Por Caitlyn Burchett
WASHINGTON — Um marinheiro ficou ferido quando um caça e um trator de reboque do USS Harry S. Truman (CVN 75) caíram ao mar enquanto o porta-aviões fazia uma “curva fechada” enquanto operava no Mar Vermelho, disseram autoridades de defesa na segunda-feira.
Marinheiros rebocavam um F/A-18E Super Hornet no hangar na segunda-feira quando a tripulação “perdeu o controle da aeronave”, informou a Marinha. O porta-aviões fez uma “curva brusca”, segundo um oficial de defesa que falou sob condição de anonimato. A manobra, disse o oficial, foi um fator que contribuiu para a perda do caça e do trator de reboque. Um marinheiro sofreu ferimentos leves no incidente.
Caças são rotineiramente rebocados pelo hangar para serem estacionados para operações de voo ou outros trabalhos. Não está claro se haverá algum esforço para recuperar o jato, que custa cerca de US$ 60 milhões, de acordo com a Associated Press. “Os marinheiros que rebocavam a aeronave agiram imediatamente para se afastar da aeronave antes que ela caísse no mar”, disse a Marinha. Ninguém mais ficou ferido e todo o pessoal foi localizado.
O caça foi designado para o Strike Fighter Squadron 136 e enviado ao Mar Vermelho como parte da ala aérea do Truman, responsável pela defesa da navegação marítima contra drones e mísseis houthis. O caça fazia parte de uma ala aérea composta por nove esquadrões. “O grupo de ataque do porta-aviões Harry S. Truman e a ala aérea embarcada permanecem totalmente aptos à missão”, disse a Marinha.

O incidente está sob investigação e marca a segunda vez nos últimos meses que o Truman perdeu um Super Hornet no Mar Vermelho. Dois aviadores da Marinha tiveram que ser resgatados em dezembro, após o caça que pilotavam ter sido abatido em um aparente incidente de “fogo amigo”. O cruzador de mísseis guiados USS Gettysburg, parte do grupo de ataque do Truman, disparou por engano e atingiu o F/A-18 Super Hornet enquanto este se afastava do porta-aviões. O jato estava respondendo a drones de ataque aéreo unidirecionais e mísseis de cruzeiro antinavio que ameaçavam as forças americanas no Mar Vermelho.
O Truman também se envolveu recentemente em uma colisão com um navio mercante. O porta-aviões e o navio mercante colidiram em 12 de fevereiro enquanto operavam perto de Port Said, no Egito. O porta-aviões sofreu danos em um compartimento de manuseio de linha, na popa e em uma plataforma acima de um compartimento de armazenamento. As paredes externas de duas salas de armazenamento e um compartimento de manutenção também foram incluídos nas avaliações iniciais de danos. Reparos e uma avaliação completa do casco do Truman, que havia sido perfurado bem acima da linha d’água na extremidade traseira direita, exigiram uma estadia de uma semana na Baía de Souda. Esses reparos incluíram a remoção de peças metálicas danificadas e a instalação de anteparas de proteção contra intempéries, que são paredes verticais internas que formam compartimentos em um navio.
Pouco mais de uma semana após a colisão, a Marinha demitiu o capitão Dave Snowden, comandante do Truman, alegando perda de confiança em sua capacidade de comando. O capitão Chris Hill, comandante do porta-aviões USS Dwight D. Eisenhower, foi nomeado comandante interino do Truman. Hill serviu como comandante interino do Truman desde a colisão.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Stars and Stripes
Que estória esquisita : Com os aviões sendo movimentados no convés do navio, do nada baixou o Toreto no comandante do Porta-Avioes e o fez da uma rabiada no mar?
Só me vem uma coisa na cabeça: Se de forma súbita o comandante resolveu fazer uma “curva fechada” ciente de a pista do navio estava movimentada por gente e aviões, ele o fez para tentar esquivar a embarcação de.alguma coisa poderosa que estava prestes a atingir o navio ou mesmo o atingiu.
Muito esquisita essa estória.
Foi toco…rs!
A toda poderosa marinha americana perdendo um caça F-18 e um reboque porque o porta-aviões teve que fazer uma “curva fechada”?
É isso mesmo produção? E por que o enorme porta-aviões teve que fazer uma “curva fechada”, foi para tentar escapar de drones ou mísseis dos Houthis?
E outro detalhe, onde estavam as escoltas, também falharam?
A vida da marinha americana não anda fácil contra os Houthis, já é o segundo F-18 perdido na região.
A decadência e incompetência dos EUA emergiram com grande vigor nos tempos de narcisismo e arrogância extremados dessa Era Trump. Pouco provável que um eventual impeachment desse mandatário possa deter esse processo de derrocada. Deter uma guerra civil já seria uma grande vitória.
kkkk, decadencia? Um acidente que pode ocorrer com qualquer Marinha operacional como a US Navy. Vc nunca deve ter estado em um navio , quiça em um PA, sob pressão de combate então. Sabe porque isso não ocorre em outras marinhas? Quantos dias/ano a Navy esta no mar? Acidentes e incidentes fazem parte.
Que comentário infeliz. A gente não sabe os acidentes que ocorrem em todas as marinhas, do mundo, geralmente não são divulgados. No Brasil já tivemos vários, até com perda de vidas sendo o Brasil dezenas de vezes menos operante. Acidentes acontecem e humanos são susceptíveis de falhas. Não sabemos os detalhes e nem saberemos.