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Home Naval

Você sabe como é feito o Load-In de um submarino no AMRJ?

Luiz Padilha por Luiz Padilha
26/02/2024 - 14:44
em Naval
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Por Luiz Padilha

A manobra de Load-In consiste em retirar o submarino da água e colocá-lo no interior da Oficina de Construção de Submarinos, para o início de seu Período de Manutenção Geral (PMG), no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ).

Tocador de vídeo
https://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Load-in.mp4

Media error: Format(s) not supported or source(s) not found

Fazer download do arquivo: https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2024/02/Load-in.mp4?_=1
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Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.

A animação que colocamos aqui demonstra todo o processo em colocar o submarino Timbira dentro do dique e ao esvazia-lo, o submarino estará corretamente apoiado nos berços da balsa. Esta por sua vez, esgotará toda água de seu interior, para quando o dique voltar a se encher, a mesma flutue com o submarino junto.

Após a balsa ser retirada do dique seco com o submarino já apoiado nos berços especiais, a balsa é conduzida a posição de entrada para o galpão da Oficina de Construção de Submarinos, onde através de pontes especiais construídas para a manobra, o submarino será levado para dentro, onde é realizado o PMG.

Clique na imagem abaixo e veja como foi o Load-In do submarino Tamoio.

 

Tags: Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ)Load-InSubmarino Tamoio (S 31)Submarino Timbira (S 32)
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Comentários 17

  1. XO says:
    1 ano atrás

    Apenas para conhecimento, o SELENA da BNA faz (ou fazia, nao sei como está) uma manobra semelhante, mas bem menos complexa…

    Responder
  2. XO says:
    1 ano atrás

    Parabéns pela matéria, ficou excelente… FA !!!

    Responder
  3. Marcello says:
    1 ano atrás

    Está de parabéns o vídeo é muito bom, explica com bastante detalhe todo o processo. É fantástico!

    Responder
  4. Roberto Land says:
    1 ano atrás

    Mais uma vez, gastou-se um monte de dinheiro e o submarino deu baixa ano passado…
    Luiz, depois dessa manutenção, você sabe quantas vezes o Tamoio foi utilizado até a bsixa? Se que chegou a ser utilizado nesse período né?
    Obrigado pela atenção!

    Responder
    • FERNANDO VIDAL says:
      1 ano atrás

      Pensar que o Equador e a Colômbia mantém operacionais submarinos IKL-206 da década de 70 e a MB irá desativar submarinos construídos nos anos 90 e modernizados recentemente…

      Responder
      • João says:
        1 ano atrás

        Pelo menos nessa parte estamos bem.

        Responder
    • Luiz Padilha says:
      1 ano atrás

      O submarino Tamoio entrou para fazer o PMG, mas surgiram problemas onde o custo para consertar e por ele de volta se tornou inviável financeiramente, por isso ele deu baixa.

      Responder
      • Roberto Land says:
        1 ano atrás

        Obrigado pela resposta Luiz!
        Ou seja, mais uma vez a Marinha gastou uma pilha de dinheiro para depois tirar de serviço.
        Se tivesse acontecido uma vez, tudo bem, mas parece que torrar dinheiro com manutencoes improdutivas virou um tipo de expertise da nossa Marinha.
        Ceará, Rio de Janeiro,Sao Paulo, Marajó, Matoso Maia, Tamoio e provavelmente com o Gastao Mota. Esqueci de alguem?
        O que nao seria possivel fazer com toda essa grana que a Marinha jogou no ralo?

        Responder
        • Luiz Padilha says:
          1 ano atrás

          Concordo com alguns exemplos, mas no caso do Tamoio foi diferente. Não posso dizer o problema, mas saiba que o custo para reparar X o tempo de vida útil do submarino não compensava.

          Responder
  5. Roberto says:
    1 ano atrás

    Ficou muito boa a matéria, parabéns!!!….
    Gosto muito qd o texto vem acompanhado de muitas, fotos, vídeos e explicações…
    Obrigado
    Abraço

    Responder
  6. Matheus Lucas says:
    1 ano atrás

    Na 1 imagem da pra ver claramente o que seria o outro npa classe macaé por fala nisso procede que terá mas 1 fora o mangaratiba e se sim seria estes pedaços da foto ?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      1 ano atrás

      O novo NPa não será com esses pedaços. O novo será o da EMGEPRON.

      Responder
    • Colombelli says:
      1 ano atrás

      Cmt da marinha anunciou mais im macae em 2030 e depois dera no novo modelo

      Responder
  7. Tomcat4,5 says:
    1 ano atrás

    Ficou muito bacana o vídeo hein, excelente!!!

    Responder
  8. Fabio says:
    1 ano atrás

    Boa tarde Padilha parabéns pela matéria muito interessante. Padilha vc sabe quando o Mangaratiba será lançado ao mar ?

    Obrigado
    Abs

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      1 ano atrás

      Não sei responder

      Responder
    • Colombelli says:
      1 ano atrás

      Previsao 2026

      Responder

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