Por Guilherme Wiltgen
O 3°/8° Grupo de Aviação realizou nesta sexta (27), o último voo com o helicóptero H-34 Super Puma na FAB.
As aeronaves que estão sendo desativadas fizeram, durante o dia de ontem, vários voos com todos os tripulantes marcando a despedida do H-34.
A família Puma na FAB
Em 26 de outubro de 1981, o 3º/8º GAv iniciou a substituição dos Bell UH-1H pelos pelos novos helicópteros de fabricação francesa Aerospatiale SA 330 Puma (CH-33 na FAB), quando então passou a ser conhecido como “Esquadrão Puma”.
Em 1986, o CH-33 deu baixa e foi substituído pelo CH-34 Super Puma (hoje H-34), que permaneceu em operação até esta sexta-feira, 27 de novembro de 2015.
Nestes 29 anos, a FAB acumulou mais de 48 mil horas voo nos valentes H-34 Super Puma.
O H-34 está sendo substituído pelo H-36 Caracal (H225M) no 3º/8º GAv, a versão mais moderna da lendária família de helicópteros Puma.
Como ficará a operacionalidade do 3/8, visto que recebeu apenas um exemplar do H-36 ?
Uma despedida que poderia ser postergada, o fato de meios mais modernos estarem entrando em serviço no lugar dos H-34 Super Puma é necessário e bem vindo mas deixo a questão no ar.
Mesmo com 29 anos de bons serviços prestados ao Brasil estes vetores ainda tem potencial de modernização para serem utilizados por mais duas décadas ao menos, é óbvio que uma avaliação de custo seria necessária mas por alto seria uma possibilidade sim. Num país tão grande e com grandes zonas sem proteção ou presença militar montar uma nova unidade com estas aeronaves geraria uma maior projeção da FAB em regiões menos atendidas e ampliando a capacidade da força como um todo.
O H-34+ (um jeito de diferenciar ele “modernizado”) pode ser uma versão melhorada e se aproximando dos H-36 podendo assim prestar serviço mais alguns anos. Agora o que nos resta é ver qual será o destino das células.
Provavelmente não há verbas para uma modernização
Positivo.
Novidade…
Uma despedida que poderia ser postergada, o fato de meios mais modernos estarem entrando em serviço no lugar dos H-34 Super Puma é necessário e bem vindo mas deixo a questão no ar.
Mesmo com 29 anos de bons serviços prestados ao Brasil estes vetores ainda tem potencial de modernização para serem utilizados por mais duas décadas ao menos, é óbvio que uma avaliação de custo seria necessária mas por alto seria uma possibilidade sim. Num país tão grande e com grandes zonas sem proteção ou presença militar montar uma nova unidade com estas aeronaves geraria uma maior projeção da FAB em regiões menos atendidas e ampliando a capacidade da força como um todo.
O H-34+ (um jeito de diferenciar ele “modernizado”) pode ser uma versão melhorada e se aproximando dos H-36 podendo assim prestar serviço mais alguns anos. Agora o que nos resta é ver qual será o destino das células.
Provavelmente não há verbas para uma modernização
Positivo.
Novidade…
A França usa os Super Pumas bem mais intensamente que a FAB e só modernizar não sei se pode colocar os aviônicos entubados de Israel mais e o melhor custo beneficio do momento.
Ou a FAB vai complementar com os blackhawk?
Como ficará a operacionalidade do 3/8, visto que recebeu apenas um exemplar do H-36 ?
A França está modernizando os super Puma, deveríamos fazer o mesmo, se a FAB não quer mais, teriam grande utilidade, modernizados no EB ou nos Fuzileiros navais, digo, marinha, pois o Brasil é um país continental e não pode simplesmente estocar aeronaves desta qualidade, seria um desperdício.
Me parece um pouco prematura a retirada. As células poderiam ser modernizadas e repassadas às forças estaduais ou mesmo ao EB ou ao CFN para operação na Amazônia. Sò não vale doar aos vizinhos cucarachos.
Também acho, ninguém da nada de graça pra nós, se quiser vai ter que comprar. Mas prefiro que seja reaproveitado por aqui mesmo.
Douglas….bingo…….aguarde….. Sds
Quase 30 anos de bons serviços prestados, e os lobistas de equipamentos anglo/yankees ainda vem dizer que foram os Caracal foram entubados nas F.A….Quando é evidente que a longa experiência da FAB com os Puma, também influenciou na escolha dos H225M.
A França usa os Super Pumas bem mais intensamente que a FAB e só modernizar não sei se pode colocar os aviônicos entubados de Israel mais e o melhor custo beneficio do momento.
Ou a FAB vai complementar com os blackhawk?
Poderia servir de material de pesquisa para o primeiro helicóptero de combate da aviação brasileira? Seria só necessidade de vontade?? A África do sul assim fez, e deu certo, a China fez com outro modelo.
A França está modernizando os super Puma, deveríamos fazer o mesmo, se a FAB não quer mais, teriam grande utilidade, modernizados no EB ou nos Fuzileiros navais, digo, marinha, pois o Brasil é um país continental e não pode simplesmente estocar aeronaves desta qualidade, seria um desperdício.
Me parece um pouco prematura a retirada. As células poderiam ser modernizadas e repassadas às forças estaduais ou mesmo ao EB ou ao CFN para operação na Amazônia. Sò não vale doar aos vizinhos cucarachos.
Também acho, ninguém da nada de graça pra nós, se quiser vai ter que comprar. Mas prefiro que seja reaproveitado por aqui mesmo.
Douglas….bingo…….aguarde….. Sds
Quase 30 anos de bons serviços prestados, e os lobistas de equipamentos anglo/yankees ainda vem dizer que foram os Caracal foram entubados nas F.A….Quando é evidente que a longa experiência da FAB com os Puma, também influenciou na escolha dos H225M.
Pelo que foi noticiado anteriormente, o 3º/8º só recebeu 1 exemplar do Caracal até agora. Deram baixa dos Super Puma para ficar só com uma aeronave? Até quando?
Obrigado Mateus barbosa
Poderia servir de material de pesquisa para o primeiro helicóptero de combate da aviação brasileira? Seria só necessidade de vontade?? A África do sul assim fez, e deu certo, a China fez com outro modelo.
Pelo que foi noticiado anteriormente, o 3º/8º só recebeu 1 exemplar do Caracal até agora. Deram baixa dos Super Puma para ficar só com uma aeronave? Até quando?
Obrigado Mateus barbosa
Foi bem preservado, nem parece tão velho assim.
A excelência do projeto! Operado por mais de 35 forças militares e mais de 1000 operadores civis.
Somente quem já tem uma opinião pré concebido e mal embasada para criticar esta aeronave e sua evolução.
CM
Acredito que, ante a necessidade de ainda mais meios de asas rotativas, poderia se avaliar a modernização das aeronaves ao mesmo nível das Caracal (pelo menos a parte da aviônica). Em todo caso, o destino seria a venda?
Rogério, em 1986 A FAB recebeu 10 AS-332 SUPER PUMA(H-34) e em 1997 recebeu mais 1 VH-34 para transporte VIP(presidencial), e sobre os CARACAL a FAB irá receber 16 H-36 e 2 VH-36 para transporte VIP.
Prestou. ….um ótimo serviço na FAB. Que venha agora, os novas aeronaves de asas. ..rotativa.
O que será feito com os puma aposentados ?
O que será feito das células?
Quantos são ao total, e quantos caracal entraram em serviço para substituilos?
Foi bem preservado, nem parece tão velho assim.
A excelência do projeto! Operado por mais de 35 forças militares e mais de 1000 operadores civis.
Somente quem já tem uma opinião pré concebido e mal embasada para criticar esta aeronave e sua evolução.
CM
Acredito que, ante a necessidade de ainda mais meios de asas rotativas, poderia se avaliar a modernização das aeronaves ao mesmo nível das Caracal (pelo menos a parte da aviônica). Em todo caso, o destino seria a venda?
Rogério, em 1986 A FAB recebeu 10 AS-332 SUPER PUMA(H-34) e em 1997 recebeu mais 1 VH-34 para transporte VIP(presidencial), e sobre os CARACAL a FAB irá receber 16 H-36 e 2 VH-36 para transporte VIP.
Prestou. ….um ótimo serviço na FAB. Que venha agora, os novas aeronaves de asas. ..rotativa.
O que será feito com os puma aposentados ?
O que será feito das células?
Quantos são ao total, e quantos caracal entraram em serviço para substituilos?