Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Ciência e Tecnologia

Airbus e VDL Group vão produzir um terminal de comunicação a laser aerotransportado

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
10/01/2023 - 12:58
em Ciência e Tecnologia
0
0
compartilhamentos
492
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

A Airbus e o VDL Group assinaram um acordo de parceria para o desenvolvimento e fabricação de um terminal de comunicação a laser para aeronaves, conhecido como UltraAir.

Com base no desenvolvimento liderado pela Airbus e pela Organização Holandesa para Pesquisa Científica Aplicada (TNO), as duas empresas prepararão agora uma demonstração de um protótipo e um primeiro teste de voo em 2024.

A partir de 2024, a Airbus e a VDL Group, um fornecedor industrial holandês de alta tecnologia, irão industrializar ainda mais o protótipo para torná-lo pronto para integração com uma aeronave hospedeira. A VDL traz design para produção para a parceria e fabricará sistemas críticos. Um teste de voo deste protótipo está planejado para ocorrer em 2025 em uma aeronave.

O UltraAir permitirá a troca de grandes quantidades de dados usando feixes de laser em uma rede de estações terrestres e satélites, em órbita geoestacionária a 36.000 km acima da Terra. Com tecnologia incomparável, incluindo um sistema mecatrônico óptico altamente estável e preciso, este terminal a laser abrirá caminho para taxas de transmissão de dados que podem atingir vários gigabits por segundo, ao mesmo tempo em que fornece anti-interferência e baixa probabilidade de interceptação.

Dessa forma, o UltraAir permitirá que aeronaves militares e VANT (Veículos Aéreos Não Tripulados) se conectem em uma nuvem de combate de vários domínios, graças a constelações de satélites baseadas em laser, como o SpaceDataHighway da Airbus.

Este é um marco importante no roteiro da estratégia geral da Airbus para impulsionar ainda mais as comunicações a laser, o que trará os benefícios dessa tecnologia como um diferencial importante para fornecer colaboração de combate em vários domínios, tanto para clientes governamentais quanto de defesa. A longo prazo, o UltraAir também pode ser implementado em aeronaves comerciais para permitir que os passageiros das companhias aéreas estabeleçam conexões de dados de alta velocidade.

Consideradas a solução para o tráfego de dados na era quântica, as tecnologias de comunicação a laser são a próxima revolução nas comunicações por satélite (satcom). A medida que a demanda por largura de banda de satélite está crescendo, as bandas de radiofrequência de satcom tradicionais estão enfrentando gargalos.

A comunicação a laser traz 1.000 vezes mais dados, 10 vezes mais rápido que a rede atual. Os links de laser também têm a vantagem de evitar interferência e detecção, em comparação com frequências de rádio já lotadas, eles são extremamente difíceis de interceptar devido a um feixe muito mais estreito. Assim, os terminais de laser podem ser mais leves, consumir menos energia e oferecer segurança ainda melhor do que o rádio.

Cofinanciado pela Airbus e VDL Group, o projeto UltraAir também é apoiado pelo programa ESA ScyLight (Secure and Laser Communication Technology) e pelo programa “NxtGen Hightech”, como parte do Dutch Growth Fund, liderado pela TNO e um grande grupo de empresas holandesas.

Tags: AirbusAirbus GroupAirbus UltraAirDutch Growth FundESA ScyLight (Secure and Laser Communication Technology)NxtGen HightechSatcomVDL Group
Notícia Anterior

Taurus lança pistola TX22 Compact nos EUA

Próxima Notícia

RMT 0200: A importância do radar meteorológico na prevenção de desastres naturais

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

Airbus Helicopters entrega os dois primeiros H225M para Aviação do Exército do Iraque

03/05/2025 - 14:08
Aviação

Airbus US Space & Defense e Shield IA vão integrar o Hivemind no MQ-72C

03/05/2025 - 12:18
Aviação

LAAD: Airbus demonstrou seu UAS expedicionário Flexrotor no CAEx

04/04/2025 - 12:12
Carregar mais
Próxima Notícia

RMT 0200: A importância do radar meteorológico na prevenção de desastres naturais

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval