Marignane, França, 3 de março de 2025 – A capacidade de voo por instrumentos (IFR) de piloto único do H125 foi certificada pela Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), abrindo caminho para as primeiras entregas em 2025 da linha de montagem da Airbus Helicopters em Columbus, Mississippi. Esse novo recurso, desenvolvido em colaboração com a Genesys Aerosystems da Moog, consiste em um cockpit atualizado e um novo piloto automático, juntamente com sistemas hidráulicos e elétricos redundantes.
As capacidades IFR permitirão que os pilotos operem a aeronave com mais segurança em baixa visibilidade e condições climáticas desafiadoras, graças à aviônica avançada e ao piloto automático. O sistema oferece consciência situacional avançada e reduz a carga de trabalho dos pilotos para as operações, tudo isso mantendo as capacidades de voo que fizeram do H125 o líder indiscutível no segmento de monomotores leves por sua potência, segurança, versatilidade e manobrabilidade inigualáveis.
“Ao adicionar essa funcionalidade a um helicóptero leve monomotor, a Airbus Helicopters permite que os operadores realizem operações complexas a um custo operacional reduzido. Esse novo recurso IFR expandirá as capacidades de missão do helicóptero em todas as condições climáticas, especialmente para missões críticas, como serviços públicos, incluindo aplicação da lei, serviços médicos de emergência e treinamento de pilotos, missões que estão em alta demanda no mundo todo, e particularmente na América do Norte”, disse Jérome Ronssin, Chefe do Programa de Helicópteros Leves da Airbus Helicopters.
Hoje, mais de 4.300 helicópteros da família H125 estão voando pelo mundo nas condições mais exigentes. O H125 é o líder absoluto de mercado na categoria de helicópteros monomotores intermediários, alcançando uma participação de mercado de cerca de 80% em 2024.
Em 2024, a família Ecureuil comemorou 40 milhões de horas de voo e 50 anos desde seu voo inaugural.
FONTE: Airbus Helicopters