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Home Naval

Submarino nuclear britânico colide com mercante em Gibraltar

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
21/07/2016 - 10:32
em Naval
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HMS Ambush

Por Guilherme Wiltgen

O submarino nuclear britânico HMS Ambush (S 120), da Classe Astute, sofreu danos externos à sua vela, depois de colidir com um navio mercante, durante um exercício de treinamento ao largo de Gibraltar.

Em um comunicado, a Royal Navy informou que “aproximadamente as 13:30 (hora local), o HMS Ambush, um submarino da classe Astute, que estava submerso durante a realização de um exercício de treinamento, se envolveu em uma colisão com um navio mercante ao largo da costa de Gibraltar. Entramos em contato com o navio mercante e as informações iniciais são de que ele não sofreu danos. O submarino sofreu danos externos, mas não há absolutamente nenhum dano à sua planta nuclear e nenhum membro da tripulação ficou ferido no incidente. Uma investigação está sendo conduzida”.

ambush

Informações preliminares indicavam que o incidente havia ocorrido em águas territoriais britânicas de Gibraltar, mas o Governo de Gibraltar disse, mais tarde, que o acidente ocorreu em águas internacionais.

FONTE: RN

FOTO: David Parody

Tags: Classe AstuteGibraltarHMS Ambush S120Royal Navy
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Comentários 15

  1. Elenilson Costa says:
    7 anos atrás

    Pessoal, o que são estas janelas que aparecem na torre de alguns submarinos ? Qual é a finalidade delas ?
    Vejo elas no chines classe Xia e em vários outros subs. Elas são resistentes a profundidade ou recebem algum reforço antes do mergulho ?

    Responder
  2. by Trovão Azul says:
    9 anos atrás

    ok . obg ! outro abração.

    Responder
  3. by Trovão Azul says:
    9 anos atrás

    Off toc ;
    Olá? Guilherme Wiltgen ;sobre o QRM só consegui neste pôster QLS?

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      9 anos atrás

      Tudo ok, pode ir lá! Abs

      Responder
  4. Topol says:
    9 anos atrás

    De novo !!! Ano passado foi um Trafalgar e agora um Astute. Será que a Royal navy está desaprendendo ???

    Responder
  5. by Trovão Azul says:
    9 anos atrás

    _RR_
    Dê fato , mas se tratando de um treinamento foi um fiasco o bom que ñ ouvi danos com os tripulantes. É e treinamentos é isso mesmo para aprender com os erros e acertos.

    Responder
  6. _RR_ says:
    9 anos atrás

    Trovão Azul,

    São vários fatores que podem levar a isso…

    Primeiro, que não é raro que se depare por aí com uma grande quantidade de tranqueira… Até contêineres vez por outra aparecem boiando ( cerca de uns 600 a 1000 por ano são perdidos… ). Uma das teorias sobre o Tikuna, aliás, é que ele tenha se deparado com algum fragmento desses por aí…

    No caso dos submarinos, é possível que, em determinadas circunstâncias, o navio esteja em uma situação específica em que não é possível escuta-lo. Como disse o Dalton, a salinidade pode interferir e mascarar o contato. Salvo engano, se o navio está numa posição atrás do hélice do submarino, então o som é mais difícil de ser captado por este ultimo. Mas é evidente que pode ocorrer por falta de disciplina mesmo… No caso da colisão do Estreito de Ormuz que relatei acima, foi constatado ser negligência da própria tripulação.

    Responder
  7. ricardo says:
    9 anos atrás

    Que estrago! Isso vai custar uma pequena fortuna.

    Responder
  8. Trovão Azul says:
    9 anos atrás

    _RR_ sds;
    É verdade mas o que me intrigar é que são casos inusitados acontecendo uma vez e outra por aí , seria fadiga dos tripulantes? Ou os sistema não estão funcionando bem , pois bem é estranho.

    Responder
  9. Alexandre says:
    9 anos atrás

    Em 2014 houve um grave acidente envolvendo a melhor fragata e o melhor submarino Chileno, o estrago na vela foi bem maior , acho que os Ingleses aprenderam com os chilenos, kkkkkkkk

    Responder
  10. Fred says:
    9 anos atrás

    E alguns dias atrás havia uma “gajo brasileiro” fazendo piadinhas de português, por que um submarino da Marinha Portuguesa tinha se enroscado em uma rede de pesca…

    Responder
  11. _RR_ says:
    9 anos atrás

    Trovão Azul,

    Não que isso seja corriqueiro, mas não é sem precedente…

    Ano retrasado mesmo, o Tikuna passou por situação similar; e até hoje ninguém sabe exatamente no que colidiram… Em 2009, um submarino chinês colidiu com um sonar rebocado… Também em 2009, houve uma colisão de um submarino americano com um navio anfíbio da mesma marinha no estreito de Ormuz…

    Responder
  12. Dalton says:
    9 anos atrás

    Da última vez que algo parecido aconteceu com um submarino da US Navy em 2012, foram muitos meses e alguns milhões de dólares para os reparos e quando se tem apenas 7 submarinos de ataque como é o caso da Royal Navy sacrifícios serão exigidos dos demais submarinos que estiverem operacionais o que acaba gerando mais manutenção ou simplesmente missões
    são deixadas de lado.
    .
    Quanto aos operadores de sonar….muitas vezes o meio onde o submarino opera, maior salinidade por exemplo, pode disfarçar um contacto, isso quando não ocorre falha humana.

    Responder
  13. Trovão Azul says:
    9 anos atrás

    Cará a onde é que estava os operadores do radar e do sona? Que fiasco imagino em uma situação real de crise como sairiam estes tripulantes ???.

    Responder
  14. _RR_ says:
    9 anos atrás

    Caramba…!

    Justo um Astute…!

    Responder

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