Com o apoio de 53 instituições públicas e privadas, o evento visa promover um amplo debate sobre os desafios para o cumprimento da meta estabelecida pela International Maritime Organization (IMO), organismo da ONU regulador da navegação global. A IMO atualizou sua estratégia para alcançar o net zero de emissões na navegação mundial por volta de 2050. O secretário geral da IMO, Arsenio Dominguez, fez a apresentação de abertura do evento.
O seminário pretende alertar os principais atores e decisores dos setores envolvidos para a urgência da transição energética no mar e destacar as vantagens comparativas e competitivas do Brasil na substituição dos combustíveis fósseis por alternativas verdes. Com as discussões, acredita-se poder delinear as bases para a construção de um plano nacional para a Transição Energética no Mar, com diretrizes para subsidiar novas políticas públicas e arcabouços regulatórios. Ainda, articular a constituição e coordenação de um comitê de alto nível para atuar com os temas relacionados à transição energética no mar.
A Organização Marítima Internacional (IMO) está definindo metas ambiciosas de descarbonização para os próximos anos, que envolvem a redução de 30% de gases do efeito estufa (GEE) até 2030 e de 80% até 2040. Até 2050, a meta é alcançar net zero de emissões na navegação mundial. A partir de 2027 deve ser adotada uma penalização sobre as emissões no mar. Para alcançar estas metas, cada país necessitará de esforços concentrados, unindo governos, iniciativa privada, agentes financiadores e academia.
Brasil – Mais de 90% do comércio mundial atravessa os mares. Segundo a OCDE, os oceanos representam a sétima maior economia do mundo, que pode chegar a US$ 3 trilhões. A economia do mar precisa ser pensada de forma integrada e inclusiva, envolvendo navios, estaleiros, portos, corredores marítimos, exportadores e importadores, fornecedores de suprimentos e equipamentos. Além do turismo costeiro, pesca e aquicultura, defesa e segurança marítimas, bioeconomia azul, serviços de ecossistemas marinhos.
O Brasil é um país Atlântico com 95% do comércio exterior transportado pelo mar. O país possui uma Amazônia Azul pois, no mar, estão 95% do nosso petróleo, 80% do nosso gás natural, 45% do nosso pescado e um imenso potencial em energia renovável, minerais críticos, biodiversidade, centros portuários e pólos navais. Cerca de 80% da população brasileira vive em faixa de até 200 km de distância do litoral, com 17 estados e as 16 cidades mais populosas do país localizados em região costeira.
Na programação dos dois dias, estarão em pauta impactos sobre diversos setores da economia brasileira, combustíveis verdes, papel da indústria e da tecnologia naval, os riscos comerciais e oportunidades produtivas para o agronegócio, corredores verdes para navegação e comércio exterior.
Boa noite Padilha será que vao liberar verba do BNDES para navios militares?
2 Padilha vc viu a entrevista com o contra almirante Carlos Roberto ele falou que teremos novas fragatas Tamandaré diferente das 4 iniciais?