Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha
Hoje (04/08), chegou ao fim a história do Navio-Aeródromo São Paulo (A 12) no Brasil, com início da viagem do ex-Capitânia da Esquadra Brasileira para seu destino final na Turquia.
O Rebocador holandês ‘Alp Centre’, que chegou ao Rio de Janeiro no último dia 27/07, iniciou hoje as manobras para desatracar o casco do Ex-NAe São Paulo do cais do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), onde permaneceu aguardando o desenrolar do seu leilão, quando foi arrematado por R$ 10.550.000,00 no dia 16/03/2021.
Bravo Zulu NAe São Paulo!
Poxa!!!
Servi no Minas Gerais de 1981 a 1984 e me deu uma tristeza vê-lo em pedaços!
O São Paulo nem cheguei a ver.
Foram lares de muitas pessoas estes dois vovôs. Fazem parte da vida de muitos.
Compramos um Marea, inevitávelmente tivemos que vender no desmanche do tio Turco.
Espero que priorizem os submarinos agora, principalmente o nuclear, pode ser caro, mas dá prestígio e respeito militar. O SP viraria um alvo fácil contra qualquer marinha de 1º mundo.
Penso só que o desmanche deveria ser feito no Rio de Janeiro mesmo em estaleiros parados tipo Ishikawashima, o ferro todo beneficiado no Brasil na CSN de Volta Redonda, mas é prática vender à Aliaga ou Alang para desmanche, atravessar o Oceano Atlântico todo o Mediterrâneo chegando só em 7 de Setembro a isso, va que acontece como foi com o América em Fuerto Ventura e aí fica o material desperdicado. Mas está correto desmanchar este navio de 54 anos super obsoleto. Quando tinha a Promef, fez-se 15 dos 74 navios propostos e com governos Brasileiros e Amarelos encerrou-se trabalho em quase todos estaleiros, de Mauá até Atlântico Sul em Pernambuco. Ora até os FPSO da Petrobrás vêem agora da China, absurdo, O brasil desce com mais de 50 Bulkers diariamente da Pontada Madeira levando minério barato à China, e importando navios caros, enquanto no Brasil tem-se vários estaleiros, gente capacitada, engenheiros precisando de um bom emprego…… A China que desmanche suas próprias montanhas e nao em Carajás…… Lamento
E assim termina, melancolicamente, a história de operação de Navios Aeródromos na Marinha do Brasil…
Página virada. Priorizar os recursos em asa rotativa, UAVs táticos e de patrulha e quem sabe asa fixa ASW.
Já vai tarde!
Nota ZERO para tudo que apareceu até agora da partida do São Paulo para a Turquia … cadê os drones Kkkkkkkkkkkk
Drones ao lado do SDU?!?! Tá “çerto”… kkkk
Meu tio estava aí mestrando no rebocador da Camorim nessa faina.
O que me deu mais tristeza de ver indo embora foi Minas Gerais, São Paulo nem tanto.
Graças a deus! Finalmente essa história termina. Um grave erro na minha visão a compra deste meio, consumiu muitos recursos preciosos que poderiam ter ido para outras áreas da MB e não deu o resultado esperado, inclusive tomou a vida de marinheiros em acidentes. Compra irresponsável, que aquisições assim não se repitam.
Graças a Deus!!
Liberar espaço para novos barcos!
Boa tarde amigo Guilherme o ndcc Mattoso Maia não está mais no AMRJ?Dizem que ele
foi fazer testes de mar mas deu problema de maquinas é verdade?
obrigado.
abraço.
Poderia ter sido modernizado? Essa é a minha dúvida.
O custo era altíssimo e não havia garantias de que o resultado seria o esperado. Por isso a MB desistiu dele.
Obrigado Padilha, pela resposta…
Sim, poderia! Mas a um alto custo e sem garantia de que após modernizado atenderia ao esperado dela.
Obrigado Guilherme Wiltgen pela resposta.
👍🏻🇧🇷
BZ!
Bon voyage…