O Rei Charles embarcou hoje (3) na nau capitânia da Royal Navy (RN), o porta-aviões HMS Prince of Wales, enquanto navegava pelo Canal da Mancha, durante os estágios finais de seu treinamento intensivo antes da sua implantação no Indo-Pacífico, em uma missão que aprofundará as parcerias de defesa do Reino Unido e promovendo a segurança e a estabilidade.
É a primeira vez, em quase 40 anos, que um monarca reinante se junta a um navio de guerra da RN em operação no mar, destacando a importância da missão que o porta-aviões vai liderar nas próximas semanas.
O Rei Charles visitou o navio de guerra de 65.000 toneladas e observou os caças F-35B Lightning no convoo, que em breve estará operando, além dos caças, com helicópteros e drones durante a implantação global.
O comandante do HMS Prince of Wales, Capt. Will Blackett, disse que “Foi uma grande honra receber Sua Majestade a bordo. Pude mostrar a ele em primeira mão que o HMS Prince of Wales está pronto e a disposição do Reino Unido quando solicitado. Sua visita elevou a moral da tripulação do meu navio e estamos ansiosos para deixá-lo mais orgulhoso com todos os nossos esforços este ano.”
O Rei não é um estranho às operações aéreas a bordo de porta-aviões. Ele já foi voando em um Buccaneer para o HMS Ark Royal em 1977, a partir da RNAS Yeovilton. Embora fosse um piloto experiente, o então Príncipe de Gales, voou no backseat enquanto o Lt Cdr. Tony Morton, então Comandante do 809 NAS, pilotou o avião.
Na visita de hoje, o Rei Charles pousou a bordo em um helicóptero Merlin, acompanhado do First Sea Lord Almirante Sir Ben Key.
O Rei seguiu os passos da falecida Rainha Elizabeth II, que visitou o porta-aviões HMS Queen Elizabeth em 2021.
FONTE: RN
ADAPTAÇÃO: DAN