem as modificações que o Maracanã recebeu.
Oi Padilha, sabes quais foram essas modificações ?
Muito retrabalho nas obras vivas, onde foi constatado fabricação de má qualidade, por exemplo. Outras modificações são relacionadas à melhora do funcionamento do navio onde fica difícil por aqui pois são muitos detalhes técnicos.
A empresa detentora do projeto não entregou as plantas completas ao INACE, fazendo com que o Macaé e o Macau fossem construídos com adaptações feitas pelo estaleiro.
Já o Maracanã e o Mangaratiba receberam um re-estudo para que as partes faltantes fossem completadas.
Isso para leigos pode não explicar o longo tempo de construção, mas para quem entende um pouquinho, é o suficiente.
E estaleiro EISA sabia muito trabalhar no submundo da política PTista e do governo do RJ…
As fotos ficaram muito boas! Parabéns!
Que pena que o pessoal do EISA fez um trabalho porco, pois atrasa ainda mais a construção.
Gostei que colocaram nele a versão mais moderna do Bofors 40mm.
A MB tem outro desse para o Mangaratiba?
Sim, apenas mais um.
Ótima notícia, melhor se tivessemos o mesmo ritmo de outros paises, que levam de 1 a 2 anos no máximo para construir uma embarcação dessa tonelagem, agora uma coisa me chama atenção: ” partes mal construidas” , bom, deveriam ter engenheiros ligados a MB ou Emgepron acompanhando a construção, fisClizando a exexução,ou não tinha?
Boa pergunta.
Assim
A construção dos dois primeiros (Macaé e Macau) levou três anos
Que foi no INACE
O Macaé em 2006 (incorporado em 2009) e o Macau em 2007 (incorporado em 2010)
O problema foi a falência do EISA no meio do processo, isso dificultou pra caramba
Aí mesmo depois que a construção foi entregue ao AMRJ, o mesmo ainda teve que realizar retrabalho como a matéria mostrou.
Com certeza, tinha. Todas as construções sempre tem.
Então, se tinha um fiscal, ou mais, acompanhando os trabalhos no EISA, como permitiram que essas porcarias fossem feitas na construção. E outra: como permitiram que a empresa responsável nao fornecesse as plantas e projetos completos ao INACE? A gente vê essas coisas e quase não acredita…
De fato, um enorme erro de gerenciamento.
Imagine como foi o pacote de construcao dos Nae QE na inglaterra, onde cada estaleiro ganhou um bloco do navio que depois foram unidos….todos foram compostos dentro de estritas especificacoes que se uniram depois para formar o todo do navio
Boa noite Padilha voçe sabe se a MB desistiu de comprar
rebocadores tipo AHTS para complementar a classe Mearim?
obrigado
abs.
Não faço ideia.
Qual a finalidade desse “papel alumínio” em algumas partes do Navio?
Aquilo é o revestimento inicial. Ainda entrará outro 100% anti-chamas quando então entrarão com o acabamento final.
Olá Padilha,
Servicinho de porco que fizeram no Manguaratiba heim!! Bem mais critico do que eu imaginava!
Bravo Zulu pela matéria!
Cara, o EISA fez só porcaria. O AMRJ está tendo que refazer muita coisa, por isso o atraso.
Sr. Padilha, observei que parte das bordas da proa do NPa P72 Maracanã não estão bem ajustadas…tipo defeito de construção, na foto onde está escrito: “Proa do NPa Maracanã com seu imponente canhão”. Isto confere ?
Pelo contrário. Se vc observar a foto de antes quando estava no EISA, vc verá que não.
Boa notícia. Se junta ao dois da classe. Esse Bofors mk4 é oriunda daquela compra de 5 canhões realizada à algum tempo? O Macaé é o Macau vão ter seus canhões trocados por esse modelo? Neles está instalado aqueles modelos fabricasos em Singapura.
Sim. Mas a MB manteve apenas a compra de 2. Infelizmente. O Macaé é o .ac a u estão usando outros canhões. Os de Cingapura foram descartados.
Sr. Padilha,
Porque os canhões de Cingapura foram descartados?
Tiveram problemas elétricos insolúveis.
Precisa é reduzir os 80.000 efetivos e investir em meios. Marinha se faz com navios e suas tripulações nao com gente em terra. Mesmo considerados os muitos serviços prestados ainda fica dificil justificar uma marinha que tem o dobro do efetivo de marinhas muito maiores em meios. E alem disso precisam descentralizar do RJ. Sigam exemplo da FAB.
Totalmente de acordo , ainda ficam fazendo planos de um museu naval – mais um – no Rio de Janeiro !
O Brasil não pode contar que a US Navy vai sempre estar por perto . Sem meios o litoral vai estar aberto , como na invasão holandesa .
Nossa, mais um que acredita nessa de “Diminuir efetivo”
Maluquice
A entrada do Maracanã é uma boa notícia.
Mas três anos para conclusão construção de um NPa de 500 toneladas é muito tempo.
O motivo disso são financeiros Padilha?
É o mesmo tempo previsto para cada Tamandaré.
Sim. Primeiro termina um para começar o outro. Infelizmente essa é a realidade. Se houvesse grana, o AMRJ atacava os 2 ao mesmo tempo.
Pois é. O AMRJ na dureza de grana, e ficam a MB e Engepron sonhando em construir navios de 1.800 toneladas.
A Argentina recebeu da Naval Group 4 embarcações de tonelagem bem maior nos mesmos 3 anos de construção de cada unidade nossa.
Pra isso a gente tem os NPaOc Amazonas (pq os navios Argentinos mencionados também são classificados como NPaOc)
Que foram comprados novos
E até onde eu sei eles tem um armamento superior aos navios argentinos
E custaram bem menos
Não estou comparando as embarcações, mas o tempo de fabricação de cada. 3 para entregar uma única unidade é mto tempo!
Entenda que é o 1º da classe que o AMRJ constrói, muitos erros e acertos acontecem nesse processo, te garanto que o Mangaratiba, se os recursos fluírem normalmente, levará provavelmente a metade do tempo, por conta do conhecimento adquirido no Maracanã, e SE, e tão somente SE, tudo der certo, os astros se alinharem, minha orelha balançar e ELE quiser, os outros 20 sairão igual a carros da linha de produção da CAOA, à jato e tinindo, rsrsrs! Abçs.