Em dezembro de 2024, a Saab assinou um novo contrato com o estaleiro estatal peruano SIMA. Este é o terceiro contrato entre a Saab e a SIMA, com o Estaleiro Docksta fornecendo um Kit de Desmontagem, além de suporte e supervisão no local. O Combat Boat 90 (CB90) será montado no estaleiro da SIMA em Chimbote.
Liderando o caminho em programas de transferência técnica
Esta iniciativa faz parte de um programa mais amplo de transferência técnica, um conceito no qual a Saab é bem versada por meio de colaborações anteriores com Peru, México, Malásia e EUA. Embora o CB90 seja montado no Peru, o estaleiro Docksta fornece todos os materiais necessários, oferece assistência na configuração e suporte no local durante toda a produção, incluindo testes, verificação e controle de qualidade.
Oskar Nordlund, do estaleiro Saabs em Docksta, passou aproximadamente três anos em Callao, Peru, supervisionando a construção dos quatro primeiros barcos. Inicialmente, ele não imaginava que sua missão duraria tanto:
“Um dos meus colegas que estava programado para ir ao Peru e supervisionar a construção durante a montagem teve que cancelar a viagem de última hora. Fui convidado para intervir com apenas alguns dias de antecedência. Aceitei sem pensar muito e comecei a me preparar para a viagem”, conta Oskar Nordlund, supervisor do Estaleiro Docksta.

A missão de Oskar começou com uma estadia de dois meses no Peru, seguida de um breve retorno à Suécia. No entanto, seu mandato logo se estendeu, pois um novo contrato foi firmado durante sua estadia, aumentando seu tempo no Peru para três anos.
CB90: Reforçando a Segurança Marítima da Marinha Peruana
O estaleiro da SIMA em Callao funciona como estaleiro e base naval. Embora a SIMA supervisione a aquisição e a construção dos barcos, o usuário final é a Marinha do Peru. Os CB90 são utilizados para combater atividades marítimas ilícitas, garantindo a segurança marítima e o uso sustentável dos recursos marinhos.
A Marinha Peruana precisa de embarcações versáteis, capazes de operar ao longo da costa e em rios. A velocidade, a manobrabilidade em águas estreitas e rasas e a adaptabilidade do CB90 o tornam a escolha ideal para essas missões.
Pronto para o próximo capítulo no Peru
Mais de um ano se passou desde que Oskar e seus colegas retornaram à Suécia, e agora a Saab se prepara para construir o quinto CB90 no Peru. Embora o cliente permaneça o mesmo, este projeto será realizado no estaleiro da SIMA em Chimbote.

Anders Hellman, chefe da BU Docksta disse: O CB90 é uma embarcação versátil e comprovada. Em 35 anos, produzimos e desenvolvemos continuamente quase 300 unidades para países do mundo todo, a maioria ainda em operação. Pelo que sei, a Marinha Peruana está muito satisfeita com os CB90 anteriores, portanto, não tenho dúvidas de que o mesmo acontecerá desta vez. Temos muito orgulho do nosso produto.
“Estamos muito satisfeitos que a SIMA tenha escolhido adquirir outro Combat Boat 90 conosco. Da última vez, começamos do zero em meio a uma pandemia e juntos construímos os barcos em menos de dois anos. Desde então, compartilhamos experiências valiosas, o que nos proporcionou condições ainda melhores desta vez,” diz Anders Hellman.
Patrik Hörnfeldt, gerente técnico de projetos especializado em sistemas elétricos, viajará ao Peru para este projeto. Patrik já contribuiu para os quatro primeiros barcos e supervisionará o projeto elétrico, a gestão de estoque, a transferência de conhecimento e a garantia de qualidade em Chimbote:
“Embora trabalhemos com uma nova equipe em um estaleiro diferente, agora temos uma melhor compreensão dos fluxos de trabalho, da expertise e dos tipos de desafios da SIMA que surgem durante as diferentes fases da produção. Esse conhecimento nos permite refinar nossos métodos e aprimorar ainda mais nossos preparativos”, afirma Patrik Hörnfeldt.
A Saab continua a fortalecer suas parcerias internacionais, combinando a experiência sueca com a colaboração local para entregar barcos de alta qualidade.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Saab
Boa tarde!!qual email posso enviar currículo
Essa embarcação já esteve aqui fazendo testes nos rios da Amazônica com o EB .Na época se falou da parceria entre o estaleiro Val dos cães e Saab para produzir essa lancha sob licença
O que foi dito na época devido ao seu casco não suportaria uma colisão com troncos nos rios por isso o negócio não vingou . O que eu acho estranho é o Peru usar essa lancha nos seus rios.Mais uma vez vimos o cavalo selado passar em nossa frente e não montamos .
Alguém sabe porque a MB não tem interesse neste tipo de barco? Para uma marinha fraca e com poucos meios e recursos, uma plataforma veloz, bem equipada e acessível como esta é excelente para um país repleto de grandes rios, grandes baías de água salgada e doce e um extenso litoral.
DINHEIRO! Preferem usar aquelas lanchas voadoras de baixo custo…
Uma lancha colombiana entregou na jogada… Em troca de venda de uns patrulhas, no final, nem um, nem outro ocorreu…
Já li que era porque estas lanchas possuem propulsão de tipo hidro jato; e essa característica não seria boa para rios que possuem grandes fragmentos de madeira, como os nossos.