Airbus US Space & Defense e Shield AI fazem parceria para integrar autonomia em conector de logística aérea não tripulada
A Airbus US Space & Defense e a Shield AI anunciaram uma parceria para integrar o software Hivemind da Shield AI no MQ-72C, uma versão não tripulada do helicóptero UH-72 Lakota. A colaboração expandirá as capacidades de missão da plataforma por meio de operações com autonomia em uma ampla gama de cenários logísticos e operacionais — incluindo aqueles sob o programa Aerial Logistics Connector (ALC) do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC).
Pelo acordo, a Airbus US Space & Defense e a Shield AI testarão o Hivemind em colaboração com o Helionix da Airbus, promovendo futuras capacidades de missão autônoma do USMC. O nível de autonomia será ampliado durante futuras atividades de teste e demonstrações, resultando em operações não tripuladas em ambientes logísticos contestados.
“O Lakota é uma plataforma multimissão comprovada, pronta para apoiar operações não tripuladas em ambientes rigorosos”, disse Robert Geckle, presidente e CEO da Airbus US Space & Defense. “A combinação da nossa aeronave com software de última geração abre novas possibilidades de missão para os combatentes e forças aliadas em todo o mundo.”
O esforço continuará a evoluir a missão ao longo dos próximos anos, permitindo, em última análise, níveis mais avançados de voo autônomo em todo o Corpo de Fuzileiros Navais e na Força Conjunta mais ampla.
“A Airbus é uma parceira de classe mundial com um sólido histórico no fornecimento de sistemas confiáveis para o combatente”, disse Ryan Tseng, CEO da Shield AI. “O Lakota tem sido um pilar da aviação militar há anos, uma plataforma confiável e amplamente utilizada em diversas missões. A integração do Hivemind a esta aeronave demonstra como a autonomia pode aprimorar rapidamente sistemas comprovados para atender às demandas das missões atuais, e é um passo fundamental em direção a operações logísticas totalmente autônomas e sem tripulação, escaláveis, resilientes e preparadas para o combate do futuro.”
A equipe da Airbus dos EUA está entrando no segundo ano do Programa de Prototipagem Middle Tier of Acquisition (MTA) do Aerial Logistics Connector, que visa fornecer ao USMC protótipos de aeronaves para demonstrar capacidades aos combatentes por meio de uma série de demonstrações e experimentos operacionais.
O esforço do ALC é um dos vários esforços do Departamento de Defesa para fornecer suporte logístico em ambientes distribuídos durante conflitos.