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Home Naval

OCEA lança o Navio Patrulha Offshore OCEA OPV 150 “Gyptis”

Luiz Padilha por Luiz Padilha
11/10/2021 - 15:45
em Naval
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Em dezembro de 2019, após um pedido para propostas, o French Maritime Affairs efetivou um pedido ao estaleiro OCEA para seu novo Navio de Patrulha Offshore, o Gyptis, que será baseado em Marselha.

O navio OCEA OPV 150, projetada especificamente para a navegação sustentável e responsável, acaba de ser lançada pelo estaleiro OCEA e agora está iniciando uma fase de testes de mar antes de sua entrega programada para o início do ano.

O Navio de Patrulha de 46 metros de comprimento e 8,5 metros de largura, é um navio dedicado à ação no mar. Esta nova unidade tem dois barcos semi-rígidos implementados pela Davit e podem acomodar uma aeronave (drone) para intervir no mar e realizar missões de controle, vigilância, identificação e interceptação.

O navio poderá realizar as seguintes missões:

• Policiamento no Ambiente Marinho e controle de pesca;
• Missões de vigilância da zona econômica exclusiva;
• Missões de pesquisa e resgate;
• Vigilância e controle de navios no mar;
• Soberania;
• Operações de mergulho;
• Controle de poluição;
• Proteção dos recursos naturais e econômicos

Os barcos semi-rígidos Davits, são equipados com sistemas anti-tilting, permitirão que o navio implante e recupere as equipes de controle com rapidez e segurança.

Com excelente comportamento de mar, beneficiado de uma redução significativa de ruído a bordo e com espaços interiores otimizados, o navio proporcionará conforto real no mar para as tripulações do French Maritime Affairs.

O French Maritime Affairs decidiram se envolver firmemente com o estaleiro OCEA com a abordagem de preservar o ambiente marinho com este navio.

• Otimização de energia: Principais grupos e motores em conformidade com os regulamentos da IMO Tier III, propulsão híbrida que permite velocidades reduzidas para operar apenas em motores elétricos, painéis solares, iluminação LED.
• Controle de descargas: unidade de ar condicionado sem gás CFC, tratamento de águas cinzentas e resíduos domésticos, conversores catalíticos para filtrar gases de escape.
• Um casco e equipamento virtuoso: casco de alumínio projetado pelo OCEA com uma superestrutura para reduzir o consumo do navio e, portanto, as emissões de CO² e NOx, material de alumínio 100% reciclável, dispositivo REPCET para rastreamento em tempo real de cetáceos, a fim de limitar o risco de colisão.

Juntamente com um casco otimizado e um modo de propulsão a diesel-elétrico, o navio da OCEA consumirá aproximadamente 50% menos que um navio de patrulha de aço do mesmo tamanho.

Características do navio

• comprimento: 46,2 m
• Capacidade: 17 + 5 pessoas
• Velocidade a carga total: 18 nós
• Alcance: 2 880 mn @ 12 nós
• Autonomia: 2 semanas

TRADUÇÃO  E ADAPTAÇÃO: DAN

Tags: Estaleiro OCEAFrench Maritime AffairsOffshore Patrol Vessel GyptisOPV 150
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Comentários 6

  1. CRISTIAN NUNES MENDES says:
    10 meses atrás

    Padilha a Marinha vai preferir um navio de maior tonelagem ao invés do NPA500?
    Grande abraço.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 meses atrás

      Talvez.

      Responder
  2. Fabio says:
    10 meses atrás

    Boa tarde Padilha alguma info sobre os Npa. Maracanã e Mangaratiba?

    2- A MB vai construir o primeiro navio patrulha Napa 500 BR em 2022?

    obrigado.
    abs.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 meses atrás

      Maracanã quase pronto. Mangaratiba ainda vai demorar muito.
      NPa de 500 acho não vai ter não.

      Responder
      • Dinoacjunior says:
        10 meses atrás

        Caro Luiz Padilha,

        Sem querer ser muito pessimista, não acho que o Maracanã fique pronto até o final de 2022. Qto ao Mangaratiba, concordo.

        Responder
        • Luiz Padilha says:
          10 meses atrás

          O Maracanã será entregue em 2022.

          Responder

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